Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.
A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Despertem a harpa e a lira,eu irei acordar a aurora.
Salmo 56(57)
Oração da manhã numa aflição
Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).
–2 Piedade, Senhor, piedade, *pois em vós se abriga a minh’alma!– De vossas asas, à sombra, me achego, *até que passe a tormenta, Senhor!
–3 Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, *a este Deus que me dá todo o bem.=4 Que me envie do céu sua ajuda †e confunda os meus opressores! *Deus me envie sua graça e verdade!
–5 Eu me encontro em meio a leões, *que, famintos, devoram os homens;– os seus dentes são lanças e flechas, *suas línguas, espadas cortantes.
–6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *vossa glória refulja na terra!
–7 Prepararam um laço a meus pés, *e assim oprimiram minh’alma;– uma cova me abriram à frente, *mas na mesma acabaram caindo.
–8 Meu coração está pronto, meu Deus, *está pronto o meu coração!–9 Vou cantar e tocar para vós: *desperta, minh’alma, desperta!– Despertem a harpa e a lira, *eu irei acordar a aurora!
–10 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *dar-vos graças, por entre as nações!–11 Vosso amor é mais alto que os céus, *mais que as nuvens a vossa verdade!–12 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *vossa glória refulja na terra!
Ant. Despertem a harpa e a lira,eu irei acordar a aurora.
Ant. 2 O meu povo há de fartar-se de meus bens.
Cântico Jr 31,10-14
A felicidade do povo libertado
Jesus iria morrer… para reunir os filhos de Deus dispersos (Jo 11,51.52).
–10 Ouvi, nações, a palavra do Senhor *e anunciai-a nas ilhas mais distantes:– “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, *e o guardará qual pastor a seu rebanho!”
–11 Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó *e o libertou do poder do prepotente.=12 Voltarão para o monte de Sião, †entre brados e cantos de alegria *afluirão para as bênçãos do Senhor:
– para o trigo, o vinho novo e o azeite; *para o gado, os cordeirinhos e as ovelhas.– Terão a alma qual jardim bem irrigado, *e sede e fome nunca mais hão de sofrer.
–13 Então a virgem dançará alegremente, *também o jovem e o velho exultarão;– mudarei em alegria o seu luto, *serei consolo e conforto após a pena.–14 Saciarei os sacerdotes de delícias, *e meu povo há de fartar-se de meus bens!
Ant. O meu povo há de fartar-se de meus bens.
Ant. 3 Grande é o Senhor e muito digno de louvoresna cidade onde ele mora. †
Salmo 47(48)
Ação de graças pela salvação do povo
Ele me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém (Ap 21,10).
–2 Grande é o Senhor e muito digno de louvores *na cidade onde ele mora;–3 † seu monte santo, esta colina encantadora *é a alegria do universo.
– Monte Sião, no extremo norte situado, *és a mansão do grande Rei!–4 Deus revelou-se em suas fortes cidadelas *um refúgio poderoso.
–5 Pois eis que os reis da terra se aliaram, *e todos juntos avançaram;–6 mal a viram, de pavor estremeceram, *debandaram perturbados.
–7 Como as dores da mulher sofrendo parto, *uma angústia os invadiu;–8 semelhante ao vento leste impetuoso, *que despedaça as naus de Társis.
–9 Como ouvimos dos antigos, contemplamos: *Deus habita esta cidade,– a cidade do Senhor onipotente, *que ele a guarde eternamente!
–10 Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade *em meio ao vosso templo;–11 com vosso nome vai também vosso louvor *aos confins de toda a terra.
– Vossa direita está repleta de justiça, *12 exulte o monte de Sião!– Alegrem-se as cidades de Judá *com os vossos julgamentos!
–13 Vinde a Sião, fazei a volta ao seu redor *e contai as suas torres;–14 observai com atenção suas muralhas, *visitai os seus palácios,
– para contar às gerações que hão de vir, *15 como é grande o nosso Deus!– O nosso Deus é desde sempre e para sempre: *Será ele o nosso guia!
Ant. Grande é o Senhor e muito digno de louvoresna cidade onde ele mora.
Leitura breve Hb 2,9b-10Vemos Jesus coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos.Responsório breveR. Lembra-te de Cristo, ressuscitado dentre os mortos!* Ele é nossa salvação e nossa glória para sempre.R. Lembra-te.V. Se com ele nós morremos, também, com ele viveremos.* Ele é. Glória ao Pai. R. Lembra-te.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Ant. Quem é de Deus ouve a palavra de Deus;vós não ouvis porque de Deus vós não sois.PrecesLouvemos a Cristo nosso Senhor, que se manifestou à humanidade como luz do mundo para que, seguindo-o, não andemos nas trevas mas tenhamos a luz da vida; e lhe peçamos:R. Senhor, que a vossa palavra ilumine os nossos passos!Deus de bondade, fazei-nos imitar hoje o vosso exemplo,– para que recuperemos em vós, novo Adão, o que perdemos no primeiro Adão.R.A vossa palavra seja luz dos nossos passos, – para que, realizando sempre as obras da verdade, aumente cada vez mais o nosso amor por vós.R.Ensinai-nos a promover com retidão o bem de todos por causa do vosso nome,– para que, por nosso intermédio, a Igreja ilumine cada vez melhor a família humana.R.Alimentai sempre mais em nós a vossa amizade, por meio de uma sincera conversão,– para que expiemos as ofensas cometidas contra a vossa sabedoria e bondade.R.(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos de nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Salmo 118(119),17-24
III (Ghimel)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).
–17 Sede bom com vosso servo, e viverei, *e guardarei vossa palavra, ó Senhor.–18 Abri meus olhos, e então contemplarei *as maravilhas que encerra a vossa lei!
–19 Sou apenas peregrino sobre a terra, *de mim não oculteis vossos preceitos!–20 Minha alma se consome o tempo todo *em desejar as vossas justas decisões.
–21 Ameaçais os orgulhosos e os malvados; *maldito seja quem transgride a vossa lei!–22 Livrai-me do insulto e do desprezo, *pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor.
–23 Que os poderosos reunidos me condenem; *o que me importa é o vosso julgamento!–24 Minha alegria é a vossa Aliança, *meus conselheiros são os vossos mandamentos.
Salmo 24(25)
Prece de perdão e confiança
A esperança não decepciona (Rm 5,5).
I
=1 Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, †2 em vós confio: que eu não seja envergonhado *nem triunfem sobre mim os inimigos!–3 Não se envergonha quem em vós põe a esperança, *mas sim, quem nega por um nada a sua fé.
–4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *e fazei-me conhecer a vossa estrada!=5 Vossa verdade me oriente e me conduza, †porque sois o Deus da minha salvação; *em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
–6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *e a vossa compaixão que são eternas!–7 Não recordeis os meus pecados quando jovem, *nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!– De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia *e sois bondade sem limites, ó Senhor!
–8 O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores.–9 Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho.
–10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor *para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.–11 Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, *perdoai os meus pecados que são tantos!
II
–12 Qual é o homem que respeita o Senhor? *Deus lhe ensina os caminhos a seguir.–13 Será feliz e viverá na abundância, *e os seus filhos herdarão a nova terra.–14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem *e lhes dá a conhecer sua Aliança.
–15 Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, *pois ele tira os meus pés das armadilhas.–16 Voltai-vos para mim, tende piedade, *porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!
–17 Aliviai meu coração de tanta angústia, *e libertai-me das minhas aflições!–18 Considerai minha miséria e sofrimento *e concedei vosso perdão aos meus pecados!
–19 Olhai meus inimigos que são muitos, *e com que ódio violento eles me odeiam!–20 Defendei a minha vida e libertai-me; *em vós confio, que eu não seja envergonhado!
–21 Que a retidão e a inocência me protejam, *pois em vós eu coloquei minha esperança!–22 Libertai, ó Senhor Deus, a Israel *de toda sua angústia e aflição!
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Leitura breve Is 55,6-7Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 118(119),17-24
III (Ghimel)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).
–17 Sede bom com vosso servo, e viverei, *e guardarei vossa palavra, ó Senhor.–18 Abri meus olhos, e então contemplarei *as maravilhas que encerra a vossa lei!
–19 Sou apenas peregrino sobre a terra, *de mim não oculteis vossos preceitos!–20 Minha alma se consome o tempo todo *em desejar as vossas justas decisões.
–21 Ameaçais os orgulhosos e os malvados; *maldito seja quem transgride a vossa lei!–22 Livrai-me do insulto e do desprezo, *pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor.
–23 Que os poderosos reunidos me condenem; *o que me importa é o vosso julgamento!–24 Minha alegria é a vossa Aliança, *meus conselheiros são os vossos mandamentos.
Salmo 24(25)
Prece de perdão e confiança
A esperança não decepciona (Rm 5,5).
I
=1 Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, †2 em vós confio: que eu não seja envergonhado *nem triunfem sobre mim os inimigos!–3 Não se envergonha quem em vós põe a esperança, *mas sim, quem nega por um nada a sua fé.
–4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *e fazei-me conhecer a vossa estrada!=5 Vossa verdade me oriente e me conduza, †porque sois o Deus da minha salvação; *em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
–6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *e a vossa compaixão que são eternas!–7 Não recordeis os meus pecados quando jovem, *nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!– De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia *e sois bondade sem limites, ó Senhor!
–8 O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores.–9 Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho.
–10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor *para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.–11 Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, *perdoai os meus pecados que são tantos!
II
–12 Qual é o homem que respeita o Senhor? *Deus lhe ensina os caminhos a seguir.–13 Será feliz e viverá na abundância, *e os seus filhos herdarão a nova terra.–14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem *e lhes dá a conhecer sua Aliança.
–15 Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, *pois ele tira os meus pés das armadilhas.–16 Voltai-vos para mim, tende piedade, *porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!
–17 Aliviai meu coração de tanta angústia, *e libertai-me das minhas aflições!–18 Considerai minha miséria e sofrimento *e concedei vosso perdão aos meus pecados!
–19 Olhai meus inimigos que são muitos, *e com que ódio violento eles me odeiam!–20 Defendei a minha vida e libertai-me; *em vós confio, que eu não seja envergonhado!
–21 Que a retidão e a inocência me protejam, *pois em vós eu coloquei minha esperança!–22 Libertai, ó Senhor Deus, a Israel *de toda sua angústia e aflição!
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Leitura breve Hb 7,26-27Tal é precisamente o sumo-sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios a cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo, Jesus Cristo nosso Senhor.V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Salmo 118(119),17-24
III (Ghimel)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).
–17 Sede bom com vosso servo, e viverei, *e guardarei vossa palavra, ó Senhor.–18 Abri meus olhos, e então contemplarei *as maravilhas que encerra a vossa lei!
–19 Sou apenas peregrino sobre a terra, *de mim não oculteis vossos preceitos!–20 Minha alma se consome o tempo todo *em desejar as vossas justas decisões.
–21 Ameaçais os orgulhosos e os malvados; *maldito seja quem transgride a vossa lei!–22 Livrai-me do insulto e do desprezo, *pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor.
–23 Que os poderosos reunidos me condenem; *o que me importa é o vosso julgamento!–24 Minha alegria é a vossa Aliança, *meus conselheiros são os vossos mandamentos.
Salmo 24(25)
Prece de perdão e confiança
A esperança não decepciona (Rm 5,5).
I
=1 Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma, †2 em vós confio: que eu não seja envergonhado *nem triunfem sobre mim os inimigos!–3 Não se envergonha quem em vós põe a esperança, *mas sim, quem nega por um nada a sua fé.
–4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *e fazei-me conhecer a vossa estrada!=5 Vossa verdade me oriente e me conduza, †porque sois o Deus da minha salvação; *em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
–6 Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *e a vossa compaixão que são eternas!–7 Não recordeis os meus pecados quando jovem, *nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!– De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia *e sois bondade sem limites, ó Senhor!
–8 O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores.–9 Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho.
–10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor *para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.–11 Ó Senhor, por vosso nome e vossa honra, *perdoai os meus pecados que são tantos!
II
–12 Qual é o homem que respeita o Senhor? *Deus lhe ensina os caminhos a seguir.–13 Será feliz e viverá na abundância, *e os seus filhos herdarão a nova terra.–14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem *e lhes dá a conhecer sua Aliança.
–15 Tenho os olhos sempre fitos no Senhor, *pois ele tira os meus pés das armadilhas.–16 Voltai-vos para mim, tende piedade, *porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!
–17 Aliviai meu coração de tanta angústia, *e libertai-me das minhas aflições!–18 Considerai minha miséria e sofrimento *e concedei vosso perdão aos meus pecados!
–19 Olhai meus inimigos que são muitos, *e com que ódio violento eles me odeiam!–20 Defendei a minha vida e libertai-me; *em vós confio, que eu não seja envergonhado!
–21 Que a retidão e a inocência me protejam, *pois em vós eu coloquei minha esperança!–22 Libertai, ó Senhor Deus, a Israel *de toda sua angústia e aflição!
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Leitura breve Hb 9,11-12Cristo veio como sumo-sacerdote dos bens futuros. Através de uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, que não faz parte desta criação, e não com o sangue de bodes e bezerros, mas com o seu próprio sangue, ele entrou no Santuário uma vez por todas, obtendo uma redenção eterna.V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido.
Oração
Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis.da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes!A vós louvor eternamente!
Salmo 29(30)
Ação de graças pela libertação
Cristo, após sua gloriosa ressurreição, dá graças ao Pai (Cassiodoro).
–2 Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, *e não deixastes rir de mim meus inimigos!–3 Senhor, clamei por vós, pedindo ajuda, *e vós, meu Deus, me devolvestes a saúde!–4 Vós tirastes minha alma dos abismos *e me salvastes, quando estava já morrendo!
–5 Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, *dai-lhe graças e invocai seu santo nome!–6 Pois sua ira dura apenas um momento, *mas sua bondade permanece a vida inteira;– se à tarde vem o pranto visitar-nos, *de manhã nos vem saudar a alegria.
–7 Nos momentos mais felizes eu dizia: *“Jamais hei de sofrer qualquer desgraça!”–8 Honra e poder me concedia a vossa graça, *mas escondestes vossa face e perturbei-me.
–9 Por vós, ó meu Senhor, agora eu clamo, *e imploro a piedade do meu Deus:–10 Que vantagem haverá com minha morte, *e que lucro, se eu descer à sepultura?
– Por acaso, pode o pó agradecer-vos *e anunciar vossa leal fidelidade?–11 Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! *Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
–12 Transformastes o meu pranto em uma festa, *meus farrapos, em adornos de alegria,=13 para minh’alma vos louvar ao som da harpa †e ao invés de se calar, agradecer-vos: *Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
Ant. Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes!A vós louvor eternamente!
Ant. 2 Feliz o homem a quem o Senhornão olha mais como sendo culpado!
Salmo 31(32)
Feliz o homem que foi perdoado!
Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras (Rm 4,6).
–1 Feliz o homem que foi perdoado *e cuja falta já foi encoberta!=2 Feliz o homem a quem o Senhor †não olha mais como sendo culpado, *e em cuja alma não há falsidade!
=3 Enquanto eu silenciei meu pecado, †dentro de mim definhavam meus ossos *e eu gemia por dias inteiros,
–4 porque sentia pesar sobre mim *a vossa mão, ó Senhor, noite e dia;– e minhas forças estavam fugindo, *tal como a seiva da planta no estio.
–5 Eu confessei, afinal, meu pecado, *e minha falta vos fiz conhecer.– Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” *E perdoastes, Senhor, minha falta.
–6 Todo fiel pode, assim, invocar-vos, *durante o tempo da angústia e aflição,– porque, ainda que irrompam as águas, *não poderão atingi-lo jamais.
–7 Sois para mim proteção e refúgio; *na minha angústia me haveis de salvar,– e envolvereis a minha alma no gozo *da salvação que me vem só de vós.
=8 “Vou instruir-te e te dar um conselho; †vou te dar um conselho a seguir, *e sobre ti pousarei os meus olhos:
=9 Não queiras ser semelhante ao cavalo, †ou ao jumento, animais sem razão; *eles precisam de freio e cabresto– para domar e amansar seus impulsos, *pois de outro modo não chegam a ti”.
=10 Muito sofrer é a parte dos ímpios; †mas quem confia em Deus, o Senhor, *é envolvido por graça e perdão.
=11 Regozijai-vos, ó justos, em Deus, †e no Senhor exultai de alegria! *Corações retos, cantai jubilosos!
Ant. Feliz o homem a quem o Senhornão olha mais como sendo culpado!
Ant. 3 O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder;as nações hão de servi-lo.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a
O julgamento de Deus
–11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,– porque assumistes o poder que vos pertence, *e enfim tomastes posse como rei!
(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)
= 18 As nações se enfureceram revoltadas, †mas chegou a vossa ira contra elas *e o tempo de julgar vivos e mortos,= e de dar a recompensa aos vossos servos, †aos profetas e aos que temem vosso nome, *aos santos, aos pequenos e aos grandes.
(R.)
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †e a realeza do Senhor e nosso Deus, *e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.– Pois foi expulso o delator que acusava *nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus.
(R.)
= 11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †e o testemunho que eles deram da Palavra, *pois desprezaram sua vida até à morte.– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *e vós todos os que neles habitais!
(R.)
Ant. O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder;as nações hão de servi-lo.
Leitura breve Hb 13,12-15Jesus sofreu do lado de fora da porta, para santificar o povo pelo seu próprio sangue. Vamos, portanto, sair ao seu encontro, fora do acampamento, carregando a sua humilhação. Porque não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela que está para vir. Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome.Responsório breveR. Nós vos bendizemos e adoramos,* Ó Jesus, nosso Senhor. R. Nós vos.V. Por vossa cruz vós redimistes este mundo. * Ó Jesus.Glória ao Pai. R. Nós vos.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant. Tu nem tens cinquenta anos de existência,como, pois, dizes ter visto Abraão?Eu vos digo com certeza, diz Jesus,já bem antes que Abraão nascesse “Eu Sou”.
PrecesOremos a Cristo nosso Senhor, que nos deu o mandamento novo de nos amarmos uns aos outros como ele nos amou; e imploremos:R. Senhor, fazei crescer o amor em vosso povo!Bom Mestre, ensinai-nos a vos amar em nossos irmãos e irmãs,– e a vos servir em cada um deles. R.Vós, que na cruz pedistes ao Pai perdão para vossos algozes,– ensinai-nos a amar os nossos inimigos e a orar pelos que nos perseguem. R.Pela participação no mistério do vosso Corpo e Sangue, aumentai em nós a caridade, a fortaleza e a confiança;– fortalecei os fracos, consolai os tristes e dai esperança aos agonizantes. R.Cristo, Luz do mundo, que na piscina de Siloé destes a vista ao cego de nascença,– iluminai os catecúmenos pelo sacramento do batismo e pela palavra da vida. R.(intenções livres)Concedei a plenitude do vosso amor aos que morreram,– e contai-nos também entre os vossos escolhidos. R.
Pai nosso.
Oração
Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos de nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.