A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia das Horas de domingo, 11 de maio de 2025

Calendário Litúrgico de domingo, 11 de maio de 2025

Domingo IV da Páscoa

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: At 13,14.43-52
Salmo Responsorial: Sl 99(100),2.3.5 (R. 3ac)
2ª Leitura: Ap 7,9.14b-17
Evangelho: Jo 10,27-30

Cor Litúrgica: Branco

  • 11 maio

Liturgia das Horas de domingo, 11 de maio de 2025

Domingo IV da Páscoa

A Liturgia das Horas é dividida em várias partes principais:
 
Ofício das Leituras: Pode ser rezado a qualquer momento do dia e inclui salmos, leituras bíblicas e textos dos Padres da Igreja.
Laudes (Oração da Manhã): Recitada ao amanhecer, é um momento de louvor a Deus pelo novo dia.
Hora Média: Inclui a Terça (meio da manhã), Sexta (meio-dia) e Noa (meio da tarde), ajudando a manter a comunhão com Deus ao longo do dia.
Vésperas (Oração da Tarde): Rezada ao entardecer, é um momento de agradecimento e reflexão.
Completas (Oração da Noite): Feita antes de dormir, é uma oração de confiança e entrega a Deus.
 

Escolha um horário de oração durante o dia.

Evangelho

Jo 10,27-30

Evangelho (Jo 10,27-30)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 27 "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28 Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29 Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30 Eu e o Pai somos um".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Desdobra-se no céua rutilante aurora.Alegre, exulta o mundo;gemendo, o inferno chora.Pois eis que o Rei, descidoà região da morte,àqueles que o esperavamconduz à nova sorte.Por sob a pedra posto,por guardas vigiado,sepulta a própria morteJesus ressuscitado.Da região da mortecesse o clamor ingente:‘Ressuscitou!’ exclamao Anjo refulgente.Jesus, perene Páscoa,a todos alegrai-nos.Nascidos para a vida,da morte libertai-nos.Louvor ao que da morteressuscitado vem,ao Pai e ao Paráclitoeternamente. Amém.

Salmodia

Ant. 1 Não morrerei, mas ao contrário, vivereipara cantar as grandes obras do Senhor! Aleluia.

Salmo 117(118)

Canto de alegria e salvação

Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

2 † A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”

5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.

8 “É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”

10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;

=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.

13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.

=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”

17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.

19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!

22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!

25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

Ant. Não morrerei, mas ao contrário, vivereipara cantar as grandes obras do Senhor! Aleluia.

Ant. 2 Seja bendito o vosso nome,nome santo e glorioso! Aleluia.

Cântico Dn 3,52-57

Louvor das criaturas ao Senhor

O Criador é bendito para sempre (Rm 1,25).

52 Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. *A vós louvor, honra e glória eternamente!– Sede bendito, nome santo e glorioso. *A vós louvor, honra e glória eternamente!

53 No templo santo onde refulge a vossa glória. *A vós louvor, honra e glória eternamente!–54 E em vosso trono de poder vitorioso. *A vós louvor, honra e glória eternamente!

55 Sede bendito, que sondais as profundezas. *A vós louvor, honra e glória eternamente!– E superior aos querubins vos assentais. *A vós louvor, honra e glória eternamente!

56 Sede bendito no celeste firmamento. *A vós louvor, honra e glória eternamente!–57 Obras todas do Senhor, glorificai-o. *A Ele louvor, honra e glória eternamente!

Ant. Seja bendito o vosso nome,nome santo e glorioso! Aleluia.

Ant. 3 Vinde todos, e dai glória ao nosso Deus:Ele é a Rocha, suas obras são perfeitas,seus caminhos, todos eles, são justiça. Aleluia.

Salmo 150

Louvai o Senhor

Salmodiai com o espírito e salmodiai com a mente, isto é: glorificai a Deus com a alma e o corpo (Hesíquio).

1 Louvai o Senhor Deus no santuário, *louvai-o no alto céu de seu poder!–2 Louvai-o por seus feitos grandiosos, *louvai-o em sua grandeza majestosa!

3 Louvai-o com o toque da trombeta, *louvai-o com a harpa e com a cítara!–4 Louvai-o com a dança e o tambor, *louvai-o com as cordas e as flautas!

5 Louvai-o com os címbalos sonoros, *louvai-o com os címbalos de júbilo!– Louve a Deus tudo o que vive e que respira, *tudo cante os louvores do Senhor!

Ant. Vinde todos, e dai glória ao nosso Deus:Ele é a Rocha, suas obras são perfeitas,seus caminhos, todos eles, são justiça. Aleluia.Leitura breve At 10,40-43Deus ressuscitou Jesus no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas dão testemunho dele: Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados.Responsório breveR. Tende piedade de nós, Cristo, Filho do Deus vivo!* Aleluia, aleluia. R. Tende piedade.V. Vós, que dos mortos ressurgistes.* Aleluia.Glória ao Pai. R. Tende piedade.

CÂNTICO EVANGÉLICO (BENEDICTUS) Lc 1,68-79Ant. Eu sou o pastor das ovelhas,o caminho, a verdade e a vida.Eu sou o Pastor, Bom Pastor,eu conheço as minhas ovelhase elas conhecem a mim.Bom Pastor, dou a vida por elas. Aleluia.

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz

Ant. Eu sou o pastor das ovelhas,o caminho, a verdade e a vida.Eu sou o Pastor, Bom Pastor,eu conheço as minhas ovelhase elas conhecem a mim.Bom Pastor, dou a vida por elas. Aleluia.PrecesInvoquemos a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou nosso Rei e Salvador Jesus Cristo; e digamos com alegria:R. Iluminai-nos, Senhor, com a luz de Cristo!Pai santo, que fizestes vosso amado Filho Jesus passar das trevas da morte para a luz da glória,– dai-nos chegar, um dia, à luz admirável do vosso reino eterno. R.Vós, que nos salvastes pela fé,– fazei-nos viver hoje fielmente segundo as promessas do nosso batismo. R.Vós, que nos mandais buscar sempre as coisas do alto, onde Cristo está sentado à vossa direita,– livrai-nos da sedução do pecado. R.Fazei que a nossa vida, escondida em vós com Cristo, brilhe no mundo,– para anunciar a todos os novos céus e a nova terra. R.(intenções livres)

Pai nosso…

Oração 

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Terça

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Surge a hora terceira, em que Cristofoi, por nós, elevado na cruz;fuja a mente de toda soberba,vá na prece buscar sua luz.Quem o Cristo acolheu no seu íntimo,deve ter sempre pura intenção,implorando ao Espírito Santoque ele habite no seu coração.Esta hora pôs fim à velhice,destruindo do crime as raízes;e, a seguir, pela graça de Cristo,começaram os tempos felizes.Glória a vós, que vencestes a mortee brilhais, com o Pai, Sumo Bem,e a chama de Amor, Santo Espírito,pelos séculos eternos. Amém.

Salmodia 

Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

Salmo 22(23)

O Bom Pastor

O Cordeiro será o seu pastor e os conduzirá até às fontes da água viva (Ap 7,17).

1 O Senhor é o pastor que me conduz; *não me falta coisa alguma.–2 Pelos prados e campinas verdejantes *ele me leva a descansar.– Para as águas repousantes me encaminha, *3 e restaura as minhas forças.

– Ele me guia no caminho mais seguro, *pela honra do seu nome.–4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, *nenhum mal eu temerei;– estais comigo com bastão e com cajado; *eles me dão a segurança!

5 Preparais à minha frente uma mesa, *bem à vista do inimigo,– e com óleo vós ungis minha cabeça; *o meu lice transborda.

6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me *por toda a minha vida;– e, na casa do Senhor, habitarei *pelos tempos infinitos.

Salmo 75(76)

Ação de graças pela vitória

Verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu (Mt 24,30).

I

2 Em Ju o Senhor Deus é conhecido, *e seu nome é grandioso em Israel.–3 Em Salém ele fixou a sua tenda, *em Sião edificou sua morada.

4 E ali quebrou os arcos e as flechas, *os escudos, as espadas e outras armas.–5 Resplendente e majestoso apareceis *sobre montes de despojos conquistados.

=6 Despojastes os guerreiros valorosos †que já dormem o seu sono derradeiro, *incapazes de apelar para os seus braços.–7 Ante as vossas ameaças, ó Senhor, *estarreceram-se os carros e os cavalos.

II

8 Sois tervel, realmente, Senhor Deus! *E quem pode resistir à vossa ira?–9 Lá do céu pronunciastes a sentença, *e a terra apavorou-se e emudeceu,–10 quando Deus se levantou para julgar *e libertar os oprimidos desta terra.

11 Mesmo a revolta dos mortais vos dará glória, *e os que sobraram do furor vos louvarão.–12 Ao vosso Deus fazei promessas e as cumpri; *vós que o cercais, trazei ofertas ao Terrível;–13 ele esmaga os reis da terra em seu orgulho, *e faz tremer os poderosos deste mundo!

Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

Leitura breve Cf. 1Cor 15,3b-5Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; apareceu a Cefas e, depois, aos Doze.V. O Senhor ressurgiu realmente. Aleluia.R. A apareceu a Simão. Aleluia.

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Sexta

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Vinde, servos suplicantes,elevai a mente e a voz:celebrai com vossos cantos,o amor de Deus por nós.Porque foi neste momentoque a sentença de um mortalentregou à morte injustao Juiz universal.E nós, súditos humildes,por amor e por temor,contra todo mau desígniodo perverso tentador,

imploremos a clemênciade Deus Pai, eterno Bem,do seu Filho, nosso Rei,e do Espírito Santo. Amém.

Salmodia 

Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

Salmo 22(23)

O Bom Pastor

O Cordeiro será o seu pastor e os conduzirá até às fontes da água viva (Ap 7,17).

1 O Senhor é o pastor que me conduz; *não me falta coisa alguma.–2 Pelos prados e campinas verdejantes *ele me leva a descansar.– Para as águas repousantes me encaminha, *3 e restaura as minhas forças.

– Ele me guia no caminho mais seguro, *pela honra do seu nome.–4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, *nenhum mal eu temerei;– estais comigo com bastão e com cajado; *eles me dão a segurança!

5 Preparais à minha frente uma mesa, *bem à vista do inimigo,– e com óleo vós ungis minha cabeça; *o meu lice transborda.

6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me *por toda a minha vida;– e, na casa do Senhor, habitarei *pelos tempos infinitos.

Salmo 75(76)

Ação de graças pela vitória

Verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu (Mt 24,30).

I

2 Em Ju o Senhor Deus é conhecido, *e seu nome é grandioso em Israel.–3 Em Salém ele fixou a sua tenda, *em Sião edificou sua morada.

4 E ali quebrou os arcos e as flechas, *os escudos, as espadas e outras armas.–5 Resplendente e majestoso apareceis *sobre montes de despojos conquistados.

=6 Despojastes os guerreiros valorosos †que já dormem o seu sono derradeiro, *incapazes de apelar para os seus braços.–7 Ante as vossas ameaças, ó Senhor, *estarreceram-se os carros e os cavalos.

II

8 Sois tervel, realmente, Senhor Deus! *E quem pode resistir à vossa ira?–9 Lá do céu pronunciastes a sentença, *e a terra apavorou-se e emudeceu,–10 quando Deus se levantou para julgar *e libertar os oprimidos desta terra.

11 Mesmo a revolta dos mortais vos dará glória, *e os que sobraram do furor vos louvarão.–12 Ao vosso Deus fazei promessas e as cumpri; *vós que o cercais, trazei ofertas ao Terrível;–13 ele esmaga os reis da terra em seu orgulho, *e faz tremer os poderosos deste mundo!

Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

Leitura breve Ef 2,4-6Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos! Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo.V. Os discípulos ficaram muito alegres, aleluia,R. Por verem o Senhor ressuscitado. Aleluia.

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Nona

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Esta hora brilhou e, esplendente,afastou toda nuvem da cruz.Despojando das trevas o mundo,restitui às nações nova luz.Nesta hora Jesus ressuscitado sepulcro os que haviam morridoe, a morte vencendo, eles saemcom um novo espírito infundido.Temos fé nessa aurora dos tempos,das cadeias da morte libertos,e nas graças da vida, que jorramcomo fonte a correr nos desertos.Glória a vós, que vencestes a morte,e no céu com o Pai, Sumo Bem,refulgindo na glória do Espíritoreinais hoje e nos séculos. Amém.

Salmodia 

Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

Salmo 22(23)

O Bom Pastor

O Cordeiro será o seu pastor e os conduzirá até às fontes da água viva (Ap 7,17).

1 O Senhor é o pastor que me conduz; *não me falta coisa alguma.–2 Pelos prados e campinas verdejantes *ele me leva a descansar.– Para as águas repousantes me encaminha, *3 e restaura as minhas forças.

– Ele me guia no caminho mais seguro, *pela honra do seu nome.–4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, *nenhum mal eu temerei;– estais comigo com bastão e com cajado; *eles me dão a segurança!

5 Preparais à minha frente uma mesa, *bem à vista do inimigo,– e com óleo vós ungis minha cabeça; *o meu lice transborda.

6 Felicidade e todo bem hão de seguir-me *por toda a minha vida;– e, na casa do Senhor, habitarei *pelos tempos infinitos.

Salmo 75(76)

Ação de graças pela vitória

Verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu (Mt 24,30).

I

2 Em Ju o Senhor Deus é conhecido, *e seu nome é grandioso em Israel.–3 Em Salém ele fixou a sua tenda, *em Sião edificou sua morada.

4 E ali quebrou os arcos e as flechas, *os escudos, as espadas e outras armas.–5 Resplendente e majestoso apareceis *sobre montes de despojos conquistados.

=6 Despojastes os guerreiros valorosos †que já dormem o seu sono derradeiro, *incapazes de apelar para os seus braços.–7 Ante as vossas ameaças, ó Senhor, *estarreceram-se os carros e os cavalos.

II

8 Sois tervel, realmente, Senhor Deus! *E quem pode resistir à vossa ira?–9 Lá do céu pronunciastes a sentença, *e a terra apavorou-se e emudeceu,–10 quando Deus se levantou para julgar *e libertar os oprimidos desta terra.

11 Mesmo a revolta dos mortais vos dará glória, *e os que sobraram do furor vos louvarão.–12 Ao vosso Deus fazei promessas e as cumpri; *vós que o cercais, trazei ofertas ao Terrível;–13 ele esmaga os reis da terra em seu orgulho, *e faz tremer os poderosos deste mundo!

Ant. Aleluia, aleluia, aleluia.

Leitura breve Rm 6,4Pelo batismo na sua morte, fomos sepultados com ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova.V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia,R. Pois o dia já declina. Aleluia.

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Vésperas

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Às núpcias do Cordeiroem brancas vestes vamos.Transposto o mar Vermelho,ao Cristo Rei cantamos.Por nós no altar da cruzseu corpo ofereceu.Bebendo deste sangue,nascemos para Deus.Seu sangue em nossas portasafasta o anjo irado.Das mãos dum rei injustoseu povo é libertado.O Cristo, nossa Páscoa,morreu como um Cordeiro.Seu corpo é nossa oferta,Pão vivo e verdadeiro.Ó vítima verdadeira,do inferno a porta abris,livrais o povo escravo,dais vida ao infeliz.Da morte o Cristo volta,a vida é seu troféu.O inferno traz cativoe a todos abre o céu.Jesus, Pascal Cordeiro,em vós se alegra o povo,que, livre pela graça,em vós nasceu de novo.A glória seja ao Cristoda morte vencedor.Ao Pai e ao Santo Espíritoo nosso igual louvor.

Salmodia

Ant. 1 Procurai o que é do alto,onde Cristo está na glória,à direita de Deus Pai. Aleluia.

Salmo 109(110),1-5.7

O Messias, Rei e Sacerdote

É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15,25).

1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: *“Assenta-te ao meu lado direito– até que eu ponha os inimigos teus *como escabelo por debaixo de teus pés!”

=2 O Senhor estenderá desde Sião †vosso cetro de poder, pois Ele diz: *“Domina com vigor teus inimigos;

=3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †na glória e esplendor da santidade, *como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”

=4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †“Tu és sacerdote eternamente, *segundo a ordem do rei Melquisedec!”

5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: *“No dia da ira esmagarás os reis da terra!–7 Beberás água corrente no caminho, *por isso seguirás de fronte erguida!”

Ant. Procurai o que é do alto,onde Cristo está na glória,à direita de Deus Pai. Aleluia.

Ant. 2 Uma luz brilha nas trevas para os justos. Aleluia.

Salmo 111(112)

A felicidade do justo

Vivei como filhos da luz. E o fruto da luz chama-se: bondade, justiça, verdade (Ef 5,8-9).

1 Feliz o homem que respeita o Senhor *e que ama com carinho a sua lei!–2 Sua descendência será forte sobre a terra, *abençoada a geração dos homens retos!

3 Haverá glória e riqueza em sua casa, *e permanece para sempre o bem que fez.–4 Ele é correto, generoso e compassivo, *como luz brilha nas trevas para os justos.

5 Feliz o homem caridoso e prestativo, *que resolve seus negócios com justiça.–6 Porque jamais vacilará o homem reto, *sua lembrança permanece eternamente!

7 Ele não teme receber notícias más: *confiando em Deus, seu coração está seguro.–8 Seu coração está tranqüilo e nada teme, *e confusos há de ver seus inimigos.

=9 Ele reparte com os pobres os seus bens, †permanece para sempre o bem que fez, *e crescerão a sua glória e seu poder.

=10 O ímpio, vendo isto, se enfurece, †range os dentes e de inveja se consome; *mas os desejos do malvado dão em nada.

Ant. Uma luz brilha nas trevas para os justos. Aleluia.

Ant. 3 Aleluia, ao nosso Deus a salvação,honra, glória e poder. Aleluia.

No cântico seguinte dizem-se os Aleluias entre parênteses somente quando se canta; na recitação, basta dizer os Aleluias no começo, entre as estrofes e no fim.

Cântico Cf. Ap 19,1-2.5-7

As núpcias do Cordeiro

= Aleluia, (Aleluia!).1 Ao nosso Deus a salvação, *honra, glória e poder! (Aleluia!).–2 Pois são verdade e justiça *os juízos do Senhor.

R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).5 Celebrai o nosso Deus, *servidores do Senhor! (Aleluia!).– E vós todos que o temeis, *vós os grandes e os pequenos!

R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).6 De seu reino tomou posse *nosso Deus onipotente! (Aleluia!).–7 Exultemos de alegria, *demos glória ao nosso Deus!

R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).Eis que as núpcias do Cordeiro *redivivo se aproximam! (Aleluia!).– Sua Esposa se enfeitou, *se vestiu de linho puro.

R. Aleluia, (Aleluia!).

Ant. Aleluia, ao nosso Deus a salvação,honra, glória e poder. Aleluia.Leitura breve             Hb 10,12-14Cristo, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica.Responsório breveR. O Senhor ressurgiu, de verdade, * Aleluia, aleluia.R. O Senhor.V. A Simão ele apareceu. * Aleluia.Glória ao Pai. R.O Senhor.

CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55Ano A Eu sou o Bom Pastor das ovelhas;eu vim para que tenham a vida,e a tenham em grande abundância. Aleluia.

Ano B Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil;também elas me ouvirão e haverei de conduzi-las;e haverá um só rebanho que terá um só pastor.Aleluia.

Ano C Aquilo que o Pai de a mim é maior do que tudo;e ninguém poderá arrebatar da mão do meu Pai. Aleluia.

A alegria da alma no Senhor

46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu esrito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 

49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam; 

51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;

53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor

55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. 

= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Esrito que habita em nosso peito, *pelos culos dos culos. Amém.

Ano A Eu sou o Bom Pastor das ovelhas;eu vim para que tenham a vida,e a tenham em grande abundância. Aleluia.

Ano B Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil;também elas me ouvirão e haverei de conduzi-las;e haverá um só rebanho que terá um só pastor.Aleluia.

Ano C Aquilo que o Pai de a mim é maior do que tudo;e ninguém poderá arrebatar da mão do meu Pai. Aleluia.

PrecesInvoquemos a Deus Pai, que ressuscitou Jesus Cristo e o exaltou à sua direita; e peçamos humildemente:R. Protegei o vosso povo, Senhor, pela glória de Cristo!Pai santo, que pela vitória da cruz glorificastes Jesus sobre a terra,– atraí para ele todas as coisas. R.Por vosso Filho glorificado, enviai, Senhor, sobre a Igreja o Espírito Santo,– para que ela seja sinal de unidade para todo o gênero humano. R.Conservai na fé do seu batismo a vossa família, que fizestes renascer pela água e pelo Espírito Santo,– para que alcance a vida eterna. R.Por vosso Filho glorificado, dai alegria aos infelizes, libertai os prisioneiros, curai os doentes,– e estendei à humanidade inteira os benefícios da vossa redenção. R.(intenções livres)Aos nossos irmãos e irmãs falecidos, que receberam na terra o Corpo e o Sangue de Cristo,– dai-lhes a glória da ressurreição no último dia. R.

Pai nosso…

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Completas

O conteúdo está sendo atualizado.
📖 Evangelho do Dia
🙏 Laudes
📅 Calendário Litúrgico