A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 20 de abril

Santo do dia 20 de abril | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 20 de abril: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
S. Aniceto, papa
Natural da Síria, Aniceto, Papa desde o ano 155, se preocupava com a data da Páscoa, comemorada, em dias diferentes, no Oriente e Ocidente. Por isso, convocou o Bispo de Esmirna, São Policarpo, a Roma. Ambos mantiveram relações amigáveis, mas a questão permaneceu em aberto. Aniceto faleceu em 166.  
De família nobre, aos 9 anos, Inês entra para a comunidade de virgens chamadas "monjas do prostíbulo"; aos 15 anos, já era Superiora de um novo mosteiro fundado em Proceno. Ao voltar para Montepulciano, em 1306, fundou o mosteiro de Santa Maria Novela. Foi canonizada por Bento XIII, em 1726.  

Calendário Litúrgico

20 de abril: Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor (Missa do dia)

Solenidade

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: At 10,34a.37-43
Salmo Responsorial: Sl 117(118),1-2.16ab-17.22-23 (R. 24)
2ª Leitura: 5,6b-8
Evangelho: Lc 24,13-35

Cor Litúrgica: Branco

Reflexão

  • O que deve ser considerado nestes acontecimentos é a intensidade do amor que ardia no coração daquela mulher que nunca se afastou do túmulo. Ela foi a única a vê-lo, pois tinha permanecido à sua procura, o que dá força às boas obras é a perseverança nelas (São Gregório Magno)

  • Jesus não regressou a uma vida humana normal deste mundo, como Lázaro e os outros mortos que Jesus ressuscitou. Ele entrou numa vida diferente, nova; na imensidão de Deus (Bento XVI)

  • O mistério da ressurreição de Cristo é um acontecimento real, com manifestações historicamente verificadas, como atesta o Novo Testamento. Já São Paulo, por volta do ano 56, pôde escrever aos Coríntios: Transmiti-vos, em primeiro lugar, o mesmo que havia recebido: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras: a seguir, apareceu a Pedro, depois aos Doze. O Apóstolo fala aqui da tradição viva da Ressurreição, de que tinha tomado conhecimento após a sua conversão, às portas de Damasco (Catecismo da Igreja Católica, nº 639)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Completas
    📅 Calendário Litúrgico