Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.
A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Aceitareis o verdadeiro sacrifíciono altar do coração arrependido.
Salmo 50(51)
Tende piedade, ó meu Deus!
Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).
–3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me!–4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa!
–5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, *o meu pecado está sempre à minha frente.–6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *e quanto é reto o julgamento que fazeis.–7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *e pecador já minha mãe me concebeu.
–8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *na intimidade me ensinais sabedoria.–9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *e mais branco do que a neve ficarei.
–10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *e exultarão estes meus ossos que esmagastes.–11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões!
–12 Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido.–13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
–14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso!–15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados.
–16 Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça!–17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor!
–18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *e, se oferto um holocausto, o rejeitais.–19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *não desprezeis um coração arrependido!
–20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *reconstruí Jerusalém e os seus muros!–21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *os holocaustos e oblações em vosso altar!
Ant. Aceitareis o verdadeiro sacrifíciono altar do coração arrependido.
Ant. 2 Será vitoriosa no Senhore gloriosa toda a raça de Israel.
Cântico Is 45,15-25
Todos os povos se converterão ao Senhor
Ao nome de Jesus todo o joelho se dobre (Fl 2,10).
–15 Senhor Deus de Israel, ó Salvador, *Deus escondido, realmente, sois, Senhor!=16 Todos aqueles que odeiam vosso nome, †como aqueles que fabricam os seus ídolos, *serão cobertos de vergonha e confusão.
–17 Quem salvou a Israel, foi o Senhor, *e é para sempre esta sua salvação.– E não sereis envergonhados e humilhados, *não o sereis eternamente pelos séculos!
–18 Assim fala o Senhor que fez os céus, *o mesmo Deus que fez a terra e a fixou,– e a criou não para ser como um deserto, *mas a formou para torná-la habitável:
= “Somente eu sou o Senhor, e não há outro! †19 Não falei às escondidas e em segredo, *nem falei de algum lugar em meio às trevas;– nem disse à descendência de Jacó: *‘Procurai-me e buscai-me inutilmente!’
– Eu, porém, sou o Senhor, falo a verdade *e anuncio a justiça e o direito!–20 Reuni-vos, vinde todos, achegai-vos, *pequeno resto que foi salvo entre as nações:
= como são loucos os que levam os seus ídolos †e os que oram a uma estátua de madeira, *a um deus que é incapaz de os salvar!–21 Apresentai as vossas provas e argumentos, *deliberai e consultai-vos uns aos outros:
– Quem predisse estas coisas no passado? *Quem revelou há tanto tempo tudo isso?= Não fui eu, o Senhor Deus, e nenhum outro? †Não existe outro Deus fora de mim! *Sou o Deus justo e Salvador, e não há outro!
–22 Voltai-vos para mim e sereis salvos, *homens todos dos confins de toda a terra!– Porque eu é que sou Deus e não há outro, *23 e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo!
– É verdade o que sai da minha boca, *minha palavra é palavra irrevogável!= Diante de mim se dobrará todo joelho, †e por meu nome hão de jurar todas as línguas: *24 ‘Só no Senhor está a justiça e a fortaleza!’
– Ao Senhor hão de voltar envergonhados *todos aqueles que o detestam e o renegam.–25 Mas será vitoriosa no Senhor *e gloriosa toda a raça de Israel”.
Ant. Será vitoriosa no Senhore gloriosa toda a raça de Israel.
Ant. 3 Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!
Salmo 99(100)
A alegria dos que entram no templo
O Senhor ordena aos que foram salvos que cantem o hino de vitória (Sto. Atanásio).
=2 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos!
=3 Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho.
=4 Entrai por suas portas dando graças, †e em seus átrios com hinos de louvor; *dai-lhe graças, seu nome bendizei!
=5 Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente!
Ant. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!
Leitura breve Is 52,13-15Ei-lo, o meu Servo será bem sucedido; sua ascensão será ao mais alto grau. Assim como muitos ficaram pasmados ao vê-lo – tão desfigurado ele estava que não parecia ser um homem ou ter aspecto humano – do mesmo modo ele espalhará sua fama entre os povos. Diante dele os reis se manterão em silêncio, vendo algo que nunca lhes foi narrado e conhecendo coisas que jamais ouviram.Responsório breveR. Ele não tinha aparência ou beleza,* Por suas chagas nós fomos curados. R. Ele não tinha.V. Carregou sobre si nossas culpas. * Por suas chagas.Glória ao Pai. R. Ele não tinha.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Ant. Boas obras sem conta eu vos fiz;por qual delas quereis me apedrejar?
PrecesDemos graças a Cristo nosso Senhor que, morrendo na cruz, nos deu a vida; e de coração lhe peçamos:R. Pela vossa morte, Senhor, fazei-nos viver!Cristo nosso Mestre e Salvador, que nos ensinastes a vossa verdade, e nos renovastes pela vossa gloriosa Paixão,– não nos deixeis cair na infidelidade do pecado.R.Ensinai-nos a praticar a abstinência,– para socorrer com nossos bens os irmãos necessitados.R.Dai-nos a graça de viver santamente este dia de penitência quaresmal,– e consagrá-lo a vós com obras de caridade fraterna.R.Corrigi, Senhor, as nossas vontades rebeldes,– e dai-nos um coração generoso e agradecido.R.(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços do pecado que em nossa fraqueza cometemos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Salmo 118(119),25-32
IV (Daleth)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Ao entrar no mundo, afirma: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7).
–25 A minha alma está prostrada na poeira, *vossa palavra me devolva a minha vida!–26 Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, *ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
–27 Fazei-me conhecer vossos caminhos, *e então meditarei vossos prodígios!–28 A minha alma chora e geme de tristeza, *vossa palavra me console e reanime!
–29 Afastai-me do caminho da mentira *e dai-me a vossa lei como um presente!–30 Escolhi seguir a trilha da verdade, *diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
–31 De coração quero apegar-me à vossa lei; *ó Senhor, não me deixeis desiludido!–32 De vossos mandamentos corro a estrada, *porque vós me dilatais o coração.
Salmo 25(26)
Prece confiante do inocente
Em Cristo, Deus nos escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis (Ef 1,4).
–1 Fazei justiça, ó Senhor: sou inocente, *e confiando no Senhor não vacilei.–2 Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, *sondai meu coração e o meu íntimo!
–3 Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; *vossa verdade escolhi por meu caminho.–4 Não me assento com os homens mentirosos, *e não quero associar-me aos impostores;–5 eu detesto a companhia dos malvados, *e com os ímpios não desejo reunir-me.
–6 Eis que lavo minhas mãos como inocente *e caminho ao redor de vosso altar,–7 celebrando em alta voz vosso louvor, *e as vossas maravilhas proclamando.–8 Senhor, eu amo a casa onde habitais *e o lugar em que reside a vossa glória.
–9 Não junteis a minha alma à dos malvados, *nem minha vida à dos homens sanguinários;–10 eles têm as suas mãos cheias de crime; *sua direita está repleta de suborno.
–11 Eu, porém, vou caminhando na inocência; *libertai-me, ó Senhor, tende piedade!–12 Está firme o meu pé na estrada certa; *ao Senhor eu bendirei nas assembléias.
Salmo 27(28),1-3.6-9
Súplica e ação de graças
Pai, eu te dou graças, porque me ouviste (Jo 11,41).
–1 A vós eu clamo, ó Senhor, ó meu rochedo, *não fiqueis surdo à minha voz!– Se não me ouvirdes, eu terei a triste sorte *dos que descem ao sepulcro!
–2 Escutai o meu clamor, a minha súplica, *quando eu grito para vós;– quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos *para o vosso santuário.
–3 Não deixeis que eu pereça com os malvados, *com quem faz a iniqüidade;– eles falam sobre paz com o seu próximo, *mas têm o mal no coração.
–6 Bendito seja o Senhor, porque ouviu *o clamor da minha súplica!–7 Minha força e escudo é o Senhor; *meu coração nele confia.– Ele ajudou-me e alegrou meu coração; *eu canto em festa o seu louvor.
–8 O Senhor é a fortaleza do seu povo *e a salvação do seu Ungido.–9 Salvai o vosso povo e libertai-o; *abençoai a vossa herança!– Sede vós o seu pastor e o seu guia *pelos séculos eternos!
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Leitura breve Is 53,2-3Diante do Senhor ele cresceu como renovo de planta ou como raiz em terra seca. Não tinha beleza nem atrativo para o olharmos, não tinha aparência que nos agradasse. Era desprezado como o último dos mortais, homem coberto de dores, cheio de sofrimentos; passando por ele, tapávamos o rosto; tão desprezível era, não fazíamos caso dele.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços do pecado que em nossa fraqueza cometemos. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 118(119),25-32
IV (Daleth)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Ao entrar no mundo, afirma: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7).
–25 A minha alma está prostrada na poeira, *vossa palavra me devolva a minha vida!–26 Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, *ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
–27 Fazei-me conhecer vossos caminhos, *e então meditarei vossos prodígios!–28 A minha alma chora e geme de tristeza, *vossa palavra me console e reanime!
–29 Afastai-me do caminho da mentira *e dai-me a vossa lei como um presente!–30 Escolhi seguir a trilha da verdade, *diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
–31 De coração quero apegar-me à vossa lei; *ó Senhor, não me deixeis desiludido!–32 De vossos mandamentos corro a estrada, *porque vós me dilatais o coração.
Salmo 25(26)
Prece confiante do inocente
Em Cristo, Deus nos escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis (Ef 1,4).
–1 Fazei justiça, ó Senhor: sou inocente, *e confiando no Senhor não vacilei.–2 Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, *sondai meu coração e o meu íntimo!
–3 Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; *vossa verdade escolhi por meu caminho.–4 Não me assento com os homens mentirosos, *e não quero associar-me aos impostores;–5 eu detesto a companhia dos malvados, *e com os ímpios não desejo reunir-me.
–6 Eis que lavo minhas mãos como inocente *e caminho ao redor de vosso altar,–7 celebrando em alta voz vosso louvor, *e as vossas maravilhas proclamando.–8 Senhor, eu amo a casa onde habitais *e o lugar em que reside a vossa glória.
–9 Não junteis a minha alma à dos malvados, *nem minha vida à dos homens sanguinários;–10 eles têm as suas mãos cheias de crime; *sua direita está repleta de suborno.
–11 Eu, porém, vou caminhando na inocência; *libertai-me, ó Senhor, tende piedade!–12 Está firme o meu pé na estrada certa; *ao Senhor eu bendirei nas assembléias.
Salmo 27(28),1-3.6-9
Súplica e ação de graças
Pai, eu te dou graças, porque me ouviste (Jo 11,41).
–1 A vós eu clamo, ó Senhor, ó meu rochedo, *não fiqueis surdo à minha voz!– Se não me ouvirdes, eu terei a triste sorte *dos que descem ao sepulcro!
–2 Escutai o meu clamor, a minha súplica, *quando eu grito para vós;– quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos *para o vosso santuário.
–3 Não deixeis que eu pereça com os malvados, *com quem faz a iniqüidade;– eles falam sobre paz com o seu próximo, *mas têm o mal no coração.
–6 Bendito seja o Senhor, porque ouviu *o clamor da minha súplica!–7 Minha força e escudo é o Senhor; *meu coração nele confia.– Ele ajudou-me e alegrou meu coração; *eu canto em festa o seu louvor.
–8 O Senhor é a fortaleza do seu povo *e a salvação do seu Ungido.–9 Salvai o vosso povo e libertai-o; *abençoai a vossa herança!– Sede vós o seu pastor e o seu guia *pelos séculos eternos!
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Leitura breve Is 53,4-5
A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores; e nós pensávamos fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado! Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura.V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços do pecado que em nossa fraqueza cometemos. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Salmo 118(119),25-32
IV (Daleth)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Ao entrar no mundo, afirma: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade (Hb 10,5.7).
–25 A minha alma está prostrada na poeira, *vossa palavra me devolva a minha vida!–26 Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, *ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!
–27 Fazei-me conhecer vossos caminhos, *e então meditarei vossos prodígios!–28 A minha alma chora e geme de tristeza, *vossa palavra me console e reanime!
–29 Afastai-me do caminho da mentira *e dai-me a vossa lei como um presente!–30 Escolhi seguir a trilha da verdade, *diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
–31 De coração quero apegar-me à vossa lei; *ó Senhor, não me deixeis desiludido!–32 De vossos mandamentos corro a estrada, *porque vós me dilatais o coração.
Salmo 25(26)
Prece confiante do inocente
Em Cristo, Deus nos escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis (Ef 1,4).
–1 Fazei justiça, ó Senhor: sou inocente, *e confiando no Senhor não vacilei.–2 Provai-me, ó Senhor, e examinai-me, *sondai meu coração e o meu íntimo!
–3 Pois tenho sempre vosso amor ante meus olhos; *vossa verdade escolhi por meu caminho.–4 Não me assento com os homens mentirosos, *e não quero associar-me aos impostores;–5 eu detesto a companhia dos malvados, *e com os ímpios não desejo reunir-me.
–6 Eis que lavo minhas mãos como inocente *e caminho ao redor de vosso altar,–7 celebrando em alta voz vosso louvor, *e as vossas maravilhas proclamando.–8 Senhor, eu amo a casa onde habitais *e o lugar em que reside a vossa glória.
–9 Não junteis a minha alma à dos malvados, *nem minha vida à dos homens sanguinários;–10 eles têm as suas mãos cheias de crime; *sua direita está repleta de suborno.
–11 Eu, porém, vou caminhando na inocência; *libertai-me, ó Senhor, tende piedade!–12 Está firme o meu pé na estrada certa; *ao Senhor eu bendirei nas assembléias.
Salmo 27(28),1-3.6-9
Súplica e ação de graças
Pai, eu te dou graças, porque me ouviste (Jo 11,41).
–1 A vós eu clamo, ó Senhor, ó meu rochedo, *não fiqueis surdo à minha voz!– Se não me ouvirdes, eu terei a triste sorte *dos que descem ao sepulcro!
–2 Escutai o meu clamor, a minha súplica, *quando eu grito para vós;– quando eu elevo, ó Senhor, as minhas mãos *para o vosso santuário.
–3 Não deixeis que eu pereça com os malvados, *com quem faz a iniqüidade;– eles falam sobre paz com o seu próximo, *mas têm o mal no coração.
–6 Bendito seja o Senhor, porque ouviu *o clamor da minha súplica!–7 Minha força e escudo é o Senhor; *meu coração nele confia.– Ele ajudou-me e alegrou meu coração; *eu canto em festa o seu louvor.
–8 O Senhor é a fortaleza do seu povo *e a salvação do seu Ungido.–9 Salvai o vosso povo e libertai-o; *abençoai a vossa herança!– Sede vós o seu pastor e o seu guia *pelos séculos eternos!
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Leitura breve Is 53,6-7
Todos nós vagávamos como ovelhas desgarradas, cada qual seguindo seu caminho; e o Senhor fez recair sobre ele o pecado de todos nós. Foi maltratado, e submeteu-se, não abriu a boca; como cordeiro levado ao matadouro ou como ovelha diante dos que a tosquiam, ele não abriu a boca.V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços do pecado que em nossa fraqueza cometemos. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis.da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!
Salmo 40(41)
Prece de um enfermo
Um de vós, que come comigo, vai me trair (Mc 14,18).
–2 Feliz de quem pensa no pobre e no fraco: *o Senhor o liberta no dia do mal!=3 O Senhor vai guardá-lo e salvar sua vida, †o Senhor vai torná-lo feliz sobre a terra, *e não vai entregá-lo à mercê do inimigo.
–4 Deus irá ampará-lo em seu leito de dor, *e lhe vai transformar a doença em vigor.–5 Eu digo: “Meu Deus, tende pena de mim, *curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!”
–6 O meu inimigo me diz com maldade: *“Quando há de morrer e extinguir-se o seu nome?”=7 Se alguém me visita, é com dupla intenção: †recolhe más notícias no seu coração, *e, apenas saindo, ele corre a espalhá-las.
–8 Vaticinam desgraças os meus inimigos, *reunidos, sussurram o mal contra mim:–9 “Uma peste incurável caiu sobre ele, *e do leito em que jaz nunca mais se erguerá!”–10 Até mesmo o amigo em quem mais confiava, *que comia o meu pão, me calcou sob os pés.
–11 Vós ao menos, Senhor, tende pena de mim, *levantai-me: que eu possa pagar-lhes o mal.–12 Eu, então, saberei que vós sois meu amigo, *porque não triunfou sobre mim o inimigo.–13 Vós, porém, me havereis de guardar são e salvo *e me pôr para sempre na vossa presença.
–14 Bendito o Senhor, que é Deus de Israel, *desde sempre, agora e sempre. Amém!
Ant. Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!
Ant. 2 Conosco está o Senhor do universo!O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
Salmo 45(46)
O Senhor é refúgio e vigor
Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1,23).
–2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, *sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;–3 assim não tememos, se a terra estremece, *se os montes desabam, caindo nos mares,–4 se as águas trovejam e as ondas se agitam, *se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:
–5 Os braços de um rio vêm trazer alegria *à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.–6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.–7 Os povos se agitam, os reinos desabam; *troveja sua voz e a terra estremece.
–8 Conosco está o Senhor do universo! *O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
–9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *e a obra estupenda que fez no universo:= reprime as guerras na face da terra, †10 ele quebra os arcos, as lanças destrói, *e queima no fogo os escudos e as armas:–11 “Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus, *que domino as nações, que domino a terra!”
–12 Conosco está o Senhor do universo! *O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
Ant. Conosco está o Senhor do universo!O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
Ant. 3 Os povos virão adorar-vos, Senhor.
Cântico Ap 15,3-4
Hino de adoração
–3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *ó Senhor e nosso Deus onipotente!– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *ó Rei dos povos todos do universo!
(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)
=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †e quem não honraria o vosso nome? *Pois somente vós, Senhor, é que sois santo!
(R.)
= As nações todas hão de vir perante vós, †e prostradas haverão de adorar-vos, *pois vossas justas decisões são manifestas!
(R.)
Ant. Os povos virão adorar-vos, Senhor.
Leitura breve 1Pd 2,21b-24Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados.Responsório breveR. Foi levado como ovelha ao matadouro;e, maltratado, não abriu a sua boca.* De sua linhagem quem dela cogitou? R. Foi levado.V. Da terra dos viventes foi cortado,por causa da revolta do seu povo. * De sua linhagem.Glória ao Pai. R. Foi levado.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant. Se não credes em mim, crede, então, nestas obrasque, em nome de Deus, realizo entre vós.
PrecesElevemos nossas súplicas ao Senhor Jesus Cristo, que nos santificou com o seu sangue; e digamos:R. Senhor, tende compaixão do vosso povo!Jesus, Redentor nosso, pelos méritos da vossa Paixão, dai aos vossos fiéis o espírito de penitência, sustentai-os no combate contra o mal e reavivai a sua esperança,– para que se disponham para celebrar mais santamente a vossa Ressurreição.R.Fazei que os cristãos, exercendo sua missão profética, anunciem por toda parte o Evangelho do Reino,– e o confirmem com seu testemunho de fé, esperança e caridade.R.Confortai os aflitos com a força do vosso amor,– e fazei que saibamos consolá-los com nossa solicitude fraterna.R.Ensinai-nos a levar nossa cruz em união com os vossos sofrimentos,– para que manifestemos em nós mesmos a vossa salvação.R.(intenções livres)Autor da vida, lembrai-vos daqueles que partiram deste mundo,– e concedei-lhes a glória da ressurreição.
Pai nosso.
Oração
Perdoai, ó Deus, nós vos pedimos, as culpas do vosso povo. E, na vossa bondade, desfazei os laços do pecado que em nossa fraqueza cometemos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.