A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de quarta-feira, 7 de maio de 2025

Calendário Litúrgico de quarta-feira, 7 de maio de 2025

Quarta-Feira da Semana III da Páscoa

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: At 8,1b-8
Salmo Responsorial: Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R. 1)
Evangelho: Jo 6,35-40

Cor Litúrgica: Branco

quarta-feira, 7 de maio de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

At 8,1b-8

Primeira Leitura (At 8,1b-8)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

1b Naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2 Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3 Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4 Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5 Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6 As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia. 7 De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8 Era grande a alegria naquela cidade.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R. 1)

Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a (R. 1)

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: "Como são grandes vossas obras! 

-Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!" Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens! 

- O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder! 

Evangelho

Jo 6,35-40

Evangelho (Jo 6,35-40)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Quem vê o filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35 "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37 Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Senhor, fazei de mim o que Vos aprouver. Não coloco qualquer impedimento ou restrição perante Vós, pois Vós sois todo o meu deleite e o amor da minha alma. E eu, do mesmo modo, derramo perante Ti a torrente das minhas confidências (Santa Faustina Kowalska)

  • Só aquele que é Deus, vê Deus, e esse é Jesus. Ele fala realmente desde a visão do Pai, a partir do diálogo permanente com o Pai, um diálogo que é a sua vida (Bento XVI)

  • O Filho de Deus, descido do céu, não para fazer a sua vontade mas a do seu Pai, que O enviou´ (Jo 6,38),diz, ao entrar no mundo: (...) Eis-me aqui, (...) ó Deus, para fazer a tua vontade´. E em virtude dessa mesma vontade, é que nós fomos santificados, pela oferenda do corpo de Jesus Cristo (Catecismo da Igreja Católica, nº 606)

  • Santo do Dia

    Flávia Domitila, que viveu entre os séculos I e II, era sobrinha de Vespasiano e esposa do cônsul romano Flávio Clemente. Ao converter-se ao cristianismo, foi acusada de "ateísmo", segundo o uso da época. Por isso, foi deportada para a ilha de Ponza, onde sofreu um longo martírio.  
    Matrimônio ou clausura? Rosa Venerini, filha de uma família rica de Viterbo, nasceu em 1656, mas fez uma terceira opção. Certo dia, ao rezar em casa com algumas mulheres, percebeu sua falta de preparação. Assim, fundou a primeira escola chamada Mestras Pias Venerini, presentes no mundo inteiro.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Vésperas
    📅 Calendário Litúrgico