A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 16 de janeiro

Santo do dia 16 de janeiro | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 16 de janeiro: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
S. Marcelo I, papa e mártir
Marcelo, Papa entre 308 e 309, viveu durante as perseguições de Diocleciano e Galério. Contestado pelos rigoristas, mostrou o rosto misericordioso da Igreja; readmitiu na Igreja os que haviam renegado à fé, com prévia penitência. Obrigado a trabalhar na estrebaria, morreu mártir no exílio.  
Priscila, matrona romana do século I, poderia ter sido esposa de Áquila, engajada na primeira catequese cristã; ou então, fundadora da catacumba, que recebeu seu nome, na Via Salária; devia também ter hospedado São Pedro em sua casa. Mas, segundo alguns, foi libertada da escravidão.  
A história do Padre José Vaz, primeiro índio a ser beatificado, aconteceu entre o final do século XVI e o início do XVII. São José Vaz é apóstolo da ilha do Ceilão, hoje Sri Lanka. Na época, era uma terra de perseguições anticatólicas. Fundou os Oratorianos e o Papa Francisco o canonizou em 2015.   Leia tudo...

Calendário Litúrgico

16 de janeiro: Quinta-feira da 1ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 3,7-14
Salmo Responsorial: Sl 94(95), 6-7.8-9.10-11 (R. 8)
Evangelho: Mc 1,40-45

Cor Litúrgica: Verde

Reflexão

  • Jesus, sobretudo com seu estilo de vida e com suas ações, há demostrado como no mundo em que moramos está presente o amor. Este amor [misericordioso de Deus] se faz notar particularmente no contato com o sofrimento, a injustiça, a pobreza (São Joao Paulo II)

  • Vivemos neste mundo no que Deus não tem a evidência do palpável. Só se pode lhe encontrar com o impulso do coração e reconhecer que não só vivemos de “pão”, se não ante tudo da obediência à Palavra de Deus (Bento XVI)

  • Os homens, cooperadores muitas vezes inconscientes da vontade divina, podem entrar deliberadamente no plano divino, por suas ações por suas orações e também por seus sofrimentos (cf. Col 1,24). Tornam-se então plenamente “cooperadores de Deus” (1Cor 3,9) e do seu Reino (Catecismo da Igreja Católica, n°307)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico