Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Ó Criador do universo,a sombra e a luz alternais,e, dando tempo ao tempo,dos seres todos cuidais.
Qual pregoeiro do dia,canta nas noites o galo.Separa a noite e a noite,brilhando a luz no intervalo.
Também por ele acordada,a estrela d’alva, brilhante,expulsa o erro e a trevacom sua luz radiante.
Seu canto os mares acalma,ao navegante avigora;a própria Pedra da Igrejaouvindo o cântico chora.
Jesus, olhai os que tombam.O vosso olhar nos redime:se nos olhais, nos erguemos,e prantos lavam o crime.
Ó luz divina, brilhai,tirai do sono o torpor.O nosso alento primeiroentoe o vosso louvor.
Ó Cristo, Rei piedoso,a vós e ao Pai, Sumo Bem,glória e poder, na unidadedo Espírito Santo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Desde a aurora ansioso vos busco,para ver vossa glória e poder.
Salmo 62(63),2-9
Sede de Deus
Vigia diante de Deus, quem rejeita as obras das trevas (cf. 1Ts 5,5).
–2 Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! *Desde a aurora ansioso vos busco!= A minh’alma tem sede de vós, †minha carne também vos deseja, *como terra sedenta e sem água!
–3 Venho, assim, contemplar-vos no templo, *para ver vossa glória e poder.–4 Vosso amor vale mais do que a vida: *e por isso meus lábios vos louvam.
–5 Quero, pois, vos louvar pela vida, *e elevar para vós minhas mãos!–6 A minh’alma será saciada, *como em grande banquete de festa;– cantará a alegria em meus lábios, *ao cantar para vós meu louvor!
–7 Penso em vós no meu leito, de noite, *nas vigílias suspiro por vós!–8 Para mim fostes sempre um socorro; *de vossas asas à sombra eu exulto!–9 Minha alma se agarra em vós; *com poder vossa mão me sustenta.
Ant. Desde a aurora ansioso vos busco,para ver vossa glória e poder.
Ant. 2 A uma só voz, os três jovenscantavam no meio das chamas:Bendito o Senhor, aleluia!
Nos cânticos que se seguem o refrão entre parênteses é opcional.
Cântico Dn 3,57-88.56
Louvor das criaturas ao Senhor
Louvai o nosso Deus, todos os seus servos (Ap 19,5).
–57 Obras do Senhor, bendizei o Senhor, *louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!–58 Céus do Senhor, bendizei o Senhor! *59 Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!Ou:R. A Ele glória e louvor eternamente!)
–60 Águas do alto céu, bendizei o Senhor! *61 Potências do Senhor, bendizei o Senhor!–62 Lua e sol, bendizei o Senhor! *63 Astros e estrelas, bendizei o Senhor!
(R.)
–64 Chuvas e orvalhos, bendizei o Senhor! *65 Brisas e ventos, bendizei o Senhor!–66 Fogo e calor, bendizei o Senhor! *67 Frio e ardor, bendizei o Senhor!
(R.)
–68 Orvalhos e garoas, bendizei o Senhor! *69 Geada e frio, bendizei o Senhor!–70 Gelos eneves, bendizei o Senhor! *71 Noites e dias, bendizei o Senhor!
(R.)
–72 Luzes e trevas, bendizei o Senhor! *73 Raios e nuvens, bendizei o Senhor!–74 Ilhas e terra, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
–75 Montes e colinas, bendizei o Senhor! *76 Plantas da terra, bendizei o Senhor!–77 Mares e rios, bendizei o Senhor! *78 Fontes e nascentes, bendizei o Senhor!
(R.)
–79 Baleias e peixes, bendizei o Senhor! *80 Pássaros do céu, bendizei o Senhor!–81 Feras e rebanhos, bendizei o Senhor! *82 Filhos dos homens, bendizei o Senhor!
(R.)
–83 Filhos de Israel, bendizei o Senhor! *Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!–84 Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor! *85 Servos do Senhor, bendizei o Senhor!
(R.)
–86 Almas dos justos, bendizei o Senhor! *87 Santos e humildes, bendizei o Senhor!–88 Jovens Misael, Ananias e Azarias, *louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!
(R.)
– Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo *louvemos e exaltemos pelos séculos sem fim!–56 Bendito sois, Senhor, no firmamento dos céus! *Sois digno de louvor e de glória eternamente!
(R.)
No fim deste cântico não se diz Glória ao Pai.
Ant. A uma só voz, os três jovenscantavam no meio das chamas:Bendito o Senhor, aleluia!
Ant. 3 Os filhos de Sião rejubilem no seu Rei.Aleluia.
Salmo 149
A alegria e o louvor dos santos
Os filhos da Igreja, novo povo de Deus, se alegrem no seu Rei Cristo Jesus (Hesíquio).
–1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *e o seu louvor na assembléia dos fiéis!–2 Alegre-se Israel em Quem o fez, *e Sião se rejubile no seu Rei!–3 Com danças glorifiquem o seu nome, *toquem harpa e tambor em sua honra!
–4 Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *e coroa com vitória os seus humildes.–5 Exultem os fiéis por sua glória, *e cantando se levantem de seus leitos,–6 com louvores do Senhor em sua boca *e espadas de dois gumes em sua mão,
–7 para exercer sua vingança entre as nações *e infligir o seu castigo entre os povos,–8 colocando nas algemas os seus reis, *e seus nobres entre ferros e correntes,–9 para aplicar-lhes a sentença já escrita: *Eis a glória para todos os seus santos.
Ant. Os filhos de Sião rejubilem no seu Rei.Aleluia.
Leitura breve Ap 7,10b-12
A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém.
Responsório breve
R. Cristo, Filho do Deus vivo,* Tende pena e compaixão! R. Cristo.V. Glorioso estais sentado, à direita de Deus Pai.* Tende pena. Glória ao Pai.R. Cristo.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ano A O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar.Quando ela está cheia, separamos peixes:Os bons eles guardam, os ruins jogam fora.
Ano B O Senhor, com cinco pães e com dois peixes,saciou as quase cinco mil pessoas.
Ano C Pedi e recebereis, procurai e achareis,batei e será aberta a porta, aleluia.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Em latim:
BENEDICTUS Dominus Deus Israel, *quia visitavit, et fecit redemptionem plebis suae:Et erexit cornu salutis nobis *in domo David pueri sui.Sicut locutus est per os sanctorum, *qui a saeculo sunt, prophetarum eius:Salutem ex inimicis nostris, *et de manu omnium qui oderunt nos:Ad faciendam misericordiam cum patribus nostris: *et memorari testamenti sui sancti:Iusiurandum, quod iuravit ad Abraham patrem nostrum, *daturum se nobis;Ut sine timore, de manu inimicorum nostrorum liberati, *serviamus illi.In sanctitate et iustitia coram ipso, *omnibus diebus nostris.Et tu puer, propheta Altissimi vocaberis: *praeibis enim ante faciem Domini parare vias eius:Ad dandam scientiam salutis plebi eius: *in remissionem peccatorum eorum:Per viscera misericordiae Dei nostri: *in quibus visitabit nos, oriens ex alto:Illuminare his qui in tenebris et in umbra mortis sedent: *ad dirigendos pedes nostros in viam pacis.
Ano A O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar.Quando ela está cheia, separamos peixes:Os bons eles guardam, os ruins jogam fora.
Ano B O Senhor, com cinco pães e com dois peixes,saciou as quase cinco mil pessoas.
Ano C Pedi e recebereis, procurai e achareis,batei e será aberta a porta, aleluia.
Preces
Louvemos a Cristo Senhor, luz que ilumina todo homem e sol que não tem ocaso; e aclamemos com alegria:
R. Senhor, vós sois nossa vida e salvação!
Criador do universo, nós vos agradecemos este dia que recebemos de vossa bondade,– e em que celebramos a vossa ressurreição.
R.
Que o vosso Espírito nos ensine hoje a cumprir vossa vontade,– e vossa Sabedoria sempre nos conduza.
R.
Dai-nos celebrar este domingo cheios de alegria,– participando da mesa de vossa Palavra e de vosso Corpo.
R.
Nós vos damos graças,– por vossos inúmeros benefícios.
(intenções livres)
Pai nosso.
Em Latim:
Pater noster, qui es in caelisSanctificétur nomen tuumAdvéniat regnum tuumFiat volúntas tuaSicut in caelo, et in terra
Panem nostrum quotidiánum da nobis hódieEt dimítte nobis débita nostraSicut et nos dimíttimus debitóribus nostrisEt ne nos indúcas in tentatiónemSed líbera nos a malo
Amem
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
Oração das Nove Horas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vinde, Espírito de Deus,com o Filho e com o Pai,inundai a nossa mente,nossa vida iluminai.
Boca, olhos, mãos, sentidos,tudo possa irradiaro amor que em nós pusestespara aos outros inflamar.
A Deus Pai e ao seu Filhopor vós dai-nos conhecer.Que de ambos procedeisdai-nos sempre firmes crer.
Ou:
Mantendo a ordem certa,do coração fiel,na hora terça oremosaos Três, fulgor do céu.
Queremos ser os templosdo Espírito Santo, outroradescido sobre os Dozeem chamas, nesta hora.
Fiel aos seus desígnios,do Reino o Autor divinoa tudo ornou de graçasegundo o seu destino.
Louvor e glória ao Pai,ao Filho, Sumo Bem,e ao seu divino Espírito,agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Ant. 2 O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
Ant. 3 Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
Leitura breve 1Jo 4,16
Nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
V. Inclinai meu coração às vossas leis.R. Dai-me a vida pelos vossos mandamentos.
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Oração das Nove Horas
Hino
Vinde, Espírito de Deus,com o Filho e com o Pai,inundai a nossa mente,nossa vida iluminai.
Boca, olhos, mãos, sentidos,tudo possa irradiaro amor que em nós pusestespara aos outros inflamar.
A Deus Pai e ao seu Filhopor vós dai-nos conhecer.Que de ambos procedeisdai-nos sempre firmes crer.
Ou:
Mantendo a ordem certa,do coração fiel,na hora terça oremosaos Três, fulgor do céu.
Queremos ser os templosdo Espírito Santo, outroradescido sobre os Dozeem chamas, nesta hora.
Fiel aos seus desígnios,do Reino o Autor divinoa tudo ornou de graçasegundo o seu destino.
Louvor e glória ao Pai,ao Filho, Sumo Bem,e ao seu divino Espírito,agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Ant. 2 O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
Ant. 3 Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
Leitura breve 1Jo 4,16
Nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.
V. Inclinai meu coração às vossas leis.R. Dai-me a vida pelos vossos mandamentos.
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
Oração das Doze Horas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Ó Deus, verdade e forçaque o mundo governais,da aurora ao meio-dia,a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,discórdia e divisão.Ao corpo dai saúde,e paz ao coração.
Ouvi-nos, Pai bondoso,por Cristo Salvador,que vive com o Espíritoconvosco pelo Amor.
Ou:
O louvor de Deus cantemoscom fervor no coração,pois agora a hora sextanos convida à oração.
Nesta hora foi-nos dadagloriosa salvaçãopela morte do Cordeiro,que na cruz trouxe o perdão.
Ante o brilho de tal luzse faz sombra o meio-dia.Tanta graça e tanto brilhovinde haurir, com alegria.
Seja dada a glória ao Paie ao Unigênito também,com o Espírito Paráclito,pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Ant. 2 O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
Ant. 3 Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
Leitura breve Gl 6,7b-8
O que o homem tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no espírito, do espírito colherá a vida eterna.
V. É eterna, Senhor, vossa palavra.R. De geração em geração, vossa verdade.
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Oração das Doze Horas
Hino
Ó Deus, verdade e forçaque o mundo governais,da aurora ao meio-dia,a terra iluminais.
De nós se afaste a ira,discórdia e divisão.Ao corpo dai saúde,e paz ao coração.
Ouvi-nos, Pai bondoso,por Cristo Salvador,que vive com o Espíritoconvosco pelo Amor.
Ou:
O louvor de Deus cantemoscom fervor no coração,pois agora a hora sextanos convida à oração.
Nesta hora foi-nos dadagloriosa salvaçãopela morte do Cordeiro,que na cruz trouxe o perdão.
Ante o brilho de tal luzse faz sombra o meio-dia.Tanta graça e tanto brilhovinde haurir, com alegria.
Seja dada a glória ao Paie ao Unigênito também,com o Espírito Paráclito,pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Ant. 2 O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
Ant. 3 Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
Leitura breve Gl 6,7b-8
O que o homem tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no espírito, do espírito colherá a vida eterna.
V. É eterna, Senhor, vossa palavra.R. De geração em geração, vossa verdade.
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
Oração das Quinze Horas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Vós que sois o Imutável,Deus fiel, Senhor da História,nasce e morre a luz do dia,revelando a vossa glória.
Seja a tarde luminosanuma vida permanente.E da santa morte o prêmionos dê glória eternamente.
Escutai-nos, ó Pai Santo,pelo Cristo, nosso irmão,que convosco e o Espíritovive em plena comunhão.
Ou:
Cumprindo o ciclo tríplice das horas,louvemos ao Senhor de coração,cantando em nossos salmos a grandezade Deus, que é Uno e Trino em perfeição.
A exemplo de São Pedro, nosso mestre,guardando do Deus vivo e verdadeiro,em almas redimidas, o mistério,sinal de salvação ao mundo inteiro,
também salmodiamos no espírito,unidos aos apóstolos do Senhor,e assim serão firmados nossos passosna força de Jesus, o Salvador.
Louvor ao Pai, autor de toda a vida,e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,unidos pelo amor do Santo Espírito,Deus vivo pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Ant. 2 O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
Ant. 3 Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
Leitura breve Gl 6,9-10
Não desanimemos de fazer o bem, pois no tempo devido haveremos de colher, sem desânimo. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos irmãos na fé.
V. Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me!R. Quero cumprir vossa vontade fielmente!
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Oração das Quinze Horas
Hino
Vós que sois o Imutável,Deus fiel, Senhor da História,nasce e morre a luz do dia,revelando a vossa glória.
Seja a tarde luminosanuma vida permanente.E da santa morte o prêmionos dê glória eternamente.
Escutai-nos, ó Pai Santo,pelo Cristo, nosso irmão,que convosco e o Espíritovive em plena comunhão.
Ou:
Cumprindo o ciclo tríplice das horas,louvemos ao Senhor de coração,cantando em nossos salmos a grandezade Deus, que é Uno e Trino em perfeição.
A exemplo de São Pedro, nosso mestre,guardando do Deus vivo e verdadeiro,em almas redimidas, o mistério,sinal de salvação ao mundo inteiro,
também salmodiamos no espírito,unidos aos apóstolos do Senhor,e assim serão firmados nossos passosna força de Jesus, o Salvador.
Louvor ao Pai, autor de toda a vida,e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem,unidos pelo amor do Santo Espírito,Deus vivo pelos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Salmo 117(118)
Canto de alegria e salvação
Ele é a pedra, que vós, os construtores, desprezastes, e que se tornou a pedra angular (At 4,11).
I
–1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
–2 A casa de Israel agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–3 A casa de Aarão agora o diga: *“Eterna é a sua misericórdia!”–4 Os que temem o Senhor agora o digam: *“Eterna é a sua misericórdia!”
–5 Na minha angústia eu clamei pelo Senhor, *e o Senhor me atendeu e libertou!–6 O Senhor está comigo, nada temo; *o que pode contra mim um ser humano?–7 O Senhor está comigo, é o meu auxílio, *hei de ver meus inimigos humilhados.
–8 É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança;–9 é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!”
Ant. É melhor buscar refúgio no Senhor,pois eterna é a sua misericórdia. Aleluia.
Ant. 2 O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
II
–10 Povos pagãos me rodearam todos eles, *mas em nome do Senhor os derrotei;–11 de todo lado todos eles me cercaram, *mas em nome do Senhor os derrotei;
=12 como um enxame de abelhas me atacaram, †como um fogo de espinhos me queimaram, *mas em nome do Senhor os derrotei.
–13 Empurraram-me, tentando derrubar-me, *mas veio o Senhor em meu socorro.–14 O Senhor é minha força e o meu canto, *e tornou-se para mim o Salvador.
–15 “Clamores de alegria e de vitória *ressoem pelas tendas dos fiéis.=16 A mão direita do Senhor fez maravilhas, †a mão direita do Senhor me levantou, *a mão direita do Senhor fez maravilhas!”
–17 Não morrerei, mas, ao contrário, viverei *para cantar as grandes obras do Senhor!–18 O Senhor severamente me provou, *mas não me abandonou às mãos da morte.
Ant. O Senhor é minha força e o meu canto, aleluia.
Ant. 3 Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
III
–19 Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor!–20 “Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!”–21 Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador!
–22 “A pedra que os pedreiros rejeitaram, *tornou-se agora a pedra angular.–23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: *Que maravilhas ele fez a nossos olhos!–24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, *alegremo-nos e nele exultemos!
–25 Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!”–26 Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando!– Desta casa do Senhor vos bendizemos. *27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!
– Empunhai ramos nas mãos, formai cortejo, *aproximai-vos do altar, até bem perto!–28 Vós sois meu Deus, eu vos bendigo e agradeço! *Vós sois meu Deus, eu vos exalto com louvores!–29 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *“Eterna é a sua misericórdia!”
Ant. Dou-vos graças, ó Senhor,porque me ouvistes, aleluia.
Leitura breve Gl 6,9-10
Não desanimemos de fazer o bem, pois no tempo devido haveremos de colher, sem desânimo. Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, principalmente aos irmãos na fé.
V. Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me!R. Quero cumprir vossa vontade fielmente!
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Criador generoso da luz,que criastes a luz para o dia,com os raios primeiros da luz,sua origem o mundo inicia.
Vós chamastes de “dia” o decursoda manhã luminosa ao poente.Eis que as trevas já descem à terra:escutai nossa prece, clemente.
Para que sob o peso dos crimesnossa mente não fique oprimida,e, esquecendo as coisas eternas,não se exclua do prêmio da vida.
Sempre à porta celeste batendo,alcancemos o prêmio da vida,evitemos do mal o contágioe curemos da culpa a ferida.
Escutai-nos, ó Pai piedoso,com o único Filho também,que reinais com o Espírito Santopelos séculos dos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. 1 O Senhor estenderá desde Siãoo seu cetro de poder vitorioso,e reinará eternamente, aleluia.
Salmo 109(110),1-5.7
O Messias, Rei e Sacerdote
É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15,25).
–1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: *“Assenta-te ao lado meu direito– até que eu ponha os inimigos teus *como escabelo por debaixo de teus pés!”
= 2 O Senhor estenderá desde Sião †vosso cetro de poder, pois Ele diz: *“Domina com vigor teus inimigos;
=3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †na glória e esplendor da santidade, *como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”
=4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †“Tu és sacerdote eternamente, *segundo a ordem do rei Melquisedec!”
–5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: *“No dia da ira esmagarás os reis da terra!–7 Beberás água corrente no caminho, *por isso seguirás de fronte erguida!”
Ant. O Senhor estenderá desde Siãoo seu cetro de poder vitorioso,e reinará eternamente, aleluia.
Ant. 2 Ante a face do Senhor treme, ó terra, aleluia!
Salmo 113 A(114)
Israel liberta-se do Egito
Sabei que também vós, que renunciastes a este mundo, saístes do Egito (Sto. Agostinho).
–1 Quando o povo de Israel saiu do Egito, *e os filhos de Jacó, de um povo estranho,–2 Judá tornou-se o templo do Senhor, *e Israel se transformou em seu domínio.
–3 O mar, à vista disso, pôs-se em fuga, *e as águas do Jordão retrocederam;–4 as montanhas deram pulos como ovelhas, *e as colinas, parecendo cordeirinhos.
–5 Ó mar, o que tens tu, para fugir? *E tu, Jordão, por que recuas deste modo?–6 Por que dais pulos como ovelhas, ó montanhas? *E vós, colinas, parecendo cordeirinhos?
–7 Treme, ó terra, ante a face do Senhor, *ante a face do Senhor Deus de Jacó!–8 O rochedo ele mudou em grande lago, *e da pedra fez brotar águas correntes!
Ant. Ante a face do Senhor treme, ó terra, aleluia!
Ant. 3 De seu reino tomou possenosso Deus onipotente. Aleluia.
Cântico Cf. Ap 19,1-2. 5-7As núpcias do Cordeiro
= Aleluia, (Aleluia!).1 Ao nosso Deus a salvação, *honra, glória e poder! (Aleluia!).–2 Pois são verdade e justiça *os juízos do Senhor.R. Aleluia, (Aleluia!).= Aleluia, (Aleluia!).5 Celebrai o nosso Deus, *servidores do Senhor! (Aleluia!).– E vós todos que o temeis, *vós os grandes e os pequenos!R. Aleluia, (Aleluia!).= Aleluia, (Aleluia!).6 De seu reino tomou posse *nosso Deus onipotente! (Aleluia!).–7 Exultemos de alegria,*demos glória ao nosso Deus!R. Aleluia, (Aleluia!).= Aleluia, (Aleluia!).Eis que as núpcias do Cordeiro *redivivo se aproximam! (Aleluia!).– Sua Esposa se enfeitou, *se vestiu de linho puro.R. Aleluia, (Aleluia!).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Ant. De seu reino tomou possenosso Deus onipotente. Aleluia.
Leitura breve 2Cor 1,3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.
Responsório breve
R. Ó Senhor, vós sois bendito* No celeste firmamento. R. Ó Senhor.V. Vós sois digno de louvor e de glória eternamente.* No celeste. Glória ao Pai. R. Ó Senhor.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ano A Quem se torna discípulo do Reino dos Céus,é qual pai de família que tira da arcacoisas novas e velhas.
Ano B Ao verem os sinais que Jesus havia feito,diziam entre si:Este homem é o Profeta que ao mundo deve vir!
Ano C Se vós que sendo maus sabeis dar de presenteo que é bom a vossos filhos,com muito mais razão vosso Pai que está nos céushá de dar o Espírito Santopara aqueles que lhe pedem.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor *47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;–48 porque olhou para humildade de sua serva, *doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.–49 O Poderoso fez em mim maravilhas *e Santo é o seu nome!–50 Seu amor para sempre se estende *sobre aqueles que o temem;–51 manifestou o poder de seu braço, *dispersou os soberbos;–52 derrubou os poderosos de seus tronos *e elevou os humildes;–53 saciou de bens os famintos, *despediu os ricos sem nada.–54 Acolheu Israel, seu servidor, *fiel ao seu amor,–55 como havia prometido a nossos pais, *em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Em Latim
Magnificat anima mea DominumEt exultavit spiritus meus in Deo salvatóre meo.Quia respexit humilitatem ancillæ suæ: ecce enim ex hoc beatam me dicent omnes generationes.Quia fecit mihi magna qui potens est, et sanctum nomen eius.Et misericordia eius a progenie in progenies timentibus eum.Fecit potentiam in brachio suo, dispersit superbos mente cordis sui.Deposuit potentes de sede et exaltavit humiles.Esurientes implevit bonis et divites dimisit inanes,Suscepit Israel puerum suum recordatus misericordiæ suæ,Sicut locutus est ad patres nostros, Abraham et semini eius in sæcula.
Gloria Patri, et Filio, et Spiritui SanctoSicut erat in principio, et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.Amen.
Ano A Quem se torna discípulo do Reino dos Céus,é qual pai de família que tira da arcacoisas novas e velhas.
Ano B Ao verem os sinais que Jesus havia feito,diziam entre si:Este homem é o Profeta que ao mundo deve vir!
Ano C Se vós que sendo maus sabeis dar de presenteo que é bom a vossos filhos,com muito mais razão vosso Pai que está nos céushá de dar o Espírito Santopara aqueles que lhe pedem.
Preces
Como membros de Cristo que é nossa cabeça, adoremos o Senhor; e aclamemos com alegria:
R. Senhor, venha a nós o vosso Reino!
Cristo, nosso Salvador, fazei de vossa Igreja instrumento de concórdia e unidade para o gênero humano,– e sinal de salvação para todos os povos.
R.
Assisti com vossa contínua presença o Santo Padre e o Colégio universal dos Bispos,– e concedei-lhes o dom da unidade, da caridade e da paz.
R.
Fazei-nos viver cada vez mais intimamente unidos a vós,– para proclamarmos com o testemunho da vida a chegada do vosso Reino.
R.
Concedei ao mundo a vossa paz,– e fazei reinar em toda parte a segurança e a tranqüilidade.
R.
(intenções livres)
Dai aos que morreram a glória da ressurreição,– e concedei que também nós um dia possamos participar com eles da felicidade eterna.
R.
Pai nosso.
Em Latim:
Pater noster, qui es in caelisSanctificétur nomen tuumAdvéniat regnum tuumFiat volúntas tuaSicut in caelo, et in terra
Panem nostrum quotidiánum da nobis hódieEt dimítte nobis débita nostraSicut et nos dimíttimus debitóribus nostrisEt ne nos indúcas in tentatiónemSed líbera nos a malo
Amem
Oração
Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.