A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Liturgia das Horas de sábado, 22 de março de 2025

Calendário Litúrgico de sábado, 22 de março de 2025

Sábado II da Quaresma

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Mq 7,14-15.18-20
Salmo Responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.9-10.11-12 (R. 8a)
Evangelho: Lc 15,1-3.11-32

Cor Litúrgica: Roxo

Liturgia das Horas de sábado, 22 de março de 2025

Sábado II da Quaresma

A Liturgia das Horas é dividida em várias partes principais:
 
Ofício das Leituras: Pode ser rezado a qualquer momento do dia e inclui salmos, leituras bíblicas e textos dos Padres da Igreja.
Laudes (Oração da Manhã): Recitada ao amanhecer, é um momento de louvor a Deus pelo novo dia.
Hora Média: Inclui a Terça (meio da manhã), Sexta (meio-dia) e Noa (meio da tarde), ajudando a manter a comunhão com Deus ao longo do dia.
Vésperas (Oração da Tarde): Rezada ao entardecer, é um momento de agradecimento e reflexão.
Completas (Oração da Noite): Feita antes de dormir, é uma oração de confiança e entrega a Deus.
 

Escolha um horário de oração durante o dia.

Evangelho

Lc 15,1-3.11-32

Evangelho (Lc 15,1-3.11-32)

- Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

- Vou voltar e encontrar o meu pai e direi: meu pai, eu pequei contra o céu e contra ti.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

- Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11 "Um homem tinha dois filhos. 12 O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. 13 Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14 Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15 Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16 O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17 Então caiu em si e disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome'. 18 Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19 já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados'. 20 Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21 O filho, então, lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho'. 22 Mas o pai disse aos empregados: 'Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23 Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24 Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'. E começaram a festa. 25 O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26 Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27 O criado respondeu: 'É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde'. 28 Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29 Ele, porém, respondeu ao pai: 'Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30 Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado'. 31 Então o pai lhe disse: 'Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32 Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado".

- Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

Laudes

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.

Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.

A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.

Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.

A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.

Salmodia

Ant. 1 Anunciamos de manhã vossa bondade,e o vosso amor fiel, a noite inteira.

Salmo 91(92)

Louvor ao Deus Criador

Louvores se proclamam pelos feitos do Cristo (Sto. Atanásio).

2 Como é bom agradecermos ao Senhor *e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo!–3 Anunciar pela manhã vossa bondade, *e o vosso amor fiel, a noite inteira,–4 ao som da lira de dez cordas e da harpa, *com canto acompanhado ao som da cítara.

5 Pois me alegrastes, ó Senhor, com vossos feitos, *e rejubilo de alegria em vossas obras.–6 Quão imensas, ó Senhor, são vossas obras, *quão profundos são os vossos pensamentos!

7 Só o homem insensato não entende, *só o estulto não percebe nada disso!–8 Mesmo que os ímpios floresçam como a erva, *ou prosperem igualmente os malfeitores,– são destinados a perder-se para sempre. *9 Vós, porém, sois o Excelso eternamente!

=10 Eis que os vossos inimigos, ó Senhor, †eis que os vossos inimigos vão perder-se, *e os malfeitores serão todos dispersados.

11 Vós me destes toda a força de um touro, *e sobre mim um óleo puro derramastes;–12 triunfante, posso olhar meus inimigos, *vitorioso, escuto a voz de seus gemidos.

13 O justo crescerá como a palmeira, *flori igual ao cedro que há no Líbano;–14 na casa do Senhor estão plantados, *nos átrios de meu Deus florescerão.

15 Mesmo no tempo da velhice darão frutos, *cheios de seiva e de folhas verdejantes;–16 e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: *meu Rochedo, não existe nele o mal!”

Ant. Anunciamos de manhã vossa bondade,e o vosso amor fiel, a noite inteira.

Ant. 2 Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Cântico Dt 32,1-12

Os benefícios de Deus ao povo

Quantas vezes quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas! (Mt 23,37).

1 Ó céus, vinde, escutai; eu vou falar, *ouça a terra as palavras de meus lábios!–2 Minha doutrina se derrame como chuva, *minha palavra se espalhe como orvalho,– como torrentes que transbordam sobre a relva *e aguaceiros a cair por sobre as plantas.

3 O nome do Senhor vou invocar; *vinde todos e dai glória ao nosso Deus!–4 Ele é a Rocha: suas obras são perfeitas, *seus caminhos todos eles são justiça;– é ele o Deus fiel, sem falsidade, *o Deus justo, sempre reto em seu agir.

5 Os filhos seus degenerados o ofenderam, *esta raça corrompida e depravada!–6 É assim que agradeceis ao Senhor Deus, *povo louco, povo estulto e insensato?– Não é ele o teu Pai que te gerou, *o Criador que te formou e te sustenta?

7 Recorda-te dos dias do passado *e relembra as antigas gerações;– pergunta, e teu pai te contará, *interroga, e teus avós te ensinarão.

8 Quando o Altíssimo os povos dividiu *e pela terra espalhou os filhos de Adão,– as fronteiras das nações ele marcou *de acordo com o número de seus filhos;–9 mas a parte do Senhor foi o seu povo, *e Ja foi a porção de sua herança.

10 Foi num deserto que o Senhor achou seu povo, *num lugar de solidão desoladora;– cercou-o de cuidados e carinhos *e o guardou como a pupila de seus olhos.

11 Como a águia, esvoaçando sobre o ninho, *incita os seus filhotes a voar,– ele estendeu as suas asas e o tomou, *e levou-o carregado sobre elas.–12 O Senhor, somente ele, foi seu guia, *e jamais um outro deus com ele estava.

Ant. Vinde todos e dai glória ao nosso Deus!

Ant. 3 Ó Senhor,nosso Deus, como é grandevosso nome por todo o universo! †

Salmo 8

Majestade de Deus e dignidade do homem

Ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja (Ef 1,22).

2 Ó Senhor nosso Deus, como é grande *vosso nome por todo o universo! –

– † Desdobrastes nos céus vossa glória *com grandeza, esplendor, majestade.=3 O perfeito louvor vos é dado †pelos bios dos mais pequeninos, *de crianças que a mãe amamenta.

– Eis a força que opondes aos maus, *reduzindo o inimigo ao silêncio.–4 Contemplando estes céus que plasmastes *e formastes com dedos de artista;

– vendo a lua e estrelas brilhantes, *5 perguntamos: “Senhor, que é o homem,– para dele assim vos lembrardes *e o tratardes com tanto carinho?”

6 Pouco abaixo de Deus o fizestes, *coroando-o de glória e esplendor;–7 vós lhe destes poder sobre tudo, *vossas obras aos pés lhe pusestes:

8 as ovelhas, os bois, os rebanhos, *todo o gado e as feras da mata;–9 passarinhos e peixes dos mares, *todo ser que se move nas águas.

10 Ó Senhor nosso Deus, como é grande *vosso nome por todo o universo!

Ant. Ó Senhor nosso Deus, como é grandevosso nome por todo o universo!

Leitura breve             Is 1,16-18Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã.Responsório breveR. O Sangue de Jesus nos purifica,* De todos nossos erros nos liberta. R. O Sangue.V. Vinde ver os grandes feitos do Senhor! * De todos.Glória ao Pai. R. O Sangue.

O Messias e seu Precursor

68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor

70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, 

= a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Alssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, 

77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, 

79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *e na sombra da morte estão sentados – e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz

Ant. Meu pai, eu pequei contra o céu e contra ti!Não mereço ser teu filho, quero ser teu empregado!

PrecesDemos graças a Cristo nosso Salvador, sempre e em toda parte; e supliquemos com toda a confiança:R. Socorrei-nos, Senhor, com a vossa graça!Ajudai-nos a conservar sem mancha os nossos corpos,– para que sejam digna morada do Espírito Santo. R.Despertai em nós, desde o amanhecer, o desejo de nos sacrificarmos pelos nossos irmãos,– e de cumprirmos a vossa vontade em todas as atividades deste dia. R.Ensinai-nos a procurar o pão da vida eterna,– que vós mesmo nos ofereceis. R.Interceda por nós a vossa Mãe, refúgio dos pecadores,– para alcançarmos o perdão dos nossos pecados.(intenções livres)

Pai nosso.

Oração

Ó Deus, que pelos exercícios da Quaresma já nos dais na terra participar dos bens do céu, guiai-nos de tal modo nesta vida, que possamos chegar à luz em que habitais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.

Hora Terça

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.

Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.

Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.

A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.

Salmodia 

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Salmo 118(119),81-88

XI (Caph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam (Lc 1,50).

81 Desfaleço pela vossa salvação, *vossa palavra é minha única esperança!–82 Os meus olhos se gastaram desejando-a; *até quando esperarei vosso consolo?

83 Fiquei tostado como um odre no fumeiro, *mesmo assim não esqueci vossos preceitos.–84 Quantos dias restarão ao vosso servo? *E quando julgareis meus opressores?

85 Os soberbos já cavaram minha cova; *eles não agem respeitando a vossa lei.–86 Todos os vossos mandamentos são verdade; *quando a cania me persegue, socorrei-me!

87 Eles quase me arrancaram desta terra, *mesmo assim eu não deixei vossos preceitos!–88 Segundo o vosso amor, vivificai-me, *e guardarei vossa Aliança, ó Senhor!

Salmo 60(61)

Oração do exilado

Oração do justo que espera a vida eterna (Sto. Hilário).

2 Escutai, ó Senhor Deus, minha oração, *atendei à minha prece, ao meu clamor!–3 Dos confins do universo a vós eu clamo, *e em mim o coração já desfalece.

– Conduzi-me às alturas do rochedo, *e deixai-me descansar nesse lugar!–4 Porque sois o meu refúgio e fortaleza, *torre forte na presença do inimigo.

5 Quem me dera morar sempre em vossa casa *e abrigar-me à proteção de vossas asas!–6 Pois ouvistes, ó Senhor, minhas promessas, *e me fizestes tomar parte em vossa herança.

7 Acrescentai ao nosso rei dias aos dias, *e seus anos durem muitas gerações!–8 Reine sempre na presença do Senhor, *vossa verdade e vossa graça o conservem!

9 Então sempre cantarei o vosso nome *e cumprirei minhas promessas dia a dia.

Salmo 63(64)

Pedido de ajuda contra os perseguidores

Este salmo se aplica de modo especial à Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).

2 Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! *Salvai-me a vida do inimigo aterrador!–3 Protegei-me das intrigas dos perversos *e do tumulto dos obreiros da maldade!

4 Eles afiam suas línguas como espadas, *lançam palavras venenosas como flechas,–5 para ferir os inocentes às ocultas *e atingi-los de repente, sem temor.

6 Uns aos outros se encorajam para o mal *e combinam às ocultas, traiçoeiros,– onde pôr as armadilhas preparadas, *comentando entre si: “Quem nos verá?”

7 Eles tramam e disfarçam os seus crimes. *É um abismo o coração de cada homem!–8 Deus, porém, os ferirá com suas flechas, *e cairão todos feridos, de repente.

9 Sua língua os levará à perdição, *e quem os vir meneará sua cabeça;–10 com temor proclamará a ação de Deus, *e tira uma lição de sua obra.

=11 O homem justo há de alegrar-se no Senhor †e junto dele encontrará o seu refúgio, *e os de reto coração triunfarão.

Ant. Chegou o tempo de penincia,de conversão e de salvação.

Leitura breve             Ap 3,19-20Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!

Oração

Ó Deus, que pelos exercícios da Quaresma já nos dais na terra participar dos bens do céu, guiai-nos de tal modo nesta vida, que possamos chegar à luz em que habitais. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Sexta

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.

Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.

A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,

Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.

SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Salmo 118(119),81-88

XI (Caph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam (Lc 1,50).

81 Desfaleço pela vossa salvação, *vossa palavra é minha única esperança!–82 Os meus olhos se gastaram desejando-a; *até quando esperarei vosso consolo?

83 Fiquei tostado como um odre no fumeiro, *mesmo assim não esqueci vossos preceitos.–84 Quantos dias restarão ao vosso servo? *E quando julgareis meus opressores?

85 Os soberbos já cavaram minha cova; *eles não agem respeitando a vossa lei.–86 Todos os vossos mandamentos são verdade; *quando a cania me persegue, socorrei-me!

87 Eles quase me arrancaram desta terra, *mesmo assim eu não deixei vossos preceitos!–88 Segundo o vosso amor, vivificai-me, *e guardarei vossa Aliança, ó Senhor!

Salmo 60(61)

Oração do exilado

Oração do justo que espera a vida eterna (Sto. Hilário).

2 Escutai, ó Senhor Deus, minha oração, *atendei à minha prece, ao meu clamor!–3 Dos confins do universo a vós eu clamo, *e em mim o coração já desfalece.

– Conduzi-me às alturas do rochedo, *e deixai-me descansar nesse lugar!–4 Porque sois o meu refúgio e fortaleza, *torre forte na presença do inimigo.

5 Quem me dera morar sempre em vossa casa *e abrigar-me à proteção de vossas asas!–6 Pois ouvistes, ó Senhor, minhas promessas, *e me fizestes tomar parte em vossa herança.

7 Acrescentai ao nosso rei dias aos dias, *e seus anos durem muitas gerações!–8 Reine sempre na presença do Senhor, *vossa verdade e vossa graça o conservem!

9 Então sempre cantarei o vosso nome *e cumprirei minhas promessas dia a dia.

Salmo 63(64)

Pedido de ajuda contra os perseguidores

Este salmo se aplica de modo especial à Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).

2 Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! *Salvai-me a vida do inimigo aterrador!–3 Protegei-me das intrigas dos perversos *e do tumulto dos obreiros da maldade!

4 Eles afiam suas línguas como espadas, *lançam palavras venenosas como flechas,–5 para ferir os inocentes às ocultas *e atingi-los de repente, sem temor.

6 Uns aos outros se encorajam para o mal *e combinam às ocultas, traiçoeiros,– onde pôr as armadilhas preparadas, *comentando entre si: “Quem nos verá?”

7 Eles tramam e disfarçam os seus crimes. *É um abismo o coração de cada homem!–8 Deus, porém, os ferirá com suas flechas, *e cairão todos feridos, de repente.

9 Sua língua os levará à perdição, *e quem os vir meneará sua cabeça;–10 com temor proclamará a ação de Deus, *e tira uma lição de sua obra.

=11 O homem justo há de alegrar-se no Senhor †e junto dele encontrará o seu refúgio, *e os de reto coração triunfarão.

Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.

Leitura breve             Is 44,21-22Lembra-te de que tu és meu servo; eu te criei, és meu servo, Israel, não me decepciones. Desmanchei como uma nuvem teus pecados, como a névoa desfiz tuas culpas; volta para mim, porque te resgatei!V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!

Oração

Ó Deus, que pelos exercícios da Quaresma já nos dais na terra participar dos bens do céu, guiai-nos de tal modo nesta vida, que possamos chegar à luz em que habitais. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Hora Nona

V. Vinde, ó Deus, em meu aulio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *Como era no prinpio, agora e sempre. Amém

Hino

O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.

O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.

Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,na mentes Deus reluz.

A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.

SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Salmo 118(119),81-88

XI (Caph)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

Sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam (Lc 1,50).

81 Desfaleço pela vossa salvação, *vossa palavra é minha única esperança!–82 Os meus olhos se gastaram desejando-a; *até quando esperarei vosso consolo?

83 Fiquei tostado como um odre no fumeiro, *mesmo assim não esqueci vossos preceitos.–84 Quantos dias restarão ao vosso servo? *E quando julgareis meus opressores?

85 Os soberbos já cavaram minha cova; *eles não agem respeitando a vossa lei.–86 Todos os vossos mandamentos são verdade; *quando a cania me persegue, socorrei-me!

87 Eles quase me arrancaram desta terra, *mesmo assim eu não deixei vossos preceitos!–88 Segundo o vosso amor, vivificai-me, *e guardarei vossa Aliança, ó Senhor!

Salmo 60(61)

Oração do exilado

Oração do justo que espera a vida eterna (Sto. Hilário).

2 Escutai, ó Senhor Deus, minha oração, *atendei à minha prece, ao meu clamor!–3 Dos confins do universo a vós eu clamo, *e em mim o coração já desfalece.

– Conduzi-me às alturas do rochedo, *e deixai-me descansar nesse lugar!–4 Porque sois o meu refúgio e fortaleza, *torre forte na presença do inimigo.

5 Quem me dera morar sempre em vossa casa *e abrigar-me à proteção de vossas asas!–6 Pois ouvistes, ó Senhor, minhas promessas, *e me fizestes tomar parte em vossa herança.

7 Acrescentai ao nosso rei dias aos dias, *e seus anos durem muitas gerações!–8 Reine sempre na presença do Senhor, *vossa verdade e vossa graça o conservem!

9 Então sempre cantarei o vosso nome *e cumprirei minhas promessas dia a dia.

Salmo 63(64)

Pedido de ajuda contra os perseguidores

Este salmo se aplica de modo especial à Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).

2 Ó Deus, ouvi a minha voz, o meu lamento! *Salvai-me a vida do inimigo aterrador!–3 Protegei-me das intrigas dos perversos *e do tumulto dos obreiros da maldade!

4 Eles afiam suas línguas como espadas, *lançam palavras venenosas como flechas,–5 para ferir os inocentes às ocultas *e atingi-los de repente, sem temor.

6 Uns aos outros se encorajam para o mal *e combinam às ocultas, traiçoeiros,– onde pôr as armadilhas preparadas, *comentando entre si: “Quem nos verá?”

7 Eles tramam e disfarçam os seus crimes. *É um abismo o coração de cada homem!–8 Deus, porém, os ferirá com suas flechas, *e cairão todos feridos, de repente.

9 Sua língua os levará à perdição, *e quem os vir meneará sua cabeça;–10 com temor proclamará a ação de Deus, *e tira uma lição de sua obra.

=11 O homem justo há de alegrar-se no Senhor †e junto dele encontrará o seu refúgio, *e os de reto coração triunfarão.

Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força

Leitura breve             Is 44,21-22Lembra-te de que tu és meu servo; eu te criei, és meu servo, Israel, não me decepciones. Desmanchei como uma nuvem teus pecados, como a névoa desfiz tuas culpas; volta para mim, porque te resgatei!V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!

Oração

Ó Deus, que pelos exercícios da Quaresma já nos dais na terra participar dos bens do céu, guiai-nos de tal modo nesta vida, que possamos chegar à luz em que habitais. Por Cristo, nosso Senhor.

Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.

Vésperas

O conteúdo está sendo atualizado.

Completas

O conteúdo está sendo atualizado.
📖 Evangelho do Dia
🙏 Laudes
📅 Calendário Litúrgico