A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Calendário Litúrgico de quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum

Memória

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 12,4-7.11-15
Salmo Responsorial: Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a (R. cf. 17)
Evangelho: Mc 6,1-6

Cor Litúrgica: Vermelho

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Hb 12,4-7.11-15

Primeira Leitura (Hb 12,4-7.11-15)

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 4 vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado, 5 e já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: "Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; 6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho". 7 É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11 No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12 Portanto, "firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13 acertai os passos dos vossos pés", para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado. 14 Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; 15 cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a comunidade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a (R. cf. 17)

Responsório Sl 102(103),1-2.13-14.17-18a (R. cf. 17)

- O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.

- O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

- Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, e se lembra que apenas somos pó.

- Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança.

Evangelho

Mc 6,1-6

Evangelho (Mc 6,1-6)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e as me seguem.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: "De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares". 5 E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • "Em Deus poder, vontade e inteligência, sabedoria e justiça são um, de modo que não pode haver nada no poder divino que não possa estar na vontade justa de Deus ou na sua sábia inteligência" (São Tomás de Aquino)

  • Jesus de Nazaré, o carpinteiro, ilumina com a sua vida de trabalho a vossa vida de trabalhadores cristãos. Você também ilumina seu ambiente de trabalho com a luz do Cristo" (São João Paulo II)

  • O valor primordial do trabalho diz respeito ao próprio homem que é o seu autor e destinatário. Por meio de seu trabalho, o homem participa da obra da criação. Unidos a Cristo, trabalhem pode ser redentor" (Catecismo da Igreja Católica, n. 2.460)

  • Santo do Dia

    S. Águeda, virgem e mártir de Catânia
    O testemunho de fé de Santa Ágata é um dos mais lindos do primeiro século. A Igreja celebra a sua memória no dia 5 de fevereiro, data da sua morte em Catânia. A corajosa jovem siciliana, submetida a horríveis torturas, deu prova de uma verdadeira fidelidade a Cristo.   Leia tudo...
    Sua família construiu um mosteiro em Vilich, na Alemanha, do qual Adelaide foi abadessa. Adotou a Regra beneditina das monjas de Santa Maria no Capitólio, onde sua irmã era abadessa: com a sua morte, os dois mosteiros foram confiados a Adelaide. A Santa é venerada na França, com o nome de Alice.  
    Esposa do promissor advogado Cristóvão, Isabel sofreu por anos pela sua traição conjugal, que levou sua família quase à falência. Não obstante, sempre era sorridente e fiel a Jesus. Tornou-se Terciária trinitária e foi beatificada, em 1994, por João Paulo II, que a definiu “mulher de amor heroico”.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Vésperas
    📅 Calendário Litúrgico