Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Humildes, ajoelhadosna prece que a fé inspira,ao justo Juiz roguemosque abrande o rigor da ira.
Ferimos por nossas culpaso vosso infinito amor.A vossa misericórdiado alto infundi, Senhor.
Nós somos, embora frágeis,a obra de vossa mão;a honra do vosso nomea outros não deis, em vão.
Senhor, destruí o mal,fazei progredir o bem;possamos louvar-vos sempre,e dar-vos prazer também.
Conceda o Deus Uno e Trino,que a terra e o céu sustém,que a graça da penitênciadê frutos em nós. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Quero, assim, vos louvar pela vidae elevar para vós minhas mãos.
Salmo 62(63),2-9
Sede de Deus
Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5).
–2 Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! *Desde a aurora ansioso vos busco!= A minh’alma tem sede de vós, †minha carne também vos deseja, *como terra sedenta e sem água!
–3 Venho, assim, contemplar-vos no templo, *para ver vossa glória e poder.–4 Vosso amor vale mais do que a vida: *e por isso meus lábios vos louvam.
–5 Quero, pois, vos louvar pela vida, *e elevar para vós minhas mãos!–6 A minh’alma será saciada, *como em grande banquete de festa;– cantará a alegria em meus lábios, *ao cantar para vós meu louvor!
–7 Penso em vós no meu leito, de noite, *nas vigílias suspiro por vós!–8 Para mim fostes sempre um socorro; *de vossas asas à sombra eu exulto!–9 Minha alma se agarra em vós; *com poder vossa mão me sustenta.
Ant. Quero, assim, vos louvar pela vidae elevar para vós minhas mãos.
Ant. 2 Cantai ao nosso Deus, bendizei-o eternamente.Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Nos cânticos que se seguem o refrão entre parênteses é opcional.
Cântico Dn 3,57-88.56
Louvor das criaturas ao Senhor
Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5).
–57 Obras do Senhor, bendizei o Senhor, *louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!–58 Céus do Senhor, bendizei o Senhor! *59 Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!Ou:R. A Ele glória e louvor eternamente!)
–60 Águas do alto céu, bendizei o Senhor! *61 Potências do Senhor, bendizei o Senhor!–62 Lua e sol, bendizei o Senhor! *63 Astros e estrelas, bendizei o Senhor!
(R.)
–64 Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! *65 Brisas e ventos, bendizei o Senhor!–66 Fogo e calor, bendizei o Senhor! *67 Frio e ardor, bendizei o Senhor!
(R.)
–68 Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! *69 Geada e frio, bendizei o Senhor!–70 Gelos eneves, bendizei o Senhor! *71 Noites e dias, bendizei o Senhor!
(R.)
–72 Luzes e trevas, bendizei o Senhor! *73 Raios e nuvens, bendizei o Senhor!–74 Ilhas e terra, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
–75 Montes e colinas, bendizei o Senhor! *76 Plantas da terra, bendizei o Senhor!–77 Mares e rios, bendizei o Senhor! *78 Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
(R.)
–79 Baleias e peixes, bendizei o Senhor! *80 Pássaros do céu, bendizei o Senhor!–81 Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! *82 Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
(R.)
–83 Filhos de Israel, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!–84 Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! *85 Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R.)
–86 Almas dos justos, bendizei o Senhor! *87 Santos e humildes, bendizei o Senhor!–88 Jovens Misael, Ananias e Azarias, *louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo *louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim!–56 Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! *Sois digno de louvor e de glória eternamente!
(R.)
No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai.
Ant. Cantai ao nosso Deus, bendizei-o eternamente.Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
Ant. 3 De fato, o Senhor ama o seu povoe coroa com vitória os seus humildes.
Salmo 149
A alegria e o louvor dos santos
Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio).
–1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *e o seu louvor na assembléia dos fiéis!–2 Alegre-se Israel em Quem o fez, *e Sião se rejubile no seu Rei!–3 Com danças glorifiquem o seu nome, *toquem harpa e tambor em sua honra!
–4 Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *e coroa com vitória os seus humildes.–5 Exultem os fiéis por sua glória, *e cantando se levantem de seus leitos,–6 com louvores do Senhor em sua boca *e espadas de dois gumes em sua mão,
–7 para exercer sua vingança entre as nações *e infligir o seu castigo entre os povos,–8 colocando nas algemas os seus reis, *e seus nobres entre ferros e correntes,–9 para aplicar-lhes a sentença já escrita: *Eis a glória para todos os seus santos.
Ant. De fato, o Senhor ama o seu povoe coroa com vitória os seus humildes.
Leitura breve Ne 8,9b.10b
Este é um dia consagrado ao Senhor, nosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis. Pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força.
Responsório breve
R. A alegria do Senhor é nossa força e amparo.* Sois bendito, Senhor Deus, de geração em geração. R. A alegria.V. Seja bendito vosso nome glorioso, que céu e terra vos exaltem, sem cessar!* Sois bendito. Glória ao Pai. R. A alegria.
Cântico evangélico, ant.
Ano A O homem não vive somente de pão,mas de toda palavra da boca de Deus.Ano B Jesus dirigiu-se à Galiléiae pregava o Evangelho de Deus:O tempo já está completado.Convertei-vos e crede no Evangelho!pois o Reino de Deus está chegando.Ano C Durante esses dias, Jesus não comeu coisa alguma.Passados que foram esses dias, ele, então, sentiu fome.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
ant.
Ano A O homem não vive somente de pão,mas de toda palavra da boca de Deus.Ano B Jesus dirigiu-se à Galiléiae pregava o Evangelho de Deus:O tempo já está completado.Convertei-vos e crede no Evangelho!pois o Reino de Deus está chegando.Ano C Durante esses dias, Jesus não comeu coisa alguma.Passados que foram esses dias, ele, então, sentiu fome.
Preces
Bendigamos o nosso Redentor que na sua bondade nos concede este tempo de salvação; e supliquemos:
R. Criai em nós, Senhor, um espírito novo!
Cristo, nossa vida, que pelo batismo nos sepultastes sacramentalmente convosco na morte para que também convosco ressuscitemos,– ajudai-nos hoje a ser fiéis à vida nova que recebemos. R.
Senhor Jesus, que passastes pelo mundo fazendo o bem,– tornai-nos solícitos pelo bem comum de toda a humanidade. R.
Ensinai-nos a trabalhar generosamente na construção da cidade terrena,– e ao mesmo tempo buscar a cidade celeste. R.
Médico dos corpos e das almas, curai as feridas do nosso coração,– para progredirmos sempre no caminho da santidade. R.
(intenções livres)
Pai nosso…
Oração
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
Oração das Nove Horas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Leitura breve 1Ts 4,1.7
Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! Pois Deus não nos chamou à impureza mas à santidade.
V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
Oração das Doze Horas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Leitura breve Is 30,15.18
Eis o que diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: “Sereis salvos, se buscardes a salvação e a paz; no silêncio e na esperança estará a vossa força”. Por isso o Senhor está pronto a compadecer-se de vós, e, perdoando-vos, será glorificado na medida em que o Senhor é um Deus de justiça: felizes todos aqueles que esperam nele.
V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
Oração das Quinze Horas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Leitura breve Dt 4,29-31
Quando buscares o Senhor teu Deus, tu o encontrarás, se o buscares com todo o teu coração e com toda a tua alma. Na tua angústia, depois que tiverem acontecido contigo todas as coisas que foram preditas, nos últimos tempos, tu voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz. Pois o Senhor teu Deus é um Deus misericordioso, que não te abandona, que não te extinguirá inteiramente, nem se esquecerá da aliança que, sob juramento, estabeleceu com teus pais.
V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Pai, nesta Quaresma,ouvi nossos pedidos:na mais contrita precenos vedes reunidos.
Sondais as nossas almas,na fé tão inconstantes:se para vós se voltam,mudai-as quanto antes.
Pecamos, na verdade,tão longe da virtude:Senhor, por vosso nome,a todos daí saúde.
Fazei que nosso corpo,enfim disciplinado,o dia todo fujada culpa e do pecado.
Que o tempo da Quaresmanos leve à santidade,e assim louvar possamosa glória da Trindade.
Salmodia
Ant. 1 Adorarás somente a Deus, e só a ele servirás.
Salmo 109(110),1-5.7
O Messias, Rei e Sacerdote
É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15,25).
–1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: *“Assenta-te ao lado meu direito– até que eu ponha os inimigos teus *como escabelo por debaixo de teus pés!”
= 2 O Senhor estenderá desde Sião †vosso cetro de poder, pois Ele diz: *“Domina com vigor teus inimigos;
=3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †na glória e esplendor da santidade, *como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”
=4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †“Tu és sacerdote eternamente, *segundo a ordem do rei Melquisedec!”
–5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: *“No dia da ira esmagarás os reis da terra!–7 Beberás água corrente no caminho, *por isso seguirás de fronte erguida!”
Ant. Adorarás somente a Deus, e só a ele servirás.
Ant. 2 Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação!
Salmo 113 A(114)
Israel liberta-se do Egito
Sabei que também vós, que renunciastes a este mundo, saístes do Egito (Sto. Agostinho).
–1 Quando o povo de Israel saiu do Egito, *e os filhos de Jacó, de um povo estranho,–2 Judá tornou-se o templo do Senhor, *e Israel se transformou em seu domínio.
–3 O mar, à vista disso, pôs-se em fuga, *e as águas do Jordão retrocederam;–4 as montanhas deram pulos como ovelhas, *e as colinas, parecendo cordeirinhos.
–5 Ó mar, o que tens tu, para fugir? *E tu, Jordão, por que recuas deste modo?–6 Por que dais pulos como ovelhas, ó montanhas? *E vós, colinas, parecendo cordeirinhos?
–7 Treme, ó terra, ante a face do Senhor, *ante a face do Senhor Deus de Jacó!–8 O rochedo ele mudou em grande lago, *e da pedra fez brotar águas correntes!
Ant. Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação!
Ant. 3 Subiremos até Jerusalém,e no Filho do Homem vão cumprir-seas palavras que os profetas predisseram.
Cântico 1Pd 2,21-24
A paixão voluntária de Cristo, Servo de Deus
=21 O Cristo por nós padeceu, †deixou-nos o exemplo a seguir. *Sigamos, portanto, seus passos!–22 Pecado nenhum cometeu, *nem houve engano em seus lábios.
(R. Por suas chagas nós fomos curados.)
=23 Insultado, ele não insultava; †ao sofrer e ao ser maltratado, *ele não ameaçava vingança;– entregava, porém, sua causa *Àquele que é justo juiz (R.)
–24 Carregou sobre si nossas culpas *em seu corpo, no lenho da cruz,= para que, mortos aos nossos pecados, †na justiça de Deus nós vivamos. *Por suas chagas nós fomos curados.(R.)
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Subiremos até Jerusalém,e no Filho do Homem vão cumprir-seas palavras que os profetas predisseram.
Leitura breve Cf. 1Cor 9,24-25
Os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio. Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim, para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a corroa que buscamos é incorruptível.
Responsório breve
R. Em abundância vós me dais muito vigor para o combate.* Ó Deus minha vitória!R. Em abundância. V. Vossa justiça me oriente.* Ó Deus.Glória ao Pai. R. Em abundância.
Cântico evangélico
Ano A Então Jesus lhe ordenou:Vai embora, Satanás, porque diz a Escritura:Ao Senhor Deus adorarás, e só a ele servirás!
Ano B Vigiai sobre nós, compassivo Salvador;não nos prenda nos seus laços o maligno Tentador;pois só vós sois para nós a eterna salvação!
Ano C Depois de assim havê-lo tentado de todos os modos,o demônio o deixou até o tempo oportuno.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant.
Ano A Então Jesus lhe ordenou:Vai embora, Satanás, porque diz a Escritura:Ao Senhor Deus adorarás, e só a ele servirás!
Ano B Vigiai sobre nós, compassivo Salvador;não nos prenda nos seus laços o maligno Tentador;pois só vós sois para nós a eterna salvação!
Ano C Depois de assim havê-lo tentado de todos os modos,o demônio o deixou até o tempo oportuno.
Preces
Demos glória a Deus Pai, que fez de nós o seu povo eleito, renascido de uma semente incorruptível e eterna, por meio de seu Filho, a Palavra que se fez carne; e lhe supliquemos humildemente:
R. Senhor, sede propício ao vosso povo!
Deus de misericórdia, escutai as súplicas que vos dirigimos em favor do vosso povo,– e fazei que ele deseje, sempre, mais a vossa palavra do que o alimento corporal.R.
Ensinai-nos a amar sinceramente e sem discriminação a gente de nossa terra e os povos de todas as raças,– e a trabalhar pela felicidade e concórdia de toda a humanidade. R.
Acolhei com bondade os que se preparam para o renascimento espiritual do batismo,– para que, como pedras vivas, eles construam a vossa casa espiritual que é a Igreja. R.
Vós, que pela pregação do profeta Jonas exortastes os ninivitas à penitência,– convertei por vossa palavra os corações dos pecadores. R.
(intenções livres)
Ajudai os agonizantes a esperarem confiantemente o seu encontro com Cristo,– para que se alegrem eternamente na visão da vossa face. R.
Pai nosso.
Oração
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Depois, recomenda-se o exame de consciência (…)
Tende compaixão de nós, Senhor.
Porque somos pecadores.
Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia.
E dai-nos a vossa salvação.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amém.
Ou:
Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, que intercedeis por nós junto do Pai, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Amém.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Hino
Agora que o clarão da luz se apaga,a vós nós imploramos, Criador:com vossa paternal misericórdia,guardai-nos sob a luz do vosso amor.Os nossos corações sonhem convosco:no sono, possam eles vos sentir.Cantemos novamente a vossa glóriaao brilho da manhã que vai surgir.Saúde concedei-nos nesta vida,as nossas energias renovai;da noite a pavorosa escuridãocom vossa claridade iluminai.Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,que reina para sempre em vossa glória,convosco e o Espírito de Amor.
Ou:
Ó Cristo, dia e esplendor,na treva o oculto aclarais.Sois luz de luz, nós o cremos,luz aos fiéis anunciais.Guardai-nos, Deus, nesta noite,velai do céu nosso sono;em vós na paz descansemosem um tranquilo abandono.Se os olhos pesam de sono,vele, fiel, nossa mente.A vossa destra protejaquem vos amou fielmente.Defensor nosso, atendei-nosfreai os planos malvados.No bem guiai vossos servos,com vosso sangue comprados.Ó Cristo, Rei piedoso,a vós e ao Pai toda a glória,com o Espírito Santo,eterna honra e vitória.
SalmodiaAnt. Não temerás terror algum durante a noite:o Senhor te cobrirá com suas asas.
Salmo 90(91)
Sob a proteção do Altíssimo
Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões (Lc 10,19).
–1 Quem habita ao abrigo do Altíssimo *e vive à sombra do Senhor onipotente,–2 diz ao Senhor: ‘Sois meu refúgio e proteção, *sois o meu Deus, no qual confio inteiramente’.–3 Do caçador e do seu laço ele te livra. *Ele te salva da palavra que destrói.–4 Com suas asas haverá de proteger-te, *com seu escudo e suas armas, defender-te.–5 Não temerás terror algum durante a noite, *nem a flecha disparada em pleno dia;–6 nem a peste que caminha pelo escuro, *nem a desgraça que devasta ao meio-dia;=7 Podem cair muitos milhares a teu lado, †podem cair até dez mil à tua direita: *nenhum mal há de chegar perto de ti.–8 Os teus olhos haverão de contemplar *o castigo infligido aos pecadores;–9 pois fizeste do Senhor o teu refúgio, *e no Altíssimo encontraste o teu abrigo.–10 Nenhum mal há de chegar perto de ti, *nem a desgraça baterá à tua porta;–11 pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos *para em todos os caminhos te guardarem.–12 Haverão de te levar em suas mãos, *para o teu pé não se ferir nalguma pedra.–13 Passarás por sobre cobras e serpentes, *pisarás sobre leões e outras feras.
–14 ‘Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo *e protegê-lo, pois meu nome ele conhece.–15 Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, *e a seu lado eu estarei em suas dores.= Hei de livrá-lo e de glória coroá-lo, †16 vou conceder-lhe vida longa e dias plenos, *e vou mostrar-lhe minha graça e salvação’.
– Glória ao Pai…
Ant. Não temerás terror algum durante a noite:o Senhor te cobrirá com suas asas.Leitura breve Ap 22,4-5
Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão por toda a eternidade.
Responsório breve
R. Senhor, em vossas mãos* Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.
Cântico evangélico, ant.
Salvai-nos, Senhor, quando velamos,guardai-nos também quando dormimos!Nossa mente vigie com o Cristo,nosso corpo repouse em sua paz!
Cântico de Simeão Lc 2,29-32Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *conforme prometestes, ó Senhor.–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *31 que preparastes ante a face das nações:–32 uma Luz que brilhará para os gentios *e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,guardai-nos também quando dormimos!Nossa mente vigie com o Cristo,nosso corpo repouse em sua paz!
Oração
Depois de celebrarmos neste dia a ressurreição do vosso Filho, nós vos pedimos, humildemente, Senhor, que descansemos seguros em vossa paz e despertemos alegres para cantar vosso louvor. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquilae, no fim da vida, uma morte santa.R. Amém.
Antífona final de Nossa Senhora
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,ao povo que caiu, socorre e exorta,pois busca levantar-se, Virgem pura,nascendo o Criador da criatura:tem piedade de nós e ouve, suave,o anjo te saudando com seu Ave!
Ou:
Ave, Rainha do céu;ave, dos anjos Senhora;ave, raiz, ave, porta;da luz do mundo és aurora.Exulta, ó Virgem tão bela,as outras seguem-te após;nós te saudamos: adeus!E pede a Cristo por nós!Virgem Mãe, ó Maria!
Em latim:
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,vida doçura, esperança nossa, Salve!A vós bradamos os degredados filhos de Eva,a vós suspiramos gemendo e chorandoneste vale de lágrimas!Eia, pois, Advogada nossa,esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,bendito fruto do vosso ventre!Ó clemente, ó piedosa,ó doce sempre Virgem Maria.
Em latim:
Salve, Regína, Mater misericórdiae,vita, dulcédo, et spes nostra, salve.Ad te clamámus, éxsules fílii Evae,Ad te suspirámus, geméntes et flentesin hac lacrimárum valle.Eia, ergo, advocáta nostra,illos tuos misericórdes óculosad nos convérte.Et Iesum, benedíctum fructum ventris tui,nobis post hoc exsílium osténde.O clemens, o pia, o dulcis Virgo Maria.
Ou:
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,mas livrai-nos sempre de todos os perigos,ó Virgem gloriosa e bendita.