A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Evangelho de terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Calendário Litúrgico de terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Terça-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Gn 6,5-8;7,1-5.10
Salmo Responsorial: Sl 28(29),1a e 2.3ac-4.3b e 9b-10 (R. 11b)
Evangelho: Mc 8,14-21

Cor Litúrgica: Verde

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025: Leitura & Salmo Responsorial & Evangelho & Reflexão

1ª Leitura

Gn 6,5-8;7,1-5.10

Primeira Leitura (Gn 6,5-8;7,1-5.10)

Leitura do Livro do Gênesis

O Senhor viu que havia crescido a maldade do homem na terra, e como os projetos do seu coração tendiam sempre para o mal. 6 Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem na terra e ficou com o coração muito magoado, 7 e disse: "Vou exterminar da face da terra o homem que criei; e com ele, os animais, os répteis e até as aves do céu, pois estou arrependido de os ter feito!" 8 Mas Noé encontrou graça aos olhos do Senhor. 7,1 O Senhor disse a Noé: "Entra na arca com toda a tua família, pois tu és o único homem justo que vejo no meio desta geração. 2 De todos os animais puros toma sete casais, machos e fêmeas, e dos animais impuros, um casal, macho e fêmea. 3 Também das aves do céu tomarás sete casais, machos e fêmeas, para que suas espécies se conservem vivas sobre a face da terra. 4 Pois, dentro de sete dias, farei chover sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres vivos que fiz". 5 Noé fez tudo o que o Senhor lhe havia ordenado. 10 E, passados os sete dias, caíram sobre a terra as águas do dilúvio.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Salmo Responsorial

Sl 28(29),1a e 2.3ac-4.3b e 9b-10 (R. 11b)

Responsório Sl 28(29),1a e 2.3ac-4.3b e 9b-10 (R. 11b)

- Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

- Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

- Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento! 

- Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa.

- Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: "Glória!". É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre! 

Evangelho

Mc 8,14-21

Evangelho (Mc 8,14-21)

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.

- Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

- Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14 os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15 Então Jesus os advertiu: "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". 16 Os discípulos diziam entre si: "É porque não temos pão". 17 Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: "Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18 Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?" Eles responderam: "Doze". 20 Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: "Sete." 21 Jesus disse: "E vós ainda não compreendeis?"

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

  • Lançai então, de vocês o fermento ruim, velho e azedo, e tornai-os o novo, que é Jesus Cristo. Impregnai-vos do sal de Cristo, para que ninguém se corrompa entre vocês, porque pelo vosso cheiro seréis avaliados (Santo Inácio de Antioquia)

  • Jesus Cristo, denunciando o “fermento” de Herodes, desmascara uma das facetas da tentação pecaminosa: o aparecimento do realismo. É na hora de tomar decisões que surge a pergunta: o que é que realmente conta na minha vida? (Bento XVI)

  • Tal como o fermento na massa, a novidade do Reino deve levedar a terra com o Espírito de Cristo. Há-de manifestar-se pela instauração da justiça nas relações pessoais e sociais, económicas e internacionais, sem nunca esquecer que não há nenhuma estrutura justa sem homens que queiram ser justos (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.832)

  • Santo do Dia

    B. João de Fiesole (Fra Angélico), sacerdote dominicano
    O Beato Angélico, proclamado Padroeiro Universal dos Artistas, por João Paulo II, encontra-se entre os máximos pintores de todos os tempos. Este Frei Dominicano praticava a arte de pregar com o pincel o que contemplava na alma. O Beato Angélico é celebrado pela Igreja no dia 18 de fevereiro.    Leia tudo...

    Versículo do Dia

    Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)
    📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico