A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia das Horas de domingo, 23 de março de 2025

Calendário Litúrgico de domingo, 23 de março de 2025

Domingo III (C) da Quaresma

Solenidade

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Ex 3,1-8a.13-15
Salmo Responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8.11 (R. 8a)
2ª Leitura: 1Cor 10,1-6.10-12
Evangelho: Lc 13,1-9

Cor Litúrgica: Roxo

Liturgia das Horas de domingo, 23 de março de 2025

Domingo III (C) da Quaresma

A Liturgia das Horas é dividida em várias partes principais:
 
Ofício das Leituras: Pode ser rezado a qualquer momento do dia e inclui salmos, leituras bíblicas e textos dos Padres da Igreja.
Laudes (Oração da Manhã): Recitada ao amanhecer, é um momento de louvor a Deus pelo novo dia.
Hora Média: Inclui a Terça (meio da manhã), Sexta (meio-dia) e Noa (meio da tarde), ajudando a manter a comunhão com Deus ao longo do dia.
Vésperas (Oração da Tarde): Rezada ao entardecer, é um momento de agradecimento e reflexão.
Completas (Oração da Noite): Feita antes de dormir, é uma oração de confiança e entrega a Deus.
 

Escolha um horário de oração durante o dia.

Evangelho

Lc 13,1-9

Evangelho (Lc 13,1-9)

- Glória e louvor a vós, ó Cristo.

- Convertei-vos, nos diz o Senhor, porque o Reino dos céus está perto.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor.

1 Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2 Jesus lhes respondeu: "Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4 E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5 Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo". 6 E Jesus contou esta parábola: "Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: 'Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?' 8 Ele, porém, respondeu: 'Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9 Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Humildes, ajoelhadosna prece que a fé inspira,ao justo Juiz roguemosque abrande o rigor da ira. 

Ferimos por nossas culpaso vosso infinito amor.A vossa misericórdiado alto infundi, Senhor. 

Nós somos, embora frágeis,a obra de vossa mão;a honra do vosso nomea outros não deis, em vão. 

Senhor, destruí o mal,fazei progredir o bem;possamos louvar-vos sempre,e dar-vos prazer também. 

Conceda o Deus Uno e Trino,que a terra e o céu sustém,que a graça da penitênciadê frutos em nós. Amém. 

Salmodia

Ant. 1 Bem mais forte que o fragor das grandes águas,é a força da palavra do Senhor.

Salmo 92(93)

A grandeza do Deus Criador

O Senhor, nosso Deus, o Todo-poderoso passou a reinar. Fiquemos alegres e contentes, e demos glória a Deus! (Ap 19,6-7).

1 Deus é Rei e se vestiu de majestade, *revestiu-se de poder e de esplendor!

= Vós firmastes o universo inabalável, †2 vós firmastes vosso trono desde a origem, *desde sempre, ó Senhor, vós existis!

=3 Levantaram as torrentes, ó Senhor, †levantaram as torrentes sua voz, *levantaram as torrentes seu fragor.

=4 Muito mais do que o fragor das grandes águas, †muito mais do que as ondas do oceano, *poderoso é o Senhor nos altos céus!

=5 Verdadeiros são os vossos testemunhos, †refulge a santidade em vossa casa, *pelos culos dos séculos, Senhor!

Ant. Bem mais forte que o fragor das grandes águas,é a força da palavra do Senhor.

Ant. 2 Fontes e nascentes, bendizei o Senhor,louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Cântico Dn 3,57-88.56

Louvor das criaturas ao Senhor

Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5).

57 Obras do Senhor, bendizei o Senhor, *louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim!–58 Céus do Senhor, bendizei o Senhor! *59 Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R. Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim!Ou:R. A Ele glória e louvor eternamente!)

60 Águas do alto céu, bendizei o Senhor! *61 Potências do Senhor, bendizei o Senhor!–62 Lua e sol, bendizei o Senhor! *63 Astros e estrelas, bendizei o Senhor!

(R.)

64 Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! *65 Brisas e ventos, bendizei o Senhor!–66 Fogo e calor, bendizei o Senhor! *67 Frio e ardor, bendizei o Senhor!

(R.)

68 Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! *69 Geada e frio, bendizei o Senhor!–70 Gelos eneves, bendizei o Senhor! *71 Noites e dias, bendizei o Senhor!

(R.)

72 Luzes e trevas, bendizei o Senhor! *73 Raios e nuvens, bendizei o Senhor!–74 Ilhas e terra, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim!

(R.)

75 Montes e colinas, bendizei o Senhor! *76 Plantas da terra, bendizei o Senhor!–77 Mares e rios, bendizei o Senhor! *78 Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!

(R.)

79 Baleias e peixes, bendizei o Senhor! *80 Pássaros do céu, bendizei o Senhor!–81 Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! *82 Filhos dos homens, bendizei o Senhor!

(R.)

83 Filhos de Israel, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim!–84 Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! *85 Servos do Senhor, bendizei o Senhor!

(R.)

86 Almas dos justos, bendizei o Senhor! *87 Santos e humildes, bendizei o Senhor!–88 Jovens Misael, Ananias e Azarias, *louvai-o e exaltai-o pelos culos sem fim!

(R.)

– Ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo *louvemos e exaltemos pelos culos sem fim!–56 Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! *Sois digno de louvor e de glória eternamente!

(R.)

No fim deste cântico não se diz o Glória ao Pai.

Ant. Fontes e nascentes, bendizei o Senhor,louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

Ant. 3 Reis da terra, povos todos, bendizei o nosso Deus!

Salmo 148

Glorificação do Deus Criador

Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre (Ap 5,13).

1 Louvai o Senhor Deus nos altos céus, *† louvai-o no excelso firmamento!–2 Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, *louvai-o, legiões celestiais!

3 Louvai-o, sol e lua, e bendizei-o, *louvai-o, vós estrelas reluzentes!–4 Louvai-o, céus dos céus, e bendizei-o, *e vós, águas que estais por sobre os céus.

5 Louvem todos e bendigam o seu nome, *porque mandou e logo tudo foi criado.–6 Instituiu todas as coisas para sempre, *e deu a tudo uma lei que é imutável.

7 Louvai o Senhor Deus por toda a terra, *grandes peixes e abismos mais profundos;–8 fogo e granizo, e vós neves e neblinas, *furacões que executais as suas ordens.

9 Montes todos e colinas, bendizei-o, *cedros todos e vós árvores frutíferas;–10 feras do mato e vós mansos animais, *todos os répteis e os pássaros que voam.

11 Reis da terra, povos todos, bendizei-o, *e vós, príncipes e todos os juízes;–12 e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, *anciãos e criancinhas, bendizei-o!

13 Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, *porque somente o seu nome é excelso!– A majestade e esplendor de sua glória *ultrapassam em grandeza o céu e a terra.

14 Ele exaltou seu povo eleito em poderio *ele é o motivo de louvor para os seus santos.– É um hino para os filhos de Israel, *este povo que ele ama e lhe pertence.

Ant. Reis da terra, povos todos, bendizei o nosso Deus!

Leitura breve             Ne 8,9b.10bEste é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis. Pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força.Responsório breveR. A alegria do Senhor é nossa força e amparo.* Sois bendito, Senhor Deus, de geração em geração.R. A alegria.V. Seja bendito vosso nome glorioso,que céu e terra vos exaltem, sem cessar! * Sois bendito.Glória ao Pai. R. A alegria.

Ano A Vem a hora e já chegou, diz o Senhor,em que os adoradores verdadeiros,em espírito e verdade adorarão.E o Pai procura a estes que o adorem.

Ano B Destruí este templo, disse Cristo,e em três dias haverei de reerguê-lo.Ele falava do templo do seu corpo.

Ano C Justificados pela fé,temos paz com o Senhor através de Jesus Cristo.

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz

Ant.

Ano A Vem a hora e já chegou, diz o Senhor,em que os adoradores verdadeiros,em espírito e verdade adorarão.E o Pai procura a estes que o adorem.

Ano B Destruí este templo, disse Cristo,e em três dias haverei de reerguê-lo.Ele falava do templo do seu corpo.

Ano C Justificados pela fé,temos paz com o Senhor através de Jesus Cristo.

PrecesBendigamos o nosso Redentor que na sua bondade nos concede este tempo de salvação; e supliquemos:R. Criai em nós, Senhor, um espírito novo!Cristo, nossa vida, que pelo batismo nos sepultastes sacramentalmente convosco na morte para que também convosco ressuscitemos,– ajudai-nos hoje a ser fiéis à vida nova que recebemos. R.Senhor Jesus, que passastes pelo mundo fazendo o bem,– tornai-nos solícitos pelo bem comum de toda a humanidade. R.Ensinai-nos a trabalhar generosamente na construção da cidade terrena,– e ao mesmo tempo buscar a cidade celeste. R.Médico dos corpos e das almas, curai as feridas do nosso coração,– para progredirmos continuamente no caminho da santidade. R.(intenções livres)

Pai nosso. 

Oração

Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Terça

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.

Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.

Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.

A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.

Salmodia 

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Salmo 117(118)

Canto de alegria e salvação

Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).

I

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”

5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.

8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”

II

10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;

=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.

13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.

15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”

17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.

III

19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!

22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!

25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Leitura breve             1Ts 4,1.7Meus irmãos, eis o que vos pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! Pois Deus não nos chamou à impureza mas à santidade.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!

Oração

Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Sexta

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.

Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.

A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,

Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.

SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Salmo 117(118)

Canto de alegria e salvação

Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).

I

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”

5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.

8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”

II

10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;

=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.

13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.

15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”

17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.

III

19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!

22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!

25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Leitura breve             Is 30,15.18Eis o que diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: “Sereis salvos, se buscardes a salvação e a paz; no silêncio e na esperança estará a vossa força”. Por isso o Senhor está pronto a compadecer-se de vós, e, perdoando-vos, será glorificado na medida em que o Senhor é um Deus de justiça: felizes todos aqueles que esperam nele.

V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!

Oração

Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Nona

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.

Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.

SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Salmo 117(118)

Canto de alegria e salvação

Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).

I

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”

5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.

8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”

II

10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;

=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.

13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.

15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”

17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.

III

19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!

22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!

25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”

Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Leitura breve             Dt 4,29-31Quando buscares o Senhor teu Deus, tu o encontrarás, se o buscares com todo o teu coração e com toda a tua alma. Na tua angústia, depois que tiverem acontecido contigo todas as coisas que foram preditas, nos últimos tempos, tu voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz. Pois o Senhor teu Deus é um Deus misericordioso, que não te abandona, que não te extinguirá inteiramente, nem se esquecerá da aliança que, sob juramento, estabeleceu com teus pais.

V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!

Oração

Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Vésperas

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Ó Pai, nesta Quaresma,ouvi nossos pedidos:na mais contrita precenos vedes reunidos.

Sondais as nossas almas,na fé tão inconstantes:se para vós se voltam,mudai-as quanto antes.

Pecamos, na verdade,tão longe da virtude:Senhor, por vosso nome,a todos daí saúde.

Fazei que nosso corpo,enfim disciplinado,o dia todo fujada culpa e do pecado.

Que o tempo da Quaresmanos leve à santidade,e assim louvar possamosa glória da Trindade.

Salmodia

Ant. 1 Por vosso nome, libertai-nos,Senhor Deus onipotente!Dai-nos tempo necessário para a nossa conversão!

Salmo 109(110),1-5.7

O Messias, Rei e Sacerdote

É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15,25).

1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: *“Assenta-te ao meu lado direito– † até que eu ponha os inimigos teus *como escabelo por debaixo de teus pés!”

=2 O Senhor estenderá desde Sião †vosso cetro de poder, pois Ele diz: *“Domina com vigor teus inimigos;

=3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †na glória e esplendor da santidade, *como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”

=4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †“Tu és sacerdote eternamente, *segundo a ordem do rei Melquisedec!”

5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: *“No dia da ira esmagarás os reis da terra!–7 Beberás água corrente no caminho, *por isso seguirás de fronte erguida!”

Ant. Por vosso nome, libertai-nos,Senhor Deus onipotente!Dai-nos tempo necessário para a nossa conversão!

Ant. 2 Fomos remidos pelo sangue preciosodo Cordeiro imaculado, Jesus Cristo.

Salmo 110(111)

As grandes obras do Senhor

Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso! (Ap 15,3).

1 Eu agradeço a Deus de todo o coração *junto com todos os seus justos reunidos!–2 Que grandiosas são as obras do Senhor, *elas merecem todo o amor e admiração!

3 Que beleza e esplendor são os seus feitos! *Sua justiça permanece eternamente!–4 O Senhor bom e clemente nos deixou *a lembrança de suas grandes maravilhas.

5 Ele  o alimento aos que o temem *e jamais esquecerá sua Aliança.–6 Ao seu povo manifesta seu poder, *dando a ele a herança das nações.

7 Suas obras são verdade e são justiça, *seus preceitos, todos eles, são estáveis,–8 confirmados para sempre e pelos séculos, *realizados na verdade e retidão.

=9 Enviou libertação para o seu povo, †confirmou sua Aliança para sempre. *Seu nome é santo e é digno de respeito.

=10 Temer a Deus é o princípio do saber, †e é bio todo aquele que o pratica. *Permaneça eternamente o seu louvor.

Ant. Fomos remidos pelo sangue preciosodo Cordeiro imaculado, Jesus Cristo.

Ant. 3 O Cristo tomou sobre si nossas dores,carregou em seu corpo as nossas fraquezas.

Cântico 1Pd 2,21-24A paixão voluntária de Cristo,Servo de Deus

=21 O Cristo por nós padeceu, †deixou-nos o exemplo a seguir. *Sigamos, portanto, seus passos!–22 Pecado nenhum cometeu, *nem houve engano em seus lábios.(R. Por suas chagas nós fomos curados.)=23 Insultado, ele não insultava; †ao sofrer e ao ser maltratado, *ele não ameaçava vingança;– entregava, porém, sua causa *Àquele que é justo juiz.(R.)–24 Carregou sobre si nossas culpas *em seu corpo, no lenho da cruz,= para que, mortos aos nossos pecados, †na justiça de Deus nós vivamos. *Por suas chagas nós fomos curados.(R.)– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Cristo tomou sobre si nossas dores,carregou em seu corpo as nossas fraquezas.Leitura breve             Cf. 1Cor 9,24-25Os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio. Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio.Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim, para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a coroa que buscamos é incorruptível.Responsório breveR. Em abundância vós me dais muito vigor para o combate.* Ó Deus minha vitória! R.Em abundância.V. Vossa justiça me oriente. * Ó Deus.Glória ao Pai. R. Em abundância.

Ano A Muitos outros creram nele e diziam à mulher:Já não é por tua fala que nele acreditamos;mas ouvimos e sabemosque este é, de fato, do mundo o Salvador.

Ano B Estando Jesus na festa da Páscoa em Jerusaléme vendo os sinais que ele fazia,muitos creram em seu nome.

Ano C Senhor, deixa a figueira, ainda este ano!Vou cavar em volta dela,e, quem sabe, no futuro, ainda dará frutos.

A alegria da alma no Senhor

46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu esrito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 

49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam; 

51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;

53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor

55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. 

= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Esrito que habita em nosso peito, *pelos culos dos culos. Amém.

Ano A Muitos outros creram nele e diziam à mulher:Já não é por tua fala que nele acreditamos;mas ouvimos e sabemosque este é, de fato, do mundo o Salvador.

Ano B Estando Jesus na festa da Páscoa em Jerusaléme vendo os sinais que ele fazia,muitos creram em seu nome.

Ano C Senhor, deixa a figueira, ainda este ano!Vou cavar em volta dela,e, quem sabe, no futuro, ainda dará frutos.

Demos glória a Deus Pai, que fez de nós o seu povo eleito, renascido de uma semente incorruptível e eterna, por meio de seu Filho, a Palavra que se fez carne; e lhe supliquemos humildemente:R. Senhor, sede propício ao vosso povo!Deus de misericórdia, escutai as súplicas que vos dirigimos em favor do vosso povo,– e fazei que ele deseje sempre mais a vossa palavra do que o alimento corporal. R.Ensinai-nos a amar sinceramente e sem discriminação a gente de nossa terra e os povos de todas as raças,– e a trabalhar pela felicidade e concórdia de toda a humanidade. R.Acolhei com bondade os que se preparam para o renascimento espiritual do batismo,– para que, como pedras vivas, eles construam a vossa casa espiritual que é a Igreja.  R.Vós, que pela pregação do profeta Jonas exortastes os ninivitas à penitência,– convertei por vossa palavra os corações dos pecadores. R.(intenções livres)Ajudai os agonizantes a esperarem confiantemente o seu encontro com Cristo,– para que se alegrem eternamente na visão da vossa face. R.

Pai nosso. 

Oração

Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, vós nos indicastes o jejum, a esmola e a oração como remédio contra o pecado. Acolhei esta confissão da nossa fraqueza para que, humilhados pela consciência de nossas faltas, sejamos confortados pela vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Completas

O conteúdo está sendo atualizado.
📖 Evangelho do Dia
🙏 Hora Nona
📅 Calendário Litúrgico