A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de segunda-feira, 19 de maio de 2025

Calendário Litúrgico de segunda-feira, 19 de maio de 2025

Segunda-Feira da Semana V da Páscoa

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: At 14,5-18
Salmo Responsorial: Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R. 1)
Evangelho: Jo 14,21-26

Cor Litúrgica: Branco

segunda-feira, 19 de maio de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

At 14,5-18

Primeira Leitura (At 14,5-18)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, em Icônio, 5 Pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6 Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e seus arredores. 7 Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8 Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9 Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: "Levanta-te direito sobre os teus pés". O homem deu um salto e começou a caminhar. 11 Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: "Os deuses desceram entre nós em forma de gente!" 12 Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13 Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios. 14 Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15 "Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16 Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17 No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações". 18 E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R. 1)

Responsório Sl 113B(115),1-2.3-4.15-16 (R. 1)

- Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

- Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

- Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos:  "Onde está o seu Deus, onde está?" 

- É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas. 

- Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor,  mas a terra ele deu para os homens. 

Evangelho

Jo 14,21-26

Evangelho (Jo 14,21-26 )

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- O Espírito Santo, o Paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21 "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele". 22 Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: "Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?" 23 Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Que quando Ele vier encontre aberta a porta da tua morada, abre a tua alma a Ele, estende o interior da tua mente para que possas contemplar nela riquezas de justiça, tesouros de paz, suavidade de graça (Santo Ambrósio)

  • Jesus anuncia a vinda do Espírito que, em primeiro lugar, ensinará os discípulos a compreender cada vez mais plenamente o Evangelho, a acolhê-lo na sua existência e a torná-lo vivo com o seu testemunho (Francisco)

  • O Espírito e a Igreja cooperam para manifestar Cristo e a sua obra de salvação na liturgia. Principalmente na Eucaristia, que é o memorial do mistério da salvação. O Espírito Santo é a memória viva da Igreja (16) (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.099)

  • Santo do Dia

    S. Pedro Celestino V, papa (Pietro del Murrone)
    São Pedro Celestino V, contemplativo e amante do silêncio - morada de Deus - é celebrado pela Igreja no dia 19 de maio. O Santo é conhecido por convocar o “Jubileu do Perdão", em Áquila, em 1294, e pelo seu breve pontificado, que culminou com a sua renúncia, a poucos meses da eleição.   Leia tudo...
    S. Urbano I, papa
    Urbano nasceu sob o império de Diocleciano e morreu sob o de Alexandre Severo. Sobre o Papa Urbano I, temos poucas notícias certas. Mas, era um homem determinado e prático na defesa dos direitos da comunidade cristã. Morreu, provavelmente, como mártir, embora as fontes históricas não sejam unívocas.   Leia tudo...
    Estes dois Santos, sepultados na catacumba de São Calisto, em Roma, foram martirizados no ano 304 e celebrados pela Liturgia no seu “dies natalis”. Provavelmente, eram irmãos, de origem armênia e eunucos. Certo Emiliano, no seu leito de morte, lhes confiou a sua filha Anatólia Calista.  
    Ivo nasceu na Bretanha, em 1235, e se formou em Teologia e Direito. Tornando-se sacerdote e advogado, dava assistência jurídica gratuita. Em seu castelo, hospedava os pobres, que lhe pediam ajuda, sem deixar a pregação nas paróquias, entre Tredez e Louannec. Foi canonizado por Clemente VI, em 1347.  
    Pedro Fioretti entrou para a Ordem dos Capuchinhos, em 1693, como Frei Crispino. Por 40 anos, viveu em Orvieto, como agricultor de hortaliças e, depois, como mendigo; viajou pela Itália, sempre amado por seus aforismos. Foi o primeiro Santo a ser canonizado por São João Paulo II, em 1982.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico