Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.
A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
Salmo 50(51)
Tende piedade, ó meu Deus!
Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24).
–3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me!–4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa!
–5 Eu reconheço toda a minha iniquidade, *o meu pecado está sempre à minha frente.–6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, *e quanto é reto o julgamento que fazeis.–7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade *e pecador já minha mãe me concebeu.
–8 Mas vós amais os corações que são sinceros, *na intimidade me ensinais sabedoria.–9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *e mais branco do que a neve ficarei.
–10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, *e exultarão estes meus ossos que esmagastes.–11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões!
–12 Criai em mim um coração que seja puro, *dai-me de novo um espírito decidido.–13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, *nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
–14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo *e confirmai-me com espírito generoso!–15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, *e para vós se voltarão os transviados.
–16 Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça!–17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, *e minha boca anunciará vosso louvor!
–18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, *e, se oferto um holocausto, o rejeitais.–19 Meu sacrifício é minha alma penitente, *não desprezeis um coração arrependido!
–20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, *reconstruí Jerusalém e os seus muros!–21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, *os holocaustos e oblações em vosso altar!
Ant. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido.
Ant. 2 Ó Senhor, mesmo na cólera, lembrai-vosde ter misericórdia.
Cântico Hab 3, 2-4.13a.15-19
Deus há de vir para julgar
Erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima (Lc 21,28).
–2 Eu ouvi vossa mensagem, ó Senhor, *e enchi-me de temor.– Manifestai a vossa obra pelos tempos *e tornai-a conhecida.
– Ó Senhor, mesmo na cólera, lembrai-vos *de ter misericórdia!–3 Deus virá lá das montanhas de Temã, *e o Santo, de Farã.
– O céu se enche com a sua majestade, *e a terra, com sua glória.–4 Seu esplendor é fulgurante como o sol, *saem raios de suas mãos.
– Nelas se oculta o seu poder como num véu, *seu poder vitorioso.–13 Para salvar o vosso povo vós saístes, *para salvar o vosso Ungido.
–15 E lançastes pelo mar vossos cavalos *no turbilhão das grandes águas.–16 Ao ouvi-lo estremeceram-me as entranhas *e tremeram os meus lábios.
– A cárie penetrou-me até os ossos, *e meus passos vacilaram.– Confiante espero o dia da aflição, *que virá contra o opressor.
–17 Ainda que a figueira não floresça *nem a vinha dê seus frutos,– a oliveira não dê mais o seu azeite, *nem os campos, a comida;
– mesmo que faltem as ovelhas nos apriscos *e o gado nos currais:–18 mesmo assim eu me alegro no Senhor, *exulto em Deus, meu Salvador!
–19 O meu Deus e meu Senhor é minha força *e me faz ágil como a corça;– para as alturas me conduz com segurança *ao cântico de salmos.
Ant. Ó Senhor, mesmo na cólera, lembrai-vosde ter misericórdia.
Ant. 3 Glorifica o Senhor, Jerusalém;ó Sião, canta louvores ao teu Deus! †
Salmo 147(147 B)
Restauração de Jerusalém
Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro! (Ap 21,9).
–12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! *Ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
–13 † Pois reforçou com segurança as tuas portas, *e os teus filhos em teu seio abençoou;–14 a paz em teus limites garantiu *e te dá como alimento a flor do trigo.
–15 Ele envia suas ordens para a terra, *e a palavra que ele diz corre veloz;–16 ele faz cair a neve como lã *e espalha a geada como cinza. –
–17 Como de pão lança as migalhas do granizo, *a seu frio as águas ficam congeladas.–18 Ele envia sua palavra e as derrete, *sopra o vento e de novo as águas correm.
–19 Anuncia a Jacó sua palavra, *seus preceitos e suas leis a Israel.–20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, *a nenhum outro revelou os seus preceitos.
Ant. Glorifica o Senhor, Jerusalém;ó Sião, canta louvores ao teu Deus!
Leitura breve Is 53,11b-12Meu Servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas. Por isso, compartilharei com ele multidões e ele repartirá suas riquezas com os valentes seguidores, pois entregou o corpo à morte, sendo contado como um malfeitor; ele, na verdade, resgatava o pecado de todos e intercedia em favor dos pecadores.Responsório breveR. Vós nos resgatastes, ó Senhor,* Para Deus o vosso sangue nos remiu. R. Vós nos.V. Dentre todas as tribos e línguas,dentre os povos da terra e nações. * Para Deus.Glória ao Pai. R. Vós nos.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,
–70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam.
–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz.
Ant. O Senhor acabará com os malvadose a outros sua vinha entregará,que lhe dêem os seus frutos a seu tempo.
PrecesImploremos a Cristo Salvador, que nos remiu por sua morte e ressurreição e digamos:R. Senhor, tende piedade de nós! Vós, que subistes a Jerusalém para sofrer a Paixão, e assim entrar na glória,– conduzi vossa Igreja à Páscoa da eternidade. R.
Vós, que, elevado na cruz, deixastes a lança do soldado vos traspassar,– curai as nossas feridas. R.Vós, que transformastes o madeiro da cruz em árvore da vida,– concedei os frutos dessa árvore aos que renasceram pelo batismo. R.Vós, que, pregado na cruz, perdoastes o ladrão arrependido,– perdoai-nos também a nós pecadores. R.
(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
Salmodia
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Salmo 118(119),73-80
X (Iod)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita a tua vontade! (Mt 26,42).
–73 Vossas mãos me modelaram, me fizeram, *fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei!–74 Vossos fiéis hão de me ver com alegria, *pois nas palavras que dissestes esperei.
–75 Sei que os vossos julgamentos são corretos, *e com justiça me provastes, ó Senhor!–76 Vosso amor seja um consolo para mim, *conforme a vosso servo prometestes.
–77 Venha a mim o vosso amor e viverei, *porque tenho em vossa lei o meu prazer!–78 Humilhação para os soberbos que me oprimem! *Eu, porém, meditarei vossos preceitos.
–79 Que se voltem para mim os que vos temem *e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança!–80 Meu coração seja perfeito em vossa lei, *e não serei, de modo algum, envergonhado!
Salmo 58(59),2-5.10-11.17-18
Oração do justo perseguido
Estas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai (Eusébio de Cesaréia).
–2 Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, *e protegei-me contra os meus perseguidores!–3 Libertai-me dos obreiros da maldade, *defendei-me desses homens sanguinários!
–4 Eis que ficam espreitando a minha vida, *poderosos armam tramas contra mim.=5 Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime; †eles investem contra mim sem eu ter culpa: *despertai e vinde logo ao meu encontro!
=10 Minha força, é a vós que me dirijo, †porque sois o meu refúgio e proteção, *11 Deus clemente e compassivo, meu amor!– Deus virá com seu amor ao meu encontro, *e hei de ver meus inimigos humilhados.
–17 Eu, então, hei de cantar vosso poder, *e de manhã celebrarei vossa bondade,– porque fostes para mim o meu abrigo, *o meu refúgio no dia da aflição.
=18 Minha força, cantarei vossos louvores, †porque sois o meu refúgio e proteção, *Deus clemente e compassivo, meu amor!
Salmo 59(60)
Oração depois de uma derrota
No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo! (Jo 16,33).
=3 Rejeitastes, ó Deus, vosso povo †e arrasastes as nossas fileiras; *vós estáveis irado: voltai-vos!–4 Abalastes, partistes a terra, *reparai suas brechas, pois treme.
–5 Duramente provastes o povo, *e um vinho atordoante nos destes.–6 Aos fiéis um sinal indicastes, *e os pusestes a salvo das flechas.–7 Sejam livres os vossos amados, *vossa mão nos ajude: ouvi-nos!
=8 Deus falou em seu santo lugar: †“Exultarei, repartindo Siquém, *e o vale em Sucot medirei.=9 Galaad, Manassés me pertencem, †Efraim é o meu capacete, *e Judá, o meu cetro real.
=10 É Moab minha bacia de banho, †sobre Edom eu porei meu calçado, *vencerei a nação Filistéia!”
–11 Quem me leva à cidade segura, *e a Edom quem me vai conduzir,–12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *e não mais conduzis nossas tropas?
– Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; *nada vale o socorro dos homens!–13 Mas com Deus nós faremos proezas, *e ele vai esmagar o opressor.
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão e de salvação.
Leitura breve Is 55,3Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 118(119),73-80
X (Iod)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita a tua vontade! (Mt 26,42).
–73 Vossas mãos me modelaram, me fizeram, *fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei!–74 Vossos fiéis hão de me ver com alegria, *pois nas palavras que dissestes esperei.
–75 Sei que os vossos julgamentos são corretos, *e com justiça me provastes, ó Senhor!–76 Vosso amor seja um consolo para mim, *conforme a vosso servo prometestes.
–77 Venha a mim o vosso amor e viverei, *porque tenho em vossa lei o meu prazer!–78 Humilhação para os soberbos que me oprimem! *Eu, porém, meditarei vossos preceitos.
–79 Que se voltem para mim os que vos temem *e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança!–80 Meu coração seja perfeito em vossa lei, *e não serei, de modo algum, envergonhado!
Salmo 58(59),2-5.10-11.17-18
Oração do justo perseguido
Estas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai (Eusébio de Cesaréia).
–2 Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, *e protegei-me contra os meus perseguidores!–3 Libertai-me dos obreiros da maldade, *defendei-me desses homens sanguinários!
–4 Eis que ficam espreitando a minha vida, *poderosos armam tramas contra mim.=5 Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime; †eles investem contra mim sem eu ter culpa: *despertai e vinde logo ao meu encontro!
=10 Minha força, é a vós que me dirijo, †porque sois o meu refúgio e proteção, *11 Deus clemente e compassivo, meu amor!– Deus virá com seu amor ao meu encontro, *e hei de ver meus inimigos humilhados.
–17 Eu, então, hei de cantar vosso poder, *e de manhã celebrarei vossa bondade,– porque fostes para mim o meu abrigo, *o meu refúgio no dia da aflição.
=18 Minha força, cantarei vossos louvores, †porque sois o meu refúgio e proteção, *Deus clemente e compassivo, meu amor!
Salmo 59(60)
Oração depois de uma derrota
No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo! (Jo 16,33).
=3 Rejeitastes, ó Deus, vosso povo †e arrasastes as nossas fileiras; *vós estáveis irado: voltai-vos!–4 Abalastes, partistes a terra, *reparai suas brechas, pois treme.
–5 Duramente provastes o povo, *e um vinho atordoante nos destes.–6 Aos fiéis um sinal indicastes, *e os pusestes a salvo das flechas.–7 Sejam livres os vossos amados, *vossa mão nos ajude: ouvi-nos!
=8 Deus falou em seu santo lugar: †“Exultarei, repartindo Siquém, *e o vale em Sucot medirei.=9 Galaad, Manassés me pertencem, †Efraim é o meu capacete, *e Judá, o meu cetro real.
=10 É Moab minha bacia de banho, †sobre Edom eu porei meu calçado, *vencerei a nação Filistéia!”
–11 Quem me leva à cidade segura, *e a Edom quem me vai conduzir,–12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *e não mais conduzis nossas tropas?
– Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; *nada vale o socorro dos homens!–13 Mas com Deus nós faremos proezas, *e ele vai esmagar o opressor.
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Leitura breve Cf. Jr 3,12b-14aVoltai, é o Senhor que chama, não desviarei de vós minha face, porque eu sou misericordioso, não estarei irado para sempre. Convertei-vos, filhos, que vos tendes afastado de mim, diz o Senhor.
V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Salmo 118(119),73-80
X (Iod)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, seja feita a tua vontade! (Mt 26,42).
–73 Vossas mãos me modelaram, me fizeram, *fazei-me sábio e aprenderei a vossa lei!–74 Vossos fiéis hão de me ver com alegria, *pois nas palavras que dissestes esperei.
–75 Sei que os vossos julgamentos são corretos, *e com justiça me provastes, ó Senhor!–76 Vosso amor seja um consolo para mim, *conforme a vosso servo prometestes.
–77 Venha a mim o vosso amor e viverei, *porque tenho em vossa lei o meu prazer!–78 Humilhação para os soberbos que me oprimem! *Eu, porém, meditarei vossos preceitos.
–79 Que se voltem para mim os que vos temem *e conhecem, ó Senhor, vossa Aliança!–80 Meu coração seja perfeito em vossa lei, *e não serei, de modo algum, envergonhado!
Salmo 58(59),2-5.10-11.17-18
Oração do justo perseguido
Estas palavras ensinam a todos o amor filial do Salvador para com seu Pai (Eusébio de Cesaréia).
–2 Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, *e protegei-me contra os meus perseguidores!–3 Libertai-me dos obreiros da maldade, *defendei-me desses homens sanguinários!
–4 Eis que ficam espreitando a minha vida, *poderosos armam tramas contra mim.=5 Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime; †eles investem contra mim sem eu ter culpa: *despertai e vinde logo ao meu encontro!
=10 Minha força, é a vós que me dirijo, †porque sois o meu refúgio e proteção, *11 Deus clemente e compassivo, meu amor!– Deus virá com seu amor ao meu encontro, *e hei de ver meus inimigos humilhados.
–17 Eu, então, hei de cantar vosso poder, *e de manhã celebrarei vossa bondade,– porque fostes para mim o meu abrigo, *o meu refúgio no dia da aflição.
=18 Minha força, cantarei vossos louvores, †porque sois o meu refúgio e proteção, *Deus clemente e compassivo, meu amor!
Salmo 59(60)
Oração depois de uma derrota
No mundo tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo! (Jo 16,33).
=3 Rejeitastes, ó Deus, vosso povo †e arrasastes as nossas fileiras; *vós estáveis irado: voltai-vos!–4 Abalastes, partistes a terra, *reparai suas brechas, pois treme.
–5 Duramente provastes o povo, *e um vinho atordoante nos destes.–6 Aos fiéis um sinal indicastes, *e os pusestes a salvo das flechas.–7 Sejam livres os vossos amados, *vossa mão nos ajude: ouvi-nos!
=8 Deus falou em seu santo lugar: †“Exultarei, repartindo Siquém, *e o vale em Sucot medirei.=9 Galaad, Manassés me pertencem, †Efraim é o meu capacete, *e Judá, o meu cetro real.
=10 É Moab minha bacia de banho, †sobre Edom eu porei meu calçado, *vencerei a nação Filistéia!”
–11 Quem me leva à cidade segura, *e a Edom quem me vai conduzir,–12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *e não mais conduzis nossas tropas?
– Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia; *nada vale o socorro dos homens!–13 Mas com Deus nós faremos proezas, *e ele vai esmagar o opressor.
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força
Leitura breve Tg 1,27A religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo.
V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Libertai minha vida da morte,e meus pés do tropeço, Senhor!
Salmo 114(116 A)
Ação de graças
É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus (At 14,22).
–1 Eu amo o Senhor, porque ouve *o grito da minha oração.–2 Inclinou para mim seu ouvido, *no dia em que eu o invoquei.
–3 Prendiam-me as cordas da morte, *apertavam-me os laços do abismo;= invadiam-me angústia e tristeza: †4 eu então invoquei o Senhor: *“Salvai, ó Senhor, minha vida!”
–5 O Senhor é justiça e bondade, *nosso Deus é amor-compaixão.–6 É o Senhor quem defende os humildes: *eu estava oprimido, e salvou-me.–7 Ó minh’alma, retorna à tua paz, *o Senhor é quem cuida de ti!
=8 Libertou minha vida da morte, †enxugou de meus olhos o pranto *e livrou os meus pés do tropeço.–9 Andarei na presença de Deus, *junto a ele na terra dos vivos.
Ant. Libertai minha vida da morte,e meus pés do tropeço, Senhor!
Ant. 2 Do Senhor é que me vem o meu socorro,do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Salmo 120(121)
Deus protetor de seu povo
Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente (Ap 7,16).
–1 Eu levanto os meus olhos para os montes: *de onde pode vir o meu socorro?–2 “Do Senhor é que me vem o meu socorro, *do Senhor que fez o céu e fez a terra!”
–3 Ele não deixa tropeçarem os meus pés, *e não dorme quem te guarda e te vigia.–4 Oh! não! ele não dorme nem cochila, *aquele que é o guarda de Israel!
–5 O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, *é uma sombra protetora à tua direita.–6 Não vai ferir-te o sol durante o dia, *nem a lua através de toda a noite.
–7 O Senhor te guardará de todo o mal, *ele mesmo vai cuidar da tua vida!–8 Deus te guarda na partida e na chegada. *Ele te guarda desde agora e para sempre!
Ant. Do Senhor é que me vem o meu socorro,do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Ant. 3 Vossos caminhos são verdade, são justiça,ó Rei dos povos todos do universo!
Cântico Ap 15,3-4
Hino de adoração
–3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *ó Senhor e nosso Deus onipotente!– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *ó Rei dos povos todos do universo!
(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)
=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †e quem não honraria o vosso nome? *Pois somente vós, Senhor, é que sois santo!
(R.)
= As nações todas hão de vir perante vós, †e prostradas haverão de adorar-vos, *pois vossas justas decisões são manifestas!
(R.)
Ant. Vossos caminhos são verdade, são justiça,ó Rei dos povos todos do universo!
Leitura breve Tg 5,16.19-20Confessai uns aos outros os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder. Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir, saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.Responsório breveR. Curai-me, Senhor, ó Deus santo,* Pois pequei contra vós. R. Curai-me.V. Tende piedade de mim, renovai-me! * Pois pequei.Glória ao Pai. R. Curai-me.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador; –48 pois ele viu a pequenez de sua serva, * desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
–49 O Poderoso fez por mim maravilhas * e Santo é o seu nome! –50 Seu amor, de geração em geração, * chega a todos que o respeitam;
–51 demonstrou o poder de seu braço, * dispersou os orgulhosos; –52 derrubou os poderosos de seus tronos * e os humildes exaltou;
–53 De bens saciou os famintos, * e despediu, sem nada, os ricos. –54 Acolheu Israel, seu servidor, * fiel ao seu amor,
–55 como havia prometido aos nossos pais, * em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
= Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito, *pelos séculos dos séculos. Amém.
Ant. Procuravam prender a Jesus;não o fizeram por medo do povo,que o tinha por grande Profeta.
PrecesAdoremos o Salvador do gênero humano, que morrendo destruiu a morte e ressuscitando renovou a vida; e peçamos com humildade:R. Santificai, Senhor, o povo que remistes com vosso sangue!Jesus, nosso Redentor, concedei que, pela penitência, nos associemos cada vez mais plenamente à vossa Paixão,– a fim de alcançarmos a glória da ressurreição. R.Acolhei-nos sob a proteção de Maria,vossa Mãe, consoladora dos aflitos,– para podermos confortar os tristes como mesmo auxílio que de vós recebemos. R.Concedei-nos a graça de tomar parte na vossa Paixão por meio dos sofrimentos da vida,– para que também em nós se manifeste a vossa salvação. R.Senhor Jesus, que vos humilhastes na obediência até à morte e morte de cruz,– ensinai-nos a ser obedientes e sofrer com paciência. R.(intenções livres)Tornai os corpos de nossos irmãos e irmãs falecidos semelhantes à imagem do vosso corpo glorioso,– e fazei-nos dignos de participar um dia, com eles, da vossa glória. R.
Pai nosso.
Oração
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, que, purificados pelo esforço da penitência, cheguemos de coração sincero às festas da Páscoa que se aproximam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.