A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Calendário Litúrgico de quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 2,14-18
Salmo Responsorial: Sl 104(105),1-2.3-4.6-7.8-9 (R. 8a)
Evangelho: Mc 1,29-39

Cor Litúrgica: Verde

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Hb 2,14-18

Primeira Leitura (Hb 2,14-18)

Leitura da Carta aos Hebreus

Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15 e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16 Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17 Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18 Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 104(105),1-2.3-4.6-7.8-9 (R. 8a)

Responsório Sl 104(105),1-2.3-4.6-7.8-9 (R. 8a)

- O Senhor se lembra sempre da Aliança.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- O Senhor se lembra sempre da Aliança.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!

- Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!

- Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

- Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac. 

Evangelho

Mc 1,29-39

Evangelho (Mc 1,29-39)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Minhas ovelhas escutam minha voz, e as conheço e elas me seguem.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29 Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31 E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33 A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34 Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36 Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37 Quando o encontraram, disseram: "Todos estão te procurando". 38 Jesus respondeu: "Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim". 39 E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Procurai reunir-vos mais vezes para celebrardes em ação de graças e os louvores divinos. Quando vos reunis com frequência, num mesmo lugar, debilita-se o poder de Satanás e a unidade da vossa fé impede-o de vos causar qualquer tipo de mal (Santo Ignácio de Antioquía)

  • O “amor formoso” aprende-se, sobretudo, rezando. A oração leva sempre consigo uma especie de esconderijo com Cristo, em Deus. Apenas num esconderijo destes o Espirito Santo pode atuar, ele que é fonte do “amor formoso” (São João Paulo II)

  • Não se faz contemplação [oração] quando se tem tempo; ao invés, arranja-se tempo para estar com o Senhor, com a firme determinação de não Lho retirar durante o caminho, sejam quais forem as provações e a aridez do encontro (Catecismo da Igreja Catolica, nº 2.710)

  • Santo do Dia

    Sabe-se pouco sobre a vida de Paulo, um dos primeiros eremitas cristãos. Viveu no Egito, entre os séculos III e IV, mas fugiu para o deserto por causa da perseguição de Décio. Segundo a tradição, ainda existe uma sua cela em um santuário diante do Monte Sinai. Faleceu após 60 anos de vida solitária.  
    S. Amaro, abade
    Mauro ou Amaro, filho de um patrício romano, foi confiado a São Bento de Núrsia, do qual era o discípulo favorito. Tornou-se abade de Subiaco e fundou um Mosteiro na França. Nele se inspirou a nova Congregação beneditina de São Mauro, exterminada na Revolução Francesa.  
    João, filho de aristocratas, viveu em Constantinopla, no século V. Com apenas 12 anos, fugiu para um mosteiro dos Acemitas, cuja regra de vida é o Evangelho, que sempre carregam consigo. Após alguns anos, porém, começou a viver uma vida de mendicante sem ser reconhecido, diante da casa paterna.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico