A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Calendário Litúrgico de quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 7,1-3.15-17
Salmo Responsorial: Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)
Evangelho: Mc 3,1-6

Cor Litúrgica: Verde

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Hb 7,1-3.15-17

Primeira Leitura (Hb 7,1-3.15-17)

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 1 Melquisedec, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo. saiu ao encontro de Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. 2 Foi a ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro lugar, "Rei de Justiça"; e, depois: "Rei de Salém", o que quer dizer, 'Rei da Paz'. 3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. 15 Isto se torna ainda mais evidente, quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec, 16 não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segunda a força de uma vida imperecível. 17 Pois diz o testemunho: "Tu és sacerdote para sempre na ordem de Melquisedec".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)

Responsório Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)

- Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

- Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!

- Palavra do Senhor ao meu Senhor:  "Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!"

- O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: "Domina com vigor teus inimigos;

- Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!"

- Jurou o Senhor e manterá sua palavra: "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!" 

Evangelho

Mc 3,1-6

Evangelho (Mc 3,1-6)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Jesus pregava a Boa-Nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio!" 4 E perguntou-lhes: "É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?" Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: "Estende a mão." Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Porque a verdade é que n´Ele, que tinha verdadeiro corpo e verdadeira alma de homem, essa afeição [entristecido] não era falsa. Por isso diz-se a verdade quando se afirma que Ele se indignou com ira perante a dureza de coração dos judios (Santo Agostinho)

  • Outro motivo pelo qual se endurece o coração é o fechar-se sobre si mesmo; construir um mundo sobre si próprio. Estes “narcisistas religiosos”, que têm o coração duro, procuram defender-se com os muros que constroem ao seu redor (Francisco)

  • O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca viola a santidade deste dia (cf. Mc 1,21; Jn 9,16). É com autoridade que Ele dá a sua interpretação autêntica desta lei: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Mc 2, 27) (...) (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.173)

  • Santo do Dia

    S. Vicente, diácono espanhol e mártir
    Natural de Zaragoza, Espanha, Vicente foi um excelente diácono do Bispo Valério. Era um homem corajoso e grande pregador. Foi preso durante as perseguições de Diocleciano, mas não cedeu, nem diante das tremendas torturas. Vicente morreu como mártir, em 304, e logo foi venerado como Santo.  
    S. Vicente Pallotti, presbítero, fundador da Sociedade do Apostolado Católico
    Sacerdote romano, Vicente promoveu o papel dos leigos na Igreja, antecipando os tempos, e venceu a desconfiança do mundo eclesiástico. Para ele, o anúncio do Evangelho não cabia apenas ao clero, mas a todos os batizados, homens e mulheres. Ele queria uma comunidade, onde todos fossem "apóstolos".  
    O jovem Magundat, soldado do exército persa, era fascinado pelo cristianismo. Por isso, foi para Gerápolis e, depois, para Jerusalém, onde se converteu com o nome de Anastácio. Foi monge, por sete anos, em Cesareia, na Palestina. Foi preso e torturado antes de ser martirizado, no ano 628.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Vésperas
    📅 Calendário Litúrgico