Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
A fiel Jerusalémcanta um hino triunfal,celebrando, jubilosa,Jesus Cristo, a Luz pascal.A serpente é esmagadapelo Cristo, leão forte,que ressurge e chama à vidaos cativos pela morte.Ele vence, refulgindode grandeza e majestade.Ele faz de céus e terrauma pátria de unidade.Nosso canto suplicantepede ao Rei ressuscitadoque receba no seu Reinoo seu povo consagrado.Ó Jesus, do vosso povosede o júbilo pascal.Dai aos novos pela graçaa vitória triunfal.Glória a vós, Jesus invicto,sobre a morte triunfante.Com o Pai e o Santo Espíritosois luz nova e radiante.
Salmodia
Ant. 1 O Cristo por nós se entregoucomo oferta agradável a Deus. Aleluia.
Salmo 50(51)
Tende piedade, ó meu Deus!
Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).
–3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me!–4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa!
–5 Eu reconheço toda a minha iniquidade, *o meu pecado está sempre à minha frente.–6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *e quanto é reto o julgamento que fazeis.–7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *e pecador já minha mãe me concebeu.
–8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *na intimidade me ensinais sabedoria.–9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *e mais branco do que a neve ficarei.
–10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *e exultarão estes meus ossos que esmagastes.–11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões!
–12 Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido.–13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
–14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso!–15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados.
–16 Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça!–17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor!
–18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *e, se oferto um holocausto, o rejeitais.–19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *não desprezeis um coração arrependido!
–20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *reconstruí Jerusalém e os seus muros!–21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *os holocaustos e oblações em vosso altar!
Ant. O Cristo por nós se entregoucomo oferta agradável a Deus. Aleluia.
Ant. 2 Jerusalém, cidade santa, brilharás qual luz fulgente.Aleluia.
Cântico Tb 13,8-11.13-14ab.15-16ab
Ação de graças pela libertação do povo
Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém… brilhando com a glória de Deus (Ap 21,10-11).
–8 Dai graças ao Senhor, vós todos, seus eleitos; *celebrai dias de festa e rendei-lhe homenagem.
–9 Jerusalém, cidade santa, o Senhor te castigou, *por teu mau procedimento, pelo mal que praticaste.
–10 Dá louvor ao teu Senhor, pelas tuas boas obras, *para que ele, novamente, arme, em ti, a sua tenda.
– Reúna em ti os deportados, alegrando-os, sem fim! *ame em ti todo infeliz pelos séculos, sem fim!
=11 Resplenderás, qual luz brilhante, até os extremos desta terra; †virão a ti nações de longe, dos lugares mais distantes, *invocando o santo nome, trazendo dons ao Rei do céu.
– Em ti se alegrarão as gerações das gerações *e o nome da Eleita durará por todo o sempre.
–13 Então, te alegrarás pelos filhos dos teus justos, *todos unidos, bendizendo ao Senhor, o Rei eterno.
–14 Haverão de ser ditosos todos quantos te amam, *encontrando em tua paz sua grande alegria.
=15 Ó minh’alma, vem, bendize ao Senhor, o grande Rei, †16 pois será reconstruída sua casa em Sião, *que para sempre há de ficar pelos séculos, sem fim.
Ant. Jerusalém, cidade santa, brilharás qual luz fulgente.Aleluia.
Ant. 3 Vi a nova Sião vir descendo dos céus. Aleluia.
Salmo 147(147 B)
Restauração de Jerusalém
Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro (Ap 21,9).
–12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! *Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
–13 Pois reforçou com segurança as tuas portas, *e os teus filhos em teu seio abençoou;–14 a paz em teus limites garantiu *e te dá como alimento a flor do trigo.
–15 Ele envia suas ordens para a terra, *e a palavra que ele diz corre veloz;–16 ele faz cair a neve como lã *e espalha a geada como cinza.
–17 Como de pão lança as migalhas do granizo, *a seu frio as águas ficam congeladas.–18 Ele envia sua palavra e as derrete, *sopra o vento e de novo as águas correm.
–19 Anuncia a Jacó sua palavra, *seus preceitos e suas leis a Israel.–20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, *a nenhum outro revelou os seus preceitos.
Ant. Vi a nova Sião vir descendo dos céus. Aleluia.
Leitura breve At 5,30-32O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem.Responsório breveR. O Senhor ressurgiu do sepulcro. * Aleluia, aleluia.R. O Senhor.V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia.Glória ao Pai. R. O Senhor.
CÂNTICO EVANGÉLICO (BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Vou preparar para vós um lugare ao voltar vou levar-vos comigo,para que onde estou estejaisvós também junto a mim. Aleluia.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Ant. Vou preparar para vós um lugare ao voltar vou levar-vos comigo,para que onde estou estejaisvós também junto a mim. Aleluia.
PrecesRezemos a Deus Pai, que ressuscitou Jesus de entre os mortos e dará a vida também aos nossos corpos mortais, pelo Espírito Santo que habita em nós. Digamos com fé:R. Senhor, por vosso Espírito Santo, dai-nos a vida!Pai santo, que aceitastes o sacrifício de vosso Filho, ressuscitando-o de entre os mortos,– recebei a oferenda que hoje vos apresentamos e conduzi-nos à vida eterna. R.Abençoai, Senhor, nossos trabalhos deste dia,– para que sirvam à vossa glória e à santificação de todos. R.Fazei que nossas atividades de hoje contribuam para a construção de um mundo melhor,– e que assim procedendo, possamos chegar ao vosso reino celeste. R.Abri hoje nossos olhos e nosso coração para as necessidades de nossos irmãos e irmãs,– a fim de que todos nos amemos e nos sirvamos uns aos outros. R.(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Surge a hora terceira, em que Cristofoi, por nós, elevado na cruz;fuja a mente de toda soberba,vá na prece buscar sua luz.Quem o Cristo acolheu no seu íntimo,deve ter sempre pura intenção,implorando ao Espírito Santoque ele habite no seu coração.Esta hora pôs fim à velhice,destruindo do crime as raízes;e, a seguir, pela graça de Cristo,começaram os tempos felizes.Glória a vós, que vencestes a mortee brilhais, com o Pai, Sumo Bem,e a chama de Amor, Santo Espírito,pelos séculos eternos. Amém.
Salmodia
Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
Salmo 118(119),161-168
XXI (Sin)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22).
–161 Os poderosos me perseguem sem motivo; *meu coração, porém, só teme a vossa lei.–162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, *quanto alguém ao encontrar grande tesouro.
–163 Eu odeio e detesto a falsidade, *porém amo vossas leis e mandamentos!–164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, *porque justos são os vossos julgamentos.
–165 Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.–166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, *pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.
–167 Obedeço fielmente às vossas ordens, *e as estimo ardentemente mais que tudo.–168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *os meus caminhos estão todos ante vós.
Salmo 132(133)
Alegria da união fraterna
Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7).
–1 Vinde e vede como é bom, como é suave *os irmãos viverem juntos bem unidos!
–2 É como um óleo perfumado na cabeça, *que escorre e vai descendo até à barba;– vai descendo até à barba de Aarão, *e vai chegando até à orla do seu manto.
–3 É também como o orvalho do Hermon, *que cai suave sobre os montes de Sião.– Pois a eles o Senhor dá sua bênção *e a vida pelos séculos sem fim.
Salmo 139(140),2-9.13-14
Tu és o meu refúgio
O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45).
–2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, *dos homens violentos defendei-me,–3 dos que tramam só o mal no coração *e planejam a discórdia todo o dia!–4 Como a serpente eles afiam suas línguas, *e em seus lábios têm veneno de uma víbora.
=5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, †defendei-me contra o homem violento, *contra aqueles que planejam minha queda!=6 Os soberbos contra mim armaram laços, †estenderam-me uma rede sob os pés *e puseram em meu caminho seus tropeços.
–7 Mas eu digo ao Senhor: “Vós sois meu Deus, *inclinai o vosso ouvido à minha prece!”–8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, *vós protegeis minha cabeça no combate!–9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! *Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram!
–13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, *defenderá a causa justa de seus pobres.–14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, *e junto a vós habitarão os homens retos.
Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
Leitura breve At 2,32.36Deus ressuscitou Jesus e disto todos nós somos testemunhas. Portanto, que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes.V. O Senhor ressurgiu realmente. Aleluia.R. E apareceu a Simão.Aleluia.
Oração
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vinde, servos suplicantes,elevai a mente e a voz:celebrai com vossos cantos,o amor de Deus por nós.Porque foi neste momentoque a sentença de um mortalentregou à morte injustao Juiz universal.E nós, súditos humildes,por amor e por temor,contra todo mau desígniodo perverso tentador,
imploremos a clemênciade Deus Pai, eterno Bem,do seu Filho, nosso Rei,e do Espírito Santo. Amém.
SalmodiaAnt. Aleluia, aleluia, aleluia.
Salmo 118(119),161-168
XXI (Sin)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22).
–161 Os poderosos me perseguem sem motivo; *meu coração, porém, só teme a vossa lei.–162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, *quanto alguém ao encontrar grande tesouro.
–163 Eu odeio e detesto a falsidade, *porém amo vossas leis e mandamentos!–164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, *porque justos são os vossos julgamentos.
–165 Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.–166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, *pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.
–167 Obedeço fielmente às vossas ordens, *e as estimo ardentemente mais que tudo.–168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *os meus caminhos estão todos ante vós.
Salmo 132(133)
Alegria da união fraterna
Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7).
–1 Vinde e vede como é bom, como é suave *os irmãos viverem juntos bem unidos!
–2 É como um óleo perfumado na cabeça, *que escorre e vai descendo até à barba;– vai descendo até à barba de Aarão, *e vai chegando até à orla do seu manto.
–3 É também como o orvalho do Hermon, *que cai suave sobre os montes de Sião.– Pois a eles o Senhor dá sua bênção *e a vida pelos séculos sem fim.
Salmo 139(140),2-9.13-14
Tu és o meu refúgio
O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45).
–2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, *dos homens violentos defendei-me,–3 dos que tramam só o mal no coração *e planejam a discórdia todo o dia!–4 Como a serpente eles afiam suas línguas, *e em seus lábios têm veneno de uma víbora.
=5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, †defendei-me contra o homem violento, *contra aqueles que planejam minha queda!=6 Os soberbos contra mim armaram laços, †estenderam-me uma rede sob os pés *e puseram em meu caminho seus tropeços.
–7 Mas eu digo ao Senhor: “Vós sois meu Deus, *inclinai o vosso ouvido à minha prece!”–8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, *vós protegeis minha cabeça no combate!–9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! *Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram!
–13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, *defenderá a causa justa de seus pobres.–14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, *e junto a vós habitarão os homens retos.
Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
Leitura breve Gl 3,27-28Vós todos que fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. O que vale não é mais ser judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um só, em Jesus Cristo.
V. Os discípulos ficaram muito alegres, aleluia,R. Por verem o Senhor ressuscitado. Aleluia.
Oração
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Esta hora brilhou e, esplendente,afastou toda nuvem da cruz.Despojando das trevas o mundo,restitui às nações nova luz.Nesta hora Jesus ressuscitado sepulcro os que haviam morridoe, a morte vencendo, eles saemcom um novo espírito infundido.Temos fé nessa aurora dos tempos,das cadeias da morte libertos,e nas graças da vida, que jorramcomo fonte a correr nos desertos.Glória a vós, que vencestes a morte,e no céu com o Pai, Sumo Bem,refulgindo na glória do Espíritoreinais hoje e nos séculos. Amém.
SalmodiaAnt. Aleluia, aleluia, aleluia.
Salmo 118(119),161-168
XXI (Sin)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22).
–161 Os poderosos me perseguem sem motivo; *meu coração, porém, só teme a vossa lei.–162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, *quanto alguém ao encontrar grande tesouro.
–163 Eu odeio e detesto a falsidade, *porém amo vossas leis e mandamentos!–164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, *porque justos são os vossos julgamentos.
–165 Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.–166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, *pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.
–167 Obedeço fielmente às vossas ordens, *e as estimo ardentemente mais que tudo.–168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *os meus caminhos estão todos ante vós.
Salmo 132(133)
Alegria da união fraterna
Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7).
–1 Vinde e vede como é bom, como é suave *os irmãos viverem juntos bem unidos!
–2 É como um óleo perfumado na cabeça, *que escorre e vai descendo até à barba;– vai descendo até à barba de Aarão, *e vai chegando até à orla do seu manto.
–3 É também como o orvalho do Hermon, *que cai suave sobre os montes de Sião.– Pois a eles o Senhor dá sua bênção *e a vida pelos séculos sem fim.
Salmo 139(140),2-9.13-14
Tu és o meu refúgio
O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45).
–2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, *dos homens violentos defendei-me,–3 dos que tramam só o mal no coração *e planejam a discórdia todo o dia!–4 Como a serpente eles afiam suas línguas, *e em seus lábios têm veneno de uma víbora.
=5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, †defendei-me contra o homem violento, *contra aqueles que planejam minha queda!=6 Os soberbos contra mim armaram laços, †estenderam-me uma rede sob os pés *e puseram em meu caminho seus tropeços.
–7 Mas eu digo ao Senhor: “Vós sois meu Deus, *inclinai o vosso ouvido à minha prece!”–8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, *vós protegeis minha cabeça no combate!–9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! *Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram!
–13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, *defenderá a causa justa de seus pobres.–14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, *e junto a vós habitarão os homens retos.
Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.
Leitura breve 1Cor 5,7-8Lançai fora o fermento velho,para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Assim, celebremos a festa, não com velho fermento nem com o fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade.V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia.R. Pois o dia já declina. Aleluia.
Oração
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Eterno Rei e Senhor,Filho do Pai muito amado,à vossa imagem plasmastesAdão, do barro formado.Caiu o homem no mal,pelo inimigo enganado.Mas assumistes seu corponum seio virgem formado.Unido a nós como homem,vós nos unistes a Deus.Pelo Batismo, nos destesherdar o Reino dos céus.Para salvar todo homem,morrer na cruz aceitastes.Preço do nosso resgate,o vosso sangue doastes.Mas ressurgis, recebendodo Pai a glória devida.Por vós, também ressurgidos,teremos parte na vida.Sede, Jesus, para nós,gozo pascal, honra e glória.Os que nasceram da graça,uni à vossa vitória.Glória a Jesus triunfanteque a própria morte venceu.A ele, ao Pai e ao Espíritolouvor eterno no céu.
