Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Ó Criador do universo,a sombra e a luz alternais,e, dando tempo ao tempo,dos seres todos cuidais.
Qual pregoeiro do dia,canta nas noites o galo.Separa a noite e a noite,brilhando a luz no intervalo.
Também por ele acordada,a estrela d’alva, brilhante,expulsa o erro e a trevacom sua luz radiante.
Seu canto os mares acalma,ao navegante avigora;a própria Pedra da Igrejaouvindo o cântico chora.
Jesus, olhai os que tombam.O vosso olhar nos redime:se nos olhais, nos erguemos,e prantos lavam o crime.
Ó luz divina, brilhai,tirai do sono o torpor.O nosso alento primeiroentoe o vosso louvor.
Ó Cristo, Rei piedoso,a vós e ao Pai, Sumo Bem,glória e poder, na unidadedo Espírito Santo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Admirável é o Senhor nos altos céus! Aleluia.
Salmo 92(93)
A grandeza do Deus Criador
O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar. Fiquemos alegres e contentes, e demos glória a Deus! (Ap 19,6-7).
–1 Deus é Rei e se vestiu de majestade, *revestiu-se de poder e de esplendor!
= Vós firmastes o universo inabalável, †2 vós firmastes vosso trono desde a origem, *desde sempre, ó Senhor, vós existis!
=3 Levantaram as torrentes, ó Senhor, †levantaram as torrentes sua voz, *levantaram as torrentes seu fragor.
=4 Muito mais do que o fragor das grandes águas, †muito mais do que as ondas do oceano, *poderoso é o Senhor nos altos céus!
=5 Verdadeiros são os vossos testemunhos, †refulge a santidade em vossa casa, *pelos séculos dos séculos, Senhor!
Ant. Admirável é o Senhor nos altos céus! Aleluia.
Ant. 2 Sois digno de louvore de glória eternamente. Aleluia.
Cântico Dn 3,57-88.56Louvor das criaturas ao Senhor
Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5)
– 57Obras do Senhor, bendizei o Senhor,*louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!– 58Céus do Senhor, bendizei o Senhor!59Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!OuR. A ele glória e louvor eternamente)
– 60Águas do alto céu, bendizei o Senhor!*61Potências do Senhor, bendizei o Senhor!– 62Lua e sol, bendizei o Senhor!*63Astros e estrelas bendizei o Senhor!(R.)– 64Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor!*65Brisas e ventos, bendizei o Senhor!– 66Fogo e calor, bendizei o Senhor!*67Frio e ardor, bendizei o Senhor!(R.)– 68Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor!*69Geada e frio, bendizei o Senhor!– 70Gelos e neves, bendizei o Senhor!*71Noites e dias, bendizei o Senhor!(R.)– 72Luzes e trevas, bendizei o Senhor!*73Raios e nuvens, bendizei o Senhor!–74Ilhas e terra, bendizei o Senhor!*Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!(R.)– 75Montes e colinas, bendizei o Senhor!*76Plantas da terra, bendizei o Senhor!– 77Mares e rios, bendizei o Senhor!*78Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!(R.)– 79Baleias e peixes, bendizei o Senhor!*80Pássaros do céu, bendizei o Senhor!– 81Feras e rebanhos, bendizei o Senhor!*82Filhos dos homens, bendizei o Senhor!(R.)– 83Filhos de Israel, bendizei o Senhor!*Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!– 84Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor!*85Servos do Senhor, bendizei o Senhor!(R.)– 86Almas dos justos, bendizei o Senhor!*87Santos e humildes, bendizei o Senhor!– 88Jovens Misael, Ananias e Azarias,*louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!(R.)– ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo*louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim!– 56Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus!*Sois digno de louvor e de glória eternamente!(R.)No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai
Ant. Sois digno de louvore de glória eternamente. Aleluia.
Ant. 3 Louvai o Senhor Deus nos altos céus, aleluia. †
Salmo 148
Glorificação do Deus Criador
Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre (Ap 5,13).
–1 Louvai o Senhor Deus nos altos céus, *† louvai-o no excelso firmamento!–2 Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, *louvai-o, legiões celestiais!
–3 Louvai-o, sol e lua, e bendizei-o, *louvai-o, vós estrelas reluzentes!–4 Louvai-o, céus dos céus, e bendizei-o, *e vós, águas que estais por sobre os céus.
–5 Louvem todos e bendigam o seu nome, *porque mandou e logo tudo foi criado.–6 Instituiu todas as coisas para sempre, *e deu a tudo uma lei que é imutável.
–7 Louvai o Senhor Deus por toda a terra, *grandes peixes e abismos mais profundos;–8 fogo e granizo, e vós neves e neblinas, *furacões que executais as suas ordens.
–9 Montes todos e colinas, bendizei-o, *cedros todos e vós árvores frutíferas;–10 feras do mato e vós mansos animais, *todos os répteis e os pássaros que voam.
–11 Reis da terra, povos todos, bendizei-o, *e vós, príncipes e todos os juízes;–12 e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, *anciãos e criancinhas, bendizei-o!
–13 Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, *porque somente o seu nome é excelso!– A majestade e esplendor de sua glória *ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
–14 Ele exaltou seu povo eleito em poderio *ele é o motivo de louvor para os seus santos.– É um hino para os filhos de Israel, *este povo que ele ama e lhe pertence.
Ant. Louvai o Senhor Deus nos altos céus, aleluia.
Leitura breve Ez 37,12b-14
Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. Porei em vós o meu espírito para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor.
Responsório breve
R. Cristo, Filho do Deus vivo,* Tende pena e compaixão! R. Cristo.V. Glorioso estais sentado, à direita de Deus Pai.* Tende pena. Glória ao Pai.R. Cristo.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Jesus disse aos discípulos que estavam apavorados:Coragem, confiai! Sou eu, não tenhais medo!
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Em latim:
BENEDICTUS Dominus Deus Israel, *quia visitavit, et fecit redemptionem plebis suae:Et erexit cornu salutis nobis *in domo David pueri sui.Sicut locutus est per os sanctorum, *qui a saeculo sunt, prophetarum eius:Salutem ex inimicis nostris, *et de manu omnium qui oderunt nos:Ad faciendam misericordiam cum patribus nostris: *et memorari testamenti sui sancti:Iusiurandum, quod iuravit ad Abraham patrem nostrum, *daturum se nobis;Ut sine timore, de manu inimicorum nostrorum liberati, *serviamus illi.In sanctitate et iustitia coram ipso, *omnibus diebus nostris.Et tu puer, propheta Altissimi vocaberis: *praeibis enim ante faciem Domini parare vias eius:Ad dandam scientiam salutis plebi eius: *in remissionem peccatorum eorum:Per viscera misericordiae Dei nostri: *in quibus visitabit nos, oriens ex alto:Illuminare his qui in tenebris et in umbra mortis sedent: *ad dirigendos pedes nostros in viam pacis.
Ant. Jesus disse aos discípulos que estavam apavorados:Coragem, confiai! Sou eu, não tenhais medo!
Preces
Roguemos a Deus que enviou o Espírito Santo para ser Luz santíssima do coração de todos os fiéis; e digamos:
R. Iluminai, Senhor, o vosso povo!
Bendito sejais, Senhor Deus, nossa luz,– que para vossa glória nos fizestes chegar a este novo dia.
R.
Vós, que iluminastes o mundo com a ressurreição do vosso Filho,– fazei brilhar, pelo ministério da Igreja, esta luz pascal sobre a humanidade inteira.
R.
Vós, que, pelo Espírito da verdade, esclarecestes os discípulos de vosso Filho,– enviai à vossa Igreja este mesmo Espírito, para que ela permaneça sempre fiel à vossa mensagem.
R.
Luz dos povos, lembrai-vos daqueles que ainda vivem nas trevas,– e abri-lhes os olhos do coração para que vos reconheçam como único Deus verdadeiro.
(intenções livres)
Pai nosso.
Em Latim:
Pater noster, qui es in caelisSanctificétur nomen tuumAdvéniat regnum tuumFiat volúntas tuaSicut in caelo, et in terra
Panem nostrum quotidiánum da nobis hódieEt dimítte nobis débita nostraSicut et nos dimíttimus debitóribus nostrisEt ne nos indúcas in tentatiónemSed líbera nos a malo
Amem
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Vinde, Espírito de Deus,com o Filho e com o Pai,inundai a nossa mente,nossa vida iluminai.
Boca, olhos, mãos, sentidos,tudo possa irradiaro amor que em nós pusestespara aos outros inflamar.
A Deus Pai e ao seu Filhopor vós dai-nos conhecer.Que de ambos procedeisdai-nos sempre firmes crer.
Ou:
Mantendo a ordem certa,do coração fiel,na hora terça oremosaos Três, fulgor do céu.
Queremos ser os templosdo Espírito Santo, outroradescido sobre os Dozeem chamas, nesta hora.
Fiel aos seus desígnios,do Reino o Autor divinoa tudo ornou de graçasegundo o seu destino.
Louvor e glória ao Pai,ao Filho, Sumo Bem,e ao seu divino Espírito,agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor,e o Senhor me atendeu, aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. Na minha angústia eu clamei pelo Senhor,e o Senhor me atendeu, aleluia.
Ant. 2 A mão direita do Senhor me levantou, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. A mão direita do Senhor me levantou, aleluia.
Ant. 3 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine, aleluia!
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine, aleluia!
Leitura breve Rm 8,15-16Vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá – ó Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus.V. Em vós está a fonte da vida.R. E em vossa luz contemplamos a luz.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Deus, verdade e forçaque o mundo governais,da aurora ao meio-dia,a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,discórdia e divisão.Ao corpo dai saúde,e paz ao coração.
Ouvi-nos, Pai bondoso,por Cristo Salvador,que vive com o Espíritoconvosco pelo Amor.
Ou:
O louvor de Deus cantemoscom fervor no coração,pois agora a hora sextanos convida à oração.
Nesta hora foi-nos dadagloriosa salvaçãopela morte do Cordeiro,que na cruz trouxe o perdão.
Ante o brilho de tal luzse faz sombra o meio-dia.Tanta graça e tanto brilhovinde haurir, com alegria.
Seja dada a glória ao Paie ao Unigênito também,com o Espírito Paráclito,pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor,e o Senhor me atendeu, aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. Na minha angústia eu clamei pelo Senhor,e o Senhor me atendeu, aleluia.
Ant. 2 A mão direita do Senhor me levantou, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. A mão direita do Senhor me levantou, aleluia.
Ant. 3 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine, aleluia!
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine, aleluia!
Leitura breve Rm 8,22-23Sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo.V. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!R. Do sepulcro ele salva tua vida!
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Vós que sois o Imutável,Deus fiel, Senhor da História,nasce e morre a luz do dia,revelando a vossa glória.
Seja a tarde luminosanuma vida permanente.E da santa morte o prêmionos dê glória eternamente.
Escutai-nos, ó Pai Santo,pelo Cristo, nosso irmão,que convosco e o Espíritovive em plena comunhão.
Ou:
Cumprindo o ciclo tríplice das horas,louvemos ao Senhor de coração,cantando em nossos salmos a grandezade Deus, que é Uno e Trino em perfeição.
A exemplo de São Pedro, nosso mestre,guardando do Deus vivo e verdadeiro,em almas redimidas, o mistério,sinal de salvação ao mundo inteiro,
também salmodiamos no espírito,unidos aos apóstolos do Senhor,e assim serão firmados nossos passosna força de Jesus, o Salvador.
Louvor ao Pai, autor de toda a vida,e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,unidos pelo amor do Santo Espírito,Deus vivo pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor,e o Senhor me atendeu, aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. Na minha angústia eu clamei pelo Senhor,e o Senhor me atendeu, aleluia.
Ant. 2 A mão direita do Senhor me levantou, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. A mão direita do Senhor me levantou, aleluia.
Ant. 3 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine, aleluia!
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine, aleluia!
Leitura breve 2Tm1,9Deus nos salvou e nos chamou com uma vocação santa, não devido às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio e da sua graça, que nos foi dada em Cristo Jesus desde toda a eternidade.V. Ele os guiou com segurança e sem temor.R. Conduziu-os para a Terra Prometida.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Criador generoso da luz,que criastes a luz para o dia,com os raios primeiros da luz,sua origem o mundo inicia.
Vós chamastes de “dia” o decursoda manhã luminosa ao poente.Eis que as trevas já descem à terra:escutai nossa prece, clemente.
Para que sob o peso dos crimesnossa mente não fique oprimida,e, esquecendo as coisas eternas,não se exclua do prêmio da vida.
Sempre à porta celeste batendo,alcancemos o prêmio da vida,evitemos do mal o contágioe curemos da culpa a ferida.
Escutai-nos, ó Pai piedoso,com o único Filho também,que reinais com o Espírito Santopelos séculos dos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Palavra do Senhor ao meu Senhor:Assenta-te ao lado meu direito. Aleluia. †
Salmo 109(110),1-5.7
É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15, 25).–1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: *‘Assenta-te ao meu lado direito– † até que eu ponha os inimigos teus *como escabelo por debaixo de teus pés!’=2 O Senhor estenderá desde Sião †vosso cetro de poder, pois Ele diz: *‘Domina com vigor teus inimigos;=3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †na glória e esplendor da santidade, *como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!’=4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †‘Tu és sacerdote eternamente, *segundo a ordem do rei Melquisedec!’–5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: *‘No dia da ira esmagarás os reis da terra!–7 Beberás água corrente no caminho, *por isso seguirás de fronte erguida!’Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Palavra do Senhor ao meu Senhor:Assenta-te ao lado meu direito. Aleluia.
Ant. 2 O Senhor bom e clemente nos deixoua lembrança de suas grandes maravilhas. Aleluia.
Salmo 110(111)
As grandes obras do Senhor
Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso! (Ap 15,3).
–1 Eu agradeço a Deus de todo o coração *junto com todos os seus justos reunidos!–2 Que grandiosas são as obras do Senhor, *elas merecem todo o amor e admiração!
–3 Que beleza e esplendor são os seus feitos! *Sua justiça permanece eternamente!–4 O Senhor bom e clemente nos deixou *a lembrança de suas grandes maravilhas.
–5 Ele dá o alimento aos que o temem *e jamais esquecerá sua Aliança.–6 Ao seu povo manifesta seu poder, *dando a ele a herança das nações.
–7 Suas obras são verdade e são justiça, *seus preceitos, todos eles, são estáveis,–8 confirmados para sempre e pelos séculos, *realizados na verdade e retidão.
=9 Enviou libertação para o seu povo, †confirmou sua Aliança para sempre. *Seu nome é santo e é digno de respeito.
=10 Temer a Deus é o princípio do saber, †e é sábio todo aquele que o pratica. *Permaneça eternamente o seu louvor.
Ant. O Senhor bom e clemente nos deixoua lembrança de suas grandes maravilhas. Aleluia.
Ant. 3 De seu reino tomou possenosso Deus onipotente. Aleluia.
Cântico Cf. Ap 19,1-2. 5-7As núpcias do Cordeiro
= Aleluia, (Aleluia!).1 Ao nosso Deus a salvação, *honra, glória e poder! (Aleluia!).–2 Pois são verdade e justiça *os juízos do Senhor.R. Aleluia, (Aleluia!).= Aleluia, (Aleluia!).5 Celebrai o nosso Deus, *servidores do Senhor! (Aleluia!).– E vós todos que o temeis, *vós os grandes e os pequenos!R. Aleluia, (Aleluia!).= Aleluia, (Aleluia!).6 De seu reino tomou posse *nosso Deus onipotente! (Aleluia!).–7 Exultemos de alegria,*demos glória ao nosso Deus!R. Aleluia, (Aleluia!).= Aleluia, (Aleluia!).Eis que as núpcias do Cordeiro *redivivo se aproximam! (Aleluia!).– Sua Esposa se enfeitou, *se vestiu de linho puro.R. Aleluia, (Aleluia!).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Ant. De seu reino tomou possenosso Deus onipotente. Aleluia.
Leitura breve 1Pd 1,3-5
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo, para uma esperança viva, para uma herança incorruptível, que não estraga, que não se mancha nem murcha, e que é reservada para vós nos céus. Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos.
Responsório breve
R. Ó Senhor, vós sois bendito* No celeste firmamento. R. Ó Senhor.V. Vós sois digno de louvor e de glória eternamente.* No celeste. Glória ao Pai. R. Ó Senhor.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. É este o pão vivo, descido dos céus,para que todo aquele que dele comernão morra para sempre.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor *47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;–48 porque olhou para humildade de sua serva, *doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.–49 O Poderoso fez em mim maravilhas *e Santo é o seu nome!–50 Seu amor para sempre se estende *sobre aqueles que o temem;–51 manifestou o poder de seu braço, *dispersou os soberbos;–52 derrubou os poderosos de seus tronos *e elevou os humildes;–53 saciou de bens os famintos, *despediu os ricos sem nada.–54 Acolheu Israel, seu servidor, *fiel ao seu amor,–55 como havia prometido a nossos pais, *em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Em Latim
Magnificat anima mea DominumEt exultavit spiritus meus in Deo salvatóre meo.Quia respexit humilitatem ancillæ suæ: ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes.Quia fecit mihi magna qui potens est, et sanctum nomen eius.Et misericordia eius a progenie in progenies timentibus eum.Fecit potentiam in brachio suo, dispersit superbos mente cordis sui.Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles.Esurientes implevit bonis et divites dimisit inanes,Suscepit Israel puerum suum recordatus misericordiæ suæ,Sicut locutus est ad patres nostros, Abraham et semini eius in sæcula.
Gloria Patri, et Filio, et Spiritui SanctoSicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.Amen.
Ant. É este o pão vivo, descido dos céus,para que todo aquele que dele comernão morra para sempre.
Preces
Com alegria, invoquemos a Deus Pai que, tendo no princípio criado o mundo, recriou-o pela redenção e não cessa de renová-lo por seu amor; e digamos:
R. Renovai, Senhor, as maravilhas do vosso amor!
Nós vos damos graças, Senhor Deus, porque revelais o vosso poder na criação inteira,– e manifestais a vossa providência nos acontecimentos da história.
R.
Por vosso Filho, que no triunfo da cruz anunciou a paz ao mundo,– livrai-nos do desespero e do vão temor.
R.
A todos os que amam a justiça e por ela trabalham,– ajudai-os a colaborar com sinceridade na construção de uma sociedade renovada na verdadeira concórdia.
R.
Socorrei os oprimidos, libertai os prisioneiros, consolai os aflitos, dai pão aos famintos, fortalecei os fracos,– para que em todos eles se manifeste a vitória da cruz.
R.
(intenções livres)
Vós, que ressuscitastes gloriosamente vosso Filho depois de morto e sepultado,– concedei aos que morreram entrar juntamente com ele na vida eterna.
R.
Pai nosso.
Em Latim:
Pater noster, qui es in caelisSanctificétur nomen tuumAdvéniat regnum tuumFiat volúntas tuaSicut in caelo, et in terra
Panem nostrum quotidiánum da nobis hódieEt dimítte nobis débita nostraSicut et nos dimíttimus debitóribus nostrisEt ne nos indúcas in tentatiónemSed líbera nos a malo
Amem
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.