A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia das Horas de quarta-feira, 5 de março de 2025

Calendário Litúrgico de quarta-feira, 5 de março de 2025

Quarta-feira de Cinzas

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Jl 2,12-18
Salmo Responsorial: Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14.17 (R. cf. 3a)
2ª Leitura: 2Cor 5,20 - 6,2
Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Cor Litúrgica: Roxo

Liturgia das Horas de quarta-feira, 5 de março de 2025

Quarta-feira de Cinzas

A Liturgia das Horas é dividida em várias partes principais:
 
Ofício das Leituras: Pode ser rezado a qualquer momento do dia e inclui salmos, leituras bíblicas e textos dos Padres da Igreja.
Laudes (Oração da Manhã): Recitada ao amanhecer, é um momento de louvor a Deus pelo novo dia.
Hora Média: Inclui a Terça (meio da manhã), Sexta (meio-dia) e Noa (meio da tarde), ajudando a manter a comunhão com Deus ao longo do dia.
Vésperas (Oração da Tarde): Rezada ao entardecer, é um momento de agradecimento e reflexão.
Completas (Oração da Noite): Feita antes de dormir, é uma oração de confiança e entrega a Deus.
 

Escolha um horário de oração durante o dia.

Evangelho

Mt 6,1-6.16-18

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

- Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!

- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2 Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3 Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4 de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16 Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18 para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.

A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Foi contra vós, só contra vós que eu pequei.Ó meu Deus, misericórdia e compaixão!

Salmo 50(51)

Tende piedade, ó meu Deus!

Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).

3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me!–4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa!

5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *o meu pecado está sempre à minha frente.–6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *e quanto é reto o julgamento que fazeis.–7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *e pecador já minha mãe me concebeu.

8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *na intimidade me ensinais sabedoria.–9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *e mais branco do que a neve ficarei.

10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *e exultarão estes meus ossos que esmagastes.–11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões!

12 Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido.–13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso!–15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados.

16 Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça!–17 Abri meus bios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor!

18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *e, se oferto um holocausto, o rejeitais.–19 Meu sacricio é minha alma penitente, *não desprezeis um coração arrependido!

20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *reconstruí Jerusalém e os seus muros!–21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *os holocaustos e oblações em vosso altar!

Ant. Foi contra vós, só contra vós que eu pequei.Ó meu Deus, misericórdia e compaixão!

Ant. 2 Conhecemos nossas culpas, pois pecamos contra vós.

Cântico Jr 14,17-21

Lamentação em tempo de fome e de guerra

O Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho! (Mc 1,15).

17 Os meus olhos, noite e dia, *chorem grimas sem fim;= pois sofreu um golpe horrível, †foi ferida gravemente *a virgem filha do meu povo!

18 Se eu saio para os campos, *eis os mortos à espada;– se eu entro na cidade, *eis as timas da fome!

= Até o profeta e o sacerdote †perambulam pela terra *sem saber o que se passa.–19 Rejeitastes, por acaso, *a Ju inteiramente?

– Por acaso a vossa alma *desgostou-se de Sião?– Por que feristes vosso povo *de um mal que não tem cura?

– Espevamos a paz, *e não chegou nada de bom;– e o tempo de reerguer-nos, *mas só vemos o terror!

=20 Conhecemos nossas culpas †e as de nossos ancestrais, *pois pecamos contra vós!– Por amor de vosso nome, *ó Senhor, não nos deixeis!

21 Não deixeis que se profane *vosso trono glorioso!– Recordai-vos, ó Senhor! *Não rompais vossa Aliança!

Ant. Conhecemos nossas culpas, pois pecamos contra vós.

Ant. 3 O Senhor, somente ele é nosso Deus,e nós somos o seu povo e seu rebanho.

Salmo 99(100)

A alegria dos que entram no templo

O Senhor ordena aos que foram salvos que cantem o hino de vitória (Sto. Atanásio).

=2 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos!

=3 Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho.

=4 Entrai por suas portas dando graças, †e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei!

=5 Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente!

Ant. O Senhor, somente ele é nosso Deus,e nós somos o seu povo e seu rebanho.

Leitura breve Dt 7, 6b.8-9O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres  seu povo preferido porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos.Responsório breveR. Deus nos amou por primeiro,* Ele fez aliança conosco. R. Deus.V. Sem medida é a sua ternura!* Ele fez. Glória ao Pai. R. Deus nos amou.

Ant. Jejuai sem ficar tristes: não façais como os hipócritas.

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz

Ant. Jejuai sem ficar tristes: não façais como os hipócritas.

Preces

Demos graças a Deus Pai, que nos concede o dom de iniciar hoje o tempo quaresmal. Supliquemos que durante estes dias de salvação ele purifique e confirme os nossos corações na caridade, pela vinda e ação do Espírito Santo. Digamos, pois, cheios de confiança:R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo!Ensinai-nos a saciar o nosso Espírito,– com toda palavra que brota dos nossos lábios. R.Fazei que pratiquemos a caridade, não apenas nas grandes ocasiões.– mas principalmente no cotidiano de nossas vidas. R.Concedei que saibamos renunciar ao supérfluo,– para podermos socorrer os nossos irmãos necessitados. R.Dai-nos trazer sempre no nosso corpo os sinais da paixão de vosso Filho,– vós que nos deste a vida em seu corpo. R.

(intenções livres)

Pai nosso. 

Oração 

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Terça

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.

Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.

Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.

A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.

Salmodia 

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Salmo 118(119),145-152

XIX (Coph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Naquele que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado (1Jo 2,5).

145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! *Quero cumprir vossa vontade fielmente!–146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, *e então eu guardarei vossa Aliança!

147 Chego antes que a aurora e vos imploro, *e espero confiante em vossa lei.–148 Os meus olhos antecipam as vigílias, *para de noite meditar vossa palavra.

149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz *e dai-me a vida, como é vossa decisão!–150 Meus opressores se aproximam com maldade; *como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!

151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; *todos os vossos mandamentos são verdade!–152 Desde criança aprendi vossa Aliança *que firmastes para sempre, eternamente.

Salmo 93(94)

O Senhor faz justiça

O Senhor se vinga de tudo:… pois Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade (cf. 1Ts 4,6-7).

I

1 Senhor Deus justiceiro, brilhai, *revelai-vos, ó Deus vingador!–2 Levantai-vos, Juiz das nações, *e pagai seu salário aos soberbos!

3 Até quando os injustos, Senhor, *até quando haverão de vencer?–4 Arrogantes derramam insultos *e se gabam do mal que fizeram.

5 Eis que oprimem, Senhor, vosso povo *e humilham a vossa herança;–6 estrangeiro e viúva trucidam, *e assassinam o pobre e o órfão!

7 Eles dizem: “O Senhor não nos vê *e o Deus de Jacó não percebe!”–8 Entendei, ó estultos do povo; *insensatos, quando é que vereis?

9 O que fez o ouvido, não ouve? *Quem os olhos formou, não verá?–10 Quem educa as nações, não castiga? *Quem os homens ensina, não sabe?–11 Ele sabe o que pensam os homens: *pois um nada é o seu pensamento!

II

12 É feliz, ó Senhor, quem formais *e educais nos caminhos da Lei,–13 para dar-lhe um alívio na angústia, *quando ao ímpio se abre uma cova.

14 O Senhor não rejeita o seu povo *e não pode esquecer sua herança:–15 voltarão a juízo as sentenças; *quem é reto andará na justiça.

16 Quem por mim contra os maus se levanta *e a meu lado estará contra eles?–17 Se o Senhor não me desse uma ajuda, *no silêncio da morte estaria!

18 Quando eu penso: “Estou quase caindo!” *Vosso amor me sustenta, Senhor!–19 Quando o meu coração se angustia, *consolais e alegrais minha alma.

=20 Pode acaso juntar-se convosco †o impostor tribunal da injustiça, *que age mal, tendo a lei por pretexto?–21 Eles podem agir contra o justo, *condenando o inocente a morrer:

22 Para mim o Senhor, com certeza, *é regio, é abrigo, é rochedo!=23 O Senhor, nosso Deus, os arrasa, †faz voltar contra eles o mal, *24 sua própria maldade os condena.

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Leitura breve Ez 18,30b-32Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, o casa de Israel? Pois não sinto prazer na morte de ninguém – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!

V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido.

Oração

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Sexta

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.

Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.

A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,

Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.

Salmodia 

Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Salmo 118(119),145-152

XIX (Coph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Naquele que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado (1Jo 2,5).

145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! *Quero cumprir vossa vontade fielmente!–146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, *e então eu guardarei vossa Aliança!

147 Chego antes que a aurora e vos imploro, *e espero confiante em vossa lei.–148 Os meus olhos antecipam as vigílias, *para de noite meditar vossa palavra.

149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz *e dai-me a vida, como é vossa decisão!–150 Meus opressores se aproximam com maldade; *como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!

151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; *todos os vossos mandamentos são verdade!–152 Desde criança aprendi vossa Aliança *que firmastes para sempre, eternamente.

Salmo 93(94)

O Senhor faz justiça

O Senhor se vinga de tudo:… pois Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade (cf. 1Ts 4,6-7).

I

1 Senhor Deus justiceiro, brilhai, *revelai-vos, ó Deus vingador!–2 Levantai-vos, Juiz das nações, *e pagai seu salário aos soberbos!

3 Até quando os injustos, Senhor, *até quando haverão de vencer?–4 Arrogantes derramam insultos *e se gabam do mal que fizeram.

5 Eis que oprimem, Senhor, vosso povo *e humilham a vossa herança;–6 estrangeiro e viúva trucidam, *e assassinam o pobre e o órfão!

7 Eles dizem: “O Senhor não nos vê *e o Deus de Jacó não percebe!”–8 Entendei, ó estultos do povo; *insensatos, quando é que vereis?

9 O que fez o ouvido, não ouve? *Quem os olhos formou, não verá?–10 Quem educa as nações, não castiga? *Quem os homens ensina, não sabe?–11 Ele sabe o que pensam os homens: *pois um nada é o seu pensamento!

II

12 É feliz, ó Senhor, quem formais *e educais nos caminhos da Lei,–13 para dar-lhe um alívio na angústia, *quando ao ímpio se abre uma cova.

14 O Senhor não rejeita o seu povo *e não pode esquecer sua herança:–15 voltarão a juízo as sentenças; *quem é reto andará na justiça.

16 Quem por mim contra os maus se levanta *e a meu lado estará contra eles?–17 Se o Senhor não me desse uma ajuda, *no silêncio da morte estaria!

18 Quando eu penso: “Estou quase caindo!” *Vosso amor me sustenta, Senhor!–19 Quando o meu coração se angustia, *consolais e alegrais minha alma.

=20 Pode acaso juntar-se convosco †o impostor tribunal da injustiça, *que age mal, tendo a lei por pretexto?–21 Eles podem agir contra o justo, *condenando o inocente a morrer:

22 Para mim o Senhor, com certeza, *é regio, é abrigo, é rochedo!=23 O Senhor, nosso Deus, os arrasa, †faz voltar contra eles o mal, *24 sua própria maldade os condena.

Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Leitura breve             Zc 1,3b-4bVoltai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me voltarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. Não sejais como os vossos pais, aos quais os antigos profetas gritavam: Assim fala o Senhor dos exércitos: Abandonai vossos maus caminhos e vossos maus pensamentos; mas não me ouviram.V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!

Oração

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Nona

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.

Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.

Salmodia 

Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Salmo 118(119),145-152

XIX (Coph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Naquele que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado (1Jo 2,5).

145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! *Quero cumprir vossa vontade fielmente!–146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, *e então eu guardarei vossa Aliança!

147 Chego antes que a aurora e vos imploro, *e espero confiante em vossa lei.–148 Os meus olhos antecipam as vigílias, *para de noite meditar vossa palavra.

149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz *e dai-me a vida, como é vossa decisão!–150 Meus opressores se aproximam com maldade; *como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!

151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; *todos os vossos mandamentos são verdade!–152 Desde criança aprendi vossa Aliança *que firmastes para sempre, eternamente.

Salmo 93(94)

O Senhor faz justiça

O Senhor se vinga de tudo:… pois Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade (cf. 1Ts 4,6-7).

I

1 Senhor Deus justiceiro, brilhai, *revelai-vos, ó Deus vingador!–2 Levantai-vos, Juiz das nações, *e pagai seu salário aos soberbos!

3 Até quando os injustos, Senhor, *até quando haverão de vencer?–4 Arrogantes derramam insultos *e se gabam do mal que fizeram.

5 Eis que oprimem, Senhor, vosso povo *e humilham a vossa herança;–6 estrangeiro e viúva trucidam, *e assassinam o pobre e o órfão!

7 Eles dizem: “O Senhor não nos vê *e o Deus de Jacó não percebe!”–8 Entendei, ó estultos do povo; *insensatos, quando é que vereis?

9 O que fez o ouvido, não ouve? *Quem os olhos formou, não verá?–10 Quem educa as nações, não castiga? *Quem os homens ensina, não sabe?–11 Ele sabe o que pensam os homens: *pois um nada é o seu pensamento!

II

12 É feliz, ó Senhor, quem formais *e educais nos caminhos da Lei,–13 para dar-lhe um alívio na angústia, *quando ao ímpio se abre uma cova.

14 O Senhor não rejeita o seu povo *e não pode esquecer sua herança:–15 voltarão a juízo as sentenças; *quem é reto andará na justiça.

16 Quem por mim contra os maus se levanta *e a meu lado estará contra eles?–17 Se o Senhor não me desse uma ajuda, *no silêncio da morte estaria!

18 Quando eu penso: “Estou quase caindo!” *Vosso amor me sustenta, Senhor!–19 Quando o meu coração se angustia, *consolais e alegrais minha alma.

=20 Pode acaso juntar-se convosco †o impostor tribunal da injustiça, *que age mal, tendo a lei por pretexto?–21 Eles podem agir contra o justo, *condenando o inocente a morrer:

22 Para mim o Senhor, com certeza, *é regio, é abrigo, é rochedo!=23 O Senhor, nosso Deus, os arrasa, †faz voltar contra eles o mal, *24 sua própria maldade os condena.

Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Leitura breve             Dn 4,24bExpia teus pecados e injustiça com esmolas e obras de misericórdia em favor dos pobres; assim terás longa prosperidade.V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!

Oração

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Vésperas

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis da treva à luz.

Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.

Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,

Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.

Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.

Salmo 138(139),1-18.23-24

Deus tudo vê

Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? (Rm 11,34).

I

1 Senhor, vós me sondais e conheceis, *2 sabeis quando me sento ou me levanto;= de longe penetrais meus pensamentos, †3 percebeis quando me deito e quando eu ando, *os meus caminhos vos são todos conhecidos.

4 A palavra nem chegou à minha língua, *e já, Senhor, a conheceis inteiramente.–5 Por detrás e pela frente me envolveis; *pusestes sobre mim a vossa mão.–6 Esta Verdade é por demais maravilhosa, *é tão sublime que não posso compreendê-la.

7 Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *E para onde fugirei de vossa face?–8 Se eu subir até os céus, ali estais; *se eu descer até o abismo, estais presente.

9 Se a aurora me emprestar as suas asas, *para eu voar e habitar no fim dos mares;–10 mesmo  vai me guiar a vossa mão *e segurar-me com firmeza a vossa destra.

11 Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me *e que a luz ao meu redor se faça noite!”=12 Mesmo as trevas para vós não são escuras, †a própria noite resplandece como o dia, *e a escuridão é tão brilhante como a luz.

Ant. Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.

Ant. 2 Eu, o Senhor, vejo o mais íntimoe conheço os corações,recompenso a cada um conforme as obras realizadas.

II

13 Fostes vós que me formastes as entranhas, *e no seio de minha mãe vós me tecestes.=14 Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, †porque de modo admirável me formastes! *Que progio e maravilha as vossas obras!

– Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; *15 nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,– quando eu era modelado ocultamente, *era formado nas entranhas subterrâneas.

16 Ainda informe, os vossos olhos me olharam, *e por vós foram previstos os meus dias;– em vosso livro estavam todos anotados, *antes mesmo que um só deles existisse.

17 Quão insonveis são os vossos pensamentos! *Inconvel, ó Senhor, é o seu número!–18 Se eu os conto, serão mais que os grãos de areia; *se chego ao fim, ainda falta conhecer-vos.

23 Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, *examinai-me e provai meus pensamentos!–24 Vede bem se não estou no mau caminho, *e conduzi-me no caminho para a vida!

Ant. Eu, o Senhor, vejo o mais íntimoe conheço os corações,recompenso a cada um conforme as obras realizadas.

Ant. 3 Em Cristo é que tudo foi criado,e é por ele que subsiste o universo.

Cântico Cf. Cl 1,12-20

Cristo, o Primogênito de toda a criaturae o Primogênito dentre os mortos

=12 Demos graças a Deus Pai onipotente, †que nos chama a partilhar, na sua luz, *da herança a seus santos reservada!

(R. Glória a vós, primonito dentre os mortos!)

=13 Do imrio das trevas arrancou-nos †e transportou-nos para o reino de seu Filho, *para o reino de seu Filho bem-amado,–14 no qual nós encontramos redenção, *dos pecados remissão pelo seu sangue.

(R.)

15 Do Deus, o Invisível, é a imagem, *o Primonito de toda criatura;=16 porque nele é que tudo foi criado, †o que há nos céus e o que existe sobre a terra, *o vivel e também o invisível.

(R.)

= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus, †sejam eles Principados, Potestades: *por ele e para ele foram feitos.–17 Antes de toda criatura ele existe, *e é por ele que subsiste o universo.

(R.)

=18 Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, †é o prinpio, o Primogênito entre os mortos, *a fim de ter em tudo a primazia.–19 Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude *habitasse no seu Cristo inteiramente.

(R.)

20 Aprouve-lhe também, por meio dele, *reconciliar consigo mesmo as criaturas,= pacificando pelo sangue de sua cruz †tudo aquilo que por ele foi criado, *o que há nos céus e o que existe sobre a terra.

(R.)

Ant. Em Cristo é que tudo foi criado,e é por ele que subsiste o universo.

Leitura breve             Fl 2,12b-15aTrabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito.Responsório breveR. Em Deus, cuja palavra me entusiasma,* Em Deus eu me apoio. R. Em Deus, cuja palavra.V. Nada mais me causa medo. *Em Deus eu me apoio.Glória ao Pai. R. Em Deus, cuja palavra.

Ant. Ao dardes esmola não saiba a esquerda o que faz a direita.

A alegria da alma no Senhor

46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu esrito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 

49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam; 

51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;

53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor

55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. 

= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Esrito que habita em nosso peito, *pelos culos dos culos. Amém.

Ant. Ao dardes esmola não saiba a esquerda o que faz a direita.

Preces

Demos glória a Deus Pai, que no sangue de Cristo firmou uma nova Aliança com seu povo, e a renova pelo sacramento do altar. Peçamos com fé:

R. Abençoai, Senhor, o vosso povo!Dirigi, Senhor, conforme a vossa vontade, as intenções dos povos e dos governantes,– para que eles se empenhem sinceramente em promover o bem de todos. R.

Fortalecei a fidelidade daqueles que tudo abandonaram para seguir a Cristo;– que eles deem a todos testemunho e exemplo da santidade da Igreja. R.

Vós, que criastes o gênero humano à vossa imagem e semelhança,– fazei que todos rejeitem qualquer desigualdade injusta. R.

Reconduzi à vossa amizade e verdade todos os que vivem afastados da fé,– e ensinai-nos como ajudá-los eficazmente. R.

(intenções livres)

Concedei aos que morreram entrar na vossa glória,– para que vos louvem eternamente. R.

Pai nosso. 

Oração

Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Completas

O conteúdo está sendo atualizado.
📖 Evangelho do Dia
🙏 Hora Sexta
📅 Calendário Litúrgico