A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 2 de março

Santo do dia 2 de março | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 2 de março: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Ângela nasceu em Sevilha, em 1846. Escolheu a vida religiosa ao receber uma visão: viu uma cruz vazia ao lado da Cruz de Jesus. Era a sua. Em 1875, fundou as Irmãs da Companhia da Cruz, para se dedicar, com atenção, aos doentes. Seu lema era: "Ser pobre com os pobres, para levá-los a Cristo".  

Calendário Litúrgico

2 de março: Domingo VIII (C) do Tempo Comum

Solenidade

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Eclo 27,5-8
Salmo Responsorial: Sl 91(92),2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a)
2ª Leitura: 1Cor 15,54-58
Evangelho: Lc 6,39-45

Cor Litúrgica: Verde

Reflexão

  • Parece, de facto, que o conhecimento de si próprio é o mais difícil de todos. Nem o olho que vê as coisas do exterior, se vê a si próprio, e até o nosso entendimento, sempre pronto a julgar o pecado nos outros, é lento a aperceber-se dos seus próprios defeitos (São Basílio, o Grande)

  • A vida de Cristo converte-se na nossa; recebemos uma nova forma de ser: podemos pensar como Ele, agir como Ele, ver o mundo e as coisas através dos olhos de Jesus (Francisco)

  • O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade. Esta é o vínculo da perfeição (Cl 3, 14) é a forma das virtudes: articula-as e ordena-as entre si; é a fonte e o termo da sua prática cristã. A caridade assegura e purifica a nossa capacidade humana de amar e eleva-a à perfeição sobrenatural do amor divino (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.827)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico