A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia das Horas – Orações Diárias da Igreja Católica

Liturgia das Horas

 

Liturgia das Horas: A Oração Oficial da Igreja

 
A Liturgia das Horas, também conhecida como Ofício Divino, é a oração oficial da Igreja Católica, sendo rezada ao longo do dia por clérigos, religiosos e também por fiéis leigos que desejam unir-se espiritualmente à oração da Igreja.
 

O Que é a Liturgia das Horas?

 
A Liturgia das Horas é composta por um conjunto de orações e salmos que são rezados em diferentes momentos do dia, santificando as horas e elevando a Deus a vida cotidiana. Sua estrutura básica inclui:
 
  • Ofício das Leituras – Contém salmos, leituras bíblicas e escritos dos Padres da Igreja.
  • Laudes (Oração da Manhã) – Uma oração de louvor e consagração do dia a Deus.
  • Hora Média (Terça, Sexta e Nona) – Orações curtas para santificar os diferentes períodos do dia.
  • Vésperas (Oração da Tarde) – Uma oração de ação de graças e reflexão sobre o dia.
  • Completas (Oração da Noite) – Oração de confiança antes do descanso noturno.

 

A Importância da Liturgia das Horas

 
A oração litúrgica é uma maneira de unir a Igreja em uma prece contínua, oferecendo a Deus o louvor e a intercessão pelo mundo inteiro. É uma prática fundamentada na tradição bíblica, seguindo o exemplo de Cristo e dos Apóstolos.
 
Rezar a Liturgia das Horas é um modo profundo de entrar em comunhão com a Igreja e com Deus, tornando cada momento do dia uma oportunidade de santificação e encontro com o Senhor.
 

Liturgia das Horas de terça-feira, 1 de abril de 2025

Terça-feira da 4ª semana da Quaresma

Escolha um horário de oração durante o dia.

Calendário Litúrgico do dia terça-feira, 1 de abril de 2025

Terça-feira da 4ª semana da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Ez 47,1-9.12
Salmo Responsorial: Sl 45(46),2-3.5-6.8-9 (R. 8)
Evangelho: Jo 5,1-16

Cor Litúrgica: Roxo

Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.

A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Cantarei os meus hinos a vós, ó Senhor;desejo trilhar o caminho do bem.

Salmo 100(101)

Propósitos de um rei justo

Se me amais, guardai os meus mandamentos (Jo 14,15).

1 Eu quero cantar o amor e a justiça, *cantar os meus hinos a vós, ó Senhor!–2 Desejo trilhar o caminho do bem, *mas quando vireis até mim, ó Senhor?

– Viverei na pureza do meu coração, *no meio de toda a minha família.–3 Diante dos olhos eu nunca terei *qualquer coisa má, injustiça ou pecado.

– Detesto o crime de quem vos renega; *que não me atraia de modo nenhum!–4 Bem longe de mim, corações depravados, *nem nome eu conheço de quem é malvado.

5 Farei que se cale diante de mim *quem é falso e às ocultas difama seu próximo;– o coração orgulhoso, o olhar arrogante *não vou suportar e não quero nem ver.

6 Aos fiéis desta terra eu volto meus olhos; *que eles estejam bem perto de mim!– Aquele que vive fazendo o bem *se meu ministro, se meu amigo.

7 Na minha morada não pode habitar *o homem perverso e aquele que engana;– aquele que mente e que faz injustiça *perante meus olhos não pode ficar.

8 Em cada manhã haverei de acabar *com todos os ímpios que vivem na terra;– farei suprimir da cidade de Deus *a todos aqueles que fazem o mal.

Ant. Cantarei os meus hinos a vós, ó Senhor;desejo trilhar o caminho do bem.

Ant. 2 Senhor Deus, não nos tireis vosso favor!

Cântico Dn 3,26.27.29.34-41

Oração de Azarias na fornalha

Arrependei-vos e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados! (At 3,19).

26 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. *Louvor e glória ao vosso nome para sempre!–27 Porque em tudo o que fizestes vós sois justo, *reto no agir e no julgar sois verdadeiro.

29 Sim, pecamos afastando-nos de vós, *agimos mal em tudo aquilo que fizemos.–34 Não nos deixeis eternamente, vos pedimos, *por vosso nome: não rompais vossa Aliança!

=35 Senhor Deus, não nos tireis vosso favor, †por Abraão, o vosso amigo, por Isaac, *o vosso servo, e por Jacó, o vosso santo!=36 Pois a eles prometestes descendência †numerosa como os astros que há nos céus, *inconvel como a areia que há nas praias.

=37 Eis, Senhor, mais reduzidos nós estamos †do que todas as nações que nos rodeiam; *por nossos crimes nos humilham em toda a terra!–38 Já não temos mais nem chefe nem profeta; *não há mais nem oblações nem holocaustos,

– não há lugar de oferecer-vos as primícias, *que nos façam alcançar misericórdia!=39 Mas aceitai o nosso espírito abatido, †e recebei o nosso ânimo contrito *40 como holocaustos de cordeiros e de touros.

= Assim, hoje, nossa oferta vos agrade, †pois não serão, de modo algum, envergonhados *os que põem a esperança em vós, Senhor!–41 De coração vos seguiremos desde agora, *com respeito procurando a vossa face!

Ant. Senhor Deus, não nos tireis vosso favor!

Ant. 3 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos.

Salmo 143(144),1-10

Oração pela vitória e pela paz

Tudo posso naquele que me dá força (Fl 4,13)

=1 Bendito seja o Senhor, meu rochedo, †que adestrou minhas mãos para a luta, *e os meus dedos treinou para a guerra!

2 Ele é meu amor, meu refúgio, *libertador, fortaleza e abrigo;– é meu escudo: é nele que espero, *ele submete as nações a meus pés.

=3 Que é o homem, Senhor, para vós? †Por que dele cuidais tanto assim, *e no filho do homem pensais?–4 Como o sopro de vento é o homem, *os seus dias são sombra que passa.

5 Inclinai vossos céus e descei, *tocai os montes, que eles fumeguem.–6 Fulminai o inimigo com raios, *lançai flechas, Senhor, dispersai-o!

=7 Lá do alto estendei vossa mão, †retirai-me do abismo das águas, *e salvai-me da mão dos estranhos;–8 sua boca só tem falsidade, *sua mão jura falso e engana.

9 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, *nas dez cordas da harpa louvar-vos,–10 a vós que dais a vitória aos reis *e salvais vosso servo Davi.

Ant. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos.

Leitura breve             Jl 2,12-13Voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo.Responsório breveR. Curai-me, ó Deus Santo,* Pois pequei contra vós! R. Curai-me.V. Tende piedade de mim, renovai-me! * Pois pequei.Glória ao Pai. R. Curai-me.

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. Ant. Jesus que me curou é quem mandou:Toma teu leito, caminha e vai em paz!

PrecesRendamos graças a Deus Pai, que nos deu o seu Filho Unigênito, a Palavra que se fez carne, para ser nosso alimento e nossa vida; e supliquemos:R. Que a palavra de Cristo habite em nossos corações!Concedei-nos escutar com mais frequência a vossa palavra, nesta quaresma,– para louvarmos a Cristo, nossa Páscoa, com maior piedade e devoção, na grande solenidade que se aproxima. R.Que o vosso Espírito Santo nos ensine,– e nos faça testemunhas da vossa verdade e bondade para animar os que vacilam e os que eram. R.Fazei-nos viver mais profundamente o mistério de Cristo,– e manifestá-lo mais claramente em nossa vida. R.Purificai e renovai a vossa Igreja neste tempo de graça,– para que ela proclame cada vez melhor a vossa vontade e a vossa salvação. R.(intenções livres)

Pai nosso. 

Oração

Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Terça

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.

Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.

Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.

A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.

Salmodia 

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Salmo 118(119),137-144

XVIII (Sade)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito (Ap 1,3).

137 Vós sois justo, na verdade, ó Senhor, *e os vossos julgamentos são corretos!–138 Com justiça ordenais vossos preceitos, *com verdade a toda prova os ordenais.

139 O meu zelo me devora e me consome, *por esquecerem vossa lei meus inimigos.–140 Vossa palavra foi provada e comprovada, *por isso o vosso servo tanto a ama.

141 Embora eu seja tão pequeno e desprezado, *jamais esqueço vossas leis, vossos preceitos.–142 Vossa justiça é justiça eternamente *e vossa lei é a verdade inabalável.

143 Angústia e sofrimento me assaltaram; *minhas decias são os vossos mandamentos.–144 Justiça eterna é a vossa Aliança; *ajudai-me a compreendê-la e viverei!

Salmo 87(88)

Prece de um homem gravemente enfermo

Esta é a vossa hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53).

I

2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *e de noite se eleva até vós meu gemido.–3 Chegue a minha oração até a vossa presença, *inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

4 Saturada de males se encontra a minh’alma, *minha vida chegou junto às portas da morte.–5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, *toda gente me vê como um caso perdido!

6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, *como um homem caído que jaz no sepulcro,– de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *e excluiu por completo da sua atenção.

7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *nos locais tenebrosos da sombra da morte.–8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, *vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

II

9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, *para eles tornei-me objeto de horror.– Eu estou aqui preso e não posso sair, *10 e meus olhos se gastam de tanta aflição.

– Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, *minhas mãos para vós se levantam em prece.–11 Para os mortos, acaso, faeis milagres? *poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor *e proclame entre os mortos a vossa verdade?–13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *minha prece se eleva até vós desde a aurora.–15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? *E por que escondeis vossa face de mim?

16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, *esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.–17 Vossa ira violenta caiu sobre mim *e o vosso pavor reduziu-me a um nada!

18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, *todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.–19 Afastastes de mim os parentes e amigos, *e por meus familiares só tenho as trevas!

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Sexta

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.

Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.

A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,

Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.

SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Salmo 118(119),137-144

XVIII (Sade)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito (Ap 1,3).

137 Vós sois justo, na verdade, ó Senhor, *e os vossos julgamentos são corretos!–138 Com justiça ordenais vossos preceitos, *com verdade a toda prova os ordenais.

139 O meu zelo me devora e me consome, *por esquecerem vossa lei meus inimigos.–140 Vossa palavra foi provada e comprovada, *por isso o vosso servo tanto a ama.

141 Embora eu seja tão pequeno e desprezado, *jamais esqueço vossas leis, vossos preceitos.–142 Vossa justiça é justiça eternamente *e vossa lei é a verdade inabalável.

143 Angústia e sofrimento me assaltaram; *minhas decias são os vossos mandamentos.–144 Justiça eterna é a vossa Aliança; *ajudai-me a compreendê-la e viverei!

Salmo 87(88)

Prece de um homem gravemente enfermo

Esta é a vossa hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53).

I

2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *e de noite se eleva até vós meu gemido.–3 Chegue a minha oração até a vossa presença, *inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

4 Saturada de males se encontra a minh’alma, *minha vida chegou junto às portas da morte.–5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, *toda gente me vê como um caso perdido!

6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, *como um homem caído que jaz no sepulcro,– de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *e excluiu por completo da sua atenção.

7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *nos locais tenebrosos da sombra da morte.–8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, *vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

II

9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, *para eles tornei-me objeto de horror.– Eu estou aqui preso e não posso sair, *10 e meus olhos se gastam de tanta aflição.

– Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, *minhas mãos para vós se levantam em prece.–11 Para os mortos, acaso, faeis milagres? *poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor *e proclame entre os mortos a vossa verdade?–13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *minha prece se eleva até vós desde a aurora.–15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? *E por que escondeis vossa face de mim?

16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, *esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.–17 Vossa ira violenta caiu sobre mim *e o vosso pavor reduziu-me a um nada!

18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, *todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.–19 Afastastes de mim os parentes e amigos, *e por meus familiares só tenho as trevas!

Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Leitura breve             Jl 2,17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!

Oração

Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Nona

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.

Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.

SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Salmo 118(119),137-144

XVIII (Sade)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito (Ap 1,3).

137 Vós sois justo, na verdade, ó Senhor, *e os vossos julgamentos são corretos!–138 Com justiça ordenais vossos preceitos, *com verdade a toda prova os ordenais.

139 O meu zelo me devora e me consome, *por esquecerem vossa lei meus inimigos.–140 Vossa palavra foi provada e comprovada, *por isso o vosso servo tanto a ama.

141 Embora eu seja tão pequeno e desprezado, *jamais esqueço vossas leis, vossos preceitos.–142 Vossa justiça é justiça eternamente *e vossa lei é a verdade inabalável.

143 Angústia e sofrimento me assaltaram; *minhas decias são os vossos mandamentos.–144 Justiça eterna é a vossa Aliança; *ajudai-me a compreendê-la e viverei!

Salmo 87(88)

Prece de um homem gravemente enfermo

Esta é a vossa hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53).

I

2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *e de noite se eleva até vós meu gemido.–3 Chegue a minha oração até a vossa presença, *inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!

4 Saturada de males se encontra a minh’alma, *minha vida chegou junto às portas da morte.–5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, *toda gente me vê como um caso perdido!

6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, *como um homem caído que jaz no sepulcro,– de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *e excluiu por completo da sua atenção.

7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *nos locais tenebrosos da sombra da morte.–8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, *vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.

II

9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, *para eles tornei-me objeto de horror.– Eu estou aqui preso e não posso sair, *10 e meus olhos se gastam de tanta aflição.

– Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, *minhas mãos para vós se levantam em prece.–11 Para os mortos, acaso, faeis milagres? *poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor *e proclame entre os mortos a vossa verdade?–13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *minha prece se eleva até vós desde a aurora.–15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? *E por que escondeis vossa face de mim?

16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, *esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.–17 Vossa ira violenta caiu sobre mim *e o vosso pavor reduziu-me a um nada!

18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, *todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.–19 Afastastes de mim os parentes e amigos, *e por meus familiares só tenho as trevas!

Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Leitura breve             Is 58,1-2aGrita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus.V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!

Oração

Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Vésperas

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis.da treva à luz.

Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.

Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,

Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.

Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer,que resseque a minha mão!