Salmodia
Ant. 1 Tanto Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único. Aleluia.
Salmo 144(145)
Louvor à grandeza de Deus
Justo és tu, Senhor, aquele que é e que era, o Santo (Ap 16,5).
I
–1 Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, *e bendizer o vosso nome pelos séculos.
–2 Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre.–3 Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *e ninguém pode medir sua grandeza.
–4 Uma idade conta à outra vossas obras *e publica os vossos feitos poderosos;–5 proclamam todos o esplendor de vossa glória *e divulgam vossas obras portentosas!
–6 Narram todos vossas obras poderosas, *e de vossa imensidade todos falam.–7 Eles recordam vosso amor tão grandioso *e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
–8 Misericórdia e piedade é o Senhor, *ele é amor, é paciência, é compaixão.–9 O Senhor é muito bom para com todos, *sua ternura abraça toda criatura.
–10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam!–11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder!
–12 Para espalhar vossos prodígios entre os homens *e o fulgor de vosso reino esplendoroso.–13 O vosso reino é um reino para sempre, *vosso poder, de geração em geração.
Ant. Tanto Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único. Aleluia.
Ant. 2 Ao Senhor, Rei eterno, imortal e invisívelhonra, glória e poder. Aleluia.
II
–13b O Senhor é amor fiel em sua palavra, *é santidade em toda obra que ele faz.–14 Ele sustenta todo aquele que vacila *e levanta todo aquele que tombou.
–15 Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam *e vós lhes dais no tempo certo o alimento;–16 vós abris a vossa mão prodigamente *e saciais todo ser vivo com fartura.
–17 É justo o Senhor em seus caminhos, *é santo em toda obra que ele faz.–18 Ele está perto da pessoa que o invoca, *de todo aquele que o invoca lealmente.
–19 O Senhor cumpre os desejos dos que o temem, *ele escuta os seus clamores e os salva.–20 O Senhor guarda todo aquele que o ama, *mas dispersa e extermina os que são ímpios.
=21 Que a minha boca cante a glória do Senhor †e que bendiga todo ser seu nome santo *desde agora, para sempre e pelos séculos.
Ant. Ao Senhor, Rei eterno, imortal e invisívelhonra, glória e poder. Aleluia.
Ant. 3 O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar,pois foi ele neste dia para mim libertação. Aleluia.
Cântico Ap 15,3-4
Hino de adoração
–3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *ó Senhor e nosso Deus onipotente!– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *ó Rei dos povos todos do universo!
(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)
=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †e quem não honraria o vosso nome? *Pois somente vós, Senhor, é que sois santo!
(R.)
= As nações todas hão de vir perante vós, †e prostradas haverão de adorar-vos, *pois vossas justas decisões são manifestas!
(R.)
Ant. O Senhor é minha força, é a razão do meu cantar,pois foi ele neste dia para mim libertação. Aleluia.Leitura breve Hb 5,8-10Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec.
Responsório breveR. Os discípulos ficaram muito alegres.* Aleluia, aleluia.R. Os discípulos.V. Quando viram o Senhor ressuscitado.* Aleluia, aleluia.Glória ao Pai. R. Os discípulos.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant. O Bom Pastor deu sua vidapara salvar suas ovelhas. Aleluia.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant. O Bom Pastor deu sua vidapara salvar suas ovelhas. Aleluia.
PrecesGlorifiquemos a Cristo, fonte de vida e origem de todas as virtudes; e rezemos com amor e confiança:R. Firmai no mundo o vosso Reino, Senhor!Jesus Salvador, que experimentastes a morte em vossa carne, mas voltastes à vida pelo Espírito,– fazei-nos morrer para o pecado e viver a vida nova do vosso Espírito Santo. R.Vós, que enviastes os discípulos ao mundo inteiro para pregar o evangelho a toda criatura,– sustentai com a força do vosso Espírito, os mensageiros de vossa palavra. R.Vós, que recebestes todo o poder no céu e na terra para dar testemunho da verdade,– dirigi no espírito de verdade o coração daqueles que nos governam. R.Vós, que fazeis novas todas as coisas e nos mandais esperar, vigilantes, a vinda do vosso reino,– concedei que, quanto mais fervorosamente esperarmos os novos céus e a nova terra, tanto mais generosamente trabalhemos pela edificação do mundo presente. R.(intenções livres)Vós, que descestes à mansão dos mortos para lhes anunciar a alegria da salvação,– sede a alegria e a esperança de todos os que partiram desta vida. R.
Pai nosso.
Oração
Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.