A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Calendário Litúrgico de sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Sexta-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Memória

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 8,6-13
Salmo Responsorial: Sl 84(85), 8 e 10.11-12.13-14 (R. 11a)
Evangelho: Mc 3,13-19

Cor Litúrgica: Branco

sexta-feira, 24 de janeiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Hb 8,6-13

Primeira Leitura (Hb 8,6-13)

Leitura da Carta aos Hebreus

Irmãos, 6 agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. 7 De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8 Com efeito, Deus adverte: "Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9 Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10 Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias - diz o Senhor: colocarei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11 Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: 'Conhece o Senhor!'. Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12 Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados". 13 Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 84(85), 8 e 10.11-12.13-14 (R. 11a)

Responsório Sl 84(85), 8 e 10.11-12.13-14 (R. 11a)

- A verdade e o amor se encontrarão.

- A verdade e o amor se encontrarão.

- Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

- A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

- O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus. 

Evangelho

Mc 3,13-19

Evangelho (Mc 3,13-19)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14 Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15 com autoridade para expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer "filhos do trovão"; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • ‘Exorto-vos a apresentar os vossos corpos’ (Rom 12,1). Orando assim, o Apóstolo eleva todos os homens à dignidade do sacerdócio; exorta todos a apresentarem os seus corpos como sacrifício vivo (São Pedro Crisólogo)

  • O bem tende sempre a se comunicar. Ao comunicá-lo, o bem se enraíza e se desenvolve (...). Não deveriamos de nos surpreender entao com algumas expressões de São Paulo: ‘O amor de Cristo nos urge’ (2Cor 5,14); ‘Ai de mim se não proclamava o Evangelho!’ (1Cor 9,16) (Francisco)

  • Desde o princípio da sua vida pública, Jesus escolheu alguns homens, em número de doze, para andarem com Ele e participarem na sua missão; Deu-lhes parte na sua autoridade ‘e enviou-os a pregar o Reino de Deus e a fazer curas’ (Lc 9, 2) (…) (Catecismo da Igreja Católica, nº 551)

  • Santo do Dia

    S. Francisco de Sales, bispo de Genebra, doutor da Igreja, fundador da Ordem da Visitação, padroeiro da imprensa católica
    Francisco, de origem francesa, foi um homem de diálogo e de serenidade, sem renunciar à verdade, foi um dos primeiros evangelizadores modernos a utilizar folhetos impressos. Propôs um modelo de vida cristã diferente, em todas as condições sociais, a ser empregado nas dificuldades diárias.   Leia tudo...
    Foi o primeiro da Pia Sociedade de São Paulo a ser beatificado por João Paulo II, em 1989. Natural de Alba, na região italiana de Piemonte, foi o primeiro diretor da nova Casa Paulina em Roma, onde foi treinador e evangelizador por meio de um inteligente uso dos meios de comunicação social.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico