A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Calendário Litúrgico de segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Segunda-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Gn 4,1-15.25
Salmo Responsorial: Sl 49(50),1 e 8.16bc-17.20-21 (R. 14a)
Evangelho: Mc 8,11-13

Cor Litúrgica: Verde

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Gn 4,1-15.25

Primeira Leitura (Gn 4,1-15.25)

Leitura do Livro do Gênesis

Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim, dizendo: "Gerei um homem com a ajuda do Senhor". 2 E deu também à luz Abel, irmão de Caim. Abel foi pastor de ovelhas e Caim, agricultor. 3 Aconteceu, tempos depois, que Caim ofereceu frutos da terra como sacrifício ao Senhor, 4 e Abel ofereceu primogênitos do seu rebanho, com sua gordura. O Senhor olhou para Abel e sua oferenda, 5 mas para Caim e sua oferenda não olhou. Caim encheu-se de cólera e seu rosto tornou-se abatido. 6 Então o Senhor perguntou a Caim: "Por que estás cheio de cólera e andas com o rosto abatido? 7 É verdade que, se fizeres o bem, andarás de cabeça erguida; mas se fizeres o mal, o pecado estará à porta, espreitando-te. Tu, porém, poderás dominá-lo". 8 Caim disse a seu irmão Abel: "Vamos ao campo". Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre o seu irmão Abel e matou-o. 9 E o Senhor perguntou a Caim: "Onde está o teu irmão Abel?" Ele respondeu: "Não sei. Acaso sou o guarda do meu irmão?" 10 O Senhor lhe disse: "Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão está clamando por mim, da terra. 11 Agora, pois, serás amaldiçoado pela terra que abriu a boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão! 12 Quando tu a cultivares, ela te negará seus frutos. E serás um fugitivo, vagando sobre a terra". 13 Caim disse ao Senhor: "Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14 Se, hoje, me expulsas desta terra, devo esconder-me de ti, tornando-me um fugitivo a vaguear sobre a terra; qualquer um que me encontrar, me matará". 15 E o Senhor lhe disse: "Não! mas aquele que matar Caim, será punido sete vezes!" O Senhor pôs, então, um sinal em Caim, para que ninguém, ao encontrá-lo, o matasse. 25 Adão conheceu de novo sua mulher. Ela deu à luz um filho, a quem chamou Set, dizendo: "O Senhor deu-me um outro descendente no lugar de Abel, que Caim matou".

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 49(50),1 e 8.16bc-17.20-21 (R. 14a)

Responsório Sl 49(50),1 e 8.16bc-17.20-21 (R. 14a)

- Imola a Deus um sacrifício de louvor!

- Imola a Deus um sacrifício de louvor!

- Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos;

- "Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

- Assentado, difamavas teu irmão, e ao filho de tua mãe injuriavas. Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos. 

Evangelho

Mc 8,11-13

Evangelho (Mc 8,11-13)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11 os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12 Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: "Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal". 13 E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Nestas três coisas se conhecerá que a tua boca está cheia em abundância de sabedoria ou de prudência: se confessares de palavra a tua própria iniquidade, se de tu boca sair a ação de graças e o louvor a Deus, e se de ela saem também palavras de edificação (São Bernardo)

  • ‘Se és Filho de Deus…’ - Deus é “provado” do mesmo modo que se prova uma mercadoria. A arrogância que quer converter Deus em um objeto e impor-Lhe as nossas condições experimentais de laboratório não pode encontrar Deus (Bento XVI)

  • Os sinais realizados por Jesus testemunham que o Pai O enviou (290). Convidam a crer n'Ele (291) (…). Apesar de os seus milagres serem tão evidentes, Jesus é rejeitado por alguns (295); chega mesmo a ser acusado de agir pelo poder dos demónios (296) (Catecismo da Igreja Católica, nº 548)

  • Santo do Dia

    SS. Sete Fundadores da Ordem dos Servitas de Nossa Senhora, entre os quais S. Aleixo Falconieri
    Também chamados septem viri ou septem frates, os Sete Santos foram os fundadores da Ordem dos Servos de Maria. Naturais de Florença, estes ricos mercantes, que viveram no século XIII, deixaram tudo para se dedicar à vida de oração e contemplação. Sua festa litúrgica ocorre no dia 17 de fevereiro.   Leia tudo...

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico