Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.
A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Alegrai vosso servo, Senhor,pois a vós eu elevo a minh’alma.
Salmo 85(86)
Oração do pobre nas dificuldades
Bendito seja o Deus que nos consola em todas as nossas aflições (2Cor 1,3.4).
–1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *escutai, pois sou pobre e infeliz!=2 Protegei-me, que sou vosso amigo, †e salvai vosso servo, meu Deus, *que espera e confia em vós!
–3 Piedade de mim, ó Senhor, *porque clamo por vós todo o dia!–4 Animai e alegrai vosso servo, *pois a vós eu elevo a minh’alma.
–5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *sois perdão para quem vos invoca.–6 Escutai, ó Senhor, minha prece, *o lamento da minha oração!
–7 No meu dia de angústia eu vos chamo, *porque sei que me haveis de escutar.–8 Não existe entre os deuses nenhum *que convosco se possa igualar;– não existe outra obra no mundo *comparável às vossas, Senhor!
–9 As nações que criastes virão *adorar e louvar vosso nome.–10 Sois tão grande e fazeis maravilhas: *vós somente sois Deus e Senhor!
–11 Ensinai-me os vossos caminhos, *e na vossa verdade andarei;– meu coração orientai para vós: *que respeite, Senhor, vosso nome!
–12 Dou-vos graças com toda a minh’alma, *sem cessar louvarei vosso nome!–13 Vosso amor para mim foi imenso: *retirai-me do abismo da morte!
=14 Contra mim se levantam soberbos, †e malvados me querem matar; *não vos levam em conta, Senhor!
–15 Vós, porém, sois clemente e fiel, *sois amor, paciência e perdão.=16 Tende pena e olhai para mim! †Confirmai com vigor vosso servo, *de vossa serva o filho salvai.
–17 Concedei-me um sinal que me prove *a verdade do vosso amor.– O inimigo humilhado verá *que me destes ajuda e consolo.
Ant. Alegrai vosso servo, Senhor,pois a vós eu elevo a minh’alma.
Ant. 2 Feliz de quem caminha na justiça,diz a verdade e não engana o semelhante!
Cântico Is 33,13-16
Deus julgará com justiça
A promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe (At 2,39).
–13 Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! *Vós que estais perto, conhecei o meu poder!–14 Os pecadores em Sião se apavoraram, *e abateu-se sobre os ímpios o terror:– “Quem ficará junto do fogo que devora? *Ou quem de vós suportará a eterna chama?”
–15 É aquele que caminha na justiça, *diz a verdade e não engana o semelhante;– o que despreza um benefício extorquido *e recusa um presente que suborna;– o que fecha o seu ouvido à voz do crime *e cerra os olhos para o mal não contemplar.
–16 Esse homem morará sobre as alturas, *e seu refúgio há de ser a rocha firme.– O seu pão não haverá de lhe faltar, *e a água lhe será assegurada.
Ant. Feliz de quem caminha na justiça,diz a verdade e não engana o semelhante!
Ant. 3 Aclamai ao Senhor e nosso Rei!
Salmo 97(98)
Deus, vencedor como juiz
Este salmo significa a primeira vinda do Senhor e a fé de todos os povos (Sto. Atanásio).
–1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *porque ele fez prodígios!– Sua mão e o seu braço forte e santo *alcançaram-lhe a vitória.
–2 O Senhor fez conhecer a salvação, *e às nações, sua justiça;–3 recordou o seu amor sempre fiel *pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram *a salvação do nosso Deus.–4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *alegrai-vos e exultai!
–5 Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa *e da cítara suave!–6 Aclamai, com os clarins e as trombetas, *ao Senhor, o nosso Rei!
–7 Aplauda o mar com todo ser que nele vive, *o mundo inteiro e toda gente!–8 As montanhas e os rios batam palmas *e exultem de alegria,
–9 na presença do Senhor, pois ele vem, *vem julgar a terra inteira.– Julgará o universo com justiça *e as nações com equidade.
Ant. Aclamai ao Senhor e nosso Rei!
Leitura breve Dt 7,6b.8-9O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos.Responsório breveR. Deus nos amou por primeiro,* Ele fez Aliança conosco. R. Deus nos amou.V. Sem medida é a sua ternura. * Ele fez.Glória ao Pai. R. Deus nos amou.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Ant. Eu não vim para abolir a Lei e os Profetas,mas cumpri-los plenamente.
PrecesBendigamos o Autor da nossa salvação, que quis renovar o ser humano em si mesmo, para que as coisas antigas passassem e tudo se fizesse novo. Apoiados nesta esperança viva, roguemos:R. Senhor, renovai-nos com o vosso Espírito!Senhor, que nos prometestes um novo céu e uma nova terra, renovai-nos sem cessar por vosso Espírito Santo,– para que gozemos eternamente da vossa presença na nova Jerusalém. R.Concedei-nos colaborar convosco para infundir no mundo o vosso Espírito,– e atrair mais eficazmente para a cidade terrena a justiça, a caridade e a paz. R.Ensinai-nos a corrigir nossa fraqueza e negligência,– e a procurar de todo o coração os bens eternos. R.Livrai-nos, Senhor, de todo o mal,– e preservai-nos do fascínio da vaidade, que obscurece a mente e oculta os verdadeiros valores. R.
(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Salmo 118(119),105-112
XIV (Nun)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz (Ef 5,8).
–105 Vossa palavra é uma luz para os meus passos, *é uma lâmpada luzente em meu caminho.–106 Eu fiz um juramento e vou cumpri-lo: *“Hei de guardar os vossos justos julgamentos!”
–107 Ó Senhor, estou cansado de sofrer; *vossa palavra me devolva a minha vida!–108 Que vos agrade a oferenda dos meus lábios; *ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
–109 Constantemente está em perigo a minha vida, *mas não esqueço, ó Senhor, a vossa lei.–110 Os pecadores contra mim armaram laços; *eu porém não reneguei vossos preceitos.
–111 Vossa palavra é minha herança para sempre, *porque ela é que me alegra o coração!–112 Acostumei meu coração a obedecer-vos, *a obedecer-vos para sempre, até o fim!
Salmo 69(70)
Deus, vinde logo em meu auxílio!
Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! (Mt 8,25).
–2 Vinde, ó Deus, em meu auxílio, sem demora, *apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!–3 Que sejam confundidos e humilhados *os que procuram acabar com minha vida!
– Que voltem para trás envergonhados *os que se alegram com os males que eu padeço!–4 Que se retirem, humilhados, para longe, *todos aqueles que me dizem: “É bem feito!”
–5 Mas se alegrem e em vós se rejubilem *todos aqueles que procuram encontrar-vos;– e repitam todo dia: “Deus é grande!” *os que buscam vosso auxílio e salvação.
–6 Quanto a mim, eu sou um pobre e infeliz; *socorrei-me sem demora, ó meu Deus!– Sois meu Deus libertador e meu auxílio: *não tardeis em socorrer-me, ó Senhor!
Salmo 74(75)
O Senhor, Juiz supremo
Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes (Lc 1,52).
=2 Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor, †dando graças, invocamos vosso nome *e publicamos os prodígios que fizestes!
–3 “No momento que eu tiver determinado, *vou julgar segundo as normas da justiça;–4 mesmo que a terra habitada desmorone, *fui eu mesmo que firmei suas colunas!”
–5 “Ó orgulhosos, não sejais tão arrogantes! *não levanteis vossa cabeça, ó insolentes!–6 Não levanteis a vossa fronte contra os céus, *não faleis esses insultos contra Deus!”
–7 Porque não vem do oriente o julgamento, *nem do ocidente, do deserto ou das montanhas;–8 mas é Deus quem vai fazer o julgamento: *o Senhor exalta a um, e humilha a outro.
–9 Em sua mão o Senhor Deus tem uma taça *com um vinho de mistura inebriante;– Deus lhes impõe que até o fim eles o bebam; *todos os ímpios sobre a terra hão de sorvê-lo.
–10 Eu, porém, exultarei eternamente, *cantarei salmos ao Senhor Deus de Jacó.–11 “A força dos iníquos quebrarei, *mas a fronte do homem justo exaltarei!”
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Leitura breve Ez 18,30b-32Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém – oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 118(119),105-112
XIV (Nun)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz (Ef 5,8).
–105 Vossa palavra é uma luz para os meus passos, *é uma lâmpada luzente em meu caminho.–106 Eu fiz um juramento e vou cumpri-lo: *“Hei de guardar os vossos justos julgamentos!”
–107 Ó Senhor, estou cansado de sofrer; *vossa palavra me devolva a minha vida!–108 Que vos agrade a oferenda dos meus lábios; *ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
–109 Constantemente está em perigo a minha vida, *mas não esqueço, ó Senhor, a vossa lei.–110 Os pecadores contra mim armaram laços; *eu porém não reneguei vossos preceitos.
–111 Vossa palavra é minha herança para sempre, *porque ela é que me alegra o coração!–112 Acostumei meu coração a obedecer-vos, *a obedecer-vos para sempre, até o fim!
Salmo 69(70)
Deus, vinde logo em meu auxílio!
Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! (Mt 8,25).
–2 Vinde, ó Deus, em meu auxílio, sem demora, *apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!–3 Que sejam confundidos e humilhados *os que procuram acabar com minha vida!
– Que voltem para trás envergonhados *os que se alegram com os males que eu padeço!–4 Que se retirem, humilhados, para longe, *todos aqueles que me dizem: “É bem feito!”
–5 Mas se alegrem e em vós se rejubilem *todos aqueles que procuram encontrar-vos;– e repitam todo dia: “Deus é grande!” *os que buscam vosso auxílio e salvação.
–6 Quanto a mim, eu sou um pobre e infeliz; *socorrei-me sem demora, ó meu Deus!– Sois meu Deus libertador e meu auxílio: *não tardeis em socorrer-me, ó Senhor!
Salmo 74(75)
O Senhor, Juiz supremo
Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes (Lc 1,52).
=2 Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor, †dando graças, invocamos vosso nome *e publicamos os prodígios que fizestes!
–3 “No momento que eu tiver determinado, *vou julgar segundo as normas da justiça;–4 mesmo que a terra habitada desmorone, *fui eu mesmo que firmei suas colunas!”
–5 “Ó orgulhosos, não sejais tão arrogantes! *não levanteis vossa cabeça, ó insolentes!–6 Não levanteis a vossa fronte contra os céus, *não faleis esses insultos contra Deus!”
–7 Porque não vem do oriente o julgamento, *nem do ocidente, do deserto ou das montanhas;–8 mas é Deus quem vai fazer o julgamento: *o Senhor exalta a um, e humilha a outro.
–9 Em sua mão o Senhor Deus tem uma taça *com um vinho de mistura inebriante;– Deus lhes impõe que até o fim eles o bebam; *todos os ímpios sobre a terra hão de sorvê-lo.
–10 Eu, porém, exultarei eternamente, *cantarei salmos ao Senhor Deus de Jacó.–11 “A força dos iníquos quebrarei, *mas a fronte do homem justo exaltarei!”
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Leitura breve Zc 1,3b-4bVoltai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me voltarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. Não sejais como os vossos pais, aos quais os antigos profetas gritavam: Assim fala o Senhor dos exércitos: Abandonai vossos maus caminhos e vossos maus pensamentos; mas não me ouviram nem atenderamV. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Salmo 118(119),105-112
XIV (Nun)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz (Ef 5,8).
–105 Vossa palavra é uma luz para os meus passos, *é uma lâmpada luzente em meu caminho.–106 Eu fiz um juramento e vou cumpri-lo: *“Hei de guardar os vossos justos julgamentos!”
–107 Ó Senhor, estou cansado de sofrer; *vossa palavra me devolva a minha vida!–108 Que vos agrade a oferenda dos meus lábios; *ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
–109 Constantemente está em perigo a minha vida, *mas não esqueço, ó Senhor, a vossa lei.–110 Os pecadores contra mim armaram laços; *eu porém não reneguei vossos preceitos.
–111 Vossa palavra é minha herança para sempre, *porque ela é que me alegra o coração!–112 Acostumei meu coração a obedecer-vos, *a obedecer-vos para sempre, até o fim!
Salmo 69(70)
Deus, vinde logo em meu auxílio!
Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo! (Mt 8,25).
–2 Vinde, ó Deus, em meu auxílio, sem demora, *apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!–3 Que sejam confundidos e humilhados *os que procuram acabar com minha vida!
– Que voltem para trás envergonhados *os que se alegram com os males que eu padeço!–4 Que se retirem, humilhados, para longe, *todos aqueles que me dizem: “É bem feito!”
–5 Mas se alegrem e em vós se rejubilem *todos aqueles que procuram encontrar-vos;– e repitam todo dia: “Deus é grande!” *os que buscam vosso auxílio e salvação.
–6 Quanto a mim, eu sou um pobre e infeliz; *socorrei-me sem demora, ó meu Deus!– Sois meu Deus libertador e meu auxílio: *não tardeis em socorrer-me, ó Senhor!
Salmo 74(75)
O Senhor, Juiz supremo
Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes (Lc 1,52).
=2 Nós vos louvamos, dando graças, ó Senhor, †dando graças, invocamos vosso nome *e publicamos os prodígios que fizestes!
–3 “No momento que eu tiver determinado, *vou julgar segundo as normas da justiça;–4 mesmo que a terra habitada desmorone, *fui eu mesmo que firmei suas colunas!”
–5 “Ó orgulhosos, não sejais tão arrogantes! *não levanteis vossa cabeça, ó insolentes!–6 Não levanteis a vossa fronte contra os céus, *não faleis esses insultos contra Deus!”
–7 Porque não vem do oriente o julgamento, *nem do ocidente, do deserto ou das montanhas;–8 mas é Deus quem vai fazer o julgamento: *o Senhor exalta a um, e humilha a outro.
–9 Em sua mão o Senhor Deus tem uma taça *com um vinho de mistura inebriante;– Deus lhes impõe que até o fim eles o bebam; *todos os ímpios sobre a terra hão de sorvê-lo.
–10 Eu, porém, exultarei eternamente, *cantarei salmos ao Senhor Deus de Jacó.–11 “A força dos iníquos quebrarei, *mas a fronte do homem justo exaltarei!”
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Leitura breve Dn 4,24bExpia teus pecados e injustiça com esmolas e obras de misericórdia em favor dos pobres; assim terás longa prosperidade.V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Os que em lágrimas semeiam, ceifarão com alegria.
Salmo 125(126)
Alegria e esperança em Deus
Assim como participais dos nossos sofrimentos, participais também da nossa consolação (2Cor 1,7).
–1 Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, *parecíamos sonhar;–2 encheu-se de sorriso nossa boca, *nossos lábios, de canções.
– Entre os gentios se dizia: “Maravilhas *fez com eles o Senhor!”–3 Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, *exultemos de alegria!
–4 Mudai a nossa sorte, ó Senhor, *como torrentes no deserto.–5 Os que lançam as sementes entre lágrimas, *ceifarão com alegria.
–6 Chorando de tristeza sairão, *espalhando suas sementes;– cantando de alegria voltarão, *carregando os seus feixes!
Ant. Os que em lágrimas semeiam, ceifarão com alegria.
Ant. 2 Ó Senhor, construí a nossa casa, vigiai nossa cidade!
Salmo 126(127)
O trabalho sem Deus é inútil
Vós sois a construção de Deus (1Cor 3,9).
–1 Se o Senhor não construir a nossa casa, *em vão trabalharão seus construtores;– Se o Senhor não vigiar nossa cidade, *em vão vigiarão as sentinelas!
–2 É inútil levantar de madrugada, *ou à noite retardar vosso repouso,– para ganhar o pão sofrido do trabalho, *que a seus amados Deus concede enquanto dormem.
–3 Os filhos são a bênção do Senhor, *o fruto das entranhas, sua dádiva.–4 Como flechas que um guerreiro tem na mão, *são os filhos de um casal de esposos jovens.
–5 Feliz aquele pai que com tais flechas *consegue abastecer a sua aljava!– Não será envergonhado ao enfrentar *seus inimigos junto às portas da cidade.
Ant. Ó Senhor, construí a nossa casa, vigiai nossa cidade!
Ant. 3 É o Primogênito de toda criatura,e em tudo Ele tem a primazia.
Cântico Cf. Cl 1,12-20
Cristo, o Primogênito de toda a criaturae o Primogênito dentre os mortos
=12 Demos graças a Deus Pai onipotente, †que nos chama a partilhar, na sua luz, *da herança a seus santos reservada!
(R. Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)
=13 Do império das trevas arrancou-nos †e transportou-nos para o reino de seu Filho, *para o reino de seu Filho bem-amado,–14 no qual nós encontramos redenção, *dos pecados remissão pelo seu sangue.
(R.)
–15 Do Deus, o Invisível, é a imagem, *o Primogênito de toda criatura;=16 porque nele é que tudo foi criado, †o que há nos céus e o que existe sobre a terra, *o visível e também o invisível.
(R.)
= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus, †sejam eles Principados, Potestades: *por ele e para ele foram feitos.–17 Antes de toda criatura ele existe, *e é por ele que subsiste o universo.
(R.)
=18 Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, †é o princípio, o Primogênito entre os mortos, *a fim de ter em tudo a primazia.–19 Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude *habitasse no seu Cristo inteiramente.
(R.)
–20 Aprouve-lhe também, por meio dele, *reconciliar consigo mesmo as criaturas,= pacificando pelo sangue de sua cruz †tudo aquilo que por ele foi criado, *o que há nos céus e o que existe sobre a terra.
(R.)
Ant. É o Primogênito de toda criatura,e em tudo Ele tem a primazia.
Leitura breve Fl 2,12b-15aTrabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambiguidade,filhos de Deus sem defeito.Responsório breveR. Em Deus, cuja Palavra me entusiasma,* Em Deus eu me apoio. R. Em Deus, cuja Palavra.V. Nada mais me causa medo. * Em Deus eu me apoio.Glória ao Pai. R. Em Deus, cuja Palavra.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant. Quem viver e ensinar o Evangelho,será grande no meu reino, diz Jesus.
PrecesAclamemos o Deus todo-poderoso e previdente, que conhece todas as nossas necessidades, mas quer que busquemos, antes de tudo, o seu reino. Rezemos, dizendo:R. Senhor, venha a nós o vosso Reino e a sua justiça!Pai santo, que nos destes Jesus Cristo como Pastor de nossas almas, assisti os pastores da Igreja e o povo a eles confiado,– para que não falte ao rebanho a solicitude dos seus pastores nem aos pastores a obediência de suas ovelhas. R.Aumentai a caridade dos cristãos, para que ajudem os doentes com amor fraterno,– e socorram neles o vosso próprio Filho, Jesus Cristo. R.Fazei que ingressem na vossa Igreja os que ainda não creem no Evangelho,– para que, pelo exemplo das boas obras, a façam crescer na caridade. R.Dai a nós pecadores a contrição sincera das nossas culpas,– e a reconciliação perfeita convosco e com a vossa Igreja. R.(intenções livres)Concedei a vida eterna aos nossos irmãos e irmãs que morreram,– para que vivam eternamente na vossa presença. R.
Pai nosso…
Oração
Ó Deus de bondade, concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.