A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 20 de janeiro

Santo do dia 20 de janeiro | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 20 de janeiro: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
S. Fabiano, papa e mártir
Em 14 anos de Pontificado, Fabiano manteve relações com os cristãos do Oriente e dividiu Roma em sete diaconias para a assistência dos pobres. Depois, começaram as perseguições de Décio: Fabiano foi preso e morreu em 250. Os cristãos o veneram como mártir na catacumba de São Calixto, na Via Ápia.  
S. Sebastião, mártir
Natural de Milão, Sebastião foi um alto oficial do exército imperial. Diocleciano o estimava pelas suas qualidades, mas não suspeitava que fosse cristão. Por isso, foi condenado, sobrevivendo às flechadas, mas foi açoitado à morte. Ajudou os cristãos encarcerados e converteu militares e nobres.  

Calendário Litúrgico

20 de janeiro: Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 5,1-10
Salmo Responsorial: Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)
Evangelho: Mc 2,18-22

Cor Litúrgica: Verde

Reflexão

  • A devoção deve ser exercida de várias maneiras. Além disso, a devoção deve ser praticada de maneira adaptada às forças, aos negócios e às ocupações particulares de cada um (São Francisco de Sales)

  • A Palavra de Deus é viva, é livre. O Evangelho é novidade. A revelação é novidade. Jesus é muito claro: vinho novo em odres novos. Deus deve ser recebido com esta abertura à novidade. E esta atitude chama-se docilidade (Francisco)

  • Para ser autêntico, o sacrifício exterior deve ser expressão do sacrifício espiritual (…). Os profetas da Antiga Aliança denunciaram muitas vezes os sacrifícios feitos sem participação interior ou sem ligação com o amor do próximo. Jesus recorda a palavra do profeta Oseias: ‘Eu quero misericórdia e não sacrifício’ (Mt 9, 13; 12, 7) (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.100)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico