A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Homilia de Hoje | Meditação e Reflexão do Evangelho Diário

Homilia de Hoje

 

Homilia de Hoje: Reflexão Diária para Fortalecer a Fé

 
A Homilia de Hoje é uma oportunidade para aprofundarmos nossa compreensão da Palavra de Deus e aplicá-la em nossa vida cotidiana. A homilia, geralmente proferida por um sacerdote ou diácono durante a celebração eucarística, tem como objetivo explicar o Evangelho do dia, trazendo reflexões que nos ajudam a crescer espiritualmente e a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.
 

A Importância da Homilia no Dia a Dia

 
A homilia não é apenas uma explicação teórica do Evangelho, mas um convite à conversão e à prática da fé. Por meio dela, somos chamados a refletir sobre como os ensinamentos de Jesus podem iluminar nossas decisões diárias, fortalecer nossa esperança e nos motivar a agir com caridade e justiça.
 
A Homilia de Hoje é uma forma especial de nos conectarmos com Deus e com a nossa comunidade de fé. Ao acolher a mensagem do Evangelho e permitir que ela transforme nossa vida, nos tornamos instrumentos do amor de Cristo no mundo. Que possamos sempre buscar na Palavra de Deus a luz para nosso caminho. 🙏✨
 

Hoje: São Martinho de Tours, bispo

Evangelho

Lc 17,7-10

Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 17,7-10
 

  Naquele tempo, disse Jesus:

7 "Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: 'Vem depressa para a mesa'?

8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: 'Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?'

9 Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado?

10 Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'". Palavra da Salvação.

 

Homilia De Hoje

Servos inúteis, uma grandeza de espírito

Naquele tempo, disse Jesus: “Se alguém de vós tem um empregado que trabalha a terra e cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe quando ele volta do campo ‘vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, singe-te e serve-me enquanto eu como e bebo; depois disso, tu poderás comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós, quando tiveres feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer'” (Lucas 17,7-10)

“Servos inúteis, fizemos o que devíamos fazer.” Jesus pode parecer um mal-agradecido àqueles que servem o seu reino. Mas não é sobre isso que nós colhemos da sua expressão. Jesus vivia numa sociedade de classes, dividida social e religiosamente. Ele estava habituado também com o regime da escravidão, cujos servos tinham uma consciência muito clara de tudo o que faziam, que estava dentro do esperado a respeito deles. Eles nunca esperavam um obrigado dos seus senhores. O servo tinha consciência do que ele tinha ou não que fazer.

De fato, pronunciar “sou servo inútil” é de uma grandeza de espírito enorme.

Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes

Eu me recordo o Papa Bento XVI, quando iniciou o seu pontificado. Em abril de 2005, ele dizia, ali da sacada da Basílica Vaticana: “Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes”. Algo bem parecido com o que disse Jesus no Evangelho de hoje.

Nesse mundo de hoje, tão fixado nas aparências, onde o que conta são os graus de importância, reconhecimentos, prêmios, Jesus adverte sobre o cuidado de não nos acostumarmos a tocar a trombeta a todas as ações que nós fizermos, correndo o risco de perder a nossa recompensa no céu.

Agradecer a Deus é um dever de todos nós, mas nos esquecemos dele facilmente. Agradecer a Deus por tudo o que Ele faz por nós.

Dificilmente, alguém faria uma Quaresma só para o louvor e a ação de graças, bendizendo a Deus por Suas maravilhas. Nós somos, muitas vezes, tentados a tratar a Deus como um servo das nossas pretensões e das infinitas necessidades.

A importância de um coração grato e que sabe agradecer a Deus

O Evangelho de hoje também nos aponta essa necessidade de um coração grato, que sabe dizer a Deus um obrigado, eu te bendigo, eu te glorifico por tudo aquilo que faz em nosso favor.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Santo do dia de hoje

S. Bartolomeu, abade de Grottaferrata
Bartolomeu, cofundador da Abadia de Grottaferrata, junto com São Nilo, - seu principal biógrafo, - era um monge de origem bizantina. Além de se dedicar à assistência dos pobres, foi o maior compositor de hinos do século XI. Pio XII o definiu "luminar da Igreja". São Bartolomeu faleceu em 1055.   Leia tudo...
S. Martinho, bispo de Tours
Martinho de Tours é um dos santos mais conhecidos da Igreja católica. Um dos seus títulos é "Apóstolo da Gália". Foi soldado e, depois, monge e Bispo. Permaneceu fiel à escolha dos pobres, em nome de Cristo, a quem, certa noite, deu metade do seu manto na pessoa de um pobre.   Leia tudo...

Calendário Litúrgico para Hoje

Hoje: São Martinho de Tours, bispo

Memória

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Sb 2,23-3,9
Salmo Responsorial: Sl 33(34),2-3.16-17.18-19 (R. 2a)
Evangelho: Lc 17,7-10

Cor Litúrgica: Branco

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
📖 Evangelho do Dia
🙏 Hora Sexta
📅 Calendário Litúrgico