A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 17 de abril

Santo do dia 17 de abril | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 17 de abril: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Roberto, monge em Molesme, França, queria uma estreita observância da Regra beneditina, em contraposição dos seus confrades. Em 1098, fundou uma nova abadia em Cîteaux, cujos monges, mais tarde, seriam chamados Cistercienses. Faleceu em 1111 e foi canonizado, um século depois, por Honório III.  
Em 324, Simeão, conhecido como Bar Sabbá, tornou-se Bispo de Selêucia, na Pérsia. Vinte anos depois, o rei Sapor II retomou as perseguições contra os cristãos, das quais Simeão foi vítima, junto com alguns companheiros e com o eunuco da sala real, Usthazade, que se converteu antes do martírio.  

Calendário Litúrgico

17 de abril: Quinta-feira da Semana Santa (Missa vespertina da Ceia do Senhor)

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Êx 12,1-8.11-14
Salmo Responsorial: Sl 115(116B),12-13.15-16bc.17-18 (R. cf. 1Cor 10,16)
2ª Leitura: 1Cor 11,23-26
Evangelho: Jo 13,34

Cor Litúrgica: Branco

Reflexão

  • A utilidade do rebaixamento humano é tão grande que até o recomendou com seu exemplo a sublimidade divina, porque o homem orgulhoso pereceria para sempre, se o humilde Deus não o tivesse encontrado (Santo Agostinho)

  • Viver implica sujar os pés pelos caminhos poeirentos da vida, da história. Todos nós precisamos ser purificados, ser lavados (Francisco)

  • Tendo amado os seus, o Senhor amou-os até ao fim. Sabendo que era chegada a hora de partir deste mundo para regressar ao Pai, no decorrer duma refeição, lavou-lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor. Para lhes deixar uma garantia deste amor, para jamais se afastar dos seus e para os tornar participantes da sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memorial da sua morte e da sua ressurreição, e ordenou aos seus Apóstolos que a celebrassem até ao seu regresso, constituindo-os, então, sacerdotes do Novo Testamento (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.337)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico