Laudes
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Ó Cristo, sol de justiça,brilhai nas trevas da mente.Com força e luz, reparaia criação novamente.
Dai-nos, no tempo aceitável,um coração penitente,que se converta e acolhao vosso amor paciente.
A penitência transformetudo o que em nós há de mal.É bem maior que o pecadoo vosso dom sem igual.
Um dia vem, vosso dia,e tudo então refloresce.Nós, renascidos na graça,exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,com toda a terra adoramos,e no perdão renovadosum canto novo cantamos.
Salmodia
Ant. 1 Felizes os que habitam vossa casa, ó Senhor!
Salmo 83(84)
Saudades do templo do Senhor
Não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela que está para vir (Hb 13,14).
–2 Quão amável, ó Senhor, é vossa casa, *quanto a amo, Senhor Deus do universo!–3 Minha alma desfalece de saudades *e anseia pelos átrios do Senhor!– Meu coração e minha carne rejubilam *e exultam de alegria no Deus vivo!
=4 Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, †e a andorinha ali prepara o seu ninho, *para nele seus filhotes colocar:– vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!
–5 Felizes os que habitam vossa casa; *para sempre haverão de vos louvar!–6 Felizes os que em vós têm sua força, *e se decidem a partir quais peregrinos!
=7 Quando passam pelo vale da aridez, †o transformam numa fonte borbulhante, *pois a chuva o vestirá com suas bênçãos.–8 Caminharão com um ardor sempre crescente *e hão de ver o Deus dos deuses em Sião.
–9 Deus do universo, escutai minha oração! *Inclinai, Deus de Jacó, o vosso ouvido!–10 Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, *vede a face do eleito, vosso Ungido!
–11 Na verdade, um só dia em vosso templo *vale mais do que milhares fora dele!– Prefiro estar no limiar de vossa casa, *a hospedar-me na mansão dos pecadores!
–12 O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, *e largamente distribui a graça e a glória.– O Senhor nunca recusa bem algum *àqueles que caminham na justiça.–13 Ó Senhor, Deus poderoso do universo, *feliz quem põe em vós sua esperança!
Ant. Felizes os que habitam vossa casa, ó Senhor!
Ant. 2 Vinde, subamos a montanha do Senhor!
Cântico Is 2,2-5
A montanha da casa do Senhoré mais alta do que todas as montanhas
Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti (Ap 15,4).
–2 Eis que vai acontecer no fim dos tempos, *que o monte onde está a casa do Senhor– será erguido muito acima de outros montes, *e elevado bem mais alto que as colinas.
– Para ele acorrerão todas as gentes, *3 muitos povos chegarão ali dizendo:– “Vinde, subamos a montanha do Senhor, *vamos à casa do Senhor Deus de Israel,
– para que ele nos ensine seus caminhos, *e trilhemos todos nós suas veredas.– Pois de Sião a sua Lei há de sair, *Jerusalém espalhará sua Palavra”.
–4 Será ele o Juiz entre as nações *e o árbitro de povos numerosos.– Das espadas farão relhas de arado *e das lanças forjarão as suas foices.
– Uma nação não se armará mais contra a outra, *nem haverão de exercitar-se para a guerra.–5 Vinde, ó casa de Jacó, vinde, achegai-vos, *caminhemos sob a luz do nosso Deus!
Ant. Vinde, subamos a montanha do Senhor!
Ant. 3 Cantai ao Senhor Deus, bendizei seu santo nome!
Salmo 95(96)
Deus, Rei e Juiz de toda a terra
Cantavam um cântico novo diante do trono, na presença do Cordeiro (cf. Ap 14,3).
=1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, †2 cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *Cantai e bendizei seu santo nome!
= Dia após dia anunciai sua salvação, †3 manifestai a sua glória entre as nações, *e entre os povos do universo seus prodígios!
=4 Pois Deus é grande e muito digno de louvor, †é mais terrível e maior que os outros deuses, *5 porque um nada são os deuses dos pagãos.
= Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus: †6 diante dele vão a glória e a majestade, *e o seu templo, que beleza e esplendor!
=7 Ó família das nações, dai ao Senhor, †ó nações, dai ao Senhor poder e glória, *8 dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!
= Oferecei um sacrifício nos seus átrios, †9 adorai-o no esplendor da santidade, *terra inteira, estremecei diante dele!
=10 Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” †Ele firmou o universo inabalável, *e os povos ele julga com justiça.
–11 O céu se rejubile e exulte a terra, *aplauda o mar com o que vive em suas águas;–12 os campos com seus frutos rejubilem *e exultem as florestas e as matas
–13 na presença do Senhor, pois ele vem, *porque vem para julgar a terra inteira.– Governará o mundo todo com justiça, *e os povos julgará com lealdade.
Ant. Cantai ao Senhor Deus, bendizei seu santo nome!
Leitura breve Ex 19,4-6aVós vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. Portanto, se ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra. E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.Responsório breveR. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor!* Caminhemos, olhos fixos em Jesus! R. Feliz o povo.V. Deus ama o direito e a justiça. * Caminhemos.Glória ao Pai. R. Feliz o povo.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Eu digo com certeza a todos vós:o profeta não é aceito em sua pátria.
O Messias e seu Precursor
–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *que a seu povo visitou e libertou;–69 e fez surgir um poderoso Salvador *na casa de Davi, seu servidor,–70 como falara pela boca de seus santos, *os profetas desde os tempos mais antigos,–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *e da mão de todos quantos nos odeiam.–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *recordando a sua santa Aliança–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,= a ele nós sirvamos sem temor †75 em santidade e em justiça diante dele, *enquanto perdurarem nossos dias.=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †pois irás andando à frente do Senhor *para aplainar e preparar os seus caminhos,–77 anunciando ao seu povo a salvação, *que está na remissão de seus pecados;–78 pelo amor do coração de nosso Deus, *Sol nascente que nos veio visitar–79 lá do alto como luz resplandecente *a iluminar a quantos jazem entre as trevas= e na sombra da morte estão sentados †e para dirigir os nossos passos, *guiando-nos no caminho da paz.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
(Ou):
Demos glória a Deus Pai onipotentee a seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, †e ao Espírito que habita em nosso peito *pelos séculos dos séculos. Amém.
PrecesBendigamos a Jesus, nosso Salvador, que pela sua morte nos abriu o caminho da salvação; e oremos:R. Guiai-nos, Senhor, em vossos caminhos!Deus de misericórdia, que pelo batismo nos destes uma vida nova,– fazei que dia a dia nos configuremos cada vez mais à vossa imagem. R.Ensinai-nos a ser hoje alegria para os que sofrem,– e a vos servir em cada irmão ou irmã que precise de nossa ajuda. R.Ajudai-nos a praticar o que é bom, correto e verdadeiro a vossos olhos,– e a sempre vos procurar com sinceridade de coração. R.Perdoai-nos, Senhor, as faltas que cometemos contra a unidade de vossa família,– e fazei que nos tornemos um só coração e uma só alma. R.(intenções livres)
Pai nosso.
Oração
Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-se. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Hora Terça
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na fé em Deus, por quem vivemos,na esperança do que cremos,no dom da santa caridade,de Cristo as glórias entoemos.
Ao sacrifício da Paixãona hora terça conduzido,Jesus levando a cruz às costas,arranca às trevas o perdido.
Vós nos livrastes do decretoduma total condenação;do mundo mau livrai o povo,fruto da vossa redenção.
A Cristo, ao Pai e ao Santo Espírito,Trindade Santa, Eterno Bem,nosso louvor e ação de graçashoje e nos séculos. Amém.
SalmodiaAnt. Chegou o tempo de penitência,de conversão, de salvação.
Salmo 118(119),89-96
XII (Lamed)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei (cf. Jo 13,34).
–89 É eterna, ó Senhor, vossa palavra, *ela é tão firme e estável como o céu.–90 De geração em geração, vossa verdade *permanece como a terra que firmastes.
–91 Porque mandastes, tudo existe até agora; *todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!–92 Se não fosse a vossa lei minhas delícias, *eu já teria perecido na aflição!
–93 Eu jamais esquecerei vossos preceitos, *por meio deles conservais a minha vida.–94 Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! *Porque sempre procurei vossa vontade.
–95 Espreitam-me os maus para perder-me, *mas continuo sempre atento à vossa lei.–96 Vi que toda a perfeição tem seu limite, *e só a vossa Aliança é infinita.
Salmo 70(71)
Senhor, minha esperança desde a minha juventude!
Sede alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações (Rm 12,12).
I
–1 Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: *que eu não seja envergonhado para sempre!–2 Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! *Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
–3 Sede uma rocha protetora para mim, *um abrigo bem seguro que me salve!– Porque sois a minha força e meu amparo, *o meu refúgio, proteção e segurança!
–4 Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio, *das garras do opressor e do malvado!–5 Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *em vós confio desde a minha juventude!
=6 Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, †desde o seio maternal, o meu amparo: *para vós o meu louvor eternamente!
–7 Muita gente considera-me um prodígio, *mas sois vós o meu auxílio poderoso!–8 Vosso louvor é transbordante de meus lábios, *cantam eles vossa glória o dia inteiro.
–9 Não me deixeis quando chegar minha velhice, *não me falteis quando faltarem minhas forças!–10 Porque falam contra mim os inimigos, *fazem planos os que tramam minha morte–11 e dizem: “Deus o abandonou, vamos matá-lo; *agarrai-o, pois não há quem o defenda!”
–12 Não fiqueis longe de mim, ó Senhor Deus! *Apressai-vos, ó meu Deus, em socorrer-me!–13 Que sejam humilhados e pereçam *os que procuram destruir a minha vida!– Sejam cobertos de infâmia e de vergonha *os que desejam a desgraça para mim!
II
–14 Eu, porém, sempre em vós confiarei, *sempre mais aumentarei vosso louvor!–15 Minha boca anunciará todos os dias *vossa justiça e vossas graças incontáveis.–16 Cantarei vossos portentos, ó Senhor, *lembrarei vossa justiça sem igual!
–17 Vós me ensinastes desde a minha juventude, *e até hoje canto as vossas maravilhas.–18 E na velhice, com os meus cabelos brancos, *eu vos suplico, ó Senhor, não me deixeis!
–19 Ó meu Deus, vossa justiça e vossa força *são tão grandes, vão além dos altos céus!– Vós fizestes realmente maravilhas. *Quem, Senhor, pode convosco comparar-se?
=20 Vós permitistes que eu sofresse grandes males, †mas vireis restituir a minha vida *e tirar-me dos abismos mais profundos.–21 Confortareis a minha idade avançada, *e de novo me havereis de consolar.
–22 Então, vos cantarei ao som da harpa, *celebrando vosso amor sempre fiel;– para louvar-vos tocarei a minha cítara, *glorificando-vos, ó Santo de Israel!
–23 A alegria cantará sobre meus lábios, *e a minha alma libertada exultará!–24 Igualmente a minha língua todo o dia, *cantando, exaltará vossa justiça!– Pois ficaram confundidos e humilhados *todos aqueles que tramavam contra mim.
Ant. Chegou o tempo de penitência,de conversão, de salvação.Leitura breve Sb 11,23-24aDe todos tens compaixão, porque tudo podes. Fechas os olhos aos pecados dos homens, para que se arrependam. Sim, amas tudo o que existe, e não desprezas nada do que fizeste.V. Criai em mim um coração que seja puro.R. Dai-me de novo um espírito decidido!
Oração
Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-se. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Sexta
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Na mesma hora em que Jesus, o Cristo,sofreu a sede, sobre a cruz pregado,conceda a sede de justiça e graçaa quem celebra o seu louvor sagrado.
Ao mesmo tempo ele nos seja a fomee o Pão divino que a Si mesmo dá;seja o pecado para nós fastio,só no bem possa o nosso gozo estar.
A unção viva do divino Espíritoimpregne a mente dos que cantam salmos;toda frieza do seu peito afaste,no coração ponha desejos calmos,
Ao Pai e ao Cristo suplicamos graça,com seu Espírito, eterno Bem;Trindade Santa, protegei o orante,guardai o povo em caridade. Amém.
SalmodiaAnt. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.
Salmo 118(119),89-96
XII (Lamed)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei (cf. Jo 13,34).
–89 É eterna, ó Senhor, vossa palavra, *ela é tão firme e estável como o céu.–90 De geração em geração, vossa verdade *permanece como a terra que firmastes.
–91 Porque mandastes, tudo existe até agora; *todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!–92 Se não fosse a vossa lei minhas delícias, *eu já teria perecido na aflição!
–93 Eu jamais esquecerei vossos preceitos, *por meio deles conservais a minha vida.–94 Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! *Porque sempre procurei vossa vontade.
–95 Espreitam-me os maus para perder-me, *mas continuo sempre atento à vossa lei.–96 Vi que toda a perfeição tem seu limite, *e só a vossa Aliança é infinita.
Salmo 70(71)
Senhor, minha esperança desde a minha juventude!
Sede alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações (Rm 12,12).
I
–1 Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: *que eu não seja envergonhado para sempre!–2 Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! *Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
–3 Sede uma rocha protetora para mim, *um abrigo bem seguro que me salve!– Porque sois a minha força e meu amparo, *o meu refúgio, proteção e segurança!
–4 Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio, *das garras do opressor e do malvado!–5 Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *em vós confio desde a minha juventude!
=6 Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, †desde o seio maternal, o meu amparo: *para vós o meu louvor eternamente!
–7 Muita gente considera-me um prodígio, *mas sois vós o meu auxílio poderoso!–8 Vosso louvor é transbordante de meus lábios, *cantam eles vossa glória o dia inteiro.
–9 Não me deixeis quando chegar minha velhice, *não me falteis quando faltarem minhas forças!–10 Porque falam contra mim os inimigos, *fazem planos os que tramam minha morte–11 e dizem: “Deus o abandonou, vamos matá-lo; *agarrai-o, pois não há quem o defenda!”
–12 Não fiqueis longe de mim, ó Senhor Deus! *Apressai-vos, ó meu Deus, em socorrer-me!–13 Que sejam humilhados e pereçam *os que procuram destruir a minha vida!– Sejam cobertos de infâmia e de vergonha *os que desejam a desgraça para mim!
II
–14 Eu, porém, sempre em vós confiarei, *sempre mais aumentarei vosso louvor!–15 Minha boca anunciará todos os dias *vossa justiça e vossas graças incontáveis.–16 Cantarei vossos portentos, ó Senhor, *lembrarei vossa justiça sem igual!
–17 Vós me ensinastes desde a minha juventude, *e até hoje canto as vossas maravilhas.–18 E na velhice, com os meus cabelos brancos, *eu vos suplico, ó Senhor, não me deixeis!
–19 Ó meu Deus, vossa justiça e vossa força *são tão grandes, vão além dos altos céus!– Vós fizestes realmente maravilhas. *Quem, Senhor, pode convosco comparar-se?
=20 Vós permitistes que eu sofresse grandes males, †mas vireis restituir a minha vida *e tirar-me dos abismos mais profundos.–21 Confortareis a minha idade avançada, *e de novo me havereis de consolar.
–22 Então, vos cantarei ao som da harpa, *celebrando vosso amor sempre fiel;– para louvar-vos tocarei a minha cítara, *glorificando-vos, ó Santo de Israel!
–23 A alegria cantará sobre meus lábios, *e a minha alma libertada exultará!–24 Igualmente a minha língua todo o dia, *cantando, exaltará vossa justiça!– Pois ficaram confundidos e humilhados *todos aqueles que tramavam contra mim.
Ant. Por minha vida, diz o Senhor,não quero a morte do pecador,mas que ele volte e tenha vida.Leitura breve Ez 18,23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? – oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva?V. Desviai o vosso olhar dos meus pecados.R. E apagai todas as minhas transgressões!
Oração
Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-se. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V. Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Hora Nona
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
O número sagrado,três vezes três das horas,abrindo um novo espaço,nos chama à prece, agora.Ao nome de Jesus,perdão seu povo implora.
O Cristo ouviu a precesincera do ladrão.A graça foi-lhe dada,por sua confissão.Jesus ouvindo a súplica,também nos dê perdão.
Agora morre a morte,vencida pela cruz;após as trevas densas,serena, volta a luz;o horror do mal se quebra,nas mentes Deus reluz.
A Cristo nós rogamose ao Pai, eterno Bem,com seu Divino Espírito,amor que os sustém,proteja sua Igrejaagora e sempre. Amém.
SalmodiaAnt. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força.
Salmo 118(119),89-96
XII (Lamed)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei (cf. Jo 13,34).
–89 É eterna, ó Senhor, vossa palavra, *ela é tão firme e estável como o céu.–90 De geração em geração, vossa verdade *permanece como a terra que firmastes.
–91 Porque mandastes, tudo existe até agora; *todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!–92 Se não fosse a vossa lei minhas delícias, *eu já teria perecido na aflição!
–93 Eu jamais esquecerei vossos preceitos, *por meio deles conservais a minha vida.–94 Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! *Porque sempre procurei vossa vontade.
–95 Espreitam-me os maus para perder-me, *mas continuo sempre atento à vossa lei.–96 Vi que toda a perfeição tem seu limite, *e só a vossa Aliança é infinita.
Salmo 70(71)
Senhor, minha esperança desde a minha juventude!
Sede alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações (Rm 12,12).
I
–1 Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: *que eu não seja envergonhado para sempre!–2 Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! *Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
–3 Sede uma rocha protetora para mim, *um abrigo bem seguro que me salve!– Porque sois a minha força e meu amparo, *o meu refúgio, proteção e segurança!
–4 Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio, *das garras do opressor e do malvado!–5 Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, *em vós confio desde a minha juventude!
=6 Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, †desde o seio maternal, o meu amparo: *para vós o meu louvor eternamente!
–7 Muita gente considera-me um prodígio, *mas sois vós o meu auxílio poderoso!–8 Vosso louvor é transbordante de meus lábios, *cantam eles vossa glória o dia inteiro.
–9 Não me deixeis quando chegar minha velhice, *não me falteis quando faltarem minhas forças!–10 Porque falam contra mim os inimigos, *fazem planos os que tramam minha morte–11 e dizem: “Deus o abandonou, vamos matá-lo; *agarrai-o, pois não há quem o defenda!”
–12 Não fiqueis longe de mim, ó Senhor Deus! *Apressai-vos, ó meu Deus, em socorrer-me!–13 Que sejam humilhados e pereçam *os que procuram destruir a minha vida!– Sejam cobertos de infâmia e de vergonha *os que desejam a desgraça para mim!
II
–14 Eu, porém, sempre em vós confiarei, *sempre mais aumentarei vosso louvor!–15 Minha boca anunciará todos os dias *vossa justiça e vossas graças incontáveis.–16 Cantarei vossos portentos, ó Senhor, *lembrarei vossa justiça sem igual!
–17 Vós me ensinastes desde a minha juventude, *e até hoje canto as vossas maravilhas.–18 E na velhice, com os meus cabelos brancos, *eu vos suplico, ó Senhor, não me deixeis!
–19 Ó meu Deus, vossa justiça e vossa força *são tão grandes, vão além dos altos céus!– Vós fizestes realmente maravilhas. *Quem, Senhor, pode convosco comparar-se?
=20 Vós permitistes que eu sofresse grandes males, †mas vireis restituir a minha vida *e tirar-me dos abismos mais profundos.–21 Confortareis a minha idade avançada, *e de novo me havereis de consolar.
–22 Então, vos cantarei ao som da harpa, *celebrando vosso amor sempre fiel;– para louvar-vos tocarei a minha cítara, *glorificando-vos, ó Santo de Israel!
–23 A alegria cantará sobre meus lábios, *e a minha alma libertada exultará!–24 Igualmente a minha língua todo o dia, *cantando, exaltará vossa justiça!– Pois ficaram confundidos e humilhados *todos aqueles que tramavam contra mim.
Ant. Sejamos firmes na provação:Sua justiça é nossa força.
Leitura breve Is 58,6a.7Acaso o jejum que prefiro não é outro: não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.V. Meu sacrifício é minha alma penitente.R. Não desprezeis um coração arrependido!
Oração
Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-se. Por Cristo, nosso Senhor.
Conclusão da Hora
V.Bendigamos ao Senhor.R. Graças a Deus.
Vésperas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.R. Socorrei-me sem demora.Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmalvós consagrastes, ó Jesus;pelo jejum e pela prece,nos conduzis da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,ficai presente à penitência,pela qual vos suplicamospara os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoaias nossas culpas do passado;contra as futuras protegei-nos,manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificadospor esses ritos anuais,nos preparemos, reverentes,para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,Trindade Santa, Sumo Bem.Novos, por graça, vos cantemosum canto novo e belo. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Nossos olhos estão fitos no Senhor,até que ele tenha pena de seus servos.
Salmo 122(123)
Deus, esperança do seu povo
Dois cegos… começaram a gritar: Senhor, Filho de Davi, tem piedade de nós! (Mt 20,30).
–1 Eu levanto os meus olhos para vós, *que habitais nos altos céus.–2 Como os olhos dos escravos estão fitos *nas mãos do seu senhor,
– como os olhos das escravas estão fitos *nas mãos de sua senhora,– assim os nossos olhos, no Senhor, *até de nós ter piedade.
–3 Tende piedade, ó Senhor, tende piedade; *já é demais esse desprezo!–4 Estamos fartos do escárnio dos ricaços *e do desprezo dos soberbos!
Ant. Nossos olhos estão fitos no Senhor,até que ele tenha pena de seus servos.
Ant. 2 O nosso auxílio está no nome do Senhor,do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Salmo 123(124)
O nosso auxílio está no nome do Senhor
O Senhor disse a Paulo: Não tenhas medo, porque eu estou contigo (At 18,9-10).
–1 Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *que o diga Israel neste momento;–2 se o Senhor não estivesse ao nosso lado, *quando os homens investiram contra nós,–3 com certeza nos teriam devorado *no furor de sua ira contra nós.
–4 Então as águas nos teriam submergido, *a correnteza nos teria arrastado,–5 e então, por sobre nós teriam passado *essas águas sempre mais impetuosas.–6 Bendito seja o Senhor, que não deixou *cairmos como presa de seus dentes!
–7 Nossa alma como um pássaro escapou *do laço que lhe armara o caçador;– o laço arrebentou-se de repente, *e assim nós conseguimos libertar-nos.–8 O nosso auxílio está no nome do Senhor, *do Senhor que fez o céu e fez a terra!
Ant. O nosso auxílio está no nome do Senhor,do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Ant. 3 No seu Filho, o Pai nos escolheupara sermos seus filhos adotivos.
Cântico Ef 1,3-10
O plano divino da salvação
–3 Bendito e louvado seja Deus, *o Pai de Jesus Cristo, Senhor nosso,– que do alto céu nos abençoou em Jesus Cristo *com bênção espiritual de toda sorte!
(R. Bendito sejais vós, nosso Pai,que nos abençoastes em Cristo!)
–4 Foi em Cristo que Deus Pai nos escolheu, *já bem antes de o mundo ser criado,– para que fôssemos, perante a sua face, *sem mácula e santos pelo amor.
(R.)
=5 Por livre decisão de sua vontade, †predestinou-nos, através de Jesus Cristo, *a sermos nele os seus filhos adotivos,–6 para o louvor e para a glória de sua graça, *que em seu Filho bem-amado nos doou.
(R.)
–7 É nele que nós temos redenção, *dos pecados remissão pelo seu sangue.= Sua graça transbordante e inesgotável †8 Deus derrama sobre nós com abundância, *de saber e inteligência nos dotando.
(R.)
–9 E assim, ele nos deu a conhecer *o mistério de seu plano e sua vontade,– que propusera em seu querer benevolente, *10 na plenitude dos tempos realizar:– o desígnio de, em Cristo, reunir *todas as coisas: as da terra e as do céu.
(R.)
Ant. No seu Filho o Pai nos escolheu,para sermos seus filhos adotivos.
Leitura breve Rm 12,1-2Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: Este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.Responsório breveR. Clamo de todo coração:* Respondei-me, ó Senhor! R. Clamo.V. Hei de fazer vossa vontade. * Respondei-me.Glória ao Pai. R. Clamo.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant. Jesus passou no meio deles e afastou-se.
A alegria da alma no Senhor
–46 A minha alma engrandece ao Senhor *47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;–48 porque olhou para humildade de sua serva, *doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.–49 O Poderoso fez em mim maravilhas *e Santo é o seu nome!–50 Seu amor para sempre se estende *sobre aqueles que o temem;–51 manifestou o poder de seu braço, *dispersou os soberbos;–52 derrubou os poderosos de seus tronos *e elevou os humildes;–53 saciou de bens os famintos, *despediu os ricos sem nada.–54 Acolheu Israel, seu servidor, *fiel ao seu amor,–55 como havia prometido a nossos pais, *em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Jesus passou no meio deles e afastou-se.
PrecesInvoquemos ao Senhor Jesus Cristo que fez de nós o seu povo libertando-nos do pecado; e oremos humildemente:R. Jesus, filho de Davi, tende piedade de nós!Ó Cristo, lembrai-vos da vossa santa Igreja, pela qual vos entregastes à morte para santificá-la na água da purificação espiritual e na palavra da vida:– renovai-a sem cessar e purificai-a pela penitência. R.Bom Mestre, mostrai aos jovens o caminho que escolhestes para cada um deles,– para que sigam generosamente o vosso chamado e sejam felizes. R.Vós, que tivestes compaixão de todos os doentes que vos procuraram, dai esperança aos nossosenfermos e curai-os,– e fazei-nos solícitos e generosos para com todos os que sofrem. R.Despertai em nós a consciência da dignidade de filhos de Deus que recebemos pelo batismo,– e tornai-nos cada vez mais conformes à vossa vontade. R.(intenções livres)Dai aos nossos irmãos e irmãs falecidos a vossa paz e a glória eterna,– e reuni-nos um dia com eles no vosso reino. R.
Pai nosso.
Oração
Ó Deus, na vossa incansável misericórdia, purificai e protegei a vossa Igreja, governando-a constantemente, pois sem vosso auxílio ela não pode salvar-se. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,nos livre de todo o male nos conduza à vida eterna. Amém.
Completas
O conteúdo está sendo atualizado.