Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.
A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Criai em mim um coração que seja puro,dai-me de novo um espírito decidido!
Salmo 50(51)
Tende piedade, ó meu Deus!
Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).
–3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me!–4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa!
–5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *o meu pecado está sempre à minha frente.–6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *e quanto é reto o julgamento que fazeis.–7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *e pecador já minha mãe me concebeu.
–8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *na intimidade me ensinais sabedoria.–9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *e mais branco do que a neve ficarei.
–10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *e exultarão estes meus ossos que esmagastes.–11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões!
–12 Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido.–13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
–14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso!–15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados.
–16 Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça!–17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor!
–18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *e, se oferto um holocausto, o rejeitais.–19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *não desprezeis um coração arrependido!
–20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *reconstruí Jerusalém e os seus muros!–21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *os holocaustos e oblações em vosso altar!
Ant. Criai em mim um coração que seja puro,dai-me de novo um espírito decidido!
Ant. 2 Jerusalém, exulta alegre,pois em ti serão unidas as nações ao teu Senhor!
Cântico Tb 13,8-11.13-14ab.15-16ab
Ação de graças pela libertação do povo
Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém… brilhando com a glória de Deus (Ap 21,10-11).
–8 Dai graças ao Senhor, vós todos, seus eleitos; *celebrai dias de festa e rendei-lhe homenagem.
–9 Jerusalém, cidade santa, o Senhor te castigou, *por teu mau procedimento, pelo mal que praticaste.
–10 Dá louvor ao teu Senhor, pelas tuas boas obras, *para que ele, novamente, arme, em ti, a sua tenda.
– Reúna em ti os deportados, alegrando-os, sem fim! *ame em ti todo infeliz pelos séculos, afora!
=11 Resplenderás, qual luz brilhante, até os extremos desta terra; †virão a ti nações de longe, dos lugares mais distantes, *invocando o santo nome, trazendo dons ao Rei do céu.
– Em ti se alegrarão as gerações das gerações *e o nome da Eleita durará por todo o sempre.
–13 Então, te alegrarás pelos filhos dos teus justos, *todos unidos, bendizendo ao Senhor, o Rei eterno.
–14 Haverão de ser ditosos todos quantos te amarem, *encontrando em tua paz sua grande alegria.
=15 Ó minh’alma, vem, bendize ao Senhor, o grande Rei, †16 pois será reconstruída sua casa em Sião, *que para sempre há de ficar pelos séculos, sem fim.
Ant. Jerusalém, exulta alegre,pois em ti serão unidas as nações ao teu Senhor!
Ant. 3 Ó Sião, canta louvores ao teu Deus;ele envia suas ordens para a terra.
Salmo 147(147 B)
Restauração de Jerusalém
Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro (Ap 21,9).
–12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! *Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
–13 Pois reforçou com segurança as tuas portas, *e os teus filhos em teu seio abençoou;–14 a paz em teus limites garantiu *e te dá como alimento a flor do trigo.
–15 Ele envia suas ordens para a terra, *e a palavra que ele diz corre veloz;–16 ele faz cair a neve como lã *e espalha a geada como cinza.
–17 Como de pão lança as migalhas do granizo, *a seu frio as águas ficam congeladas.–18 Ele envia sua palavra e as derrete, *sopra o vento e de novo as águas correm.
–19 Anuncia a Jacó sua palavra, *seus preceitos e suas leis a Israel.–20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, *a nenhum outro revelou os seus preceitos.
Ant. Ó Sião, canta louvores ao teu Deus;ele envia suas ordens para a terra.
Leitura breve Is 53, 11b-12Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas. Por isso, compartilharei com ele multidões e ele repartirá suas riquezas com os valentes seguidores, pois entregou o corpo à morte, sendo contado como um malfeitor; ele, na verdade, resgatava o pecado de todos e intercedia em favor dos pecadores.
Responsório breve
R. Vós nos resgatastes, ó Senhor,* Para Deus o vosso sangue nos remiu. R. Vós nos.V. Dentre todas as tribos e línguas,dentre os povos da terra e nações. * Para Deus.Glória ao Pai. R. Vós nos.
Quando vês o teu irmão necessitado,não o desprezes, mas estende-lhe a mão;e tua luz vai levantar-se como a aurora,caminhará tua justiça à tua frente.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Ant. Quando vês o teu irmão necessitado,não o desprezes, mas estende-lhe a mão;e tua luz vai levantar-se como a aurora,caminhará tua justiça à tua frente.
Preces
Imploremos a Cristo Salvador, que nos remiu por sua morte e ressurreição; e digamos:
R. Senhor, tende piedade de nós!
Vós, que subistes a Jerusalém para sofrer a Paixão, e assim entrar na glória,– conduzi vossa Igreja à Páscoa da eternidade. R.
Vós, que, elevado na cruz, deixastes a lança do soldado vos traspassar,– curai as nossas feridas. R.
Vós, que transformastes o madeiro da cruz em árvore da vida,– concedei os frutos dessa árvore aos que renasceram pelo batismo. R.
Vós, que, pregado na cruz, perdoastes o ladrão arrependido,– perdoai-nos também a nós pecadores. R.
(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Salmo 118(119),161-168
XXI (Sin)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22).
–161 Os poderosos me perseguem sem motivo; *meu coração, porém, só teme a vossa lei.–162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, *quanto alguém ao encontrar grande tesouro.
–163 Eu odeio e detesto a falsidade, *porém amo vossas leis e mandamentos!–164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, *porque justos são os vossos julgamentos.
–165 Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.–166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, *pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.
–167 Obedeço fielmente às vossas ordens, *e as estimo ardentemente mais que tudo.–168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *os meus caminhos estão todos ante vós.
Salmo 132(133)
Alegria da união fraterna
Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7).
–1 Vinde e vede como é bom, como é suave *os irmãos viverem juntos bem unidos!
–2 É como um óleo perfumado na cabeça, *que escorre e vai descendo até à barba;– vai descendo até à barba de Aarão, *e vai chegando até à orla do seu manto.
–3 É também como o orvalho do Hermon, *que cai suave sobre os montes de Sião.– Pois a eles o Senhor dá sua bênção *e a vida pelos séculos sem fim.
Salmo 139(140),2-9.13-14
Tu és o meu refúgio
O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45).
–2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, *dos homens violentos defendei-me,–3 dos que tramam só o mal no coração *e planejam a discórdia todo o dia!–4 Como a serpente eles afiam suas línguas, *e em seus lábios têm veneno de uma víbora.
=5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, †defendei-me contra o homem violento, *contra aqueles que planejam minha queda!=6 Os soberbos contra mim armaram laços, †estenderam-me uma rede sob os pés *e puseram em meu caminho seus tropeços.
–7 Mas eu digo ao Senhor: “Vós sois meu Deus, *inclinai o vosso ouvido à minha prece!”–8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, *vós protegeis minha cabeça no combate!–9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! *Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram!
–13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, *defenderá a causa justa de seus pobres.–14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, *e junto a vós habitarão os homens retos.
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Leitura breve Is 55,3Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi.
V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 118(119),161-168
XXI (Sin)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22).
–161 Os poderosos me perseguem sem motivo; *meu coração, porém, só teme a vossa lei.–162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, *quanto alguém ao encontrar grande tesouro.
–163 Eu odeio e detesto a falsidade, *porém amo vossas leis e mandamentos!–164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, *porque justos são os vossos julgamentos.
–165 Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.–166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, *pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.
–167 Obedeço fielmente às vossas ordens, *e as estimo ardentemente mais que tudo.–168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *os meus caminhos estão todos ante vós.
Salmo 132(133)
Alegria da união fraterna
Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7).
–1 Vinde e vede como é bom, como é suave *os irmãos viverem juntos bem unidos!
–2 É como um óleo perfumado na cabeça, *que escorre e vai descendo até à barba;– vai descendo até à barba de Aarão, *e vai chegando até à orla do seu manto.
–3 É também como o orvalho do Hermon, *que cai suave sobre os montes de Sião.– Pois a eles o Senhor dá sua bênção *e a vida pelos séculos sem fim.
Salmo 139(140),2-9.13-14
Tu és o meu refúgio
O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45).
–2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, *dos homens violentos defendei-me,–3 dos que tramam só o mal no coração *e planejam a discórdia todo o dia!–4 Como a serpente eles afiam suas línguas, *e em seus lábios têm veneno de uma víbora.
=5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, †defendei-me contra o homem violento, *contra aqueles que planejam minha queda!=6 Os soberbos contra mim armaram laços, †estenderam-me uma rede sob os pés *e puseram em meu caminho seus tropeços.
–7 Mas eu digo ao Senhor: “Vós sois meu Deus, *inclinai o vosso ouvido à minha prece!”–8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, *vós protegeis minha cabeça no combate!–9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! *Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram!
–13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, *defenderá a causa justa de seus pobres.–14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, *e junto a vós habitarão os homens retos.
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Leitura breve Cf. Jr 3,12b- 14a
Voltai, é o Senhor que chama, não desviarei de vós minha face, porque eu sou misericordioso, não estarei irado para sempre. Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor.
V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Salmo 118(119),161-168
XXI (Sin)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22).
–161 Os poderosos me perseguem sem motivo; *meu coração, porém, só teme a vossa lei.–162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, *quanto alguém ao encontrar grande tesouro.
–163 Eu odeio e detesto a falsidade, *porém amo vossas leis e mandamentos!–164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, *porque justos são os vossos julgamentos.
–165 Os que amam vossa lei têm grande paz, *e não há nada que os faça tropeçar.–166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, *pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos.
–167 Obedeço fielmente às vossas ordens, *e as estimo ardentemente mais que tudo.–168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; *os meus caminhos estão todos ante vós.
Salmo 132(133)
Alegria da união fraterna
Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7).
–1 Vinde e vede como é bom, como é suave *os irmãos viverem juntos bem unidos!
–2 É como um óleo perfumado na cabeça, *que escorre e vai descendo até à barba;– vai descendo até à barba de Aarão, *e vai chegando até à orla do seu manto.
–3 É também como o orvalho do Hermon, *que cai suave sobre os montes de Sião.– Pois a eles o Senhor dá sua bênção *e a vida pelos séculos sem fim.
Salmo 139(140),2-9.13-14
Tu és o meu refúgio
O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45).
–2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, *dos homens violentos defendei-me,–3 dos que tramam só o mal no coração *e planejam a discórdia todo o dia!–4 Como a serpente eles afiam suas línguas, *e em seus lábios têm veneno de uma víbora.
=5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, †defendei-me contra o homem violento, *contra aqueles que planejam minha queda!=6 Os soberbos contra mim armaram laços, †estenderam-me uma rede sob os pés *e puseram em meu caminho seus tropeços.
–7 Mas eu digo ao Senhor: “Vós sois meu Deus, *inclinai o vosso ouvido à minha prece!”–8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, *vós protegeis minha cabeça no combate!–9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! *Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram!
–13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, *defenderá a causa justa de seus pobres.–14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, *e junto a vós habitarão os homens retos.
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Leitura breve Tg 1,27
A religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.V. Meu sacrifício é minha alma penitenteR. Não desprezeis um coração arrependido
Oração
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis da treva à luz.Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Todos os dias haverei de bendizer-vose contar as vossas grandes maravilhas.
Salmo 144(145)
Louvor à grandeza de Deus
Justo és tu, Senhor, aquele que é e que era, o Santo (Ap 16,5).
I
–1 Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, *e bendizer o vosso nome pelos séculos.
–2 Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre.–3 Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *e ninguém pode medir sua grandeza.
–4 Uma idade conta à outra vossas obras *e publica os vossos feitos poderosos;–5 proclamam todos o esplendor de vossa glória *e divulgam vossas obras portentosas!
–6 Narram todos vossas obras poderosas, *e de vossa imensidade todos falam.–7 Eles recordam vosso amor tão grandioso *e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.
–8 Misericórdia e piedade é o Senhor, *ele é amor, é paciência, é compaixão.–9 O Senhor é muito bom para com todos, *sua ternura abraça toda criatura.
–10 Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam!–11 Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder!
–12 Para espalhar vossos prodígios entre os homens *e o fulgor de vosso reino esplendoroso.–13 O vosso reino é um reino para sempre, *vosso poder, de geração em geração.
Ant. Todos os dias haverei de bendizer-vose contar as vossas grandes maravilhas.
Ant. 2 Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam,estais perto de quem pede vossa ajuda.
II
–13b O Senhor é amor fiel em sua palavra, *é santidade em toda obra que ele faz.–14 Ele sustenta todo aquele que vacila *e levanta todo aquele que tombou.
–15 Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam *e vós lhes dais no tempo certo o alimento;–16 vós abris a vossa mão prodigamente *e saciais todo ser vivo com fartura.
–17 É justo o Senhor em seus caminhos, *é santo em toda obra que ele faz.–18 Ele está perto da pessoa que o invoca, *de todo aquele que o invoca lealmente.
–19 O Senhor cumpre os desejos dos que o temem, *ele escuta os seus clamores e os salva.–20 O Senhor guarda todo aquele que o ama, *mas dispersa e extermina os que são ímpios.
=21 Que a minha boca cante a glória do Senhor †e que bendiga todo ser seu nome santo *desde agora, para sempre e pelos séculos.
Ant. Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam,estais perto de quem pede vossa ajuda.
Ant. 3 Vossos caminhos são verdade, são justiça,ó Rei dos povos todos do universo!
Cântico Ap 15,3-4
Hino de adoração
–3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *ó Senhor e nosso Deus onipotente!– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *ó Rei dos povos todos do universo!
(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)
=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †e quem não honraria o vosso nome? *Pois somente vós, Senhor, é que sois santo!
(R.)
= As nações todas hão de vir perante vós, †e prostradas haverão de adorar-vos, *pois vossas justas decisões são manifestas!
(R.)
Ant. Vossos caminhos são verdade, são justiça,ó Rei dos povos todos do universo!
Leitura breve Tg 5,16.19-20
Confessai uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder. Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir, saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.
Responsório breve
R. Curai-me, Senhor, ó Deus Santo, * Pois pequei contra vós. R. Curai-me.V. Tende piedade de mim, renovai-me! * Pois pequei.Glória ao Pai. R. Curai-me.
Quando o esposo se ausentar,os convidados para as bodas haverão de jejuar.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant. Quando o esposo se ausentar,os convidados para as bodas haverão de jejuar.
Preces
Adoremos o Salvador do gênero humano, que morrendo destruiu a morte e ressuscitando renovou a vida; e pecamos com humildade:
R.Santificai, Senhor, o povo que remistes com vosso sangue!
Jesus, nosso Redentor, concedei que, pela penitência, nos associemos cada vez mais plenamente à vossa Paixão,– a fim de alcançarmos a glória da ressurreição. R.
Acolhei-nos sob a proteção de Maria, vossa Mãe, consoladora dos aflitos, – para podermos confortar os tristes com o mesmo auxílioque de vós recebemos. R.
Concedei-nos a graça de tomar parte na vossa Paixão por meio dos sofrimentos da vida,– para que também em nós se manifeste a vossa salvação. R.
Senhor Jesus, que vos humilhastes na obediência até à morte e morte de cruz,– ensinai-nos a ser obedientes e a sofrer com paciência. R.
(intenções livres)
Tornai os corpos de nossos irmãos è irmãs falecidos semelhantes à imagem do vosso corpo glorioso,– e fazei-nos dignos de participar um dia, com eles, da vossa glória. R.
Pai nosso.
Oração
Ó Deus, assisti com vossa bondade a penitência que iniciamos, para que vivamos interiormente as práticas externas da Quaresma. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Depois, recomenda-se o exame de consciência (…)
Tende compaixão de nós, Senhor.
Porque somos pecadores.
Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
E dai-nos a vossa salvação.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amém.
Ou:
Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amém.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Hino
Agora que o clarão da luz se apaga,a vós nós imploramos, Criador:com vossa paternal misericórdia,guardai-nos sob a luz do vosso amor.
Os nossos corações sonhem convosco:no sono, possam eles vos sentir.Cantemos novamente a vossa glóriaao brilho da manhã que vai surgir.
Saúde concedei-nos nesta vida,as nossas energias renovai;da noite a pavorosa escuridãocom vossa claridade iluminai.
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,que reina para sempre em vossa glória,convosco e o Espírito de Amor.
Ou:
Ó Cristo, dia e esplendor,na treva o oculto aclarais.Sois luz de luz, nós o cremos,luz aos fiéis anunciais.
Guardai-nos, Deus, nesta noite,velai do céu nosso sono;em vós na paz descansemosem um tranquilo abandono.
Se os olhos pesam de sono,vele, fiel, nossa mente.A vossa destra protejaquem vos amou fielmente.
Defensor nosso, atendei-nosfreai os planos malvados.No bem guiai vossos servos,com vosso sangue comprados.
Ó Cristo, Rei piedoso,a vós e ao Pai toda a glória,com o Espírito Santo,eterna honra e vitória.
Salmodia
Ant. De dia e de noite eu clamo por vós.
Salmo 87(88)Prece de um homem gravemente enfermo
Mas esta é a hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53).
–2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *e de noite se eleva até vós meu gemido.–3 Chegue a minha oração até a vossa presença, *inclinai vosso ouvido a meu triste clamor!–4 Saturada de males se encontra a minh’alma, *minha vida chegou junto às portas da morte.–5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, *toda gente me vê como um caso perdido!–6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, *como um homem caído que jaz no sepulcro,– de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *e excluiu por completo da sua atenção.–7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *nos locais tenebrosos da sombra da morte.–8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, *vossas ondas enormes me cobrem, me afogam.–9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, *para eles tornei-me objeto de horror.– Eu estou aqui preso e não posso sair, *10 e meus olhos se gastam de tanta aflição. – Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, *minhas mãos para vós se levantam em prece.–11 Para os mortos, acaso, faríeis milagres? *poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?–12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor *e proclame entre os mortos a vossa verdade?–13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *vossa graça, no reino onde tudo se esquece?–14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *minha prece se eleva até vós desde a aurora.–15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? *E por que escondeis vossa face de mim?–16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, *esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror.–17 Vossa ira violenta caiu sobre mim *e o vosso pavor reduziu-me a um nada!–18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, *todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam.–19 Afastastes de mim os parentes e amigos, *e por meus familiares só tenho as trevas!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. De dia e de noite eu clamo por vós.
Leitura breve Cf. Jr 14,9
Tu, Senhor, estás no meio de nós, e teu nome foi invocado sobre nós; não nos abandones, Senhor nosso Deus.
Responsório breve
R. Senhor, em vossas mãos* Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.
Cântico evangélico, ant.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos,guardai-nos também quando dormimos!Nossa mente vigie com o Cristo,nosso corpo repouse em sua paz!
Cântico de Simeão Lc 2,29-32Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *conforme prometestes, ó Senhor.–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *31 que preparastes ante a face das nações:–32 uma Luz que brilhará para os gentios *e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,guardai-nos também quando dormimos!Nossa mente vigie com o Cristo,nosso corpo repouse em sua paz!
Oração
Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquilae, no fim da vida, uma morte santa.R. Amém.
Antífona final de Nossa Senhora
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,ao povo que caiu, socorre e exorta,pois busca levantar-se, Virgem pura,nascendo o Criador da criatura:tem piedade de nós e ouve, suave,o anjo te saudando com seu Ave!
Ou:
Ave, Rainha do céu;ave, dos anjos Senhora;ave, raiz, ave, porta;da luz do mundo és aurora.Exulta, ó Virgem tão bela,as outras seguem-te após;nós te saudamos: adeus!E pede a Cristo por nós!Virgem Mãe, ó Maria!
Ou:
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,vida doçura, esperança nossa, Salve!A vós bradamos os degredados filhos de Eva,a vós suspiramos gemendo e chorandoneste vale de lágrimas!Eia, pois, Advogada nossa,esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,bendito fruto do vosso ventre!Ó clemente, ó piedosa,ó doce sempre Virgem Maria.
Em latim:
Salve, Regína, Mater misericórdiae,vita, dulcédo, et spes nostra, salve.Ad te clamámus, éxsules fílii Evae,Ad te suspirámus, geméntes et flentesin hac lacrimárum valle.Eia, ergo, advocáta nostra,illos tuos misericórdes óculosad nos convérte.Et Iesum, benedíctum fructum ventris tui,nobis post hoc exsílium osténde.O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria.
Ou:
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,mas livrai-nos sempre de todos os perigos,ó Virgem gloriosa e bendita.