A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 15 de fevereiro

Santo do dia 15 de fevereiro | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 15 de fevereiro: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
S. Onésimo, discípulo de S. Paulo
Escravo em Colossi, depois de roubar seu patrão, Filêmon, discípulo de São Paulo, fugiu para Roma. Ali, conheceu o Apóstolo dos Gentios, prisioneiro, que o converteu e o enviou de volta a Filêmon, pedindo-lhe para recebê-lo, não mais como escravo, mas como irmão. Onésimo evangelizou a Ásia Menor.  
Faustino e Jovita eram dois cavaleiros nascidos em uma família pagã de Bréscia. Converteram-se ao cristianismo, graças ao bispo Apolônio, que os ordenou diáconos. Decapitados durante a perseguição de Adriano, entre 120 e 134, são quase sempre representados com uma espada e a palma do martírio.  

Calendário Litúrgico

15 de fevereiro: Sábado da 5ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Gn 3,9-24
Salmo Responsorial: Sl 89(90),2.3-4.5-6.12-13 (R.1)
Evangelho: Mc 8,1-10

Cor Litúrgica: Verde

Reflexão

  • "Partir o pão" para o Senhor significa a manifestação do mistério da Eucaristia. A sua ação de graças significa a alegria que a salvação do género humano lhe dá. A entrega do pão aos seus discípulos para que o repartam significa que transmitiu aos Apóstolos a tarefa de distribuírem o sustento da vida, á Sua Igreja (São Beda, o Venerável)

  • Este milagre não pretende satisfazer a fome apenas de um dia, mas é um sinal do que Cristo está disposto a fazer para a salvação de toda a humanidade, oferecendo a Sua carne e Seu sangue (Francisco)

  • Fração do Pão, porque este rito, próprio da refeição dos judeus, foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o pão como chefe de família (...). É por este gesto que os discípulos O reconhecerão depois da sua ressurreição e é com esta expressão que os primeiros cristãos designarão as suas assembleias eucarísticas (...) (Catecismo da Igreja Católica nº 1.329)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico