A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 22 de janeiro

Santo do dia 22 de janeiro | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 22 de janeiro: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
S. Vicente, diácono espanhol e mártir
Natural de Zaragoza, Espanha, Vicente foi um excelente diácono do Bispo Valério. Era um homem corajoso e grande pregador. Foi preso durante as perseguições de Diocleciano, mas não cedeu, nem diante das tremendas torturas. Vicente morreu como mártir, em 304, e logo foi venerado como Santo.  
S. Vicente Pallotti, presbítero, fundador da Sociedade do Apostolado Católico
Sacerdote romano, Vicente promoveu o papel dos leigos na Igreja, antecipando os tempos, e venceu a desconfiança do mundo eclesiástico. Para ele, o anúncio do Evangelho não cabia apenas ao clero, mas a todos os batizados, homens e mulheres. Ele queria uma comunidade, onde todos fossem "apóstolos".  
O jovem Magundat, soldado do exército persa, era fascinado pelo cristianismo. Por isso, foi para Gerápolis e, depois, para Jerusalém, onde se converteu com o nome de Anastácio. Foi monge, por sete anos, em Cesareia, na Palestina. Foi preso e torturado antes de ser martirizado, no ano 628.  

Calendário Litúrgico

22 de janeiro: Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: Hb 7,1-3.15-17
Salmo Responsorial: Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)
Evangelho: Mc 3,1-6

Cor Litúrgica: Verde

Reflexão

  • Porque a verdade é que n´Ele, que tinha verdadeiro corpo e verdadeira alma de homem, essa afeição [entristecido] não era falsa. Por isso diz-se a verdade quando se afirma que Ele se indignou com ira perante a dureza de coração dos judios (Santo Agostinho)

  • Outro motivo pelo qual se endurece o coração é o fechar-se sobre si mesmo; construir um mundo sobre si próprio. Estes “narcisistas religiosos”, que têm o coração duro, procuram defender-se com os muros que constroem ao seu redor (Francisco)

  • O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca viola a santidade deste dia (cf. Mc 1,21; Jn 9,16). É com autoridade que Ele dá a sua interpretação autêntica desta lei: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Mc 2, 27) (...) (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.173)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico