A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 16 de março

Santo do dia 16 de março | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 16 de março: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Documentos antigos datam o martírio do Bispo Hilário e do diácono Taciano no ano 284. Suas relíquias, conservadas em Aquileia, foram transladadas para Grado, por temor dos Lombardos. A eles foi dedicada uma igreja que, depois, se tornou catedral, na cidade de Gorizia, da qual são padroeiros.  

Calendário Litúrgico

16 de março: Domingo II (C) da Quaresma

Solenidade

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Gn 15,5-12.17-18
Salmo Responsorial: Sl 26(27),1.7-8.9abc.13.14 (R. 1a)
2ª Leitura: Fl 3,20-4,1
Evangelho: Lc 9,28b-36

Cor Litúrgica: Roxo

Reflexão

  • Que ninguém se envergonhe da cruz de Cristo, graças à qual o mundo foi remido. O Senhor lançou sobre si toda a fraqueza da nossa condição e, se permanecermos no seu amor, venceremos o que ele venceu e receberemos o que ele prometeu (São Leão Magno)

  • Jesus decide mostrar a Pedro, Tiago e João uma antecipação da sua glória, aquela que terá depois da Ressurreição, para os confirmar na fé e encorajá-los a segui-lo no caminho da prova, no caminho da Cruz (Francisco)

  • Por um momento, Jesus mostra a sua glória divina, confirmando assim a confissão de Pedro. Mostra também que, para ‘entrar na sua glória’ (Lc 24, 26), tem de passar pela cruz em Jerusalém. Moisés e Elias tinham visto a glória de Deus sobre a montanha; a Lei e os Profetas tinham anunciado os sofrimentos do Messias. A paixão de Jesus é da vontade do Pai: o Filho age como Servo de Deus (Catecismo da Igreja Católica, nº 555)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico