A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Calendário Litúrgico de segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Segunda-feira da 5ª semana do Tempo Comum

Memória

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Gn 1,1-19
Salmo Responsorial: Sl 103(104),1-2a.5-6.10 e 12.24 e 35c (R. 31b)
Evangelho: Mc 6,53-56

Cor Litúrgica: Branco

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Gn 1,1-19

Primeira Leitura (Gn 1,1-19)

Leitura do Livro do Gênesis

No princípio Deus criou o céu e a terra. 2 A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3 Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz se fez. 4 Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5 E à luz Deus chamou "dia" e às trevas, "noite". Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6 Deus disse: "Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras". 7 E Deus fez o firmamento, e separou as águas que estavam embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez. 8 Ao firmamento Deus chamou "céu". Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9 Deus Disse: "Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar e apareça o solo enxuto!" E assim se fez. 10 Ao solo enxuto Deus chamou "terra" e ao ajuntamento das águas, "mar". E Deus viu que era bom. 11 Deus disse: "A terra faça brotar vegetação e plantas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra". E assim se fez. 12 E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13 Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14 Deus disse: "Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite. Que sirvam de sinais para marcar as épocas os dias e os anos, 15 e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra". E assim se fez. 16 Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17 Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18 para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas. E Deus viu que era bom. 19 E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 103(104),1-2a.5-6.10 e 12.24 e 35c (R. 31b)

Responsório Sl 103(104),1-2a.5-6.10 e 12.24 e 35c (R. 31b)

- Alegre-se o Senhor em suas obras!

- Alegre-se o Senhor em suas obras!

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

- A terra vós firmastes em suas bases, ficará firme pelos séculos sem fim; os mares a cobriam como um manto, e as águas envolviam as montanhas.

- Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes que passam serpeando entre as montanhas; às suas margens vêm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto. 

- Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Bendize, ó minha alma, ao Senhor! 

Evangelho

Mc 6,53-56

Evangelho (Mc 6,53-56)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Jesus pregava a Boa-Nova, o reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 53 tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54 Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55 Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56 E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Cristo é tudo para nós. Se você é oprimido pela injustiça, Ele é justiça; se você precisar de ajuda, Ele é a força; se você tem medo da morte, Ele é vida; se você quer o céu, Ele é o caminho; se você está nas trevas, Ele é a luz (Santo Ambrósio de Milão)

  • Deus, depois de ter acabado a criação, não se “retirou”: ainda pode agir. Ele ainda é o Criador e, por isso, sempre tem a possibilidade de "intervir". Deus ainda é Deus! (Bento XVI)

  • Cristo convida os seus discípulos a continuarem com ele, cada um com sua cruz. Seguindo-o, adquirem uma nova visão sobre a doença e sobre os enfermos. Jesus os associa com sua vida pobre e humilde. Ele os faz participar do seu ministério de compaixão e cura (...) (Catecismo da Igreja Católica, n. 1.506)

  • Santo do Dia

    S. Escolástica virgem, irmã de S. Bento
    Irmã gêmea de São Bento, Escolástica foi a primeira monja beneditina, sempre devota ao irmão e fiel intérprete da sua Regra. Dedicou toda a sua vida à oração, à pobreza, à caridade e à obediência. Sua festa litúrgica é celebrada pela Igreja em 10 de fevereiro.   Leia tudo...
    Estes três mártires são, às vezes, acompanhados por Santo Irineu, que também morreu durante as perseguições de Diocleciano, entre os séculos III e IV. Foram sepultados em antigos cemitérios, ao longo da Via Labicana, em Roma. Seus restos mortais foram trasladados para a Basílica de Santa Praxedes.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Vésperas
    📅 Calendário Litúrgico