A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de terça-feira, 1 de abril de 2025: Terça-feira da 4 semana da Quaresma

Evangelho do Dia

 
A leitura diária do Evangelho é uma prática espiritual que fortalece a fé, orienta nossas ações e nos aproxima de Deus. Todos os dias, a Igreja Católica apresenta um trecho do Evangelho para reflexão e oração, ajudando os fiéis a meditar sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.
 

A Importância do Evangelho do Dia

 
O Evangelho do Dia é uma fonte de inspiração e transformação. Ele nos convida a aprofundar nossa relação com Deus, a praticar a caridade e a viver conforme os princípios do amor e da justiça. A cada dia, somos chamados a refletir sobre as palavras de Cristo e aplicá-las em nossa vida cotidiana.
 

Como Meditar o Evangelho do Dia

 
Leitura Atenta – Leia o trecho do Evangelho com calma e atenção, buscando compreender sua mensagem central.
 
Reflexão Pessoal – Pergunte-se: O que essa passagem me ensina? Como posso aplicá-la em minha vida?
 
Oração – Converse com Deus sobre o que leu, pedindo força e sabedoria para viver conforme Seus ensinamentos.
 
Ação Concreta – Identifique uma atitude prática que pode ser transformada a partir da mensagem do Evangelho.
 
 
Meditar o Evangelho do Dia é uma forma de escutar a voz de Deus e permitir que Ele guie nossos passos. Que possamos, diariamente, buscar essa conexão com Cristo, fortalecendo nossa fé e nosso compromisso com o bem.
 
Que a Palavra de Deus ilumine sua vida hoje e sempre!
 

Calendário Litúrgico

Hoje: Terça-feira da 4ª semana da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Ez 47,1-9.12
Salmo Responsorial: Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R. 8)
Evangelho: Jo 5,1-16

Cor Litúrgica: Roxo

Evangelho de terça-feira, 1 de abril de 2025: Terça-feira da 4 semana da Quaresma

1ª Leitura

Eclo 17,1-13

Primeira Leitura (Eclo 17,1-13)

Leitura do Livro do Eclesiástico

1 Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. 2 E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3 Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra. 4 Em todo ser vivo infundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros. 5 Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos, e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e de sabedoria. 6 Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e o mal. 7 Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8 Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu Nome santo e proclamassem as grandezas de suas obras. 9 Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a lei da vida. 10 Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos. 11 Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seus ouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse: "Tomai cuidado com tudo o que é injusto!" 12 E a cada um deu mandamentos em relação ao seu próximo. 13 Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem ficar ocultos a seus olhos.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 102(103),13-14.15-16.17-18a (R. cf. 17)

Responsório Sl 102(103),13-14.15-16.17-18a (R. cf. 17)

- O amor do Senhor por quem o respeita é de sempre e para sempre.

- O amor do Senhor por quem o respeita é de sempre e para sempre.

- Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, e se lembra que apenas somos pó. 

- Os dias do homem se parecem com a erva, ela floresce como a flor dos verdes campos; mas apenas sopra o vento ela se esvai, já nem sabemos onde era o seu lugar. 

- Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança. 

Evangelho

Mc 10,13-16

Evangelho (Mc 10,13-16)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14 Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15 Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele". 16 Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Temos de sentir desgosto de nós próprios quando pecamos, pois o pecado desgosta ao Senhor. E, devido a que no estamos livres de pecado, pelo menos tentemos ser parecidos com Deus no nosso desgosto pelo que a Ele lhe desgosta (São Agostinho)

  • A Igreja tem sempre as suas portas abertas. A igreja é a casa de Jesus e Jesus acolhe. Se a alguém está ferido, o que faz Jesus? ¿Ele lhe castiga por estar ferido? Não, Ele vai e carrega-o nos seus ombros. E esto é misericórdia (Francisco)

  • Jesus praticou actos, como o perdão dos pecados, que O manifestaram como sendo o próprio Deus salvador. Alguns judeus, que, não reconhecendo o Deus feito homem viam n'Ele ‘um homem que se faz Deus’ (Jo 10,33, julgaram-no como blasfemo (Catecismo da Igreja Católica, n.º 594)

  • Santo do Dia

    Venâncio, bispo de Salona, atual Croácia, viveu entre os séculos III e IV; é venerado junto com os Santos Anastácio, Mauro, Pauliniano, Télio, Estério, Septímio, Antioquiano e Graiano, seus companheiros de martírio, que, como ele, também eram provenientes da Dalmácia e da Ístria.  
    Hugo queria ser monge, mas, por 50 anos, governou a diocese de Grenoble. Gregório VII, o reformador, quis Hugo na linha de frente para restaurar os bons costumes do clero e ensinar o povo. Este foi o desejo também de sete Pontífices sucessivos, o último dos quais, Inocêncio II, o canonizou em 1134.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico