A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 5 de janeiro

Santo do dia 5 de janeiro | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 5 de janeiro: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Foi coroado Rei da Inglaterra em 1043. Muito amado pelo povo, Eduardo era um soberano de profunda oração, sereno e gentil: promoveu a paz e aboliu as taxas de guerra para ajudar os mais pobres. Construiu um mosteiro, que se tornou o primeiro núcleo da Abadia de Westminster.   
Sacerdote boêmio, viveu nos Estados Unidos (1811-1860). Desempenhou seu ministério entre os pobres e migrantes. Entrou para a Congregação dos Redentoristas e tornou-se Bispo de Filadélfia, onde construiu igrejas e escolas, sobretudo nas periferias. Escreveu um Catecismo para Jovens.  

Calendário Litúrgico

5 de janeiro: Epifania do Senhor

Solenidade

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Is 60,1-6
Salmo Responsorial: Sl 71(72),1-2.7-8.10-11.12-13 (R. cf. 11)
2ª Leitura: Ef 3,2-3a.5-6
Evangelho: Mt 2,1-12

Cor Litúrgica: Branco

Reflexão

  • Que todos os povos venham a se incorporar à família dos patriarcas (...). Que todas as nações, na pessoa dos três Magos, adorem ao Autor do universo (São Leão Magno)

  • O mistério do Natal se irradia sobre a terra, se espalhando em círculos concêntricos: a Sagrada Família de Nazaré, os pastores de Belém e, finalmente, os Magos, que constituem as primícias dos povos pagãos (Bento XVI)

  • A epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo. Juntamente com o batismo de Jesus no Jordão e com as bodas de Caná, ela celebra a adoração de Jesus pelos “magos” vindos do Oriente (Mt 2,1). Nesses “magos”, representantes das religiões pagãs de povos vizinhos, o Evangelho vê as primícias das nações que acolhem a Boa Nova da salvação pela Encarnação (...) (Catecismo da Igreja Católica, n° 528)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico