Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
No céu refulge a aurorae nasce um novo dia.As trevas se dissipem:a luz nos alumia.
Bem longe os fantasmas,os sonhos e ilusões!Do mal que vem das trevasquebremos os grilhões.
Na aurora derradeirapossamos, preparados,cantar de Deus a glória,na sua luz banhados.
Louvor e glória ao Pai,ao Filho seu também,e ao Divino Espíritoagora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim;todos os vossos mandamentos são verdade.
Salmo 118(119),145-152
XIX (Coph)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rm 13,10).
–145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! *Quero cumprir vossa vontade fielmente!–146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, *e então eu guardarei vossa Aliança!
–147 Chego antes que a aurora e vos imploro, *e espero confiante em vossa lei.–148 Os meus olhos antecipam as vigílias, *para de noite meditar vossa palavra.
–149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz *e dai-me a vida, como é vossa decisão!–150 Meus opressores se aproximam com maldade; *como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
–151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; *todos os vossos mandamentos são verdade!–152 Desde criança aprendi vossa Aliança *que firmastes para sempre, eternamente.
Ant. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim;todos os vossos mandamentos são verdade.
Ant. 2 Que a vossa Sabedoria, ó Senhor,esteja junto a mim no meu trabalho.
Cântico Sb 9,1-6.9-11
Senhor, dai-me a Sabedoria!
Eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir (Lc 21,15).
–1 Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, *vossa Palavra poderosa criou tudo,–2 vosso saber o ser humano modelou *para ser rei da criação que é vossa obra,–3 reger o mundo com justiça, paz e ordem, *e exercer com retidão seu julgamento:
–4 Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, *sabedoria que partilha o vosso trono.– Não me excluais de vossos filhos como indigno: *5 sou vosso servo e minha mãe é vossa serva;
– sou homem fraco e de existência muito breve, *incapaz de discernir o que é justo.–6 Até mesmo o mais perfeito dentre os homens *não é nada, se não tem vosso saber.
–9 Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria, *que conhece as vossas obras desde sempre;= convosco estava ao criardes o universo, †ela sabe o que agrada a vossos olhos, *o que é reto e conforme às vossas ordens.
–10 Enviai-a lá de cima, do alto céu, *mandai-a vir de vosso trono glorioso,– para que esteja junto a mim no meu trabalho *e me ensine o que agrada a vossos olhos!=11 Ela, que tudo compreende e tudo sabe, †há de guiar meus passos todos com prudência, *com seu poder há de guardar a minha vida.
Ant. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor,esteja junto a mim no meu trabalho.
Ant. 3 O Senhor para sempre é fiel.
Salmo 116(117)
Louvor ao Deus misericordioso
Eu digo:… os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9).
–1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *povos todos, festejai-o!
–2 Pois comprovado é seu amor para conosco, *para sempre ele é fiel!
Ant. O Senhor para sempre é fiel.
Leitura breve Fl 2,14-15
Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambigüidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo.
Responsório breve
R. A vós grito, ó Senhor, a vós clamo* E vos digo: Sois vós meu abrigo! R. A vós grito.
V. Minha herança na terra dos vivos. * E vos digo.Glória ao Pai. R. A vós grito.
Iluminai, ó Senhor, os que jazem nas trevase na sombra da morte.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
ant. Iluminai, ó Senhor, os que jazem nas trevase na sombra da morte.
Preces
Invoquemos a Deus, que elevou a Virgem Maria, Mãe de Cristo, acima de todas as criaturas do céu e da terra; e digamos cheios de confiança:
R. Interceda por nós a Mãe do vosso Filho.
Pai de misericórdia, nós vos damos graças porque nos destes Maria como mãe e exemplo:– por sua intercessão, santificai os nossos corações.
R.
Vós, que fizestes de Maria a serva fiel e atenta à vossa Palavra,– por sua intercessão, fazei de nós servos e discípulos de vosso Filho.
R.
Vós, que fizestes de Maria a Mãe do vosso Filho por obra do Espírito Santo,– por sua intercessão, concedei-nos os frutos do mesmo Espírito.
R.
Vós, que destes força a Maria para permanecer junto da cruz, e a enchestes de alegria com a ressurreição de vosso Filho,– por sua intercessão, confortai-nos nas tribulações e reavivai a nossa esperança.
R.
(intenções livres)
Pai nosso…
Oração
Senhor nosso Deus, fonte de salvação, fazei que o testemunho de nossa vida exalte sempre a vossa glória e mereçamos cantar nos céus vosso louvor eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vinde, Espírito de Deus,com o Filho e com o Pai,inundai a nossa mente,nossa vida iluminai.
Boca, olhos, mãos, sentidos,tudo possa irradiaro amor que em nós pusestespara aos outros inflamar.
A Deus Pai e ao seu Filhopor vós dai-nos conhecer.Que de ambos procedeisdai-nos sempre firmes crer.
Ou:
Mantendo a ordem certa,do coração fiel,na hora terça oremosaos Três, fulgor do céu.
Queremos ser os templosdo Espírito Santo, outroradescido sobre os Dozeem chamas, nesta hora.
Fiel aos seus desígnios,do Reino o Autor divinoa tudo ornou de graçasegundo o seu destino.
Louvor e glória ao Pai,ao Filho, Sumo Bem,e ao seu divino Espírito,agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Assegurai tudo o que é bomao vosso servo, ó Senhor!
Salmo 118(119),121-128
XVI (Ain)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51).
–121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; *não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem!–122 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, *não permitais que me oprimam os soberbos!
–123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos *e de aguardar vossa justiça e salvação.–124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, *e também vossos desígnios ensinai-me!
–125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *para que eu possa compreender vossa Aliança!–126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; *está sendo violada a vossa Lei!
–127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, *mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!–128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, *detesto todos os caminhos da mentira.
Ant. Assegurai tudo o que é bom ao vosso servo, ó Senhor!
Ant. 2 Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Salmo 33(34)
O Senhor é a salvação dos justos
Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).
I
–2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca.–3 Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem!
–4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome!–5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou.
–6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha!–7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia.
–8 O anjo do Senhor vem acampar *ao redor dos que o temem, e os salva.–9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
–10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *porque nada faltará aos que o temem.–11 Os ricos empobrecem, passam fome, *mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
Ant. Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Ant. 3 O Senhor está bem perto do coração atribulado.
II
–12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.–13 Qual o homem que não ama sua vida, *procurando ser feliz todos os dias?
–14 Afasta a tua língua da maldade, *e teus lábios, de palavras mentirosas.–15 Afasta-te do mal e faze o bem, *procura a paz e vai com ela em seu caminho.
–16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *e seu ouvido está atento ao seu chamado;–17 mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.
–18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.–19 Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.
–20 Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.–21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.
–22 A malícia do iníquo leva à morte, *e quem odeia o justo é castigado.–23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.
Ant. O Senhor está bem perto do coração atribulado.
Leitura breve 1Sm 15,22
O Senhor quer holocaustos e sacrifícios, ou quer a obediência à sua palavra? A obediência vale mais que o sacrifício, a docilidade mais que oferecer gordura de carneiros.
V. Quem me oferece um sacrifício de louvor,este sim, é que me honra de verdade.
R. A todo homem que procede retamenteeu mostrarei a salvação que vem de Deus.
Oração
Senhor Deus, Pai todo-poderoso, a quem somos submissos, derramai em nós a luz do Espírito Santo, para que, livres de todo inimigo, nos alegremos em vos louvar. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Ó Deus, verdade e forçaque o mundo governais,da aurora ao meio-dia,a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,discórdia e divisão.Ao corpo dai saúde,e paz ao coração.
Ouvi-nos, Pai bondoso,por Cristo Salvador,que vive com o Espíritoconvosco pelo Amor.
Ou:
O louvor de Deus cantemoscom fervor no coração,pois agora a hora sextanos convida à oração.
Nesta hora foi-nos dadagloriosa salvaçãopela morte do Cordeiro,que na cruz trouxe o perdão.
Ante o brilho de tal luzse faz sombra o meio-dia.Tanta graça e tanto brilhovinde haurir, com alegria.
Seja dada a glória ao Paie ao Unigênito também,com o Espírito Paráclito,pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Assegurai tudo o que é bomao vosso servo, ó Senhor!
Salmo 118(119),121-128
XVI (Ain)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51).
–121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; *não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem!–122 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, *não permitais que me oprimam os soberbos!
–123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos *e de aguardar vossa justiça e salvação.–124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, *e também vossos desígnios ensinai-me!
–125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *para que eu possa compreender vossa Aliança!–126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; *está sendo violada a vossa Lei!
–127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, *mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!–128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, *detesto todos os caminhos da mentira.
Ant. Assegurai tudo o que é bom ao vosso servo, ó Senhor!
Ant. 2 Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Salmo 33(34)
O Senhor é a salvação dos justos
Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).
I
–2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca.–3 Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem!
–4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome!–5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou.
–6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha!–7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia.
–8 O anjo do Senhor vem acampar *ao redor dos que o temem, e os salva.–9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
–10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *porque nada faltará aos que o temem.–11 Os ricos empobrecem, passam fome, *mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
Ant. Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Ant. 3 O Senhor está bem perto do coração atribulado.
II
–12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.–13 Qual o homem que não ama sua vida, *procurando ser feliz todos os dias?
–14 Afasta a tua língua da maldade, *e teus lábios, de palavras mentirosas.–15 Afasta-te do mal e faze o bem, *procura a paz e vai com ela em seu caminho.
–16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *e seu ouvido está atento ao seu chamado;–17 mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.
–18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.–19 Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.
–20 Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.–21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.
–22 A malícia do iníquo leva à morte, *e quem odeia o justo é castigado.–23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.
Ant. O Senhor está bem perto do coração atribulado.
Leitura breve Gl 5,26; 6,2
Não busquemos vanglória, provocando-nos ou invejando-nos uns aos outros. Carregai os fardos uns dos outros: assim cumprireis a lei de Cristo.
V. Vinde e vede como é bom, como é suaveos irmãos viverem juntos bem unidos.
R. Pois a eles o Senhor dá sua bênçãoe a vida pelos séculos sem fim.
Oração
Senhor nosso Deus, luz ardente de amor eterno, concedei que, inflamados na vossa caridade, num mesmo amor amemos a vós, acima de tudo, e aos irmãos e irmãs por vossa causa. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vós que sois o Imutável,Deus fiel, Senhor da História,nasce e morre a luz do dia,revelando a vossa glória.
Seja a tarde luminosanuma vida permanente.E da santa morte o prêmionos dê glória eternamente.
Escutai-nos, ó Pai Santo,pelo Cristo, nosso irmão,que convosco e o Espíritovive em plena comunhão.
Ou:
Cumprindo o ciclo tríplice das horas,louvemos ao Senhor de coração,cantando em nossos salmos a grandezade Deus, que é Uno e Trino em perfeição.
A exemplo de São Pedro, nosso mestre,guardando do Deus vivo e verdadeiro,em almas redimidas, o mistério,sinal de salvação ao mundo inteiro,
também salmodiamos no espírito,unidos aos apóstolos do Senhor,e assim serão firmados nossos passosna força de Jesus, o Salvador.
Louvor ao Pai, autor de toda a vida,e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,unidos pelo amor do Santo Espírito,Deus vivo pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Assegurai tudo o que é bomao vosso servo, ó Senhor!
Salmo 118(119),121-128
XVI (Ain)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51).
–121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; *não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem!–122 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, *não permitais que me oprimam os soberbos!
–123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos *e de aguardar vossa justiça e salvação.–124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, *e também vossos desígnios ensinai-me!
–125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *para que eu possa compreender vossa Aliança!–126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; *está sendo violada a vossa Lei!
–127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, *mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!–128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, *detesto todos os caminhos da mentira.
Ant. Assegurai tudo o que é bom ao vosso servo, ó Senhor!
Ant. 2 Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Salmo 33(34)
O Senhor é a salvação dos justos
Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).
I
–2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca.–3 Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem!
–4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome!–5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou.
–6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha!–7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia.
–8 O anjo do Senhor vem acampar *ao redor dos que o temem, e os salva.–9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
–10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *porque nada faltará aos que o temem.–11 Os ricos empobrecem, passam fome, *mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
Ant. Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos.
Ant. 3 O Senhor está bem perto do coração atribulado.
II
–12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.–13 Qual o homem que não ama sua vida, *procurando ser feliz todos os dias?
–14 Afasta a tua língua da maldade, *e teus lábios, de palavras mentirosas.–15 Afasta-te do mal e faze o bem, *procura a paz e vai com ela em seu caminho.
–16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *e seu ouvido está atento ao seu chamado;–17 mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.
–18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.–19 Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.
–20 Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.–21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.
–22 A malícia do iníquo leva à morte, *e quem odeia o justo é castigado.–23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.
Ant. O Senhor está bem perto do coração atribulado.
Leitura breve Mq 6,8
Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus.
V. Seguindo vossa lei me rejubilo.
R. Não posso esquecer vossa palavra.
Oração
Atendei, Senhor, às nossas preces, por intercessão da Virgem Maria, e dai-nos a paz completa, para que, dedicando-nos sempre a vós com alegria, possamos confiantes chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
O conteúdo está sendo atualizado.
Completas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Depois, recomenda-se o exame de consciência (…)
Tende compaixão de nós, Senhor.
Porque somos pecadores.
Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
E dai-nos a vossa salvação.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amém.
Ou:
Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amém.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Hino
Agora que o clarão da luz se apaga,a vós nós imploramos, Criador:com vossa paternal misericórdia,guardai-nos sob a luz do vosso amor.Os nossos corações sonhem convosco:no sono, possam eles vos sentir.Cantemos novamente a vossa glóriaao brilho da manhã que vai surgir.Saúde concedei-nos nesta vida,as nossas energias renovai;da noite a pavorosa escuridãocom vossa claridade iluminai.Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,que reina para sempre em vossa glória,convosco e o Espírito de Amor.
Ou:
Ó Cristo, dia e esplendor,na treva o oculto aclarais.Sois luz de luz, nós o cremos,luz aos fiéis anunciais.Guardai-nos, Deus, nesta noite,velai do céu nosso sono;em vós na paz descansemosem um tranquilo abandono.Se os olhos pesam de sono,vele, fiel, nossa mente.A vossa destra protejaquem vos amou fielmente.Defensor nosso, atendei-nosfreai os planos malvados.No bem guiai vossos servos,com vosso sangue comprados.Ó Cristo, Rei piedoso,a vós e ao Pai toda a glória,com o Espírito Santo,eterna honra e vitória.
SalmodiaAnt. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!
Salmo 4
O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho).=2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! †Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,*atendei-me por piedade e escutai minha oração!–3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? *Por que amais a ilusão e procurais a falsidade?–4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, *e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece!–5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;*meditai nos vossos leitos e calai o coração!–6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; *confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança!–7 Muitos há que se perguntam: ‘Quem nos dá felicidade?’*Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face!–8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, *do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo.–9 Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, *pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração!Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite!
Salmo 133(134)Oração da noite no templo
Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5).
–1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, *vós todos, servidores do Senhor,– que celebrais a liturgia no seu templo, *nos átrios da casa do Senhor.–2 Levantai as vossas mãos ao santuário, *bendizei ao Senhor Deus a noite inteira!–3 Que o Senhor te abençoe de Sião, *o Senhor que fez o céu e fez a terra!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite!Leitura breve Dt 6,4-7
Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares.
Responsório breve
R. Senhor, em vossas mãos* Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.
Cântico evangélico, ant.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos,guardai-nos também quando dormimos!Nossa mente vigie com o Cristo,nosso corpo repouse em sua paz!
Cântico de Simeão Lc 2,29-32Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *conforme prometestes, ó Senhor.–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *31 que preparastes ante a face das nações:–32 uma Luz que brilhará para os gentios *e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,guardai-nos também quando dormimos!Nossa mente vigie com o Cristo,nosso corpo repouse em sua paz!
Oração
Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquilae, no fim da vida, uma morte santa.R. Amém.
Antífona final de Nossa Senhora
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,ao povo que caiu, socorre e exorta,pois busca levantar-se, Virgem pura,nascendo o Criador da criatura:tem piedade de nós e ouve, suave,o anjo te saudando com seu Ave!
Ou:
Ave, Rainha do céu;ave, dos anjos Senhora;ave, raiz, ave, porta;da luz do mundo és aurora.Exulta, ó Virgem tão bela,as outras seguem-te após;nós te saudamos: adeus!E pede a Cristo por nós!Virgem Mãe, ó Maria!
Ou:
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,vida doçura, esperança nossa, Salve!A vós bradamos os degredados filhos de Eva,a vós suspiramos gemendo e chorandoneste vale de lágrimas!Eia, pois, Advogada nossa,esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,bendito fruto do vosso ventre!Ó clemente, ó piedosa,ó doce sempre Virgem Maria.
Em latim:
Salve, Regína, Mater misericórdiae,vita, dulcédo, et spes nostra, salve.Ad te clamámus, éxsules fílii Evae,Ad te suspirámus, geméntes et flentesin hac lacrimárum valle.Eia, ergo, advocáta nostra,illos tuos misericórdes óculosad nos convérte.Et Iesum, benedíctum fructum ventris tui,nobis post hoc exsílium osténde.O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria.
Ou:
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,mas livrai-nos sempre de todos os perigos,ó Virgem gloriosa e bendita.