A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Calendário Litúrgico de terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Terça-feira da 5ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Gn 1,20-2,4a
Salmo Responsorial: Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R. 2a)
Evangelho: Mc 7,1-13

Cor Litúrgica: Verde

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Gn 1,20-2,4a

Primeira Leitura (Gn 1,20-2,4a)

Leitura do Livro do Gênesis

Deus disse: "Fervilhem as águas de seres animados de vida e voem pássaros sobre a terra, debaixo do firmamento do céu". 21 Deus criou os grandes monstros marinhos e todos os seres vivos que nadam, em multidão, nas águas, segundo as suas espécies, e todas as aves, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 22 E Deus os abençoou, dizendo: "Sede fecundos e multiplicai-vos e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra". 23 Houve uma tarde e uma manhã: quinto dia. 24 Deus disse: "Produza a terra seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais selvagens, segundo as suas espécies". E assim se fez. 25 Deus fez os animais selvagens, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies e todos os répteis do solo, segundo as suas espécies. E Deus viu que era bom. 26 Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra". 27 E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: "Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra". 29 E Deus disse: "Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento". E assim se fez. 31 E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia. 2,1 E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2 No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3 Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação. 4a Esta é a história do céu e da terra, quando foram criados.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R. 2a)

Responsório Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R. 2a)

- Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

- Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!

- Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?"

- Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes:

- As ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas. 

Evangelho

Mc 7,1-13

Evangelho (Mc 7,1-13)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Inclinai meu coração às vossas advertências e dai-me a vossa lei como um presente valioso!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5 Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: 'Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8 Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens". 9 E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10 Com efeito, Moisés ordenou: 'Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11 Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: 'O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus'. 12 E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13 Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Por vezes exibe-se uma aparência de virtude, sem qualquer interesse pela retidão interior. Quem ama a Deus fica feliz por Lhe poder agradar, porque o maior prémio que podemos desejar é o próprio amor (São Leão Magno)

  • Peçamos ao Senhor, por intercessão da Virgem Santa, que nos dê um coração puro, livre de toda a hipocrisia, para que assim sejamos capazes de viver segundo o espírito da lei e alcancemos o seu fim, que é o amor (Francisco)

  • O quarto mandamento lembra aos filhos adultos as suas responsabilidades para com os pais. Tanto quanto lhes for possível, devem prestar-lhes ajuda material e moral, nos anos da velhice e no tempo da doença, da solidão ou do desânimo. Jesus lembra este dever de gratidão (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.218)

  • Santo do Dia

    Nossa Senhora de Lourdes
    Recordamos, hoje, a primeira das aparições que a Virgem reservou a Bernadete Soubirous, uma jovem pastora de Lourdes, cidadã francesa dos Pireneus, que falava apenas o dialeto local. No lugar da aparição, surgiu o Santuário mariano mais importante da Europa, meta de peregrinações internacionais.   Leia tudo...
    A jovem Sotéria, de família nobre, mas de espírito humilde, dedicou sua vida às obras de caridade. Foi presa no ano 304, durante as perseguições de Diocleciano. Açoitada pelos algozes, ofereceu, com coragem, seu rosto, que foi espancado com ferocidade; foi decapitada, por não renegar à sua fé.  
    S. Gregório II, papa
    São Gregório, que foi Papa de 715 a 731, é recordado, sobretudo, pela evangelização dos povos nórdicos: conseguiu reconduzir os povos germânicos ao pontificado de Roma ao invés do Império do Oriente. Defensor do culto das imagens sagradas, dedicou-se muito em defesa das artes.  
    S. Pascoal I, papa
    Pascoal foi abade da Basílica de Santo Estêvão e o primeiro Papa a promover as missões nos países escandinavos de 817 a 824. Autor de inovadoras intervenções sociais, transferiu os restos mortais de muitos mártires das Catacumbas para as igrejas de Roma, a fim de facilitar a veneração popular.  

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico