A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 10 de maio

Santo do dia 10 de maio | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 10 de maio: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Perseguidor dos cristãos, sob o império de Juliano o Apóstata, Gordiano julgou o presbítero Januário, graças ao qual se converteu. Foi martirizado no ano 300 e enterrado na Via Latina, em uma cripta, que já continha as relíquias de Santo Epímaco. Por isso, às vezes, são celebrados juntos.  
S. João de Ávila, sacerdote
Sacerdote espanhol, de origem judaica, João de Ávila viveu no século XVI, um período de grandes reformas. Era místico, grande pregador e conselheiro de muitos Santos contemporâneos, entre os quais Santo Inácio de Loyola. O Papa Bento XVI o proclamou Doutor da Igreja em 2012.  
Sabe-se pouco sobre a vida destes dois Santos, do século IV, sepultados em Roma, ao longo da Via Latina, segundo os "Itinerários" do século VII, na Catacumba dos Santos Gordiano e Epímaco. Talvez, ambos eram Bispos, naturais da cidade de Cápua, martirizados em Roma, após 269.  
A história de Jó, modelo de paciência e santidade, é uma metáfora para o sofrimento do mundo e uma prefiguração de Cristo sofredor. Este homem, que era rico e feliz, perdeu tudo de repente, até seus próprios filhos. Ao adoecer, suportou tudo, dizendo: "Javé dá e Javé tira. Bendito seja Javé!"  

Calendário Litúrgico

10 de maio: Sábado da Semana III da Páscoa

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: At 9,31-42
Salmo Responsorial: Sl 115(116B),12-13.14-15.16-17 (R. 12)
Evangelho: Jo 6,60-69

Cor Litúrgica: Branco

Reflexão

  • O Pão eucarístico, fármaco de imortalidade, antídoto contra a morte (Santo Inácio de Antioquia)

  • ”Também vos quereis ir embora? Esta inquietante provocação ecoa no coração, e espera de cada pessoa uma resposta pessoal (Bento XVI)

  • O primeiro anúncio da Eucaristia dividiu os discípulos, tal como o anúncio da paixão os escandalizou(...). A Eucaristia e a cruz são pedras de tropeço (...). “Também vos quereis ir embora?” (Jo 6,67): esta pergunta do Senhor ecoa através dos tempos, como convite do seu amor a descobrir que só Ele tem “palavras de vida eterna” (Jo 6,68) (Catecismo da Igreja Católica, n° 1336)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico