A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 18 de abril

Santo do dia 18 de abril | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 18 de abril: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Em 1162, Galdino assistiu à destruição da sua cidade, Milão, por mãos de Frederico I Barbarossa, e aderiu a Alexandre III contra o antipapa Vitor VI. Ao ser criado Cardeal, tornou-se Arcebispo da cidade, onde contribuiu para reconstruí-la, física e espiritualmente, até à sua morte em 1176.  

Calendário Litúrgico

18 de abril: Sexta-Feira da Paixão do Senhor

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Is 52,13-53,12
Salmo Responsorial: Sl 30(31),2.6.12-13.15-16.17.25 (R. Lc 23,46)
2ª Leitura: Hb 4,14-16;5,7-9
Evangelho: Todos se ajoelham - Silêncio.

Cor Litúrgica: Vermelho

Reflexão

  • A cruz é a inclinação mais profunda da Divindade para com o homem. A cruz é como um toque de amor eterno nas feridas mais dolorosas da existência terrena do homem (São João Paulo II)

  • O perdão custa algo, sobretudo a quem perdoa (…). Deus só pode vencer a culpa e o sofrimento dos homens intervindo pessoalmente, sofrendo Ele proprio no seu Filho, que carregou este fardo e o superou dando-se a si mesmo (Bento XVI)

  • Este desejo de fazer seu o plano do amor de redenção do seu Pai, anima toda a vida de Jesus. A sua paixão redentora é a razão de ser da Encarnação: ‘Pai, salva-Me desta hora! Mas por causa disto, é que Eu cheguei a esta hora’ (Jo 12, 27). ‘O cálice que o Pai Me deu, não havia de bebê-lo?’ (Jo 18, 11). E ainda na cruz, antes de ‘tudo estar consumado’ (Jo 19, 30), diz: ‘Tenho sede’ (Catecismo da Igreja Católica, nº 607)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico