A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de terça-feira, 11 de março de 2025

Calendário Litúrgico de terça-feira, 11 de março de 2025

Terça-feira da 1ª semana da Quaresma

Memória

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Is 55,10-11
Salmo Responsorial: Responsório Sl 33(34),4-5.6-7.16-17.18-19 (R. 18b)
Evangelho: Mt 6,7-15

Cor Litúrgica: Roxo

terça-feira, 11 de março de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Is 55,10-11

Primeira Leitura (Is 55,10-11)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Isto diz o Senhor: 10 "Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11 assim a palavra que sair de minha boca; não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Responsório Sl 33(34),4-5.6-7.16-17.18-19 (R. 18b)

Responsório Sl 33(34),4-5.6-7.16-17.18-19 (R. 18b)

- O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

- O Senhor liberta os justos de todas as angústias.

- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. 

- Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. 

- O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. 

- Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. 

Evangelho

Mt 6,7-15

Evangelho (Mt 6,7-15)

- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!

- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

- Glória a vós, Senhor.

7 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8 Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9 Vós deveis rezar assim: Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14 De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Que oração mais espiritual pode haver que a que nos foi dada por Cristo, por quem nos foi também enviado o Espírito Santo? Que oração mais verdadeira ante o Pai que a que brotou dos lábios do Filho? (São Cipriano)

  • O “Pai Nosso” inicia com um grande consolo: podemos dizer “Pai”, porque o Filho é nosso irmão e nos revelou ao Pai; porque graças a Cristo temos volto a ser filhos de Deus (Bento XVI)

  • Nós podemos invocar Deus como “Pai”, porque Ele nos foi revelado pelo seu Filho feito homem e porque o seu Espírito no-Lo faz conhecer. A relação pessoal do Filho com o Pai, que o homem não pode conceber nem os poderes angélicos podem entrever, eis que o Espírito do Filho nos faz participar dela, a nós que cremos que Jesus é o Cristo e que nascemos de Deus (Catecismo da Igreja Católica, n° 2780)

  • Santo do Dia

    Sofrônio foi Bispo de Jerusalém, desde 634. Lutou contra a heresia do monotelismo, sustentada pelo Patriarca de Constantinopla, segundo a qual em Cristo agia uma única energia divina. Nos últimos anos, conviveu com o assédio dos árabes em sua cidade, mas obteve a liberdade de culto para os cristãos.  
    Padre Eulógio foi o mais importante dos "mártires de Córdova". Viveu sob o domínio árabe em sua cidade. Não suportando a tepidez dos cristãos, começou a pregar, publicamente, contra o Alcorão. Nomeado Bispo de Toledo, nunca foi consagrado, porque morreu martirizado antes, em 859.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico