Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Já vem brilhante aurorao sol anunciar.De cor reveste as coisas,faz tudo cintilar.
Ó Cristo, Sol eterno,vivente para nós,saltamos de alegria,cantando para vós.
Do Pai Ciência e Verbo,por quem se fez a luz,as mentes, para vós,levai, Senhor Jesus.
Que nós, da luz os filhos,solícitos andemos.Do Pai eterno a graçanos atos expressemos.
Profira a nossa bocapalavras de verdade,trazendo à alma o gozoque vem da lealdade.
A vós, ó Cristo, a glóriae a vós, ó Pai, também,com vosso Santo Espírito,agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Quem tem mãos puras e inocente coraçãosubirá até o monte do Senhor.
Salmo 23(24)
Entrada do Senhor no templo
Na Ascensão, as portas do céu se abriram para o Cristo (Sto. Irineu).
–1 Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, *o mundo inteiro com os seres que o povoam;–2 porque ele a tornou firme sobre os mares, *e sobre as águas a mantém inabalável.
–3 “Quem subirá até o monte do Senhor, *quem ficará em sua santa habitação?”=4 “Quem tem mãos puras e inocente coração, †quem não dirige sua mente para o crime, *nem jura falso para o dano de seu próximo.
–5 Sobre este desce a bênção do Senhor *e a recompensa de seu Deus e Salvador”.–6 “É assim a geração dos que o procuram, *e do Deus de Israel buscam a face”.
=7 “Ó portas, levantai vossos frontões! †Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *a fim de que o Rei da glória possa entrar!”
=8 Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” †“É o Senhor, o valoroso, o onipotente, *o Senhor, o poderoso nas batalhas!”
=9 “Ó portas, levantai vossos frontões! †Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, *a fim de que o Rei da glória possa entrar!”
=10 Dizei-nos: “Quem é este Rei da glória?” †“O Rei da glória é o Senhor onipotente, *o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!”
Ant. Quem tem mãos puras e inocente coraçãosubirá até o monte do Senhor.
Ant. 2 Vossas obras celebrem a Deuse exaltem o Rei sempiterno.
Cântico Tb 13,2-8
Deus castiga e salva
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia nos fez nascer de novo, para uma esperança viva (1Pd 1,3).
–2 Vós sois grande, Senhor, para sempre, *e vosso reino se estende nos séculos!– Porque vós castigais e salvais, *fazeis descer aos abismos da terra,– e de lá nos trazeis novamente: *de vossa mão nada pode escapar.
–3 Vós que sois de Israel, dai-lhe graças *e por entre as nações celebrai-o!– O Senhor dispersou-vos na terra *4 para narrardes sua glória entre os povos,– e fazê-los saber, para sempre, *que não há outro Deus além dele.
–5 Castigou-nos por nossos pecados, *seu amor haverá de salvar-nos.– Compreendei o que fez para nós, *dai-lhe graças, com todo o respeito!–6 Vossas obras celebrem a Deus *e exaltem o Rei sempiterno!
– Nesta terra do meu cativeiro, *haverei de honrá-lo e louvá-lo,– pois mostrou o seu grande poder, *sua glória à nação pecadora!– Convertei-vos, enfim, pecadores, *diante dele vivei na justiça;
– e sabei que, se ele vos ama, *também vos dará seu perdão!–7 Eu desejo, de toda a minh’alma *alegrar-me em Deus, Rei dos céus.–8 Bendizei o Senhor, seus eleitos, *fazei festa e alegres louvai-o!
Ant. Vossas obras celebrem a Deuse exaltem o Rei sempiterno.
Ant. 3 Ó justos, alegrai-vos no Senhor!Aos retos fica bem glorificá-lo. †
Salmo 32(33)
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vinde, Espírito de Deus,com o Filho e com o Pai,inundai a nossa mente,nossa vida iluminai.
Boca, olhos, mãos, sentidos,tudo possa irradiaro amor que em nós pusestespara aos outros inflamar.
A Deus Pai e ao seu Filhopor vós dai-nos conhecer.Que de ambos procedeisdai-nos sempre firmes crer.
Ou:
Mantendo a ordem certa,do coração fiel,na hora terça oremosaos Três, fulgor do céu.
Queremos ser os templosdo Espírito Santo, outroradescido sobre os Dozeem chamas, nesta hora.
Fiel aos seus desígnios,do Reino o Autor divinoa tudo ornou de graçasegundo o seu destino.
Louvor e glória ao Pai,ao Filho, Sumo Bem,e ao seu divino Espírito,agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Feliz o homem que na leido Senhor Deus vai progredindo.
Salmo 118(119),1-8
I (Aleph)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos (1Jo 5,3).
–1 Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *que na lei do Senhor Deus vai progredindo!–2 Feliz o homem que observa seus preceitos, *e de todo o coração procura a Deus!
–3 Que não pratica a maldade em sua vida, *mas vai andando nos caminhos do Senhor.–4 Os vossos mandamentos vós nos destes, *para serem fielmente observados.
–5 Oxalá seja bem firme a minha vida *em cumprir vossa vontade e vossa lei!–6 Então não ficarei envergonhado *ao repassar todos os vossos mandamentos.
–7 Quero louvar-vos com sincero coração, *pois aprendi as vossas justas decisões.–8 Quero guardar vossa vontade e vossa lei; *Senhor, não me deixeis desamparado!
Ant. Feliz o homem que na leido Senhor Deus vai progredindo.
Ant. 2 Meu coração, por vosso auxílio, rejubile!
Salmo 12(13)
Lamentação do justo que confia em Deus
Que o Deus da esperança vos encha da alegria (Rm 15,13).
–2 Até quando, ó Senhor, me esquecereis? *Até quando escondereis a vossa face?
=3 Até quando estará triste a minha alma? †e o coração angustiado cada dia? *Até quando o inimigo se erguerá?
=4 Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! †Não deixeis que se me apague a luz dos olhos *e se fechem, pela morte, adormecidos!
=5 Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” †Nem exulte o opressor por minha queda, *6 uma vez que confiei no vosso amor!
– Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, *e que eu vos cante pelo bem que me fizestes!
Ant. Meu coração,por vosso auxílio, rejubile!
Ant. 3 À humanidade, quando imersa no pecado,o Senhor manifestou sua bondade.
Salmo 13(14)
A insensatez dos ímpios
Onde se multiplicou o pecado, aí superabundou a graça (Rm 5,20).
–1 Diz o insensato em seu próprio coração: *“Não há Deus! Deus não existe!”– Corromperam-se em ações abomináveis. *Já não há quem faça o bem!
–2 O Senhor, ele se inclina lá dos céus *sobre os filhos de Adão,– para ver se resta um homem de bom senso *que ainda busque a Deus.
–3 Mas todos eles igualmente se perderam, *corrompendo-se uns aos outros;– não existe mais nenhum que faça o bem, *não existe um sequer.
–4 Será que não percebem os malvados *quanto exploram o meu povo?– Eles devoram o meu povo como pão, *e não invocam o Senhor.
–5 Mas um dia vão tremer de tanto medo, *porque Deus está com o justo.–6 Podeis rir da esperança dos humildes, *mas o Senhor é o seu refúgio!–7 Que venha, venha logo, de Sião *a salvação de Israel!
– Quando o Senhor reconduzir do cativeiro *os deportados de seu povo,– que júbilo e que festa em Jacó, *que alegria em Israel!
Ant. À humanidade, quando imersa no pecado,o Senhor manifestou sua bondade.
Leitura breve Jr 17,7-8
Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos.
V. O Senhor nunca recusa bem algum.R. Àqueles que caminham na justiça.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, que nesta hora enviastes aos Apóstolos vosso santo Paráclito, comunicai-nos também este Espírito de amor, para darmos de vós um testemunho fiel diante de todos. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.