Salmo 136(137),1-6

Junto aos rios da Babilônia

Este cativeiro do povo deve-se entender como símbolo do nosso cativeiro espiritual (Sto. Hilário).

=1 Junto aos rios da Babinia †nos senvamos chorando, *com saudades de Sião.–2 Nos salgueiros por ali *penduramos nossas harpas.

3 Pois foi  que os opressores *nos pediram nossos cânticos;– nossos guardas exigiam *alegria na tristeza:– “Cantai hoje para nós *algum canto de Sião!”

=4 Como havemos de cantar †os cantares do Senhor *numa terra estrangeira?=5 Se de ti, Jerusalém, †algum dia eu me esquecer, *que resseque a minha mão!

=6 Que se cole a minha língua †e se prenda ao céu da boca, *se de ti não me lembrar!– Se não for Jerusalém *minha grande alegria!

Ant. Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer,que resseque a minha mão!

Ant. 2 Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus!

Salmo 137(138)

Ação de graças

Os reis da terra levarão à Cidade Santa a sua glória (cf. Ap 21,14).

1 Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, *porque ouvistes as palavras dos meus lábios!– Perante os vossos anjos vou cantar-vos *2 e ante o vosso templo vou prostrar-me.

– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, *porque fizestes muito mais que prometestes;–3 naquele dia em que gritei, vós me escutastes *e aumentastes o vigor da minha alma.

4 Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, *quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.–5 Hão de cantar vossos caminhos e dirão: *“Como a glória do Senhor é grandiosa!”

6 Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, *e de longe reconhece os orgulhosos.–7 Se no meio da desgraça eu caminhar, *vós me fazeis tornar à vida novamente;

– quando os meus perseguidores me atacarem *e com ira investirem contra mim,– estendereis o vosso braço em meu auxílio *e havereis de me salvar com vossa destra.

8 Completai em mim a obra começada; *ó Senhor, vossa bondade é para sempre!– Eu vos peço: não deixeis inacabada *esta obra que fizeram vossas mãos!

Ant. Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus!

Ant. 3 O Cordeiro imolado é dignode receber honra, glória e poder.

Cântico Ap 4,11; 5,9.10.12

Hino dos remidos

4,11 Vós sois digno, Senhor nosso Deus, *de receber honra, glória e poder!

(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!)

=5,9 Porque todas as coisas criastes, †é por vossa vontade que existem *e subsistem porque vós mandais.

(R.)

= Vós sois digno, Senhor nosso Deus, †de o livro nas mãos receber *e de abrir suas folhas lacradas!

(R.)

– Porque fostes por nós imolado; *para Deus nos remiu vosso sangue– dentre todas as tribos e línguas, *dentre os povos da terra e nações.

(R.)

= 10 Pois fizestes de nós, para Deus, †sacerdotes e povo de reis, *e iremos reinar sobre a terra.

(R.)

= 12 O Cordeiro imolado é digno †de receber honra, glória e poder, *sabedoria, louvor, divindade!

(R.)

Ant. O Cordeiro imolado é dignode receber honra, glória e poder.

Leitura breve Tg 2,14.17.18bMeus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? A fé, se não se traduz em obras, por si só está morta. Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

Responsório breveR. Iluminai-me, Senhor, conforme a vossa palavra,* Para que eu sempre faça a vossa vontade!R. Iluminai-me.V. Inclinai meu coração aos vossos preceitos.* Para que eu.Glória ao Pai. R. Iluminai-me.

A alegria da alma no Senhor

46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu esrito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 

49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam; 

51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;

53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor

55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. 

= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Esrito que habita em nosso peito, *pelos culos dos culos. Amém.

Ant. Eis que agora estás curado; já não voltes a pecar,para não te acontecer alguma coisa bem pior!

PrecesDemos glória ao Senhor Jesus Cristo que, exaltado na cruz, atraiu para si todo o gênero humano; e lhe supliquemos com piedade:R. Senhor, atraí tudo para vós!Senhor, iluminai com o mistério da vossa cruz o gênero humano,– para que, atraídos por ela, vos reconheçamos como caminho, verdade e vida. R.Dai água viva a todos os que estão sedentos de vós,– para que saciem para sempre a sua sede. R.Iluminai os intelectuais e os artistas,– para que manifestem a todos os caminhos do vosso Reino. R.Movei a consciência de todos aqueles a quem o pecado ou o escândalo afastou de vós,– para que voltem à vida da graça e permaneçam no vosso amor. R.(intenções livres)Admiti na glória do céu os nossos irmãos e irmãs falecidos,– para que se alegrem eternamente na companhia de Nossa Senhora e de todos os santos. R.

Pai nosso… 

Oração

Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Completas

O conteúdo está sendo atualizado.
📖 Evangelho do Dia
🙏 Completas
📅 Calendário Litúrgico