A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de sábado, 8 de fevereiro de 2025

Calendário Litúrgico de sábado, 8 de fevereiro de 2025

Sábado da 4ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 13,15-17.20-21
Salmo Responsorial: Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)
Evangelho: Mc 6,30-34

Cor Litúrgica: Verde

sábado, 8 de fevereiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Hb 13,15-17.20-21

Primeira Leitura (Hb 13,15-17.20-21)

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 15 por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 16 Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois estes são os sacrifícios que agradam a Deus. 17 Obedecei aos vossos líderes e segui suas orientações, porque eles cuidam de vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, que não seriam coisa boa para vós. 20 O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus, 21 vos torne aptos a todo bem, para fazerdes a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)

Responsório Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)

- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

- O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.

- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

- Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos. 

Evangelho

Mc 6,30-34

Evangelho (Mc 6,30-34)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 30 os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31 Ele lhes disse: "Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco". Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32 Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33 Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. 34 Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Se não é com Deus ou por Deus, não há descanso que não canse (Santa Teresa de Ávila)

  • O descanso divino do sétimo dia não se refere a um Deus inativo, se não que sublinha a plenitude da realização levada à término, dirigindo ao mesmo uma mirada “contemplativa”, que já não aspira a novas obras, se não melhor a gozar da beleza do realizado (São João Paulo II)

  • O agir de Deus é o modelo do agir humano. Se Deus, no sétimo dia, “parou para respirar” (Ex 23,12), também o homem deve “descansar” e deixar que os outros, sobretudo, os pobres, “retomem fôlego” O sábado faz cessar os trabalhos cotidianos e concede uma pausa. É um dia de pretexto contra as escravidões do trabalho e o culto do dinheiro. (Catecismo da Igreja Católica, n°2172)

  • Santo do Dia

    S. Jerônimo Emiliano, fundador dos Somascos, padroeiro dos órfãos e da juventude abandonada
    Jerônimo nasceu em Veneza, em 1486, e empreendeu uma carreira militar. Ao ser preso, fez um voto a Maria, em troca da sua liberdade, saindo completamente renovado. Assim, dedicou-se aos órfãos, fundando, na cidade de Somasca, a Companhia dos Servos dos Pobres, os Clérigos Regulares Somascos.   Leia tudo...
    S. Josefina Bakhita, virgem
    É uma das histórias de opressão e resgate mais extraordinárias dentro da Igreja: Santa Giuseppina Bakhita, a escrava sudanesa que se tornou religiosa canossiana. A Santa de Darfur viveu entre os séculos XIX e XX, tendo passado das cadeias dos negreiros ao serviço do Evangelho.   Leia tudo...

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Vésperas
    📅 Calendário Litúrgico