Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Já o dia nasceu novamente.Supliquemos, orando, ao Senhorque nos guarde do mal neste diae por atos vivamos o amor.
Ponha freios à língua e a modere,da discórdia evitando a paixão;que nos vele o olhar e o defendada vaidade e de toda a ilusão.
Sejam puros os seres no íntimo,dominando os instintos do mal.Evitemos do orgulho o veneno,moderando o impulso carnal.
Para que, no final deste dia,quando a noite, em seu curso, voltar,abstinentes e puros, possamossua glória e louvores cantar.
Glória ao Pai, ao seu Unigênitoe ao Espírito Santo também.Suba aos Três o louvor do universohoje e sempre, nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
Salmo 142(143),1-11
Prece na aflição
Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16).
–1 Ó Senhor, escutai minha prece, *ó meu Deus, atendei minha súplica!– Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *escutai-me por vossa justiça!
=2 Não chameis vosso servo a juízo, †pois diante da vossa presença *não é justo nenhum dos viventes.
–3 O inimigo persegue a minha alma, *ele esmaga no chão minha vida– e me faz habitante das trevas, *como aqueles que há muito morreram.–4 Já em mim o alento se extingue, *o coração se comprime em meu peito!
=5 Eu me lembro dos dias de outrora †e repasso as vossas ações, *recordando os vossos prodígios.=6 Para vós minhas mãos eu estendo; †minha alma tem sede de vós, *como a terra sedenta e sem água.
–7 Escutai-me depressa, Senhor, *o espírito em mim desfalece!= Não escondais vossa face de mim! †Se o fizerdes, já posso contar-me *entre aqueles que descem à cova!
–8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, *porque em vós coloquei a esperança!– Indicai-me o caminho a seguir, *pois a vós eu elevo a minha alma!–9 Libertai-me dos meus inimigos, *porque sois meu refúgio, Senhor!
–10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *porque sois o meu Deus e Senhor!– Vosso Espírito bom me dirija *e me guie por terra bem plana!
–11 Por vosso nome e por vosso amor *conservai, renovai minha vida!– Pela vossa justiça e clemência, *arrancai a minha alma da angústia!
Ant. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!
Ant. 2 O Senhor vai fazer correr a paz como um riopara a nova Sião.
Cântico Is 66,10-14a
Consolação e alegria na Cidade Santa
A Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe (Gl 4,26).
=10 Alegrai-vos com Sião †e exultai por sua causa, *todos vós que a amais;– tomai parte no seu júbilo, *todos vós que a lamentais!
=11 Podereis alimentar-vos, †saciar-vos com fartura *com seu leite que consola;– podereis deliciar-vos *nas riquezas de sua glória.
=12 Pois assim fala o Senhor: †“Vou fazer correr a paz *para ela como um rio,– e as riquezas das nações *qual torrente a transbordar.
= Vós sereis amamentados †e ao colo carregados *e afagados com carícias;–13 como a mãe consola o filho. *em Sião vou consolar-vos.
=14 Tudo isso vós vereis, †e os vossos corações *de alegria pulsarão;– vossos membros, como plantas, *tomarão novo vigor”.
Ant. O Senhor vai fazer correr a paz como um riopara a nova Sião.
Ant. 3 Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
Salmo 146(147 A)
Poder e bondade de Deus
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos.
=1 Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, †cantai ao nosso Deus, porque é suave: *ele é digno de louvor, ele o merece! –
–2 O Senhor reconstruiu Jerusalém, *e os dispersos de Israel juntou de novo;–3 ele conforta os corações despedaçados, *ele enfaixa suas feridas e as cura;–4 fixa o número de todas as estrelas *e chama a cada uma por seu nome.
–5 É grande e onipotente o nosso Deus, *seu saber não tem medida nem limites.–6 O Senhor Deus é o amparo dos humildes, *mas dobra até o chão os que são ímpios.–7 Entoai, cantai a Deus ação de graças, *tocai para o Senhor em vossas harpas!
–8 Ele reveste todo o céu com densas nuvens, *e a chuva para a terra ele prepara;– faz crescer a verde relva sobre os montes *e as plantas que são úteis para o homem;–9 ele dá aos animais seu alimento, *e ao corvo e a seus filhotes que o invocam.
–10 Não é a força do cavalo que lhe agrada, *nem se deleita com os músculos do homem,–11 mas agradam ao Senhor os que o respeitam, *os que confiam, esperando em seu amor!
Ant. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
Leitura breve Rm 8,18-21
Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados com a glória que deve ser revelada em nós. De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. Pois a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua livre vontade, mas por sua dependência daquele que a sujeitou; também ela espera ser libertada da escravidão da corrupção e, assim, participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.
Responsório breve
R. Penso em vós no meu leito, de noite,* Nas vigílias, suspiro por vós. R. Penso em vós.V. Para mim fostes sempre um socorro! * Nas vigílias.Glória ao Pai. R. Penso em vós.
CÂNTICO EVANGÉLICO (BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Anunciai ao vosso povo a salvaçãoe perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Em latim:
BENEDICTUS Dominus Deus Israel, *quia visitavit, et fecit redemptionem plebis suae:Et erexit cornu salutis nobis *in domo David pueri sui.Sicut locutus est per os sanctorum, *qui a saeculo sunt, prophetarum eius:Salutem ex inimicis nostris, *et de manu omnium qui oderunt nos:Ad faciendam misericordiam cum patribus nostris: *et memorari testamenti sui sancti:Iusiurandum, quod iuravit ad Abraham patrem nostrum, *daturum se nobis;Ut sine timore, de manu inimicorum nostrorum liberati, *serviamus illi.In sanctitate et iustitia coram ipso, *omnibus diebus nostris.Et tu puer, propheta Altissimi vocaberis: *praeibis enim ante faciem Domini parare vias eius:Ad dandam scientiam salutis plebi eius: *in remissionem peccatorum eorum:Per viscera misericordiae Dei nostri: *in quibus visitabit nos, oriens ex alto:Illuminare his qui in tenebris et in umbra mortis sedent: *ad dirigendos pedes nostros in viam pacis.
Ant. Anunciai ao vosso povo a salvaçãoe perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados!
Preces
Bendigamos a Deus, vida e salvação do seu povo; e o invoquemos, dizendo:
R. Senhor, vós sois a nossa vida!
Bendito sejais, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que na vossa misericórdia nos fizestes renascer para uma viva esperança,– mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.
R.
Vós, que em Cristo renovastes o homem, criado à vossa imagem,– tornai-nos semelhantes à imagem do vosso Filho.
R.
Derramai em nossos corações, feridos pelo ódio e pela inveja,– a caridade do Espírito Santo.
R.
Dai trabalho aos desempregados, alimento aos famintos, alegria aos tristes,– e a toda a humanidade graça e salvação.
R.
(intenções livres)
Pai nosso…
Em Latim:
Pater noster, qui es in caelisSanctificétur nomen tuumAdvéniat regnum tuumFiat volúntas tuaSicut in caelo, et in terra
Panem nostrum quotidiánum da nobis hódieEt dimítte nobis débita nostraSicut et nos dimíttimus debitóribus nostrisEt ne nos indúcas in tentatiónemSed líbera nos a malo
Amem
Oração
Concedei-nos, ó Senhor, conhecer profundamente o mistério da salvação, para que, sem temor e livres dos inimigos, vos sirvamos na justiça e santidade, todos os dias da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vinde, Espírito de Deus,com o Filho e com o Pai,inundai a nossa mente,nossa vida iluminai.
Boca, olhos, mãos, sentidos,tudo possa irradiaro amor que em nós pusestespara aos outros inflamar.
A Deus Pai e ao seu Filhopor vós dai-nos conhecer.Que de ambos procedeisdai-nos sempre firmes crer.
Ou:
Mantendo a ordem certa,do coração fiel,na hora terça oremosaos Três, fulgor do céu.
Queremos ser os templosdo Espírito Santo, outroradescido sobre os Dozeem chamas, nesta hora.
Fiel aos seus desígnios,do Reino o Autor divinoa tudo ornou de graçasegundo o seu destino.
Louvor e glória ao Pai,ao Filho, Sumo Bem,e ao seu divino Espírito,agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Se me amais, diz o Senhor,guardareis os meus preceitos.
Salmo 118(119),153-160
XX (Res)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69).
–153 Vede, Senhor, minha miséria, e livrai-me, *porque nunca me esqueci de vossa lei!–154 Defendei a minha causa e libertai-me! *Pela palavra que me destes, dai-me a vida!
–155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!–156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *conforme prometestes, dai-me a vida!
–157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *mas eu nunca deixarei vossa Aliança!–158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *porque foram infiéis à vossa lei.
–159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *Vossa bondade reanime a minha vida!–160 Vossa palavra é fundada na verdade, *os vossos justos julgamentos são eternos.
Ant. Se me amais, diz o Senhor,guardareis os meus preceitos.
Ant. 2 O Senhor te abençoe,e possas ver a paz cada dia de tua vida.
Salmo 127(128)
A paz do Senhor na família
De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).
–1 Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos!
–2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem!–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa;– os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa.
–4 Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor.–5 O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida;– para que vejas prosperar Jerusalém *6 e os filhos dos teus filhos.
– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *que venha a paz ao vosso povo!
Ant. O Senhor te abençoe,e possas ver a paz cada dia de tua vida.
Ant. 3 O Senhor lutará contra os teus inimigos.
Salmo 128(129)
A renovada esperança do povo oprimido
A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho).
–1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *que o diga Israel neste momento!–2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *mas nunca me puderam derrotar!
–3 Araram lavradores o meu dorso, *rasgando longos sulcos com o arado.–4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *fez em pedaços as correias dos malvados.
–5 Que voltem para trás envergonhados *todos aqueles que odeiam a Sião!–6 Sejam eles como a erva dos telhados, *que bem antes de arrancada já secou!
–7 Esta jamais enche a mão do ceifador *nem o regaço dos que juntam os seus feixes;=8 para estes nunca dizem os que passam: †“Sobre vós desça a bênção do Senhor! *Em nome do Senhor vos bendizemos!”
Ant. O Senhor lutará contra os teus inimigos.
Leitura breve 1Jo 3,23-24
Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.
V. Confirmai o vosso justo, Deus-justiça.
R. Vós que sondais os nossos rins e corações.
Oração
Senhor nosso Deus, que nesta hora enviastes o Espírito Santo aos Apóstolos em oração, concedei-nos participar do mesmo Dom. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Ó Deus, verdade e forçaque o mundo governais,da aurora ao meio-dia,a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,discórdia e divisão.Ao corpo dai saúde,e paz ao coração.
Ouvi-nos, Pai bondoso,por Cristo Salvador,que vive com o Espíritoconvosco pelo Amor.
Ou:
O louvor de Deus cantemoscom fervor no coração,pois agora a hora sextanos convida à oração.
Nesta hora foi-nos dadagloriosa salvaçãopela morte do Cordeiro,que na cruz trouxe o perdão.
Ante o brilho de tal luzse faz sombra o meio-dia.Tanta graça e tanto brilhovinde haurir, com alegria.
Seja dada a glória ao Paie ao Unigênito também,com o Espírito Paráclito,pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Se me amais, diz o Senhor,guardareis os meus preceitos.
Salmo 118(119),153-160
XX (Res)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69).
–153 Vede, Senhor, minha miséria, e livrai-me, *porque nunca me esqueci de vossa lei!–154 Defendei a minha causa e libertai-me! *Pela palavra que me destes, dai-me a vida!
–155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!–156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *conforme prometestes, dai-me a vida!
–157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *mas eu nunca deixarei vossa Aliança!–158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *porque foram infiéis à vossa lei.
–159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *Vossa bondade reanime a minha vida!–160 Vossa palavra é fundada na verdade, *os vossos justos julgamentos são eternos.
Ant. Se me amais, diz o Senhor,guardareis os meus preceitos.
Ant. 2 O Senhor te abençoe,e possas ver a paz cada dia de tua vida.
Salmo 127(128)
A paz do Senhor na família
De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).
–1 Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos!
–2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem!–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa;– os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa.
–4 Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor.–5 O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida;– para que vejas prosperar Jerusalém *6 e os filhos dos teus filhos.
– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *que venha a paz ao vosso povo!
Ant. O Senhor te abençoe,e possas ver a paz cada dia de tua vida.
Ant. 3 O Senhor lutará contra os teus inimigos.
Salmo 128(129)
A renovada esperança do povo oprimido
A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho).
–1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *que o diga Israel neste momento!–2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *mas nunca me puderam derrotar!
–3 Araram lavradores o meu dorso, *rasgando longos sulcos com o arado.–4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *fez em pedaços as correias dos malvados.
–5 Que voltem para trás envergonhados *todos aqueles que odeiam a Sião!–6 Sejam eles como a erva dos telhados, *que bem antes de arrancada já secou!
–7 Esta jamais enche a mão do ceifador *nem o regaço dos que juntam os seus feixes;=8 para estes nunca dizem os que passam: †“Sobre vós desça a bênção do Senhor! *Em nome do Senhor vos bendizemos!”
Ant. O Senhor lutará contra os teus inimigos.
Leitura breve Sb 1,1-2
Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam.
V. Confia no Senhor e faze o bem.
R. E, sobre a terra, habitarás em segurança.
Oração
Deus onipotente, em vós não há trevas nem escuridão; fazei que vossa luz resplandeça sobre nós e, acolhendo vossos preceitos com alegria, sigamos fielmente o vosso caminho. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vós que sois o Imutável,Deus fiel, Senhor da História,nasce e morre a luz do dia,revelando a vossa glória.
Seja a tarde luminosanuma vida permanente.E da santa morte o prêmionos dê glória eternamente.
Escutai-nos, ó Pai Santo,pelo Cristo, nosso irmão,que convosco e o Espíritovive em plena comunhão.
Ou:
Cumprindo o ciclo tríplice das horas,louvemos ao Senhor de coração,cantando em nossos salmos a grandezade Deus, que é Uno e Trino em perfeição.
A exemplo de São Pedro, nosso mestre,guardando do Deus vivo e verdadeiro,em almas redimidas, o mistério,sinal de salvação ao mundo inteiro,
também salmodiamos no espírito,unidos aos apóstolos do Senhor,e assim serão firmados nossos passosna força de Jesus, o Salvador.
Louvor ao Pai, autor de toda a vida,e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,unidos pelo amor do Santo Espírito,Deus vivo pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Se me amais, diz o Senhor,guardareis os meus preceitos.
Salmo 118(119),153-160
XX (Res)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,69).
–153 Vede, Senhor, minha miséria, e livrai-me, *porque nunca me esqueci de vossa lei!–154 Defendei a minha causa e libertai-me! *Pela palavra que me destes, dai-me a vida!
–155 Como estão longe de salvar-se os pecadores, *pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!–156 É infinita, Senhor Deus, vossa ternura: *conforme prometestes, dai-me a vida!
–157 Tantos são os que me afligem e perseguem, *mas eu nunca deixarei vossa Aliança!–158 Quando vejo os renegados, sinto nojo, *porque foram infiéis à vossa lei.
–159 Quanto eu amo, ó Senhor, vossos preceitos! *Vossa bondade reanime a minha vida!–160 Vossa palavra é fundada na verdade, *os vossos justos julgamentos são eternos.
Ant. Se me amais, diz o Senhor,guardareis os meus preceitos.
Ant. 2 O Senhor te abençoe,e possas ver a paz cada dia de tua vida.
Salmo 127(128)
A paz do Senhor na família
De Sião, isto é, da sua Igreja, o Senhor te abençoe (Arnóbio).
–1 Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos!
–2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem!–3 A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa;– os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa.
–4 Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor.–5 O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida;– para que vejas prosperar Jerusalém *6 e os filhos dos teus filhos.
– Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *que venha a paz ao vosso povo!
Ant. O Senhor te abençoe,e possas ver a paz cada dia de tua vida.
Ant. 3 O Senhor lutará contra os teus inimigos.
Salmo 128(129)
A renovada esperança do povo oprimido
A Igreja fala dos sofrimentos que ela suporta (Sto. Agostinho).
–1 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *que o diga Israel neste momento!–2 Quanto eu fui perseguido desde jovem, *mas nunca me puderam derrotar!
–3 Araram lavradores o meu dorso, *rasgando longos sulcos com o arado.–4 Mas o Senhor, que sempre age com justiça, *fez em pedaços as correias dos malvados.
–5 Que voltem para trás envergonhados *todos aqueles que odeiam a Sião!–6 Sejam eles como a erva dos telhados, *que bem antes de arrancada já secou!
–7 Esta jamais enche a mão do ceifador *nem o regaço dos que juntam os seus feixes;=8 para estes nunca dizem os que passam: †“Sobre vós desça a bênção do Senhor! *Em nome do Senhor vos bendizemos!”
Ant. O Senhor lutará contra os teus inimigos.
Leitura breve Hb 12,1b-2
Deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra da fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.
V. No Senhor ponho a minha esperança.
R. E na sua palavra eu espero.
Oração
Senhor nosso Deus, atendei a nossa oração, dando-nos a graça de imitar o exemplo da paixão do vosso Filho e levar serenamente nossa cruz de cada dia. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Ó Deus, autor da luzda aurora matutina,mostrai-nos vossa glória,que o dia já declina.
A tarde traz o ocaso,o sol já vai morrendo,e deixa o mundo às trevas,às leis obedecendo.
Aos servos que vos louvam,cansados do labor,as trevas não envolvam,pedimos, ó Senhor.
Assim, durante a noite,guardados pela graça,na luz da vossa luz,a treva se desfaça.
Ouvi-nos, Pai bondoso,e vós, Jesus, também.A vós e ao Santo Espíritolouvor eterno. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Ele é meu amor, meu refúgio,meu escudo: é nele que espero.
Salmo 143(144)
Oração pela vitória e pela paz
As suas mãos foram treinadas para a luta, quando venceu o mundo conforme disse: eu venci o mundo (Sto. Hilário).
I
=1 Bendito seja o Senhor, meu rochedo, †que adestrou minhas mãos para a luta, *e os meus dedos treinou para a guerra!
–2 Ele é meu amor, meu refúgio, *libertador, fortaleza e abrigo;– é meu escudo: é nele que espero, *ele submete as nações a meus pés.
=3 Que é o homem, Senhor, para vós? †Por que dele cuidais tanto assim, *e no filho do homem pensais?–4 Como o sopro de vento é o homem, *os seus dias são sombra que passa.
–5 Inclinai vossos céus e descei, *tocai os montes, que eles fumeguem.–6 Fulminai o inimigo com raios, *lançai flechas, Senhor, dispersai-o!
=7 Lá do alto estendei vossa mão, †retirai-me do abismo das águas, *e salvai-me da mão dos estranhos;–8 sua boca só tem falsidade, *sua mão jura falso e engana.
Ant. Ele é meu amor, meu refúgio,meu escudo: é nele que espero.
Ant. 2 Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!
II
–9 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, *nas dez cordas da harpa louvar-vos,–10 a vós que dais a vitória aos reis *e salvais vosso servo Davi.
–11 Da espada maligna livrai-me *e salvai-me da mão dos estranhos;– sua boca só tem falsidade, *sua mão jura falso e engana.
–12 Que nossos filhos, quais plantas viçosas, *cresçam sadios, e fortes floresçam!– As nossas filhas, colunas robustas, *que um artista esculpiu para o templo.
–13 Nossos celeiros transbordem de cheios, *abastecidos de todos os frutos!– Nossas ovelhas em muitos milhares *se multipliquem nas nossas campinas!
=14 O nosso gado também seja gordo! †Não haja brechas em nossas muralhas, *nem desterro ou gemido nas praças!–15 Feliz o povo a quem isto acontece, *e que tem o Senhor por seu Deus!
Ant. Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!
Ant. 3 Chegou agora a salvação e o podere a realeza do Senhor e nosso Deus.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a
O julgamento de Deus
–11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *e enfim tomastes posse como rei!
(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)
= 18 As nações se enfureceram revoltadas, †mas chegou a vossa ira contra elas *e o tempo de julgar vivos e mortos,= e de dar a recompensa aos vossos servos, †aos profetas e aos que temem vosso nome, *aos santos, aos pequenos e aos grandes.
(R.)
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †a realeza do Senhor e nosso Deus, *e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.– Pois foi expulso o delator que acusava *nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus.
(R.)
= 11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †e o testemunho que eles deram da Palavra, *pois desprezaram sua vida até à morte.– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *e vós todos os que neles habitais!
(R.)
Ant. Chegou agora a salvação e o podere a realeza do Senhor e nosso Deus.
Leitura breve Cf. Cl 1,23
Permanecei inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu.
Responsório breve
R. O Senhor é o meu Pastor:* Não me falta coisa alguma. R. O Senhor.V. Pelos prados me conduz. * Não me falta.Glória ao Pai. R. O Senhor.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55 .
O Senhor saciou com os seus bensos famintos e sedentos de justiça.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor *47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;–48 porque olhou para humildade de sua serva, *doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.–49 O Poderoso fez em mim maravilhas *e Santo é o seu nome!–50 Seu amor para sempre se estende *sobre aqueles que o temem;–51 manifestou o poder de seu braço, *dispersou os soberbos;–52 derrubou os poderosos de seus tronos *e elevou os humildes;–53 saciou de bens os famintos, *despediu os ricos sem nada.–54 Acolheu Israel, seu servidor, *fiel ao seu amor,–55 como havia prometido a nossos pais, *em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Em Latim
Magnificat anima mea DominumEt exultavit spiritus meus in Deo salvatóre meo.Quia respexit humilitatem ancillæ suæ: ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes.Quia fecit mihi magna qui potens est, et sanctum nomen eius.Et misericordia eius a progenie in progenies timentibus eum.Fecit potentiam in brachio suo, dispersit superbos mente cordis sui.Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles.Esurientes implevit bonis et divites dimisit inanes,Suscepit Israel puerum suum recordatus misericordiæ suæ,Sicut locutus est ad patres nostros, Abraham et semini eius in sæcula.
Gloria Patri, et Filio, et Spiritui SanctoSicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.Amen.
Ant. O Senhor saciou com os seus bensos famintos e sedentos de justiça.
Preces
Oremos a Cristo, luz dos povos e alegria de todo ser vivente; e digamos com fé:
R. Senhor, dai-nos luz, paz e salvação!
Luz sem ocaso e Palavra eterna do Pai, que viestes para salvar a humanidade inteira,– iluminai os catecúmenos da Igreja com a luz da vossa verdade.
R.
Desviai, Senhor, o vosso olhar dos nossos pecados,– porque em vós se encontra o perdão.
R.
Vós quereis que os seres humanos, com a sua inteligência, investiguem os segredos da natureza;– fazei que as ciências e as artes contribuam para a vossa glória e o bem-estar de todas as pessoas.
R.
Protegei aqueles que se dedicam no mundo ao serviço de seus irmãos e irmãs,– para que possam realizar o seu ideal com liberdade e sem atropelos.
R.
(intenções livres)
Senhor, que tendes as chaves da morte e da vida,
– fazei entrar na vossa luz os nossos irmãos e irmãs que adormeceram na esperança da ressurreição.
R.
Pai nosso.
Em Latim:
Pater noster, qui es in caelisSanctificétur nomen tuumAdvéniat regnum tuumFiat volúntas tuaSicut in caelo, et in terra
Panem nostrum quotidiánum da nobis hódieEt dimítte nobis débita nostraSicut et nos dimíttimus debitóribus nostrisEt ne nos indúcas in tentatiónemSed líbera nos a malo
Amem
Oração
Atendei, Senhor, benignamente nossas preces vespertinas, e concedei que, seguindo com perseverança os passos de vosso Filho, recolhamos os frutos da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.