Foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor
confundiu a linguagem de todo o mundo.
Leitura do Livro do Gênesis 11,1-9
1 Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras.
2 E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e aí se estabeleceram.
3 E disseram uns aos outros: "Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo". Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa.
4 E disseram: "Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra".
5 Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo.
6 E o Senhor disse: "Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram.
7 Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros".
8 E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade.
9 Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e daí dispersou os homens por toda a terra. Palavra do Senhor.
Ou, b:
O Senhor desceu sobre o monte Sinai
diante de todo o povo.
Leitura do Livro do Êxodo
19,3-8a.16-20b
3 Moisés subiu ao encontro de Deus. O Senhor chamou-o do alto da montanha, e disse: "Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel:
4 Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim.
5 Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra.
6 E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. São estas as palavras que deverás dizer aos filhos de Israel".
7 Moisés voltou e, convocando os anciãos do povo, expôs tudo o que o Senhor lhe tinha mandado.
8a E o povo todo respondeu a uma só voz: "Faremos tudo o que o Senhor disse".
16 Quando chegou o terceiro dia, ao raiar da manhã, houve trovões e relâmpagos. Uma nuvem espessa cobriu a montanha, e um fortíssimo som de trombetas se fez ouvir. No acampamento o povo se pôs a tremer.
17 Moisés fez o povo sair do acampamento ao encontro de Deus, e eles pararam ao pé da montanha.
18 Todo o monte Sinai fumegava, pois o Senhor descera sobre ele em meio ao fogo. A fumaça subia como de uma fornalha, e todo o monte tremia violentamente.
19 O som da trombeta ia aumentando cada vez mais. Moisés falava e o Senhor lhe respondia através do trovão.
20b O Senhor desceu sobre o monte Sinai e chamou Moisés ao cume do monte. Palavra do Senhor.
Ou, c:
Ossos ressequidos, vou fazer entrar
um espírito em vós, e voltareis à vida.
Leitura da Profecia de Ezequiel
37,1-14
1 a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos
2 e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos.
3 Ele me perguntou: "Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?" E eu respondi: "Senhor Deus, só tu o sabes".
4 E ele me disse: "Profetiza sobre estes ossos e dize: 'Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor!'
5 Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida.
6 Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor'".
7 Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros.
8 Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida.
9 Ele me disse: "Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: 'Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida'".
10 Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão!
11 Então ele me disse: "Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: 'Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!'
12 Por isso, profetiza e dize-lhes: 'Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel;
13 e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor.
14 Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço, - oráculo do Senhor -". Palavra do Senhor.
Ou, d:
Sobre meus servos e servas derramarei o meu espírito.
Leitura da Profecia de Joel
3,1-5
1 "Derramarei o meu espírito sobre todo ser humano, e vossos filhos e filhas profetizarão, vossos anciãos terão sonhos e vossos jovens terão visões;
2 também sobre meus servos e servas, naqueles dias, derramarei o meu espírito.
3 Colocarei sinais no céu e na terra, sangue, fogo e rolos de fumaça;
4 o sol se transformará em trevas e a lua, em sangue, antes de chegar o dia do Senhor, dia grandioso e terrível.
5 Então, todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo, pois, no monte Sião e em Jerusalém, haverá salvação, como disse o Senhor, entre os sobreviventes que o Senhor chamar". Palavra do Senhor.