A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia das Horas de sábado, 29 de março de 2025

Calendário Litúrgico de sábado, 29 de março de 2025

Sábado III da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Os 6,1-6
Salmo Responsorial: Sl 50(51),3-4.18-19.20-21ab (R. cf. Os 6,6)
Evangelho: Lc 18,9-14

Cor Litúrgica: Roxo

Liturgia das Horas de sábado, 29 de março de 2025

Sábado III da Quaresma

A Liturgia das Horas é dividida em várias partes principais:
 
Ofício das Leituras: Pode ser rezado a qualquer momento do dia e inclui salmos, leituras bíblicas e textos dos Padres da Igreja.
Laudes (Oração da Manhã): Recitada ao amanhecer, é um momento de louvor a Deus pelo novo dia.
Hora Média: Inclui a Terça (meio da manhã), Sexta (meio-dia) e Noa (meio da tarde), ajudando a manter a comunhão com Deus ao longo do dia.
Vésperas (Oração da Tarde): Rezada ao entardecer, é um momento de agradecimento e reflexão.
Completas (Oração da Noite): Feita antes de dormir, é uma oração de confiança e entrega a Deus.
 

Escolha um horário de oração durante o dia.

Evangelho

Lc 18,9-14

Evangelho (Lc 18,9-14)

- Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

- Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9 Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10 "Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12 Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'. 13 O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!' 14 Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.

A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim;todos os vossos mandamentos são verdade.

Salmo 118(119),145-152

XIX (Coph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

O amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rm 13,10).

145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! *Quero cumprir vossa vontade fielmente!–146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, *e então eu guardarei vossa Aliança!

147 Chego antes que a aurora e vos imploro, *e espero confiante em vossa lei.–148 Os meus olhos antecipam as vigílias, *para de noite meditar vossa palavra.

149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz *e dai-me a vida, como é vossa decisão!–150 Meus opressores se aproximam com maldade; *como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!

151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; *todos os vossos mandamentos são verdade!–152 Desde criança aprendi vossa Aliança *que firmastes para sempre, eternamente.

Ant. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim;todos os vossos mandamentos são verdade.

Ant. 2 Que a vossa Sabedoria, ó Senhor,esteja junto a mim no meu trabalho.

Cântico Sb 9,1-6.9-11

Senhor, dai-me a Sabedoria!

Eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir (Lc 21,15).

1 Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, *vossa Palavra poderosa criou tudo,–2 vosso saber o ser humano modelou *para ser rei da criação que é vossa obra,–3 reger o mundo com justiça, paz e ordem, *e exercer com retidão seu julgamento:

4 Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, *sabedoria que partilha o vosso trono.– Não me excluais de vossos filhos como indigno: *5 sou vosso servo e minha mãe é vossa serva;

– sou homem fraco e de existência muito breve, *incapaz de discernir o que é justo.–6 Até mesmo o mais perfeito dentre os homens *não é nada, se não tem vosso saber.

9 Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria, *que conhece as vossas obras desde sempre;= convosco estava ao criardes o universo, †ela sabe o que agrada a vossos olhos, *o que é reto e conforme às vossas ordens.

10 Enviai-a lá de cima, do alto céu, *mandai-a vir de vosso trono glorioso,– para que esteja junto a mim no meu trabalho *e me ensine o que agrada a vossos olhos!=11 Ela, que tudo compreende e tudo sabe, †há de guiar meus passos todos com prudência, *com seu poder há de guardar a minha vida.

Ant. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor,esteja junto a mim no meu trabalho.

Ant. 3 O Senhor para sempre é fiel.

Salmo 116(117)

Louvor ao Deus misericordioso

Eu digo:… os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9).

1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *povos todos, festejai-o!

2 Pois comprovado é seu amor para conosco, *para sempre ele é fiel!

Ant. O Senhor para sempre é fiel.

Leitura breve             Is 1,16-18Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.Responsório breveR. O Sangue de Jesus nos purifica,* De todos nossos erros nos liberta. R. O Sangue.V. Vinde ver os grandes feitos do Senhor! * De todos.Glória ao Pai. R. O Sangue.

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz

Ant. Baixando o olhar, o publicano batia no peito arrependido,suplicava e pedia humildemente:Ó meu Deus, tende piedade, pois eu sou um pecador! 

Preces

Glorifiquemos a Cristo Senhor que instituiu o batismo para fazer de nós criaturas novas e nos preparou a mesa de sua Palavra e de seu Corpo; rezemos confiantes:R. Renovai-nos, Senhor, com a vossa graça!Jesus, manso e humilde de coração, revesti-nos de sentimentos de misericórdia, mansidão e humildade,– e tornai-nos pacientes e compreensivos para com todos. R.Ensinai-nos a ajudar os pobres e sofredores,– e assim vos imitarmos, ó Bom Samaritano da humanidade. R.A Santa Virgem Maria, vossa Mãe, interceda por todas aquelas que se consagraram ao vosso serviço,– para que se dediquem cada vez melhor ao bem da Igreja. R.Concedei-nos a vossa misericórdia,– e fazei-nos experimentar a alegria do vosso perdão. R. 

(intenções livres) 

Pai nosso.

Oração

Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Terça

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.

Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.

Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.

A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.

Salmodia 

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Salmo 118(119),121-128

XVI (Ain)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51).

121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; *não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem!–122 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, *não permitais que me oprimam os soberbos!

123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos *e de aguardar vossa justiça e salvação.–124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, *e também vossos desígnios ensinai-me!

125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *para que eu possa compreender vossa Aliança!–126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; *está sendo violada a vossa Lei!

127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, *mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!–128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, *detesto todos os caminhos da mentira.

Salmo 33(34)

O Senhor é a salvação dos justos

Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).

I

2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca.–3 Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem!

4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome!–5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou.

6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha!–7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia.

8 O anjo do Senhor vem acampar *ao redor dos que o temem, e os salva.–9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *porque nada faltará aos que o temem.–11 Os ricos empobrecem, passam fome, *mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

II

12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.–13 Qual o homem que não ama sua vida, *procurando ser feliz todos os dias?

14 Afasta a tua língua da maldade, *e teus bios, de palavras mentirosas.–15 Afasta-te do mal e faze o bem, *procura a paz e vai com ela em seu caminho.

16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *e seu ouvido está atento ao seu chamado;–17 mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.

18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.–19 Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.

20 Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.–21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.

22 A macia do iníquo leva à morte, *e quem odeia o justo é castigado.–23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Leitura breve             Ap 3,19-20Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!  

Oração 

Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Sexta

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.

Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.

A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,

Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.

SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Salmo 118(119),121-128

XVI (Ain)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51).

121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; *não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem!–122 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, *não permitais que me oprimam os soberbos!

123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos *e de aguardar vossa justiça e salvação.–124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, *e também vossos desígnios ensinai-me!

125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *para que eu possa compreender vossa Aliança!–126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; *está sendo violada a vossa Lei!

127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, *mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!–128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, *detesto todos os caminhos da mentira.

Salmo 33(34)

O Senhor é a salvação dos justos

Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).

I

2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca.–3 Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem!

4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome!–5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou.

6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha!–7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia.

8 O anjo do Senhor vem acampar *ao redor dos que o temem, e os salva.–9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *porque nada faltará aos que o temem.–11 Os ricos empobrecem, passam fome, *mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

II

12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.–13 Qual o homem que não ama sua vida, *procurando ser feliz todos os dias?

14 Afasta a tua língua da maldade, *e teus bios, de palavras mentirosas.–15 Afasta-te do mal e faze o bem, *procura a paz e vai com ela em seu caminho.

16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *e seu ouvido está atento ao seu chamado;–17 mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.

18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.–19 Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.

20 Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.–21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.

22 A macia do iníquo leva à morte, *e quem odeia o justo é castigado.–23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.

Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Leitura breve             Is 44,21-22Lembra-te de que tu és meu servo; eu te criei, és meu servo, Israel, não me decepciones. Desmanchei como uma nuvem teus pecados, como a névoa desfiz tuas culpas; volta para mim, porque te resgatei!

V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!

Oração 

Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Nona

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.

Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.

SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Salmo 118(119),121-128

XVI (Ain)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51).

121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; *não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem!–122 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, *não permitais que me oprimam os soberbos!

123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos *e de aguardar vossa justiça e salvação.–124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, *e também vossos desígnios ensinai-me!

125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *para que eu possa compreender vossa Aliança!–126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; *está sendo violada a vossa Lei!

127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, *mais que o ouro, muito mais que o ouro fino!–128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, *detesto todos os caminhos da mentira.

Salmo 33(34)

O Senhor é a salvação dos justos

Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3).

I

2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca.–3 Minha alma se gloria no Senhor; *que ouçam os humildes e se alegrem!

4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, *exaltemos todos juntos o seu nome!–5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, *e de todos os temores me livrou.

6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, *e vosso rosto não se cubra de vergonha!–7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, *e o Senhor o libertou de toda angústia.

8 O anjo do Senhor vem acampar *ao redor dos que o temem, e os salva.–9 Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, *porque nada faltará aos que o temem.–11 Os ricos empobrecem, passam fome, *mas aos que buscam o Senhor não falta nada.

II

12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: *vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus.–13 Qual o homem que não ama sua vida, *procurando ser feliz todos os dias?

14 Afasta a tua língua da maldade, *e teus bios, de palavras mentirosas.–15 Afasta-te do mal e faze o bem, *procura a paz e vai com ela em seu caminho.

16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, *e seu ouvido está atento ao seu chamado;–17 mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança.

18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta.–19 Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido.

20 Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta.–21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, *e nenhum deles haverá de se quebrar.

22 A macia do iníquo leva à morte, *e quem odeia o justo é castigado.–23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, *e castigado não será quem nele espera.

Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Leitura breve             Is 44,21-22Lembra-te de que tu és meu servo; eu te criei, és meu servo, Israel, não me decepciones. Desmanchei como uma nuvem teus pecados, como a névoa desfiz tuas culpas; volta para mim, porque te resgatei!V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!

Oração 

Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Vésperas

O conteúdo está sendo atualizado.

Completas

O conteúdo está sendo atualizado.
📖 Evangelho do Dia
🙏 Hora Nona
📅 Calendário Litúrgico