A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 22 de março

Santo do dia 22 de março | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 22 de março: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Em meados do século III, as primeiras comunidades cristãs dispersaram-se por causa das perseguições de Décio. Paulo foi um dos sete Bispos enviados para pregar na Gália. Salvando-se do martírio sofrido por seus companheiros, fundou a Igreja em Narbonne, da qual foi o primeiro Bispo por volta de 250.  
São Jerônimo fala sobre esta nobre romana. A jovem viúva, ao invés de se casar com uma pessoa distinta, escolheu entrar para uma comunidade cristã no bairro do Aventino. Trocou suas "vestes elegantes" por um "saco rude", tornando-se "mestra de perfeição" para muitas jovens. Faleceu em 384.  

Calendário Litúrgico

22 de março: Sábado II da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Mq 7,14-15.18-20
Salmo Responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.9-10.11-12 (R. 8a)
Evangelho: Lc 15,1-3.11-32

Cor Litúrgica: Roxo

Reflexão

  • A parábola do filho pródigo expressa de uma forma simples mas profunda a realidade da conversão. A misericórdia manifesta-se no seu aspeto mais verdadeiro e próprio, quando revalida, promove e tira o bem de todas as formas de mal existentes no mundo e no homem (S. João Paulo II)

  • O nosso Deus é um Deus que espera. Ele é fiel, o Senhor é fiel à sua promessa, porque não pode negar-se a si mesmo. Ele é fiel. E assim nos esperou por todos, ao longo da história. Ele é o Deus que espera por nós, sempre (Francisco)

  • O dinamismo da conversão e da penitência foi maravilhosamente descrito por Jesus na parábola do filho pródigo, cujo centro é `o pai misericordioso´ (Lc 15,11-24): o deslumbramento duma liberdade ilusória e o abandono da casa paterna: (...) o arrependimento e a decisão de se declarar culpado diante do pai: o caminho do regresso: o acolhimento generoso por parte do pai: a alegria do pai: eis alguns dos aspetos próprios do processo de conversão (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.439)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico