Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Hino
Humildes, ajoelhadosna prece que a fé inspira,ao justo Juiz roguemosque abrande o rigor da ira.
Ferimos por nossas culpaso vosso infinito amor.A vossa misericórdiado alto infundi, Senhor.
Nós somos, embora frágeis,a obra de vossa mão;a honra do vosso nomea outros não deis, em vão.
Senhor, destruí o mal,fazei progredir o bem;possamos louvar-vos sempre,e dar-vos prazer também.
Conceda o Deus Uno e Trino,que a terra e o céu sustém,que a graça da penitênciadê frutos em nós. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Para mim, ó meu Deus, fostes sempre um socorro.
Salmo 62(63),2-9
Sede de Deus
Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5).
–2 Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! *Desde a aurora ansioso vos busco!= A minh’alma tem sede de vós, †minha carne também vos deseja, *como terra sedenta e sem água!
–3 Venho, assim, contemplar-vos no templo, *para ver vossa glória e poder.–4 Vosso amor vale mais do que a vida: *e por isso meus lábios vos louvam.
–5 Quero, pois, vos louvar pela vida, *e elevar para vós minhas mãos!–6 A minh’alma será saciada, *como em grande banquete de festa;– cantará a alegria em meus lábios, *ao cantar para vós meu louvor!
–7 Penso em vós no meu leito, de noite, *nas vigílias suspiro por vós!–8 Para mim fostes sempre um socorro; *de vossas asas à sombra eu exulto!–9 Minha alma se agarra em vós; *com poder vossa mão me sustenta.
Ant. Para mim, ó meu Deus, fostes sempre um socorro.
Ant. 2 Renovai vossos prodígios e salvai-nos!Libertai-nos do poder da morte eterna!
Nos cânticos que se seguem o refrão entre parênteses é opcional.
Cântico Dn 3,57-88.56
Louvor das criaturas ao Senhor
Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5).
–57 Obras do Senhor, bendizei o Senhor, *louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!–58 Céus do Senhor, bendizei o Senhor! *59 Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!Ou:R. A Ele glória e louvor eternamente!)
–60 Águas do alto céu, bendizei o Senhor! *61 Potências do Senhor, bendizei o Senhor!–62 Lua e sol, bendizei o Senhor! *63 Astros e estrelas, bendizei o Senhor!
(R.)
–64 Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! *65 Brisas e ventos, bendizei o Senhor!–66 Fogo e calor, bendizei o Senhor! *67 Frio e ardor, bendizei o Senhor!
(R.)
–68 Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! *69 Geada e frio, bendizei o Senhor!–70 Gelos eneves, bendizei o Senhor! *71 Noites e dias, bendizei o Senhor!
(R.)
–72 Luzes e trevas, bendizei o Senhor! *73 Raios e nuvens, bendizei o Senhor!–74 Ilhas e terra, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
–75 Montes e colinas, bendizei o Senhor! *76 Plantas da terra, bendizei o Senhor!–77 Mares e rios, bendizei o Senhor! *78 Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
(R.)
–79 Baleias e peixes, bendizei o Senhor! *80 Pássaros do céu, bendizei o Senhor!–81 Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! *82 Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
(R.)
–83 Filhos de Israel, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!–84 Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! *85 Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R.)
–86 Almas dos justos, bendizei o Senhor! *87 Santos e humildes, bendizei o Senhor!–88 Jovens Misael, Ananias e Azarias, *louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo *louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim!–56 Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! *Sois digno de louvor e de glória eternamente!
(R.)
No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai
Ant. Renovai vossos prodígios e salvai-nos!Libertai-nos do poder da morte eterna!
Ant. 3 A hora já chegou:Jesus o Filho do Homem, será glorificado.
Salmo 149
A alegria e o louvor dos santos
Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio).
–1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *e o seu louvor na assembléia dos fiéis!–2 Alegre-se Israel em Quem o fez, *e Sião se rejubile no seu Rei!–3 Com danças glorifiquem o seu nome, *toquem harpa e tambor em sua honra!
–4 Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *e coroa com vitória os seus humildes.–5 Exultem os fiéis por sua glória, *e cantando se levantem de seus leitos,–6 com louvores do Senhor em sua boca *e espadas de dois gumes em sua mão,
–7 para exercer sua vingança entre as nações *e infligir o seu castigo entre os povos,–8 colocando nas algemas os seus reis, *e seus nobres entre ferros e correntes,–9 para aplicar-lhes a sentença já escrita: *Eis a glória para todos os seus santos.
Ant. A hora já chegou:Jesus o Filho do Homem, será glorificado.
Leitura breve Lv 23,4-7São estas as solenidades do Senhor em que convocareis santas assembleias no devido tempo: No dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa do Senhor. No dia quinze do mesmo mês é a festa dos Ázimos, em honra do Senhor. Durante sete dias comereis pães ázimos. No primeiro dia tereis uma santa assembleia, não fareis nenhum trabalho servil.Responsório breveR. Eis que os dias se aproximam,em que há de ser entregue o Filho do Homem.* Mas três dias depois, ele ressurgirá. R. Eis que os dias.V. Naqueles dias haveis de jejuar, de chorar.* Mas três dias.Glória ao Pai. R. Eis que os dias.
Cântico evangélico, ant. Se alguém quer servir-me, então que me siga.E onde eu estiver, lá estará o meu servo.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
ant. Se alguém quer servir-me, então que me siga.E onde eu estiver, lá estará o meu servo.Preces
Bendigamos o nosso Redentor que na sua bondade nos concede este tempo de salvação; e supliquemos:
R. Criai em nós, Senhor, um espírito novo!
Cristo, nossa vida, que pelo batismo nos sepultastes sacramentalmente convosco na morte para que também convosco ressuscitemos,– ajudai-nos hoje a ser fiéis à vida nova que recebemos. R.
Senhor Jesus, que passastes pelo mundo fazendo o bem,– tornai-nos solícitos pelo bem comum de toda a humanidade. R.
Ensinai-nos a trabalhar generosamente na construção da cidade terrena,– e ao mesmo tempo buscar a cidade celeste. R.
Médico dos corpos e das almas, curai as feridas do nosso coração,– para progredirmos sempre no caminho da santidade. R.
(intenções livres)
Pai nosso…
Oração
Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Leitura breve 2Cor 4,10-11Por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa frágil natureza. De fato, nós, os vivos, somos continuamente entregues à morte, por causa de Jesus,para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Leitura breve 1Pd 4,13-14Alegrai-vos por participar dos sofrimentos de Cristo, para que possais também exultar de alegria na revelação da sua glória. Se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, sois felizes, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós.V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Leitura breve 1Pd 5,10-11Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém.V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Pai, nesta Quaresma,ouvi nossos pedidos:na mais contrita precenos vedes reunidos.
Sondais as nossas almas,na fé tão inconstantes:se para vós se voltam,mudai-as quanto antes.
Pecamos, na verdade,tão longe da virtude:Senhor, por vosso nome,a todos daí saúde.
Fazei que nosso corpo,enfim disciplinado,o dia todo fujada culpa e do pecado.
Que o tempo da Quaresmanos leve à santidade,e assim louvar possamosa glória da Trindade.
SalmodiaAnt. 1 Gravarei a minha lei dentro em vosso coração;vós sereis meu povo eleito, e eu serei o vosso Deus!
Salmo 140(141),1-9
Oração nas dificuldades da vida
Da mão do anjo, subia até Deus a fumaça do incenso,com as orações dos santos (Ap 8,4).
–1 Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; *quando eu grito, escutai minha voz!–2 Minha oração suba a vós como incenso, *e minhas mãos, como oferta da tarde!
–3 Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *e vigias às portas dos lábios!
–4 Meu coração não deixeis inclinar-se *às obras más nem às tramas do crime;– que eu não seja aliado dos ímpios *nem partilhe de suas delícias!
=5 Se o justo me bate é um favor; †porém jamais os perfumes dos ímpios *sejam usados na minha cabeça!– Continuarei a orar fielmente, *enquanto eles se entregam ao mal!
=6 Seus juízes, que tinham ouvido †as suaves palavras que eu disse, *do rochedo já foram lançados.=7 Como a mó rebentada por terra, †os seus ossos estão espalhados *e dispersos à boca do abismo.
–8 A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, *em vós me abrigo: poupai minha vida!–9 Senhor, guardai-me do laço que armaram *e da armadilha dos homens malvados!
Ant. Gravarei a minha lei dentro em vosso coração;vós sereis meu povo eleito, e eu serei o vosso Deus!
Ant. 2 Todas as coisas considero como perda,comparando com a ciência mais sublime:conhecer a Jesus Cristo, meu Senhor.
Salmo 141(142)
Vós sois o meu refúgio, Senhor!
Tudo o que este salmo descreve se realizou no Senhor durante a sua Paixão (Santo Hilário).
–2 Em voz alta ao Senhor eu imploro, *em voz alta suplico ao Senhor!=3 Eu derramo na sua presença †o lamento da minha aflição, *diante dele coloco minha dor!
–4 Quando em mim desfalece a minh’alma, *conheceis, ó Senhor, meus caminhos!– Na estrada por onde eu andava *contra mim ocultaram ciladas.
–5 Se me volto à direita e procuro, *não encontro quem cuide de mim,– e não tenho aonde fugir; *não importa a ninguém minha vida!
=6 A vós grito, Senhor, a vós clamo †e vos digo: “Sois vós meu abrigo, *minha herança na terra dos vivos”.–7 Escutai meu clamor, minha prece, *porque fui por demais humilhado!
–8 Arrancai-me, Senhor, da prisão, *e em louvor bendirei vosso nome!– Muitos justos virão rodear-me *pelo bem que fizestes por mim.
Ant. Todas as coisas considero como perda,comparando com a ciência mais sublime:conhecer a Jesus Cristo, meu Senhor.
Ant. 3 Embora fosse o próprio Filho,aprendeu a obediência através do sofrimento.
Cântico Fl 2,6-11
Cristo, o Servo de Deus
=6 Embora fosse de divina condição, †Cristo Jesus não se apegou ciosamente *a ser igual em natureza a Deus Pai.
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!)
=7 Porém esvaziou-se de sua glória †e assumiu a condição de um escravo, *fazendo-se aos homens semelhante.
(R.)
= Reconhecido exteriormente como homem, †8 humilhou-se, obedecendo até à morte, *até à morte humilhante numa cruz.
(R.)
=9 Por isso Deus o exaltou sobremaneira †e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *e elevado muito acima de outro nome.
(R.)
=10 Para que perante o nome de Jesus †se dobre reverente todo joelho, *seja nos céus, seja na terra ou nos abismos.
(R.)
=11 E toda língua reconheça, confessando, †para a glória de Deus Pai e seu louvor: *“Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!”
(R.)
Ant. Embora fosse o próprio Filho,aprendeu a obediência através do sofrimento.
Leitura breve 1Pd 1,18-21Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. Antes da criação do mundo,ele foi destinado para isso, e,neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós. Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus.Responsório breveR. Jesus, lembrai-vos de mim, ao chegar ao vosso Reino.* Vós que não rejeitais um coração oprimido. R. Jesus.V. Vós vos fizestes obediente até a morte. * Vós que não.Glória ao Pai. R. Jesus.
Cântico evangélico,
Ano A Lázaro, nosso amigo, está dormindo;vamos lá para acordá-lo de seu sono.
Ano B Se o grão de trigo não morrer,caindo em terra, fica só;mas se morrer dentro da terra,dará frutos abundantes.
Ano C Então, o Senhor, se inclinando,escrevia com o dedo no chão.Quem de vós estiver sem pecado,por primeiro lhe atire uma pedra.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os org; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ano A Lázaro, nosso amigo, está dormindo;vamos lá para acordá-lo de seu sono.
Ano B Se o grão de trigo não morrer,caindo em terra, fica só;mas se morrer dentro da terra,dará frutos abundantes.
Ano C Então, o Senhor, se inclinando,escrevia com o dedo no chão.Quem de vós estiver sem pecado,por primeiro lhe atire uma pedra.
Preces
Demos glória a Cristo Jesus, que se fez nosso mestre, exemplo e irmão; e supliquemos, dizendo:R. Renovai, Senhor, o vosso povo!Senhor Jesus, que vos tornastes semelhante a nós em tudo, exceto no pecado, ensinai-nos a alegrar-nos com os que se alegram e a chorar com os que choram,– para que a nossa caridade aumente cada vez mais. R.Ensinai-nos a matar a vossa fome nos que têm fome,– e a saciar a vossa sede nos que têm sede. R.Vós, que ressuscitastes Lázaro do sono da morte,– fazei que voltem à vida, pela fé e a penitência, os que estão mortos pelo pecado. R.Aumentai o número dos que querem seguir mais de perto o vosso caminho de perfeição,– a exemplo da bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos. R.(intenções livres)Concedei aos nossos irmãos e irmãs falecidos a glória da ressurreição,– para que gozem eternamente do vosso amor. R.
Pai nosso.
Oração
Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.