A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de segunda-feira, 17 de março de 2025

Calendário Litúrgico de segunda-feira, 17 de março de 2025

Segunda-feira da 2ª semana da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Dn 9,4b-10
Salmo Responsorial: Sl 78(79),8.9.11.13 (R. Sl 102(103),10a)
Evangelho: Lc 6,36-38

Cor Litúrgica: Roxo

segunda-feira, 17 de março de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Dn 9,4b-10

Primeira Leitura (Dn 9,4b-10)

Leitura da Profecia de Daniel

4b "Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5 temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6 não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7 A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8 A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9 mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10 e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 78(79),8.9.11.13 (R. Sl 102(103),10a)

Responsório Sl 78(79),8.9.11.13 (R. Sl 102(103),10a)

- O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

- O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

- Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.

 - Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

- Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.

Evangelho

Lc 6,36-38

Evangelho (Lc 6,36-38)

- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!

- Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36 "Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38 Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Deus me deu a sua infinita misericórdia, e através dela contemplo e adoro as outras perfeições divinas ...! Então, todos eles me parecem radiantes de amor; até a justiça (e talvez esta ainda mais que todas as outras) parece-me revestida de amor (Santa Teresa de Lisieux)

  • Deus não pode simplesmente ignorar toda a desobediência dos homens, todo o mal da história: não pode tratá-lo como algo irrelevante e insignificante. Esse tipo de “misericórdia” e “perdão incondicional” seria uma “graça a preço baixo”. ‘Se formos infiéis, Ele permanece fiel, porque não pode negar-se a si mesmo’ (cf. 2Tm 2,13) (Bento XVI)

  • Ora, e isso é temível, esta onda de misericórdia não pode penetrar nos nossos corações enquanto não tivermos perdoado àqueles que nos ofenderam. O amor, como o corpo de Cristo, é indivisível: nós não podemos amar a Deus, a quem não vemos, se não amarmos o irmão ou a irmã, que vemos (cf. 1Jn 4,20). Recusando perdoar aos nossos irmãos ou irmãs, o nosso coração fecha-se, a sua dureza torna-o impermeável ao amor misericordioso do Pai. Na confissão do nosso pecado, o nosso coração abre-se à sua graça (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.840)

  • Santo do Dia

    S. Patrício bispo, apóstolo da Irlanda
    São Patrício é um dos santos mais venerados no mundo e Padroeiro da Irlanda. Ainda jovem, foi reduzido à escravidão. Mas, graças à oração, teve uma autêntica conversão do coração, que o levou a ser um santo missionário. A Igreja o celebra no dia 17 de março.   Leia tudo...
    S. João Sarkander, presbítero e mártir
    Tentou salvar uma cidade dos massacres e saques, mas, depois, acabou na cadeia por ser suspeitado de estar da parte do invasor. Esta é a história de João Sarkander, jesuíta que viveu no século XVI. Na realidade, o martírio do Santo ocorreu em 1620, por ódio à fé, por mãos da maioria protestante.   Leia tudo...

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico