A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de Amanhã

Evangelho de Amanhã – Leitura, Boa Nova e Reflexão de Amanhã

Evangelho de Amanhã: Preparando o Coração para a Palavra de Deus

A reflexão sobre o Evangelho de Amanhã é uma excelente maneira de preparar nosso coração e mente para a mensagem divina. Antecipar a leitura da Palavra de Deus nos permite meditar com mais profundidade e nos dispor a viver segundo os ensinamentos de Cristo.
 

Por que Meditar o Evangelho de Amanhã?

A antecipação da leitura do Evangelho nos proporciona diversos benefícios espirituais:
  • Preparação para a Missa – Ao refletir sobre a Palavra antes da celebração, conseguimos vivenciar melhor a liturgia.
  • Maior compreensão – Ler com antecedência nos ajuda a entender melhor o contexto e a mensagem.
  • Aplicação na vida cotidiana – Podemos planejar como aplicar os ensinamentos de Cristo em nosso dia a dia.
 

Como Refletir sobre o Evangelho de Amanhã?

  • Leia o texto com atenção – Procure um local tranquilo e concentre-se na leitura.
  • Medite sobre a mensagem – Pergunte-se: O que Deus quer me dizer com essa passagem?
  • Faça uma oração – Peça a Deus entendimento e graça para viver conforme Sua Palavra.
  • Coloque em prática – Pense em uma atitude concreta para incorporar os ensinamentos no seu dia.
 
Meditar sobre o Evangelho de Amanhã é uma forma poderosa de nos aproximarmos de Deus e nos prepararmos espiritualmente para viver sua mensagem. Que possamos cultivar esse hábito e permitir que a Palavra do Senhor ilumine nosso caminho todos os dias!
 

Leituras da Missa de amanhã

 

Calendário Litúrgico de Amanhã

Amanhã: Domingo V da Páscoa

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: At 14,21b-27
Salmo Responsorial: Sl 144(145),8-9.10-11.12-13ab (R. cf. 1)
2ª Leitura: Ap 21,1-5a
Evangelho: Jo 13,31-33a.34-35

Cor Litúrgica: Branco

domingo, 18 de maio de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

At 14,21b-27

Primeira Leitura (At 14,21b-27)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo e Barnabé, 21b voltaram para as cidades de Listra, Icônio e Antioquia. 22 Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: "É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus". 23 Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24 Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25 Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26 Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27 Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 144(145),8-9.10-11.12-13ab (R. cf. 1)

Responsório Sl 144(145),8-9.10-11.12-13ab (R. cf. 1)

- Bendirei o vosso nome, ó meu Deus, meu Senhor e meu Rei para sempre.

- Bendirei o vosso nome, ó meu Deus, meu Senhor e meu Rei para sempre.

- Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. 

- Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder! 

- Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração. 

2ª Leitura

Ap 21,1-5a

Segunda Leitura (Ap 21,1-5a)

Leitura do Livro do Apocalipse de São João

Eu, João, 1 vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. 3 Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: "Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles. 4 Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes". 5 Aquele que está sentado no trono disse: "Eis que faço novas todas as coisas". Depois, ele me disse: "Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho

Jo 13,31-33a.34-35

Evangelho (Jo 13,31-33a.34-35)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Eu vos dou novo preceito: que uns aos outros vos ameis, como eu vos tenho amado.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

- Glória a vós, Senhor.

31 Depois que Judas saiu do cenáculo disse Jesus: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33a Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34 Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. 35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Esta é a única salvação para nossa carne e nossa alma: caridade para com eles [doentes, necessitados] (São Gregório Nazianzeno)

  • O essencial nestas palavras é o "novo fundamento" do ser que nos foi dado. A novidade só pode vir do dom da comunhão com Cristo, do viver Nele (Bento XVI)

  • É vontade do nosso Pai ‘que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1 Tm 2, 3-4). Ele ‘usa de paciência [...], não querendo que ninguém se perca’ (2 Pe 3, 9). O seu mandamento, que resume todos os outros e nos diz toda a sua vontade, é que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou (86) (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.822)

  • Santo do Dia

    Sabemos, por meio de antigos testemunhos, que Vítor, mártir romano do século IV, foi enterrado no cemitério de Santa Basila, ao longo da Via Salária antiga. Às vezes, é recordado junto com outro mártir de origem egípcia: Santo Andrione de Alexandria, do qual, porém, se conhece apenas o nome.  
    Nascido em Aragão, Pascoal era um pastor. Tentou e conseguiu entrar para os Franciscanos Alcantarinos de Santa Maria de Loreto, mas permaneceu leigo, por não se sentir digno de emitir os votos. Pela sua devoção, foi chamado "serafim da Eucaristia". Faleceu em 1592 e foi canonizado em 1690.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico