A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia das Horas de quinta-feira, 3 de abril de 2025

Calendário Litúrgico de quinta-feira, 3 de abril de 2025

Quinta-feira da 4ª semana da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Ex 32,7-14
Salmo Responsorial: Sl 105(106),19-20.21-22.23 (R. 4a)
Evangelho: Jo 5,31-47

Cor Litúrgica: Roxo

Liturgia das Horas de quinta-feira, 3 de abril de 2025

Quinta-feira da 4ª semana da Quaresma

A Liturgia das Horas é dividida em várias partes principais:
 
Ofício das Leituras: Pode ser rezado a qualquer momento do dia e inclui salmos, leituras bíblicas e textos dos Padres da Igreja.
Laudes (Oração da Manhã): Recitada ao amanhecer, é um momento de louvor a Deus pelo novo dia.
Hora Média: Inclui a Terça (meio da manhã), Sexta (meio-dia) e Noa (meio da tarde), ajudando a manter a comunhão com Deus ao longo do dia.
Vésperas (Oração da Tarde): Rezada ao entardecer, é um momento de agradecimento e reflexão.
Completas (Oração da Noite): Feita antes de dormir, é uma oração de confiança e entrega a Deus.
 

Escolha um horário de oração durante o dia.

Evangelho

Jo 5,31-47

Evangelho (Jo 5,31-47)

- Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

- Deus o mundo tanto amou que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31 "Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32 Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33 Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34 Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35 João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36 Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37 E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38 e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. 39 Vós examineis as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40 mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41 Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42 Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43 Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. 44 Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45 Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46 Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47 Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?"

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.

A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!

Salmo 142(143),1-11

Prece na aflição

Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16).

1 Ó Senhor, escutai minha prece, *ó meu Deus, atendei minha súplica!– Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *escutai-me por vossa justiça!

=2 Não chameis vosso servo a juízo, †pois diante da vossa presença *não é justo nenhum dos viventes.

3 O inimigo persegue a minha alma, *ele esmaga no chão minha vida– e me faz habitante das trevas, *como aqueles que há muito morreram.–4 Já em mim o alento se extingue, *o coração se comprime em meu peito!

=5 Eu me lembro dos dias de outrora †e repasso as vossas ações, *recordando os vossos prodígios.=6 Para vós minhas mãos eu estendo; †minha alma tem sede de vós, *como a terra sedenta e sem água.

7 Escutai-me depressa, Senhor, *o esrito em mim desfalece!= Não escondais vossa face de mim! †Se o fizerdes, já posso contar-me *entre aqueles que descem à cova!

8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, *porque em vós coloquei a esperança!– Indicai-me o caminho a seguir, *pois a vós eu elevo a minha alma!–9 Libertai-me dos meus inimigos, *porque sois meu refúgio, Senhor!

10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *porque sois o meu Deus e Senhor!– Vosso Esrito bom me dirija *e me guie por terra bem plana!

11 Por vosso nome e por vosso amor *conservai, renovai minha vida!– Pela vossa justiça e clemência, *arrancai a minha alma da angústia!

Ant. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!

Ant. 2 O Senhor vai fazer correr a paz como um riopara a nova Sião.

Cântico Is 66,10-14a

Consolação e alegria na Cidade Santa

A Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe (Gl 4,26).

=10 Alegrai-vos com Sião †e exultai por sua causa, *todos vós que a amais;– tomai parte no seu júbilo, *todos vós que a lamentais!

=11 Podereis alimentar-vos, †saciar-vos com fartura *com seu leite que consola;– podereis deliciar-vos *nas riquezas de sua glória.

=12 Pois assim fala o Senhor: †“Vou fazer correr a paz *para ela como um rio,– e as riquezas das nações *qual torrente a transbordar.

= Vós sereis amamentados †e ao colo carregados *e afagados com carícias;–13 como a mãe consola o filho. *em Sião vou consolar-vos.

=14 Tudo isso vós vereis, †e os vossos corações *de alegria pulsarão;– vossos membros, como plantas, *tomarão novo vigor”.

Ant. O Senhor vai fazer correr a paz como um riopara a nova Sião.

Ant. 3 Cantai ao nosso Deus, porque é suave.

Salmo 146(147 A)

Poder e bondade de Deus

A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos.

=1 Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, †cantai ao nosso Deus, porque é suave: *ele é digno de louvor, ele o merece! –

2 O Senhor reconstruiu Jerusalém, *e os dispersos de Israel juntou de novo;–3 ele conforta os corações despedaçados, *ele enfaixa suas feridas e as cura;–4 fixa o mero de todas as estrelas *e chama a cada uma por seu nome.

5 É grande e onipotente o nosso Deus, *seu saber não tem medida nem limites.–6 O Senhor Deus é o amparo dos humildes, *mas dobra até o chão os que são ímpios.–7 Entoai, cantai a Deus ação de graças, *tocai para o Senhor em vossas harpas!

8 Ele reveste todo o céu com densas nuvens, *e a chuva para a terra ele prepara;– faz crescer a verde relva sobre os montes *e as plantas que são úteis para o homem;–9 ele  aos animais seu alimento, *e ao corvo e a seus filhotes que o invocam.

10 Não é a força do cavalo que lhe agrada, *nem se deleita com os músculos do homem,–11 mas agradam ao Senhor os que o respeitam, *os que confiam, esperando em seu amor!

Ant. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.

Leitura breve             Cf. 1Rs 8,51-53aNós somos, Senhor, teu povo e tua herança. Teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e do teu povo, Israel, escutando-nos toda vez que te invocarmos. Pois tu nos separaste para ti como herança dentre todos os povos da terra.Responsório breveR. Nós somos vosso povo, ó Senhor.* Misericórdia, Senhor, a vós clamamos! R. Nós somos.V. Curvados sob o peso dos pecados,choramos de tristeza. * Misericórdia.Glória ao Pai. R. Nós somos.

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz

Ant. O meu testemunho não é de um homem;mas isto vos digo para que vos salveis.PrecesCelebremos a bondade de Deus, que se revelou em Cristo Jesus. E de todo o coração lhe supliquemos:R. Lembrai-vos, Senhor, de vossos filhos e filhas!Concedei-nos viver mais profundamente o mistério da Igreja;– que ela seja para toda a humanidade o sacramento eficaz da salvação. R.Deus, amigo do ser humano, ensinai-nos a trabalhar generosamente para o progresso da civilização,– e a buscar em todas as coisas o vosso Reino. R.Levai-nos a saciar nossa sede de justiça,– na fonte de água viva que nos destes em Cristo. R.Perdoai, Senhor, todos os nossos pecados,– e dirigi nossos passos no caminho da justiça e da verdade. R.

(intenções livres)

Pai nosso.

Oração

Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Terça

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.

Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.

Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.

A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.

Salmodia 

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Salmo 118(119),153-160

XX (Res)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69).

153 Vede, Senhor, minha miria, e livrai-me, *porque nunca me esqueci de vossa lei!–154 Defendei a minha causa e libertai-me! *Pela palavra que me destes, dai-me a vida!

155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!–156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *conforme prometestes, dai-me a vida!

157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *mas eu nunca deixarei vossa Aliança!–158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *porque foram infiéis à vossa lei.

159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *Vossa bondade reanime a minha vida!–160 Vossa palavra é fundada na verdade, *os vossos justos julgamentos são eternos.

Salmo 127(128)

A paz do Senhor na família

De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).

1 Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos!

2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem!–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa;– os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa.

4 Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor.–5 O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida;– para que vejas prosperar Jerusalém *6 e os filhos dos teus filhos.

– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *que venha a paz ao vosso povo!

Salmo 128(129)

A renovada esperança do povo oprimido

A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho).

1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *que o diga Israel neste momento!–2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *mas nunca me puderam derrotar!

3 Araram lavradores o meu dorso, *rasgando longos sulcos com o arado.–4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *fez em pedaços as correias dos malvados.

5 Que voltem para trás envergonhados *todos aqueles que odeiam a Sião!–6 Sejam eles como a erva dos telhados, *que bem antes de arrancada já secou!

7 Esta jamais enche a mão do ceifador *nem o regaço dos que juntam os seus feixes;=8 para estes nunca dizem os que passam: †“Sobre vós desça a bênção do Senhor! *Em nome do Senhor vos bendizemos!”

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Leitura breve             Is 55,6-7Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão.

V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!

Oração

Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Sexta

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.

Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.

A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,

Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.

SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Salmo 118(119),153-160

XX (Res)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69).

153 Vede, Senhor, minha miria, e livrai-me, *porque nunca me esqueci de vossa lei!–154 Defendei a minha causa e libertai-me! *Pela palavra que me destes, dai-me a vida!

155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!–156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *conforme prometestes, dai-me a vida!

157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *mas eu nunca deixarei vossa Aliança!–158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *porque foram infiéis à vossa lei.

159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *Vossa bondade reanime a minha vida!–160 Vossa palavra é fundada na verdade, *os vossos justos julgamentos são eternos.

Salmo 127(128)

A paz do Senhor na família

De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).

1 Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos!

2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem!–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa;– os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa.

4 Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor.–5 O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida;– para que vejas prosperar Jerusalém *6 e os filhos dos teus filhos.

– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *que venha a paz ao vosso povo!

Salmo 128(129)

A renovada esperança do povo oprimido

A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho).

1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *que o diga Israel neste momento!–2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *mas nunca me puderam derrotar!

3 Araram lavradores o meu dorso, *rasgando longos sulcos com o arado.–4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *fez em pedaços as correias dos malvados.

5 Que voltem para trás envergonhados *todos aqueles que odeiam a Sião!–6 Sejam eles como a erva dos telhados, *que bem antes de arrancada já secou!

7 Esta jamais enche a mão do ceifador *nem o regaço dos que juntam os seus feixes;=8 para estes nunca dizem os que passam: †“Sobre vós desça a bênção do Senhor! *Em nome do Senhor vos bendizemos!”

Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Leitura breve             Dt 30,2-3aTu te converterás ao Senhor teu Deus com teus filhos, e obedecerás aos seus mandamentos com todo o teu coração e com toda a tua alma, conforme tudo o que hoje te ordeno. O Senhor teu Deus te fará voltar do cativeiro e se compadecerá de ti,

V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!

Oração

Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Nona

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.

Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.

SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Salmo 118(119),153-160

XX (Res)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69).

153 Vede, Senhor, minha miria, e livrai-me, *porque nunca me esqueci de vossa lei!–154 Defendei a minha causa e libertai-me! *Pela palavra que me destes, dai-me a vida!

155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!–156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *conforme prometestes, dai-me a vida!

157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *mas eu nunca deixarei vossa Aliança!–158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *porque foram infiéis à vossa lei.

159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *Vossa bondade reanime a minha vida!–160 Vossa palavra é fundada na verdade, *os vossos justos julgamentos são eternos.

Salmo 127(128)

A paz do Senhor na família

De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).

1 Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos!

2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem!–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa;– os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa.

4 Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor.–5 O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida;– para que vejas prosperar Jerusalém *6 e os filhos dos teus filhos.

– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *que venha a paz ao vosso povo!

Salmo 128(129)

A renovada esperança do povo oprimido

A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho).

1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *que o diga Israel neste momento!–2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *mas nunca me puderam derrotar!

3 Araram lavradores o meu dorso, *rasgando longos sulcos com o arado.–4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *fez em pedaços as correias dos malvados.

5 Que voltem para trás envergonhados *todos aqueles que odeiam a Sião!–6 Sejam eles como a erva dos telhados, *que bem antes de arrancada já secou!

7 Esta jamais enche a mão do ceifador *nem o regaço dos que juntam os seus feixes;=8 para estes nunca dizem os que passam: †“Sobre vós desça a bênção do Senhor! *Em nome do Senhor vos bendizemos!”

Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Leitura breve             Hb 10,35-36Não abandoneis a vossa coragem, que merece grande recompensa. De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu.

V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido.

Oração

Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Vésperas

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis da treva à luz.

Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.

Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,

Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.

Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Ele é meu amor, meu regio,meu escudo: é nele que espero.

Salmo 143(144)

Oração pela vitória e pela paz

As suas mãos foram treinadas para a luta, quando venceu o mundo conforme disse: eu venci o mundo (Sto. Hilário).

I

=1 Bendito seja o Senhor, meu rochedo, †que adestrou minhas mãos para a luta, *e os meus dedos treinou para a guerra!

2 Ele é meu amor, meu refúgio, *libertador, fortaleza e abrigo;– é meu escudo: é nele que espero, *ele submete as nações a meus pés.

=3 Que é o homem, Senhor, para vós? †Por que dele cuidais tanto assim, *e no filho do homem pensais?–4 Como o sopro de vento é o homem, *os seus dias são sombra que passa.

5 Inclinai vossos céus e descei, *tocai os montes, que eles fumeguem.–6 Fulminai o inimigo com raios, *lançai flechas, Senhor, dispersai-o!

=7 Lá do alto estendei vossa mão, †retirai-me do abismo das águas, *e salvai-me da mão dos estranhos;–8 sua boca só tem falsidade, *sua mão jura falso e engana.

Ant. Ele é meu amor, meu regio,meu escudo: é nele que espero.

Ant. 2 Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!

II

9 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, *nas dez cordas da harpa louvar-vos,–10 a vós que dais a vitória aos reis *e salvais vosso servo Davi.

11 Da espada maligna livrai-me *e salvai-me da mão dos estranhos;– sua boca só tem falsidade, *sua mão jura falso e engana.

12 Que nossos filhos, quais plantas viçosas, *cresçam sadios, e fortes floresçam!– As nossas filhas, colunas robustas, *que um artista esculpiu para o templo.

13 Nossos celeiros transbordem de cheios, *abastecidos de todos os frutos!– Nossas ovelhas em muitos milhares *se multipliquem nas nossas campinas!

=14 O nosso gado também seja gordo! †Não haja brechas em nossas muralhas, *nem desterro ou gemido nas praças!–15 Feliz o povo a quem isto acontece, *e que tem o Senhor por seu Deus!

Ant. Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!

Ant. 3 Chegou agora a salvação e o podere a realeza do Senhor e nosso Deus.

Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a

O julgamento de Deus

11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,

– porque assumistes o poder que vos pertence, *e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)

18 As nações se enfureceram revoltadas, †mas chegou a vossa ira contra elas *e o tempo de julgar vivos e mortos,= e de dar a recompensa aos vossos servos, †aos profetas e aos que temem vosso nome, *aos santos, aos pequenos e aos grandes.

(R.)

=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †a realeza do Senhor e nosso Deus, *e o donio de seu Cristo, seu Ungido.– Pois foi expulso o delator que acusava *nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus.

(R.)

11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †e o testemunho que eles deram da Palavra, *pois desprezaram sua vida até à morte.– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *e vós todos os que neles habitais!

(R.)

Ant. Chegou agora a salvação e o podere a realeza do Senhor e nosso Deus.

Leitura breve             Tg 4,7-8.10

Obedecei a Deus, mas resisti ao diabo, eele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará.

Responsório breve

R. Senhor, atendei minha prece,* Meu clamor chegue a vós! R. Senhor.V. Escutai-me, no dia em que chamo. * Meu clamor.Glória ao Pai. R. Senhor.

Cântico evangélico, ant.

As obras que eu faço é que dão testemunhoque o Pai me enviou.

A alegria da alma no Senhor

46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu esrito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 

49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam; 

51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;

53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor

55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. 

= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Esrito que habita em nosso peito, *pelos culos dos culos. Amém.

Ant. As obras que eu faço é que dão testemunhoque o Pai me enviou.

Preces

Proclamemos a misericórdia de Deus, que nos ilumina com a graça do Espírito Santo, para que resplandeçam em nossas obras a justiça e a santidade; e supliquemos:

R. Dai a vida, Senhor, ao povo que Cristo redimiu!

Senhor, fonte e autor de toda santidade, fortalecei os bispos, os sacerdotes e os diáconos em sua união com Cristo por meio do mistério eucarístico,–    para que se renove sempre mais a graça que receberam pela imposição das mãos. R.Ensinai os vossos fiéis a participarem de modo digno e ativo na mesa da Palavra e do Corpo de Cristo,–    para que mantenham na vida e nos costumes o que receberam pela fé e pelos sacramentos.  R.Ensinai-nos a reconhecer a dignidade de cada pessoa humana, redimida fpelo Sangue de vosso Filho,–    e a respeitarmos a liberdade e a consciência de nossos irmãos e irmãs. R.Fazei que todos os seres humanos saibam moderar seus desejos de bens temporais,– e atendam às necessidades do próximo. R.

(intenções livres)

Tende piedade dos fiéis que hoje chamastes desta vida para vós,– e concedei-lhes o dom da eterna bem-aventurança. R. 

Pai nosso. 

Oração 

Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Completas

O conteúdo está sendo atualizado.
📖 Evangelho do Dia
🙏 Laudes
📅 Calendário Litúrgico