A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 20 de março

Santo do dia 20 de março | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 20 de março: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
O martírio de São João Nepomuceno ocorreu em Praga, em fins do ano 1300. Era um humilde sacerdote e pregador na corte do rei Venceslau IV. Ao opor-se ao monarca, com firmeza, pagou com a vida as suas pretensões que violariam a sacralidade da Confissão e a liberdade da Igreja.   Leia tudo...
Natural de Espoleto, na Úmbria, João viveu no século VI. Tornou-se abade da abadia de Santo Estêvão de Parrano, perto de Nocera Umbra, onde instruiu e formou muitos jovens monges na fé em Deus Pai, valendo-se sempre de dois instrumentos: o silêncio e a oração.  

Calendário Litúrgico

20 de março: Quinta-feira da 2ª semana da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Jr 17,5-10
Salmo Responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39(40),5a)
Evangelho: Lc 16,19-31

Cor Litúrgica: Roxo

Reflexão

  • Jesus adverte sobre o perigo dos bens da terra. No entanto, Jesus não condena absolutamente a posse de bens terrenos: pelo contrário, exorta-nos a lembrar o duplo mandamento do amor a Deus e do amor ao próximo (São João Paulo II)

  • Há sempre o perigo de que, por causa de um fechamento cada vez mais hermético a Cristo, os orgulhosos, os ricos e os poderosos acabem se condenando a cair no abismo eterno da solidão que é o inferno (Francisco)

  • Na multidão de seres humanos sem pão, sem teto sobre suas cabeças, sem pátria, devemos reconhecer Lázaro, o mendigo faminto da parábola. Nesta multidão você tem que ouvir Jesus que diz: 'Tudo o que você deixou de fazer com um destes, você também deixou de fazer comigo' (Mt 25,45) (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.463)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Vésperas
    📅 Calendário Litúrgico