A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 25 de março

Santo do dia 25 de março | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 25 de março: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Este homem, no Gólgota, "conseguiu", no último momento, obter o Paraíso de Jesus. A tradição chamou de "bom ladrão" para distingui-lo do outro malfeitor, crucificado ao lado de Jesus. No Evangelho apócrifo de Nicodemos, do século IV, é chamado "Dimas", padroeiro dos prisioneiros e moribundos.  
Quirino, tribuno romano, viveu entre os séculos III e IV. Sabe-se que se converteu ao cristianismo porque era o carcereiro dos Santos Alexandre, Evêncio e Teódulo. Ao ser também martirizado, suas relíquias foram levadas para Neuss, na Alemanha, de onde se difundiu seu culto, a partir do século XI.  
Ficando órfã, em tenra idade, Lúcia apegou-se ao Senhor que a encaminhou para o mosteiro de Santa Clara, em Montefiascone. Dedicando-se ao apostolado catequético, comprometeu-se em promover a educação das meninas pobres, fundando o Instituto das Mestras Pias Filippini. Lúcia faleceu em 1732.  

Calendário Litúrgico

25 de março: 25 de março: Anunciação do Senhor

Solenidade

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Is 7,10-14;8,10
Salmo Responsorial: Sl 39(40),7-8a.8b-9.10,11 (R. 8a.9a)
2ª Leitura: Hb 10,4-10
Evangelho: Lc 1,26-38

Cor Litúrgica: Branco

Reflexão

  • A que há de ser mãe de Deus confia em que sua virgindade há de permanecer sem detrimento. Por que ter dúvida desta nova forma de concepção, se promete-se que o Altíssimo porá em jogo seu poder? Sua fé e sua confiança ficam, ademais, confirmadas ao saber que Isabel há obtido também uma inesperada fecundidade: o que es capaz de fazer conceber a uma mulher estéril pode fazer o mesmo com uma mulher virgem (São Leão Magno)

  • O anjo vai embora, a missão permanece, e junto com ela madura a cercania interior de Deus (Bento XVI)

  • A Virgem Maria realiza, do modo mais perfeito, a obediência da fé. Na fé, Maria acolheu o anúncio e promessa trazidos pelo anjo Gabriel, acreditando que “a Deus nada é impossível” (Lc 1,37) e dando o seu assentimento: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) (...) (Catecismo da Igreja Católica, n° 148)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico